Práticas de Ciências para encantar no Ensino Fundamental II

Autores

  • Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho Universidade Estadual de Goias- UEG
  • Saron Teixeira Barros

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i1.114

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino por investigação, Pesquisa-ação, Ensino de Ciências

Resumo

O presente relato de experiência descreve a metodologia utilizada na realização de atividades práticas desenvolvidas para a aprendizagem de Ciências. O ensino de Ciências permite aos educadores elaborarem diversas aulas práticas para auxiliarem na compreensão e interpretação dos conteúdos escolares trabalhados durante o período letivo. Essas atividades podem ser investigativas, problematizadoras ou diagnósticas, para a melhor compreensão dos estudantes. A metodologia utilizada aqui foi a pesquisa-ação, com o intuito de analisar as contribuições das aulas práticas para a aprendizagem dessa disciplina, em turmas do 6° ao 8° ano do Ensino Fundamental II em uma escola particular localizada no município de Quirinópolis (Goiás), além de investigar a própria prática docente. Para tanto, foram feitas análises dos relatórios dos alunos no primeiro e segundo bimestres. Foi possível observar que, na realização das aulas práticas, o interesse dos estudantes pelo conteúdo se tornou mais aguçado, revelando uma curiosidade que promove a aquisição do conhecimento de forma natural. Nesse processo, o professor também aprende, ao planejar e executar as aulas práticas com seus alunos.

Referências

ALMEIDA, J. G. de. Desenvolvimento de kit didático pedagógico para o ensino de microbiologia em escolas de educação básica. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Governador Valadares, 2019.

BARTZIK, F., ZANDER, L. D. A importância das aulas práticas de Ciências no ensino fundamental. @rquivo Brasileiro de Educação, v. 4, n. 8, p. 31-38, maio/ago. 2016. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318- 7344.2016v4n8p31/11268. Acesso em: 26 maio 2022.

BATISTA, R. F. M.; SILVA, C. C. A abordagem histórico-investigativa no ensino de Ciências. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 97-110, 2018.

BERTUSO, Fernando Rodrigo. Experimentação em Ciências: um olhar para a prática pedagógica na cidade de Umuarama, PR. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Cascavel, 2019. Disponível em: https://tede.unioeste.br/bitstream/tede/4666/2/Fernando%20Bertusso%202019.pdf. Acesso em: 25 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Rio de Janeiro: DO & A, 2000.

CÂMARA, C. M. P. A importância da realização de experimentos nas aulas de ciências e no processo ensino-aprendizagem, na percepção dos acadêmicos do Pibid ciências biológicas/ Unaí. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 4.; ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DA REGIONAL 4, 2., 2012, Goiânia. Anais […]. Goiânia: UFG, 2012. 1 CD-ROM.

CARMO, S. do; SCHIMIN, E. O ensino da biologia através da experimentação. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/ portals/pde/arquivos/1085-4.pdf. Acesso em: 27 mar. 2024.

CARVALHO, A. M. P. de. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, p. 765-794, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4852. Acesso em: 3 mar. 2023.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2006.

FIALHO, W. C. G.; SANTOS, H. C. A. R. O laboratório escolar é utilizado em aulas de Biologia no Ensino Médio? Revista Científica Integrada, v. 5 n. 1. 2021. Disponível em: https://pos.unaerp.br/revista-cientifica-integrada/edicoes-anteriores/volume-5-edicao-1-agosto-2021/4262-rci- -usodolaboratorio-04-2021/file. Acesso em: 27 mar. 2024.

INTERAMINENSE, B. de K. S. A importância das aulas práticas no ensino da Biologia: uma metodologia interativa. ID on line, v. 13, n. 45, p. 342-354, 2019. Suplemento 1. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1842. Acesso em: 27 mar. 2024.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. São Paulo: Edusp, 2019. Disponível em: http://books.google.com.br/books/about/Pr%C3%A1tica_de_Ensino_de_Biologia. html?hl=pt-br&id=W4b0wYFt3fIC. Acesso em: 27 mar. 2024.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.

MORESCO, T. R. O potencial da experimentação no desenvolvimento de habilidades cognitivas e na qualificação do ensino sobre microrganismos na educação básica. 2017. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.

PAGEL, U. R.; CAMPOS, l. M.; BATITUCCI, M. C. P. Metodologias e práticas docentes: uma reflexão acerca da contribuição das aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem de biologia. Experiências em Ensino de Ciências, v. 10, n. 2, 2015. Disponível em: https:// www.if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID273/v10_n2_a2015.pdf. Acesso em: 27 mar. 2024.

PIOVEZAN, P. R.; RI, M. N. D. Flexibilização e intensificação do trabalho docente no Brasil e em Portugal. Educação e Realidade, v. 44, n. 2, 2019. Disponível em: https://doi. org/10.1590/2175-623681355. Acesso em: 27 mar. 2024.

SCARPA, D. L.; SASSERON, L. H.; SILVA, M. B. O ensino por investigação e a argumentação em aulas de Ciências Naturais. Tópicos Educacionais, v. 23, n. 1, p. 7-27, jan./jun. 2017.

SILVA, E. F. da; FERREIRA, R. N. C.; SOUZA, E. de J. Aulas práticas de ciências naturais: o uso do laboratório e a formação docente. Educação: Teoria e Prática, v. 31, n. 64, 2021.

SOUZA, C. dos S.; SOUZA, F. de J. Atividades investigativas no ensino de Ciências: uma análise da produção acadêmica nacional. Educação Pública, v. 22, n. 45, 6 dez. 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/45/atividades-investigativas-no-ensino-de-ciencias-uma-analise-da-producao-academica-nacional. Acesso em: 27 mar. 2024.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/3DkbXnqBQqyq5bV 4TCL9NSH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 mar. 2024.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Edição

Seção

Dossiê Feiras de Ciências