Mulheres Pesquisadoras do Norte: Um Estudo Sobre as Mulheres Professoras Atuando na Pós-graduação do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.375Palavras-chave:
Mulher na Ciência. Desigualdade de gênero. Mulher-Professora. Pós-graduação. Amazonas.Resumo
Este estudo teve por objetivo analisar a presença da mulher na ciência, partindo das trajetórias: a) levantamento de Estado da Arte foco “mulher na ciência” - b) a participação da mulher pesquisadora que atua como docente na pós-graduação nas áreas de licenciaturas no Amazonas. Trata-se de um estudo bibliográfico, de cunho qualitativo, tomando como público alvo os programas de pós-graduação de três universidades públicas do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas -UFAM, Universidade do Estado do Amazonas -UEA e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas -IFAM. A partir do levantamento e análise dos dados presentes nas páginas oficiais dos programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. Identificamos a participação de mulheres como docentes ainda em nível de desigualdade em relação ao homem. Apontamos como resultados o levantamento de trabalhos com foco na “mulher na ciência” identificando, sua trajetória de invisibilidade, silenciamento epistemológico, luta de classe; e na análise dos cursos identificamos que a mulher se faz presente na pós-graduação, mas longe de estar em pé de igualdade nos cargos com maior ascensão no magistério.
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