Fotografando a Ciência: A Escola e a Relação Ciência e Arte

Autores

  • Patrícia Sento Sé Pinnock Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Maria Auxiliadora Delgado Machado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v1i2.37

Palavras-chave:

Educação. Relação Ciência e Arte. Escola. Análise de Imagens Fotográficas.

Resumo

Nessa pesquisa efetuamos a análise da produção de estudantes em forma de fotografias, tendo como foco suas percepções de Ciência – a disciplina de seus currículos. Pretendemos com essa análise identificar suas representações a cerca da referida disciplina, utilizando a fotografia como forma de expressão, na tentativa de serem eles os autores de seu processo de construção e expressão de seus conhecimentos. Pretendemos também entender, em um mundo de respostas rápidas e de fácil acesso, o que podemos oferecer para os estudantes de forma a compreender melhor o que eles têm para nos dizer, identificar elementos de sua bagagem de vida e que atividades podemos realizar para contribuir com a sua formação no mundo atual. Com isso discutimos o contexto da escola, sua relação com mundo e o papel da relação Arte e Ciência em sua formação, a partir de algumas ideias do educador Paulo Freire. Apresentamos os conceitos de Heinrich Wölfflin – pictórico e linear – quando analisamos respectivamente as fotografias. Por fim, em um processo de reflexão das nossas ações diante da produção dos estudantes, iremos discutir caminhos e ações futuras.

 

 

Downloads

Publicado

2022-06-29