Divulgação Científica pela Obra “O Gene Egoísta” de Richard Dawkins
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i4.155Palavras-chave:
Livro, Evolução, Curso online, YouTubeResumo
O progresso da ciência é impulsionado por sua transmissão e potencializada a partir da divulgação científica digital. Aliado a isso, os livros sobre ciência promovem conhecimentos e conceitos científicos. Nessa perspectiva, o presente trabalho buscou contribuir para a divulgação científica por meio da obra O Gene Egoísta, de Richard Dawkins, ao executar um curso online de formação sobre o livro, e produzir uma playlist de vídeos-resumo do livro para o YouTube. O grupo para o curso contou com 12 inscritos, os quais responderam um questionário de informações gerais e de conhecimentos básicos sobre evolução, garantindo-se o anonimato. Foram realizados encontros quinzenais online para a discussão de cada capítulo. Os vídeos-resumo, seguiram um formato de animação narrada, em um processo fixo de produção. No geral, os participantes do curso forneceram respostas diversas ao questionário de conhecimentos básicos, fazendo poucas menções às ideias de Dawkins, aproximando-se mais à abordagem da seleção de grupo. A playlist de vídeos totalizou 2.640 visualizações em 11 vídeos, cuja aprovação média foi de 99,7%. O presente trabalho, proporcionou possibilidades inovadores para a divulgação científica, esperando-se alcançar um público cada vez mais interessado por ciência.
Referências
BECKER, B. YouTube SEO: How to Optimize Videos for YouTube Search. 10 jun. 2022. HubSpot. Disponível em: https://blog.hubspot.com/marketing/youtube-seo. Acesso em: 26 abr. 2023.
BERNARD, R. M.; BRAUER, A.; ABRAMI, P. C.; SURKES, M. The development of a questionnaire for predicting online learning achievement. Distance Education, v. 25, n. 1, p. 31–47, maio 2004. https://doi.org/10.1080/0158791042000212440.
BIGGEST SOCIAL MEDIA PLATFORMS 2023. 2023a. Statista. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/272014/global-social-networks-ranked-by-number-of-users/. Acesso em: 12 abr. 2023.
BORGHOL, Y.; ARDON, S.; CARLSSON, N.; EAGER, D.; MAHANTI, A. The untold story of the clones: content-agnostic factors that impact YouTube video popularity. In: KDD ’12: THE 18TH ACM SIGKDD INTERNATIONAL CONFERENCE ON KNOWLEDGE DISCOVERY AND DATA MINING, 12 ago. 2012. Proceedings of the 18th ACM SIGKDD international conference on Knowledge discovery and data mining [...]. Beijing China: ACM, 12 ago. 2012. p. 1186–1194. DOI 10.1145/2339530.2339717. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/2339530.2339717. Acesso em: 12 abr. 2023.
BUENO, W. C. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituaiss. Informação & Informação, v. 15, n. 1esp, p. 1, 15 dez. 2010. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp1.
DARWIN, C. The Descent of Man and Selection in Relation to Sex. Volume 1. Place of publication not identified, Cambridge: publisher not identified, Cambridge University Press, 1871.
DAVENPORT, T. H.; BECK, J. C. The attention economy: understanding the new currency of business. Boston, Mass: Harvard Business School Press, 2001.
DAWKINS, R. The selfish gene. Oxford: Oxford University Press, 1976.
DAY, D.; KROON, S. “Online Literature Circles Rock!” Organizing Online Literature Circles in a Middle School Classroom. Middle School Journal, v. 42, n. 2, p. 18–28, nov. 2010. https://doi.org/10.1080/00940771.2010.11461753.
DUNK, R. D. P.; PETTO, A. J.; WILES, J. R.; CAMPBELL, B. C. A multifactorial analysis of acceptance of evolution. Evolution: Education and Outreach, v. 10, n. 1, p. 4, dez. 2017. https://doi.org/10.1186/s12052-017-0068-0.
FERRAMENTAS DO YOUTUBE PARA TRADUZIR SEU CONTEÚDO - AJUDA DO YOUTUBE. 2023a. Ajuda do YouTube. Disponível em: https://support.google.com/youtube/answer/4792576?hl=pt-BR. Acesso em: 26 abr. 2023.
