Pedagogias das Artes Urbanas - Encontrando Murais Gigantes na Cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v1i2.81Palavras-chave:
Educação, Pedagogia, Artes urbanas, Muralismo, CidadeResumo
O texto apresenta reflexões iniciais sobre o tema “muralismo gigante” em busca de problematizar como as artes urbanas adquirem um caráter pedagógico na cidade de São Paulo. A introdução apresenta o tema, os autores e conceitos principais. A primeira seção do texto destaca como a técnica da deriva urbana realizada por meio da prática de caminhar na região central de São Paulo foi crucial para o encontro e registros dessas produções. A segunda parte analisa determinados murais, além de depoimentos de artistas a respeito de suas obras. Em seguida, o texto discute como essas recentes produções, para além de sua dimensão artística, buscam promover a revitalização e a valorização de determinadas regiões da cidade. Espera-se, por fim, que esses diferentes processos apresentados possibilitem visualizar o funcionamento de distintos modos pedagógicos produzidos por meio das artes expostas em telas gigantescas na paisagem urbana.