Mulheres Pioneiras nas Ciências no Brasil: Trajetórias, Desafios e Conquistas

Autores

  • Rúbia Estefania Pinto da Silva Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Maria Beatriz Dias Coutinho Universidade de Brasília
  • Jeane Cristina Gomes Rotta Universidade de Brasília
  • Cláudia Regina Gonçalves Batista Universidade de Brasilia
  • Cássia Gonçalves de Souza Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.377

Palavras-chave:

Mulheres Cientistas. Gênero. Biografias

Resumo

A participação das mulheres nas Ciências tem sido historicamente marcada por desafios e barreiras, tanto estruturais quanto culturais. A invisibilização de mulheres cientista ainda é um fenômeno mundial, onde nota-se que as mulheres têm uma baixa representatividade em cursos de Ciências Exatas e Engenharias. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi conhecer as trajetórias de mulheres cientistas brasileiras nas áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática homenageadas nas sete edições das publicações “Pioneiras nas Ciências no Brasil”, destacando suas contribuições para o desenvolvimento científico, assim como os processos de invisibilização e lutas que permearam suas histórias. Esta pesquisa teve abordagem qualitativa interpretativa, com cunho de análise documental assumindo como referencial metodológico a Análise Textual Discursiva identificou a história de 18 cientistas. Foram identificadas duas categorias finais “Gênero, Resistência e Apagamentos na Construção das Trajetórias de Mulheres nas Ciências” e “Presença Feminina como Ato Político na Formação e na Produção da Ciência” e os resultados evidenciaram que várias cientistas biografadas atuaram como gestoras, mentoras ou educadoras, redesenhando as estruturas institucionais a partir de uma perspectiva emancipadora. Ainda que o reconhecimento, em muitos casos, tenha vindo de forma tardia, suas trajetórias mostram uma atuação que desafiou a lógica masculina da ciência hegemônica.

Biografia do Autor

Maria Beatriz Dias Coutinho, Universidade de Brasília

Sou Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade de Brasília (UNB), com mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), além de licenciatura plena em Biologia pela Universidade Estadual do Piauí e graduação em Pedagogia. Possuo especializações em Atendimento Educacional Especializado (Ensino Fundamental, Médio e Superior); Educação Ambiental, Docência do Ensino Superior, Gestão em Saúde Pública e Gestão Escolar com Habilitação em Supervisão Escolar. Atualmente, sou professora substituta na Universidade Estadual do Piauí no curso de Pedagogia e professora na Secretaria Estadual de Educação e Cultura na educação básica. Áreas de interesse: Ensino de ciências, formação inicial e continuada de professores, Relação de gênero, visibilidade de mulheres nas ciências e relações etno-raciais.

Jeane Cristina Gomes Rotta, Universidade de Brasília

Bacharel (1995) e Licenciada em Química (2003) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). Mestrado em Química (1998) e doutorado em Ciências pela FFCLRP-USP (2003). Atuou como professora na Educação Básica e ingressou como docente na Universidade de Brasília UnB - Campus Planaltina (FUP) em 2006. Atualmente ocupa o cargo de Professora Associada IV e tem experiência na área de Ensino de Ciências e de Síntese Orgânica. Coordena o LAPEC I, laboratório que desenvolve atividades de pesquisa e extensão, integrando as escolas básicas de Planaltina e os licenciando do curso de Ciências Naturais. Também coordena os projetos de extensão: O ensino de Ciências e o Desafio da Aproximação Universidade-Escola, LABdidático e Divas nas Ciências: também posso ser cientistas. Lider do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Formação de Professores de Ciências, identidades e diferenças e atua no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências-PPGEduC (UnB).

Cláudia Regina Gonçalves Batista, Universidade de Brasilia

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília (2021). Especialista em Informática-Análise de Sistema, Educação Ambiental, Direito Publico e Privado e Gestão Pública. Graduada em Antropologia pela Universidade de Brasília (2013), graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Ciências - Licenciatura pelo Centro Universitário de Brasília (1988), graduação em Programa de Formação Pedagógica - Direito e Legislação pela Universidade Católica de Brasília (2018), graduação em Sociologia pela Universidade de Brasília (2014), graduação em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília (2016), graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (2014) e graduação em Matemática - Licenciatura Plena pelo Centro Universitário de Brasília (1988). Atualmente é professor - Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal.

Cássia Gonçalves de Souza, Universidade de Brasília

Me formei no segundo semestre de 2019 em Licenciatura em Ciências Naturais, pela Universidade de Brasília (UnB). Meu interesse pela Educação teve início desde pequena, através da minha mãe, que é professora de Geografia e História, que me incentivou a questionar o porquê de tudo e a explorar o mundo ao meu alcance. Durante o Ensino Médio dois professores de biologia me encantaram e por causa deles as Ciências se tornaram um desejo, então comecei a graduação em uma faculdade particular de Ciências Biológicas, mas não me identifiquei com o curso, então pesquisei áreas da educação pois sentia que devia lecionar, gostei de Licenciatura em Ciências Naturais, estudei e passei. Ser professora de Ciências é, para mim, uma honra e uma construção constante. Entendo que, desde que comecei a graduação ou, até mesmo, antes dela, eu percebia que para ser Professora e Pesquisadora, precisaria sempre estudar, me atualizar e claro, pesquisar.

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Publicado

2025-11-28

Edição

Seção

Dossiê Temático Meninas e Mulheres na Ciência