Evolução para crianças: Estratégias alternativas de ensino-aprendizagem

Autores

  • Luciana Aguilar-Aleixo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Beatriz Mafra Louzada Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Joanderson Prado Santos
  • Lorenzo Alves Mascarenhas de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i4.117

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa. Estratégias de ensino-aprendizagem. Metodologias Ativas. Ensino de Evolução.

Resumo

Ainda hoje a educação está pautada principalmente em metodologias tradicionais, que consideram o professor como detentor das informações, sem pautar o conhecimento prévio dos alunos. Com isso, os estudantes podem perder o interesse pelas disciplinas ao longo do tempo, pois além de seus saberes não serem valorizados, o ambiente escolar muitas vezes é desmotivador. Existem diversos métodos e recursos que podem tornar uma sala de aula mais envolvente. Quando bem utilizadas, as metodologias alternativas de ensino-aprendizagem podem aumentar o interesse das crianças em aprender o conteúdo e, assim, construir conhecimento. Tendo como objetivo apresentar um tema novo de forma instigante e prazerosa a alunos do ensino fundamental, o evento “Evolução Para Crianças: Alguém viu um dinossauro?” apresentou alguns fundamentos da evolução biológica de maneira lúdica, por meio de diversas estratégias de ensino-aprendizagem, para que os alunos se divirtam aprendendo, estimulando assim, uma experiência de aprendizagem significativa.

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Acesso em: 20 de mar. de 2023. doi:10.1590/1983-2117201517s06

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Publicado

2024-12-28

Edição

Seção

Divulgação Científica e Ensino de Ciências - Fluxo Contínuo