Mulheres na Ciência

uma análise dos dados do Observatório de Pós-graduação da Plataforma Sucupira para a área Multidisciplinar

Autores

  • Claudia Smaniotto Barin Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria
  • Ricardo Machado Ellensohn Universidade Federal do Pampa - Caçapava do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.372

Palavras-chave:

Gênero, Inserção Feminina, Mulheres no Mundo do Trabalho, Carreira Científica

Resumo

A relevância do papel das mulheres nas ciências, vem ganhando destaque na última década tanto em nível nacional como internacional. No entanto, como a inserção das mesmas no mundo do trabalho científico vem se modificando nos últimos anos? Visando compreender esse universo na perspectiva da área Multidisciplinar, analisou-se os dados disponibilizados no painel de dados do observatório da pós-graduação, da Plataforma Sucupira, da CAPES, no período de 2017-2023. A área Multidisciplinar é constituída de cinco subáreas: Biotecnologia, Ciências Ambientais, Ensino, Interdisciplinar e Materiais. Os dados do observatório foram tabulados e analisados por meio da estatística descritiva. A participação das mulheres pesquisadoras na área Multidisciplinar, passou de 44,88% em 2017, para 45,10% em 2023, apresentando ligeiro crescimento. Entretanto, quando analisamos os dados em cada uma das subáreas, essas diferenças são bastante distintas. A única subárea que apresenta um número de mulheres superior ao dos homens é a subárea de Ensino, onde a média de mulheres pesquisadoras, nesse recorte temporal,  é 53,59% ∓ 0,42, enquanto que nas demais áreas elas aparecem em menor proporção, sendo a subárea com menor participação feminina a de materiais, onde as mulheres são em média 30,02% ∓ 0,21 dos pesquisadores. Estes dados nos permitem inferir que a inserção das mulheres na pesquisa, nesta área, não ocorre de maneira uniforme e ainda é limitada à área de Ensino, que historicamente tem predominância feminina. No entanto, ao analisar o perfil dos pós-graduandos, apenas a área de materiais permanece sendo predominantemente masculina.

Biografia do Autor

Claudia Smaniotto Barin, Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Ciências (área de concentração: Físico-Química) pela Universidade de São Paulo - IQSC/USP (2001). Pós-doutorado em Eletroquímica pelo IQSC/USP e em Engenharia Elétrica pela UEL. Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal de Santa Maria, atuando no Departamento de Química e no Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM, bem como coordenadora de área do PIBID Química UFSM. Tem experiência na área de Química, com ênfase em eletroquímica e no ensino mediado por tecnologias, bem como na produção de recursos educacionais e na formação de professores.

Ricardo Machado Ellensohn, Universidade Federal do Pampa - Caçapava do Sul

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Química Orgânica (Enamino Compostos) pela Universidade de São Paulo - USP (1996) e doutorado em Síntese Orgânica (Organometálicos e Síntese Total) pela Universidade de São Paulo- USP (2000). Pós-Doutoramento em Síntese Quiral (Compostos com atividade biológica) pela UNICAMP (2001). MBA Executivo em Gestão Empresarial (2009) e Licenciatura em Química pelo Programa Especial de Formação de Professores da UFSM (2012).Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Caçapava do Sul/RS onde também atuou como Coordenador Acadêmico (2016 - 2020), também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM/UFSM.

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Publicado

2025-11-28

Edição

Seção

Dossiê Temático Meninas e Mulheres na Ciência