Engenheiras do Futuro: Extensão Universitária como Ferramenta de Transformação e Igualdade de Gênero

Autores

  • Elaine Ferreira Torres UERJ
  • Denise Rodrigues UERJ
  • Patrícia Nogueira UERJ
  • Renata Soares UERJ
  • Juliana Amazonas UERJ

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.393

Palavras-chave:

:Meninas na ciência, Mulheres na engenharia, Extensão universitária, STEAM, Igualdade de gênero

Resumo

O presente relato de experiência apresenta o projeto de extensão “Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação: Engenheiras do Futuro”, desenvolvido em uma universidade estadual, no município de Resende, com o objetivo de promover a participação de meninas e mulheres, especialmente negras, nas áreas STEAM e combater desigualdades de gênero e raça historicamente presentes nessas carreiras. O projeto atua por meio de ações como curadoria e criação de conteúdo digital, eventos, oficinas práticas em escolas, atividades de educação ambiental e divulgação científica, utilizando metodologias inovadoras e parcerias institucionais. Os resultados apontam para o fortalecimento da identidade e do protagonismo das participantes, desenvolvimento de competências socioemocionais e promoção do sentimento de pertencimento ao ambiente universitário.

Biografia do Autor

Denise Rodrigues, UERJ

Graduada em Engenharia Química pela UFRJ (1992), Mestre em Biotecnologia Industrial pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1997), Licenciada em Física e Biologia pelo Centro Universitário Geraldo de Biase (UGB/FERP) (2002) e Doutora em Tecnologia Bioquímico Farmacêutico pela USP (2002). Atualmente é professora Titular da Uerj e membro da diretoria do CBH-MPS. Tem experiência nas áreas de Engenharia Química e Ensino de Ciências.

Patrícia Nogueira, UERJ

Graduada e mestre em Matemática pela USP e Doutora em Matemática Pura pelo IMPA. É professora da UERJ desde 2002 e atualmente é coordenadora de uma Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (UDT) no campus Regional de Resende, o Laboratório de Aceleração de Negócios e Ideias Criativas (Lab Ideias) onde desenvolve projetos com foco em Inovação em Aprendizagem e na Educação Empreendedora, Social e Sustentável (E2S2).

Renata Soares, UERJ

Aluna de engenharia química da Faculdade de Tecnologia UERJ, bolsista de extensão.

Juliana Amazonas, UERJ

Ex-aluna de engenharia química FAT/UERJ, atualmente aluna de Química IQ/UERJ, bolsista de Iniciação à Docência.

Referências

ALMEIDA, Carla. Making Science great again? O impacto da Covid-19 na percepção

pública da ciência. DILEMAS: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, Reflexões

na Pandemia 2020, Rio de Janeiro, p. 1 - 24, 2020.

ARQUIVO NACIONAL. Dicionário de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro:

Arquivo Nacional, 2005.

BENITEZ-HERRERA, Sandra. Inclusão de gênero pela divulgação da ciência: o

caso do projeto “Meninas no Museu de Astronomia e Ciência Afins”. 2017. (Trabalho de

Conclusão de Curso). Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde,

Museu da Vida - Casa de Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz? Casa da Ciência – UFRJ,

Fundação Cecierj, MAST, Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de

Janeiro, 2017. Disponível em: https://api.arca.fiocruz.br/api/core/bitstreams/1211efe9-c47e-

bf-9454-fffd3cbfeadf/content. Acesso em: 10 jul. 2024.

BUENO, Cristiane. O impacto das narrativas de populações excluídas na construção coletiva

da ciência. Journal of Science Communication - América Latina, v. 2, n. 7, p.1 - 8,

nov. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.22323/3.07020401. Acesso em: 20 jan.

BULHÕES, Girlene Chagas. Maneiras trágicas de matar uma mulher nos museus:

palavras caladas e faladas em instituições e performances museais mambranchuenses

e humanenochuns, embaladas por alguns mitos gregos e yorubás. Museologia &

Interdisciplinaridade, v. 7, n. 13, p. 212 - 236, 2018.

BURNS, Terry; O’CONNOR, John; STOCKLMAYER, S. Science Communication: A

Contemporary Definition. Public Understanding of Science, n. 12, p. 183 - 202.

Doi: 10.1177/09636625030122004.

BRULON, Bruno. Museus, mulheres e gênero: olhares sobre o passado para possibilidades

do presente. Cadernos Pagu, n. 55, p. e195515, 2019.

CAMARGO, Ana Maria de Almeida. Sobre arquivos pessoais. Arq & Adm, Rio de Janeiro,

v. 7, n. 2, jul./dez. 2008.

COIMBRA, Carlos A. Q. et al. Tipos de audiência segundo a autonomia sociocultural e sua

utilidade em programas de divulgação. Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n.

, p. 113 - 124, 2012.

