Narrativas Multiplataforma e Educação STEM:
Livros, Jogos Digitais e Podcasts sobre Mulheres Negras para Inspirar Meninas nas Ciências
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.382Palavras-chave:
Educação STEM, Representatividade Feminina, Narrativas Multiplataformas, Mulheres em STEMResumo
Este artigo apresenta os resultados da aplicação de uma sequência didática desenvolvida no âmbito do projeto “Meninas e Mulheres na Redução de Riscos de Desastres e Desigualdades”, que integrou leitura, produção de podcasts e criação de jogos digitais sobre a história de mulheres negras. A proposta adotou uma abordagem decolonial, feminista e antirracista, com o objetivo de estimular o interesse de meninas do ensino fundamental pelas carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) e promover representatividade ao apresentar mulheres negras que se destacam em diferentes áreas. A metodologia baseou-se em pesquisa-ação, combinando atividades práticas com a avaliação dos produtos gerados e da percepção das participantes por meio de análise de seus diários de bordo. As oficinas foram realizadas entre março e junho de 2024 com 13 meninas de escolas públicas do Rio de Janeiro. Os resultados evidenciam que a leitura de livros escritos por ou sobre mulheres negras despertou orgulho, curiosidade e senso de pertencimento nas participantes. A criação de podcasts e jogos digitais possibilitou o desenvolvimento de habilidades de comunicação, pensamento crítico e iniciação à programação, além de fomentar o protagonismo das meninas e o diálogo com suas comunidades. A experiência demonstrou o potencial das narrativas transmídia como estratégia pedagógica para promover representatividade, letramento racial e empoderamento feminino nas ciências. Conclui-se que a abordagem utilizada tem potencial para ampliar a participação de meninas nas áreas STEM, valorizando suas vozes e histórias.
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