Práticas de Ciências para encantar no Ensino Fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i1.114Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino por investigação, Pesquisa-ação, Ensino de CiênciasResumo
O presente relato de experiência descreve a metodologia utilizada na realização de atividades práticas desenvolvidas para a aprendizagem de Ciências. O ensino de Ciências permite aos educadores elaborarem diversas aulas práticas para auxiliarem na compreensão e interpretação dos conteúdos escolares trabalhados durante o período letivo. Essas atividades podem ser investigativas, problematizadoras ou diagnósticas, para a melhor compreensão dos estudantes. A metodologia utilizada aqui foi a pesquisa-ação, com o intuito de analisar as contribuições das aulas práticas para a aprendizagem dessa disciplina, em turmas do 6° ao 8° ano do Ensino Fundamental II em uma escola particular localizada no município de Quirinópolis (Goiás), além de investigar a própria prática docente. Para tanto, foram feitas análises dos relatórios dos alunos no primeiro e segundo bimestres. Foi possível observar que, na realização das aulas práticas, o interesse dos estudantes pelo conteúdo se tornou mais aguçado, revelando uma curiosidade que promove a aquisição do conhecimento de forma natural. Nesse processo, o professor também aprende, ao planejar e executar as aulas práticas com seus alunos.
Referências
ALMEIDA, J. G. de. Desenvolvimento de kit didático pedagógico para o ensino de microbiologia em escolas de educação básica. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Governador Valadares, 2019.
BARTZIK, F., ZANDER, L. D. A importância das aulas práticas de Ciências no ensino fundamental. @rquivo Brasileiro de Educação, v. 4, n. 8, p. 31-38, maio/ago. 2016. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318- 7344.2016v4n8p31/11268. Acesso em: 26 maio 2022.
BATISTA, R. F. M.; SILVA, C. C. A abordagem histórico-investigativa no ensino de Ciências. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 97-110, 2018.
BERTUSO, Fernando Rodrigo. Experimentação em Ciências: um olhar para a prática pedagógica na cidade de Umuarama, PR. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Cascavel, 2019. Disponível em: https://tede.unioeste.br/bitstream/tede/4666/2/Fernando%20Bertusso%202019.pdf. Acesso em: 25 maio 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Rio de Janeiro: DO & A, 2000.
CÂMARA, C. M. P. A importância da realização de experimentos nas aulas de ciências e no processo ensino-aprendizagem, na percepção dos acadêmicos do Pibid ciências biológicas/ Unaí. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 4.; ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DA REGIONAL 4, 2., 2012, Goiânia. Anais […]. Goiânia: UFG, 2012. 1 CD-ROM.
CARMO, S. do; SCHIMIN, E. O ensino da biologia através da experimentação. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/ portals/pde/arquivos/1085-4.pdf. Acesso em: 27 mar. 2024.
CARVALHO, A. M. P. de. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, p. 765-794, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4852. Acesso em: 3 mar. 2023.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2006.
FIALHO, W. C. G.; SANTOS, H. C. A. R. O laboratório escolar é utilizado em aulas de Biologia no Ensino Médio? Revista Científica Integrada, v. 5 n. 1. 2021. Disponível em: https://pos.unaerp.br/revista-cientifica-integrada/edicoes-anteriores/volume-5-edicao-1-agosto-2021/4262-rci- -usodolaboratorio-04-2021/file. Acesso em: 27 mar. 2024.
INTERAMINENSE, B. de K. S. A importância das aulas práticas no ensino da Biologia: uma metodologia interativa. ID on line, v. 13, n. 45, p. 342-354, 2019. Suplemento 1. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1842. Acesso em: 27 mar. 2024.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. São Paulo: Edusp, 2019. Disponível em: http://books.google.com.br/books/about/Pr%C3%A1tica_de_Ensino_de_Biologia. html?hl=pt-br&id=W4b0wYFt3fIC. Acesso em: 27 mar. 2024.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.
MORESCO, T. R. O potencial da experimentação no desenvolvimento de habilidades cognitivas e na qualificação do ensino sobre microrganismos na educação básica. 2017. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.
PAGEL, U. R.; CAMPOS, l. M.; BATITUCCI, M. C. P. Metodologias e práticas docentes: uma reflexão acerca da contribuição das aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem de biologia. Experiências em Ensino de Ciências, v. 10, n. 2, 2015. Disponível em: https:// www.if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID273/v10_n2_a2015.pdf. Acesso em: 27 mar. 2024.
PIOVEZAN, P. R.; RI, M. N. D. Flexibilização e intensificação do trabalho docente no Brasil e em Portugal. Educação e Realidade, v. 44, n. 2, 2019. Disponível em: https://doi. org/10.1590/2175-623681355. Acesso em: 27 mar. 2024.
SCARPA, D. L.; SASSERON, L. H.; SILVA, M. B. O ensino por investigação e a argumentação em aulas de Ciências Naturais. Tópicos Educacionais, v. 23, n. 1, p. 7-27, jan./jun. 2017.
SILVA, E. F. da; FERREIRA, R. N. C.; SOUZA, E. de J. Aulas práticas de ciências naturais: o uso do laboratório e a formação docente. Educação: Teoria e Prática, v. 31, n. 64, 2021.
SOUZA, C. dos S.; SOUZA, F. de J. Atividades investigativas no ensino de Ciências: uma análise da produção acadêmica nacional. Educação Pública, v. 22, n. 45, 6 dez. 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/45/atividades-investigativas-no-ensino-de-ciencias-uma-analise-da-producao-academica-nacional. Acesso em: 27 mar. 2024.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/3DkbXnqBQqyq5bV 4TCL9NSH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.