COLLINS, Patricia Hill. Black feminist thought: knowledge, consciousness, and the

politics of empowerment. New York: Routledge, 2000.

CRENSHAW, Kimberlé. Mapping the Margins: Intersectionality, Identity Politics, and

Violence against Women of Color. Stanford Law Review, v. 43, n. 6, p. 1241 - 1299,

DAVIES, Sarah R. An Empirical and Conceptual Note on Science Communication’s Role

in Society. Science Communication, v. 43, n.1, p. 116 - 133, 2021. DOI: https://doi.

org/10.1177/1075547020971642.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo:

Boitempo, 2017.

DAWSON, Emily. Equity, exclusion and everyday science learning: the

experiences of minoritised groups. London, United Kingdom: Routledge, 2019.

EISMANN, Alejandra Irina; SPINELLI, Patrícia Figueiró; MONTEIRO, Juliana A. Sorilha;

ANDRADE, Giselle F. R. D. de; SILVA, Giovana S. Beẹ́ ni, mo j ̣̀ é Òkun: Meninas entre o céu

e o mar - Relatos sobre a décima edição do “Dia das Meninas” no Museu de Astronomia

e Ciências Afins. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, jun. 2024, online. ISSN:

-9004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/announcement/

view/1835. Acesso em: 15 jan. 2025.

EISMANN, Alejandra Irina, et al. Meninas no MAST: práticas e considerações sobre

educação museal feminista na colaboração entre escolas públicas e o Museu. Museologia

e Interdisciplinaridade. Aceito. 2025

ESPINOSA-MIÑOSO, Yuderkys. Repensando Las Pedagogías Feministas. Una Reflexión

Implicada Desde El Feminismo Decolonial. LAPES, p. 100 - 124, 2024. Disponível em:

https://www.lapes.org/_files/ugd/c3ccc5_17ae9ed636c341cfaaf851e7482833e0.pdf.

Acesso em: 20 jan. 2025.

FERREIRA, Márcia Pinheiro; GRANATO, Marcus. Conservação de instrumentos científicos no

Brasil: estudo de caso da definição dos critérios de intervenção na luneta Bamberg do Mast.

Museu Paulista: História e Cultura Material, Anais [...]. v. 28, p. e35, 2020. Disponível em:

https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/153972. Acesso em: 10 jan. 2025.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o

privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, n. 5, p. 7 - 41, 1995.

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Caderno da Política Nacional de Educação

Museal. Brasília: Ibram, 2018. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp- content/

uploads/2018/06/Caderno-da-PNEM.pdf. Acesso em: 12 dez. 2024.

LAGUNA, Cecilia; RAMOS, Mariano. Patrimonio y cultura de las mujeres: jerarquías y

espacios de género en museos locales de generación popular y en institutos oficiales

nacionales. La aljaba, v. 11, p. 119 - 140, 2007.

LIMA, Betina Stefanello. O labirinto de cristal: as trajetórias das cientistas na Física. Revista

Estudos Feministas, v. 21, p. 883 - 903, 2013.

LOUREIRO, Maria Lucia de Niemeyer Matheus. Preservação in situ x ex situ: reflexões sobre

um falso dilema. In: ASENSIO, Mikel; MOREIRA, Dania; ASENJO, Helena; CASTRO, Yone (Eds.). Criterios y Desarrollos de Musealización (SIAM - Series Iberoamericanas de

Museología) v. 7, p. 203 - 213, 2012.

LOUREIRO, Maria Lucia de Niemeyer Matheus. Artefatos que ancoram memórias:

relatos sobre duas cientistas brasileiras. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da

Informação - ENANCIB, GT10 – Informação e Memória, 2023, Vitória, ES. Anais [...].

ISSN 2177-3688.

MARANDINO, M. Museus de Ciências, Coleções e Educação: relações necessárias

/ Science Museums, Collections and Education: necessary relationships.

Museologia e Patrimônio, v. 2, n. 2, p. 1 – 12, 2010. Disponível em: https://

revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/63. Acesso em: 29

set. 2025.

MASSARANI, L.; SILVEIRA-BARBOSA, P.; BOTELHO PEREIRA, J.; XAVIER VALENTE, J. A

ciência e os cientistas no Museu de Astronomia e Ciências Afins. Sociedade e Cultura,

Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/sec.v27.77727. Disponível em: https://revistas.ufg.br/

fcs/article/view/77727. Acesso em: 28 jul. 2025.

MENSCH, Peter van. Museology and the object as data carrier. In: Object, museum,

Museology, an eternal triangle. Leiden: Reinwardt Academy. Reinwardt Cahiers, 1987.

