Engenheiras do Futuro: Extensão Universitária como Ferramenta de Transformação e Igualdade de Gênero
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.393Palavras-chave:
:Meninas na ciência, Mulheres na engenharia, Extensão universitária, STEAM, Igualdade de gêneroResumo
O presente relato de experiência apresenta o projeto de extensão “Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação: Engenheiras do Futuro”, desenvolvido em uma universidade estadual, no município de Resende, com o objetivo de promover a participação de meninas e mulheres, especialmente negras, nas áreas STEAM e combater desigualdades de gênero e raça historicamente presentes nessas carreiras. O projeto atua por meio de ações como curadoria e criação de conteúdo digital, eventos, oficinas práticas em escolas, atividades de educação ambiental e divulgação científica, utilizando metodologias inovadoras e parcerias institucionais. Os resultados apontam para o fortalecimento da identidade e do protagonismo das participantes, desenvolvimento de competências socioemocionais e promoção do sentimento de pertencimento ao ambiente universitário.
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