Mulheres Pesquisadoras do Norte: Um Estudo Sobre as Mulheres Professoras Atuando na Pós-graduação do Amazonas

Autores

  • Maria Izaíra da Silva Gil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Maria Lúcia Tinoco Pacheco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.375

Palavras-chave:

Mulher na Ciência. Desigualdade de gênero. Mulher-Professora. Pós-graduação. Amazonas.

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar a presença da mulher na ciência, partindo das trajetórias: a) levantamento de Estado da Arte foco “mulher na ciência” - b) a participação da mulher pesquisadora que atua como docente na pós-graduação nas áreas de licenciaturas no Amazonas. Trata-se de um estudo bibliográfico, de cunho qualitativo, tomando como público alvo os programas de pós-graduação de três universidades públicas do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas -UFAM, Universidade do Estado do Amazonas -UEA e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas -IFAM. A partir do levantamento e análise dos dados presentes nas páginas oficiais dos programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. Identificamos a participação de mulheres como docentes ainda em nível de desigualdade em relação ao homem. Apontamos como resultados o levantamento de trabalhos com foco na “mulher na ciência” identificando, sua trajetória de invisibilidade, silenciamento epistemológico, luta de classe; e na análise dos cursos identificamos que a mulher se faz presente na pós-graduação, mas longe de estar em pé de igualdade nos cargos com maior ascensão no magistério.

Biografia do Autor

Maria Izaíra da Silva Gil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Doutoranda e Mestra em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, Especialista em Docência do Ensino Superior - UNIASSELVI, Especialista em Gestão de Projetos e Formação Docente-UEA, Especialista em Educação à Distância: Gestão e Tutoria - UNIASSELVI, Especialista em Coordenação Pedagógica - UFAM, Bacharela em Administração Pública - UEA, Licenciada em Pedagogia - UFAM. Habilitada em Magistério - IEA. Servidora efetiva da Secretaria Municipal de Educação - SEMED. Pesquisadora em Educação/Ensino dedicada à formação de professores, mulher, professora, identidade docente, gênero, diversidade e contextos tecnológicos.

Maria Lúcia Tinoco Pacheco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Doutora e Mestra em Sociedade e Cultura da Amazônia-UFAM, na área de Linguagem e Representações; Especialista em Língua Portuguesa e Orientação Educacional; Licenciada em Letras-UFAM; Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Amazonas. Revisora, conteudista e produtora de material na área de Língua Portuguesa, Literatura e Diversidade. Ensaísta e crítica literária; investiga a diversidade e a diferença, desenvolvendo trabalhos na formação de professores relacionados à educação especial e educação inclusiva em contextos de gênero, EJA, questões étnico-raciais, entre outros.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8566103887875970

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Publicado

2025-11-28

Edição

Seção

Dossiê Temático Meninas e Mulheres na Ciência