Pedagogias das Artes Urbanas - Encontrando Murais Gigantes na Cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v1i2.81Palavras-chave:
Educação, Pedagogia, Artes urbanas, Muralismo, CidadeResumo
O texto apresenta reflexões iniciais sobre o tema “muralismo gigante” em busca de problematizar como as artes urbanas adquirem um caráter pedagógico na cidade de São Paulo. A introdução apresenta o tema, os autores e conceitos principais. A primeira seção do texto destaca como a técnica da deriva urbana realizada por meio da prática de caminhar na região central de São Paulo foi crucial para o encontro e registros dessas produções. A segunda parte analisa determinados murais, além de depoimentos de artistas a respeito de suas obras. Em seguida, o texto discute como essas recentes produções, para além de sua dimensão artística, buscam promover a revitalização e a valorização de determinadas regiões da cidade. Espera-se, por fim, que esses diferentes processos apresentados possibilitem visualizar o funcionamento de distintos modos pedagógicos produzidos por meio das artes expostas em telas gigantescas na paisagem urbana.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.