FIGUEIREDO, F.; ALMEIDA, J. M.; BENEVENUTO, F.; GUMMADI, K. P. Does content determine information popularity in social media?: a case study of youtube videos’ content and their popularity. In: CHI ’14: CHI CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, 26 abr. 2014. Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems [...]. Toronto Ontario Canada: ACM, 26 abr. 2014. p. 979–982. DOI 10.1145/2556288.2557285. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/2556288.2557285. Acesso em: 12 abr. 2023.
FLICK, U. An introduction to qualitative research. 4th ed. Los Angeles: Sage Publications, 2009.
FOSTER, D. Factors influencing the popularity of YouTube videos and users’ decisions to watch them. 2020. 200 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – University of Wolverhampton, Wolverhampton, 2020. Disponível em: https://wlv.openrepository.com/handle/2436/621052.
GARDNER, A.; WELCH, J. J. A formal theory of the selfish gene: A formal theory of the selfish gene. Journal of Evolutionary Biology, v. 24, n. 8, p. 1801–1813, ago. 2011. https://doi.org/10.1111/j.1420-9101.2011.02310.x.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. [S. l.]: Plageder, 2009(Série Educação a Distância - UFRGS).
GRILLO, S. V. de C. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. 2023. Tese (Doutorado de livre-docência em Filologia e Língua Portuguesa) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/8/tde-04112015-181038/. Acesso em: 13 abr. 2023.
HARVEY, S.; GOUDVIS, A. Comprehension at the Core. The Reading Teacher, v. 66, n. 6, p. 432–439, mar. 2013. https://doi.org/10.1002/TRTR.1145.
HASSONA, Y.; TAIMEH, D.; MARAHLEH, A.; SCULLY, C. YouTube as a source of information on mouth (oral) cancer. Oral Diseases, v. 22, n. 3, p. 202–208, abr. 2016. https://doi.org/10.1111/odi.12434.
JUHASZ, A. Learning the Five Lessons of YouTube: After Trying to Teach There, I Don’t Believe the Hype. Cinema Journal, v. 48, n. 2, p. 145–150, 2009. https://doi.org/10.1353/cj.0.0098.
LLOYD-STROVAS, J. D.; BERNAL, X. E. A Review of Undergraduate Evolution Education in U.S. Universities: Building a Unifying Framework. Evolution: Education and Outreach, v. 5, n. 3, p. 453–465, set. 2012. https://doi.org/10.1007/s12052-012-0435-9.
LUCA, A. G. D.; SANTOS, S. A. D.; DEL PINO, J. C.; PIZZATO, M. C. As marcas de aprendizagem por meio da pesquisa, da escrita e da leitura de livros de divulgação científica: uma possibilidade para a sala de aula. ACTIO: Docência em Ciências, v. 3, n. 2, p. 116, 19 jul. 2018. https://doi.org/10.3895/actio.v3n2.7540.
LUCKMANN, C. B.; SOARES, N. A. A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEEVALE. Revista Prâksis, v. 1, p. 243, 15 fev. 2019. https://doi.org/10.25112/rpr.v1i0.1692.
MARTINEZ, M. High attrition rates in e-learning: Challenges, predictors, and solutions. The eLearning Developers Journal, v. 2, n. 2, p. 1–7, 2003. .
MENDEL, G. Versuche über Pflanzen-Hybriden. Verhandlungen des naturforschenden Vereins. 4. ed. Brünn: Im Verlage des Vereines, 1866. DOI 10.5962/bhl.title.61004. Disponível em: https://www.biodiversitylibrary.org/bibliography/61004. Acesso em: 1 abr. 2023.
MEYER, S. C.; KEAS, M. N. The meanings of evolution. In: CAMPBELL, J. A.; MEYER, S. C. (eds.). Darwinism, design, and public education. Rhetoric and public affairs series. Michigan: Michigan State University Press, 2003. p. 135–156.
