v. 3 n. 4 (2024): Artigos de fluxo contínuo

O presente número reúne textos inéditos que abordam temáticas diversas
no âmbito da divulgação científica e ensino de ciências. Esta nova edição de textos
submetidos em fluxo contínuo marca o encerramento do terceiro volume.
O processo de ensino e aprendizagem das crianças é abordado em um dos
artigos deste número, que também possui uma discussão instigante sobre a percepção
infantil acerca de sujeira e limpeza, na perspectiva antropológica.
A percepção dos professores de matemática sobre a educação financeira
nas escolas é trazida para o debate sobre o endividamento das famílias brasileiras,
contribuindo para a divulgação dessa ciência no cotidiano da população.
O livro “O Gene Egoísta”, que pretende ajudar a compreender como espécies
surgem e se diversificam, e como indivíduos se relacionam e colaboram entre si, é
discutido em um artigo que relata a produção de um curso online a respeito desta
obra clássica.
Dois textos instigantes e desafiadores desenvolvidos a partir de conceitos da
física abordam a mecânica newtoniana aplicada à disseminação de sementes, pólen
e frutos pelo vento e a medida da circunferência terrestre com engajamento virtual.
O Tik Tok também pode ser usado como ferramenta pedagógica. Sabe como?
A questão é abordada em um dos artigos deste número que trata de uma sequência
didática como alternativa para o ensino de artrópodes, filo de animais invertebrados
que possuem exoesqueleto rígido e vários pares de apêndices articulados.
Com essa edição, encerramos 2024 e o volume 3, convidando o leitor a desfrutar
de pesquisas sobre diferentes campos do conhecimento que podem gerar conexões e
exercitar a criatividade.
Boa leitura! Feliz 2025!
Comissão Editorial