Educação Financeira nas escolas: percepções dos professores de Matemática sobre seu impacto no endividamento das famílias
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i4.152Palavras-chave:
Educação Financeira, Ensino nas Escola, Endividamento, InadimplênciaResumo
Pesquisas mostram que o número de inadimplentes no Brasil vem alcançando recordes nos últimos anos. O Governo Federal fez várias iniciativas para conter este avanço, sendo a mais recente a criação do Projeto de Lei 3145 de 2020, que torna obrigatória a inclusão da educação financeira como tema transversal dos currículos dos ensinos fundamental e médio. Este trabalho procurou entender se a educação financeira nas escolas pode ser uma das soluções de longo prazo para reduzir o endividamento das famílias brasileiras. Para tanto, entrevistou professores de Matemática que atuam em escolas públicas e privadas no Estado do Rio de Janeiro. A entrevista apontou que a educação financeira pode ser uma ferramenta eficaz na redução da inadimplência. Entretanto, o ensino da educação financeira tem ficado a cargo e critério dos professores e a aplicação, quando existe, é diferente entre as escolas onde atuam os entrevistados. A pesquisa ressaltou que o ensino de educação financeira depende da importância que o professor de matemática dá a esta matéria, vis-à-vis outros tópicos.
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