Entre o Apagamento Histórico e os Desafios Atuais: A Participação de Mulheres nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.362Palavras-chave:
Mulheres nas STEM, Representatividade Feminina, Gênero e CiênciaResumo
A participação feminina nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação segue marcada por desigualdades históricas, sociais e culturais que limitam o ingresso, a permanência e o reconhecimento das mulheres nesses campos. Apesar do aumento da presença feminina no ensino superior, fatores como estereótipos de gênero, invisibilização histórica de cientistas mulheres, ausência de referências femininas, divisão sexual do trabalho e a maternidade ainda atuam como barreiras persistentes. Este trabalho tem como objetivo investigar as causas da sub-representação de meninas e mulheres nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação, analisando como os estigmas sociais e institucionais influenciam suas trajetórias acadêmicas e profissionais. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica qualitativa, com abordagem exploratório-interpretativa, com base na análise de 80 dissertações e teses da BDTD e 6 artigos científicos da base SciELO. A análise temática revelou cinco eixos centrais: estereótipos de gênero desde a infância; ausência de referências femininas nas áreas exatas; apagamento histórico das contribuições de mulheres cientistas; impacto da maternidade na carreira acadêmica; e necessidade de políticas públicas e educacionais inclusivas. Os resultados apontam que a desigualdade de gênero na ciência não decorre da falta de interesse ou capacidade das mulheres, mas da persistência de uma estrutura androcêntrica que naturaliza exclusões. A presença feminina na ciência precisa ser garantida não apenas pelo acesso, mas pela permanência, visibilidade e valorização, por meio de ações institucionais, práticas pedagógicas inclusivas e políticas de equidade que combatam estigmas e promovam um ambiente científico mais justo e representativo.
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