NEWPORT, F. On Darwin’s Birthday, Only 4 in 10 Believe in Evolution. 11 fev. 2009. Gallup. Disponível em: https://news.gallup.com/poll/114544/Darwin-Birthday-Believe-Evolution.aspx. Acesso em: 25 abr. 2023.
OLEQUES, L. C. A evolução biológica em diferentes contextos de ensino. 2014. 110 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3540. Acesso em: 13 abr. 2023.
PARK, M.; NAAMAN, M.; BERGER, J. A Data-driven Study of View Duration on YouTube. 2016. DOI 10.48550/ARXIV.1603.08308. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1603.08308. Acesso em: 25 abr. 2023.
PAZ-Y-MIÑO, C. G.; ESPINOSA, A. New England Faculty and College Students Differ in Their Views About Evolution, Creationism, Intelligent Design, and Religiosity. Evolution: Education and Outreach, v. 4, n. 2, p. 323–342, jun. 2011. https://doi.org/10.1007/s12052-010-0298-x.
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE IMPRESSÕES E TAXA DE CLIQUES. 2023b. Ajuda do YouTube. Disponível em: https://support.google.com/youtube/answer/7628154?hl=pt-BR#measure_CTR&zippy=. Acesso em: 12 abr. 2023.
RIDLEY, M. In retrospect: The Selfish Gene. Nature, v. 529, n. 7587, p. 462–463, 28 jan. 2016. https://doi.org/10.1038/529462a.
ROCHA, L. M. G. M. Relação ciência e público: compartilhar sentidos e saberes. In: PINHEIRO, L. V. R.; OLIVEIRA, E. da C. P. de (orgs.). Múltiplas facetas da comunicação e divulgação científicas: transformações em cinco séculos. Brasília: IBICT, 2012. p. 227–250.
THE MOST SPOKEN LANGUAGES WORLDWIDE 2022. 2022. Statista. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/266808/the-most-spoken-languages-worldwide/. Acesso em: 12 abr. 2023.
THE SELFISH GENE BY RICHARD DAWKINS | ANIMATED VIDEOS. 2020. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PL6zIb36yZLuI_lrDoJbE-3wzXskw-H3Yy. Acesso em: 13 abr. 2023.
THE SELFISH GENE TOPS ROYAL SOCIETY POLL TO REVEAL THE NATION’S MOST INSPIRING SCIENCE BOOKS. 2017. The Royal Society. Disponível em: https://royalsociety.org/news/2017/07/science-book-prize-poll-results/. Acesso em: 13 abr. 2023.
THOMSON, K. S. Marginalia: The meanings of evolution. American Scientist, v. 70, n. 5, p. 529–531, 1982. .
WILLIAMS, G. C. Adaptation and Natural Selection: A Critique of Some Current Evolutionary Thought. Princeton: Princeton University Press, 1966. https://doi.org/10.2307/j.ctt7s4g0.
WILSON, D. S.; SOBER, E. Reintroducing group selection to the human behavioral sciences. Behavioral and Brain Sciences, v. 17, n. 4, p. 585–608, dez. 1994. https://doi.org/10.1017/S0140525X00036104.
WRIGHT, S. Evolution in Mendelian Populations. Genetics, v. 16, n. 2, p. 97–159, 1931. https://doi.org/10.1093/genetics/16.2.97.
YANAI, I.; LERCHER, M. J. Forty years of The Selfish Gene are not enough. Genome Biology, v. 17, n. 1, p. 39, dez. 2016. https://doi.org/10.1186/s13059-016-0910-7.
YANG, S.; BROSSARD, D.; SCHEUFELE, D. A.; XENOS, M. A. The science of YouTube: What factors influence user engagement with online science videos? PLOS ONE, v. 17, n. 5, p. e0267697, 25 maio 2022. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0267697.
YANOFSKY, C.; CARLTON, B. C.; GUEST, J. R.; HELINSKI, D. R.; HENNING, U. On the colinearity of gene structure and protein structure. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 51, n. 2, p. 266–272, 1964. https://doi.org/10.1073/pnas.51.2.266.
YOUTUBE USERS BY COUNTRY 2023. 2023b. Statista. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/280685/number-of-monthly-unique-youtube-users/. Acesso em: 12 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação Pública

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.