Mulheres Na Ciência: Um Olhar Para Os Filmes Comerciais Entre Os Anos 1980 A 2020

Autores

  • Adina Da Silva De Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Thamires Luana Cordeiro Universidade Federal de Santa Maria
  • Eliane Goncalves dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.391

Palavras-chave:

Mulheres. Ciência. Cinema.

Resumo

Esta análise fílmica tem como foco a história das mulheres na ciência, considerando a desigualdade entre mulheres e homens cientistas ao longo do tempo. O objetivo foi investigar e descrever a presença de mulheres cientistas em filmes comerciais lançados entre os anos de 1980 e 2020. Para isso, foram selecionadas as seguintes obras cinematográficas: Nas Montanhas dos Gorilas (1988), Jurassic Park (1993), Alexandria (2009) e Estrelas Além do Tempo (2016). A análise seguiu os seguintes critérios: I – quantas mulheres cientistas são apresentadas; II – qual é a cor dessas mulheres; III – como elas são retratadas; IV – em qual período histórico se passa o filme; V – qual é a contribuição da personagem feminina para a ciência; VI – se a narrativa é baseada em fatos reais ou em ficção. De modo geral, observou-se que, mesmo quando presentes nas produções analisadas, as mulheres cientistas costumam ocupar papéis secundários e têm, frequentemente, pouca oportunidade de fala, o que reforça sua sub-representação nesse tipo de mídia.

Biografia do Autor

Adina Da Silva De Oliveira, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Ciências Biológicas - Licenciatura, do Campus Cerro Largo, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Bolsista PIBID nos anos de 2020 à 2022 e Residente no Programa de Residência Pedagógica nos anos de 2022 à 2024.

Thamires Luana Cordeiro, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo (UFFS). Mestra e doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com período sanduíche no Programa Doutoral em História das Ciências e Educação Científica da Universidade de Aveiro, em Portugal, por meio do Edital n 06/2024 PDSE da CAPES. Desenvolve pesquisas na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes campos de estudo: mulheres na história da ciência, epistemologia feminista da ciência e trajetórias de mulheres cientistas, como a trajetória e as contribuições da cientista brasileira Bertha Lutz para o Ensino de Ciências. Atuou como professora de Biologia nas escolas Coeducar e G10 e, em 2024, foi bolsista CAPES em destaque por suas pesquisas sobre mulheres na ciência.

Eliane Goncalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), com período sanduíche na Universidade do Minho (Braga, Portugal)(2018). Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico (2011) pela URI. Licenciada em Ciências Biológicas (URI) e Pedagogia (UNITER), Especialização em Interdisciplinaridade (FACIPAL). Já atuou como professora da Educação Básica. Atualmente professora adjunta de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo e docente permanente do Programa de Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências (PPGEC), atuando na pesquisa, extensão e docência, principalmente nos temas: formação inicial e continuada de professores, cinema e o ensino de ciências/biologia, educação em saúde, práticas pedagógicas. Coordenou os subprojetos PIBID/CAPES, Residência Pedagógica/CAPES (2018-2024). Coordena o subprojeto PIBID/CAPES Interdisciplinar (Bio, Fís, Quí). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) e do Grupo de Pesquisa em Educação em Saúde na Educação em Ciências (UFPR), com atividades interinstitucionais entre UFPR, UFFS, UNILA (Brasil) e UMinho (Portugal). Atualmente é Coordenadora Adjunta da Pesquisa e Pós-Graduação do campus Cerro Largo, RS (CAPPG-CL/UFFS).

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Publicado

2025-11-28

Edição

Seção

Dossiê Temático Meninas e Mulheres na Ciência