PASSOS DOS SANTOS, Karlla Kamylla. Educação Museal e Feminismos no Brasil:

Silenciamentos, Estranhamentos e Diálogos a partir de um Olhar Interseccional e

Decolonial. (Tese). Doutorado em Museologia, Departamento de Museologia, Faculdade

de Ciências Sociais, Educação e Administração, Universidade Lusófona de Humanidades

e Tecnologias. Lisboa, 2023. Disponível em: HYPERLINK “ ”karlla_kamylla_passos_dos_

santos.pdfhttps://museologia.ulusofona.pt/images/teses%20sociomuseologia/ karlla_

kamylla_passos_dos_santos.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024.

PEREIRA, Pedro Carlos. A educadora Maria Laura Mouzinho Leite Lopes e seu

olhar para o futuro. Seropédica: Ed. UFRRJ, 2013.

PERTICARRARI, André. A Natureza das Ciências em textos escritos por jornalistas e por

cientistas presentes em um jornal brasileiro de grande circulação. Journal of Science

Communication - América Latina, v. 1, n. 8, p. 1 - 20, abr. 2025. Disponível em:

https://doi.org/10.22323/3.08010204. Acesso em: 10 jul. 2025.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In:

A Colonialidade do Saber: etnocentrismo e ciências sociais – Perspectivas

Latinoamericanas. Buenos Aires: Clacso, p. 107 - 126, 2005.

REZNIK, Gabriela; MASSARANI, Luisa. Mapeamento e importância de projetos para

equidade de gênero na educação em STEM. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 52,

p. e09179, 2022. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9179. Acesso

em: 29 jul. 2025.

SASSERON, Lúcia Helena.; CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Alfabetização Científica: Uma

Revisão Bibliográfica. Investigações Em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, 59 - 77,

Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/246. Acesso em:

jan. 2025.

SCHIEBINGER, Londa. O feminismo mudou a ciência. Bauru: Edusc, v. 1999, 2001.

SCHWARTZ, Joan M.; COOK, Terry. Archives, Records and Power: the making of modern

memory. Archival Science: International Journal on Recorded Information, Berlim, v. 2,

p. 1 - 19, 2002.

SILVA, Lorena dos Santos. A organização do arquivo pessoal de Maria Laura Mouzinho

Leite Lopes: desafios e perspectivas. OFFICINA: Revista da Associação de

Arquivistas de São Paulo, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 82 - 99, 2022. Disponível em:

https://revista.arqsp.org.br/index.php/revista-da-associacao-de-arquivi/article/view/30.

Acesso em: 03 jul. 2025.

SOUSA, Paula de Oliveira. Natureza da ciência em oficinas de ciências on-line:

análise de desenhos e brinquedos científicos na perspectiva de gênero. Orientadora: Dra.

Martha Marandino. 173 fls.. (Dissertação). Mestrado em Educação em Ciências, Instituto

de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociências,. Universidade de São Paulo. São

Paulo, 2025. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-

-175315/publico/Paula_de_Oliveira_Souza.pdf. Acesso em: 10 jul. 2025.

SPINELLI, Patrícia Figueiró; BENÍTEZ-HERRERA, Sandra; GERMANO, Ana Paula. Towards

Gender Equality: Girls’ Day at the Museum of Astronomy and Related Sciences.

Communicating Astronomy with the Public Journal, n. 25, p. 23 - 47, 2019.

SPINELLI, Patrícia Figueiró et al. Astromeninas em ação: experiências acadêmicas e culturais

de jovens no Museu de Astronomia e Ciências Afins. In: DAHMOUCHE, Monica S. Exatas

É Com Elas: Tecendo Redes no Estado do Rio de Janeiro. Fundação Cecierj, 2022. p. 35 -

Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/elas-nas-exatas-tecendo-

rede/. Acesso em: 10 jan. 2025.

STENGERS, Isabelle. Uma outra ciência é possível: manifesto por uma desaceleração

das ciências. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2023.

URDICIAN, Stéphanie. Patrimonio/Matrimonio. El legado cultural en una perspectiva

de género. In: XVI Congresso Internacional ABRALIC - Circulação, tramas &

sentidos na Literatura, Brasília, Brasil, jul. 2019. Disponível em: https://uca.hal.science/

hal-02386503/document. Acesso em: 10 jul. 2024.

VIEIRA, Patrese Coelho; MASSONI, Neusa Teresinha; ALVES-BRITO, Alan. O papel de Cecilia

Payne na determinação da composição estelar. Revista Brasileira de Ensino de

Física, São Paulo, v. 43, p. 1 - 11, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-

RBEF-2021-0028. Acesso em: 30 nov. 2023.

VALENTE, Maria Esther Alvarez. O museu de ciência: espaço da história da ciência. Ciência

& Educação, v. 11, n. 1, p. 53 - 62, 2005.

SHOHINI, Ghose. Her Space, Her Time: How Trailblazing Women Scientists Decoded

the Hidden Universe. Cambridge: MIT Press, 2023.

Downloads

Publicado

2025-11-28

Edição

Seção

Dossiê Temático Meninas e Mulheres na Ciência