Narrativas Multiplataforma e Educação STEM:

Livros, Jogos Digitais e Podcasts sobre Mulheres Negras para Inspirar Meninas nas Ciências

Autores

  • Viviane Japiassú Viana UVA e IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.382

Palavras-chave:

Educação STEM, Representatividade Feminina, Narrativas Multiplataformas, Mulheres em STEM

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da aplicação de uma sequência didática desenvolvida no âmbito do projeto “Meninas e Mulheres na Redução de Riscos de Desastres e Desigualdades”, que integrou leitura, produção de podcasts e criação de jogos digitais sobre a história de mulheres negras. A proposta adotou uma abordagem decolonial, feminista e antirracista, com o objetivo de estimular o interesse de meninas do ensino fundamental pelas carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) e promover representatividade ao apresentar mulheres negras que se destacam em diferentes áreas. A metodologia baseou-se em pesquisa-ação, combinando atividades práticas com a avaliação dos produtos gerados e da percepção das participantes por meio de análise de seus diários de bordo. As oficinas foram realizadas entre março e junho de 2024 com 13 meninas de escolas públicas do Rio de Janeiro. Os resultados evidenciam que a leitura de livros escritos por ou sobre mulheres negras despertou orgulho, curiosidade e senso de pertencimento nas participantes. A criação de podcasts e jogos digitais possibilitou o desenvolvimento de habilidades de comunicação, pensamento crítico e iniciação à programação, além de fomentar o protagonismo das meninas e o diálogo com suas comunidades. A experiência demonstrou o potencial das narrativas transmídia como estratégia pedagógica para promover representatividade, letramento racial e empoderamento feminino nas ciências. Conclui-se que a abordagem utilizada tem potencial para ampliar a participação de meninas nas áreas STEM, valorizando suas vozes e histórias.

Biografia do Autor

Viviane Japiassú Viana, UVA e IFRJ

Doutora em Ciências Ambientais (UERJ), Mestra e Bacharela em Engenharia Ambiental com Formação Pedagógica em Geografia. Tecnóloga em Meio Ambiente. Especialista em Mídias e Tecnologias na Educação (UVA); Docência Superior (UGF); Gênero, Raça, Etnia e Sexualidades na Formação de Educado-
res (Uneb); Geoprocessamento, Levantamento e Identificação de Solos (UFRRJ). Professora EBTT no Curso de Gestão Ambiental do IFRJ - Campus Rio de Janeiro. Professora na Graduação e no Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente, como Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica e Pedagógica (NITeP) e Ponto Focal do Pacto Global da ONU na Universidade Veiga de Almeida. Ampla experiência em consultoria e auditoria ambiental. Coordena projetos de pesquisa e extensão envolvendo os temas: riscos e desastres, mudanças climáticas, mídias e tecnologias na educação e mulheres em STEM, tais como ‘Meninas e Mulheres na RRD’ e ‘Que chuva é essa?’. Integra a Rede Mulheres em STEM-RJ e a Rede Brasileira de Mulheres Cientistas (RBMC). É voluntária na Defesa Civil Rio desde 2016 e Líder Climática Voluntária no Climate Reality Project desde 2021.Consultora ambiental e de RRD com atuação nos setores de indústria, serviços, educação e políticas públicas, tendo atuado no Sistema ONU (ONU Habitat e UNDRR). É mentora em programas de empreendedorismo e inovação e curadora de projetos. Representante do Brasil em 2024 no Programa “Hidden no More: Empowering women leaders in STEM”no âmbito do Programa Internacional de Lideranças Visitantes do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Agraciada em 2020 com a Medalha de Mérito de Defesa Civil do Rio de Janeiro pela atuação como voluntária em ações e projetos desenvolvidos em parceria com a instituição.

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Publicado

2025-11-28

Edição

Seção

Dossiê Temático Meninas e Mulheres na Ciência