Medindo a circunferência da Terra: uma experiência de trabalho com engajamento virtual

Autores

  • Alessandro Martins Universidade Federal de Jataí
  • Thiago Oliveira Lima Universidade Federal de Jataí
  • Rivelino Cunha Vilela Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Alexandre Maciel Matos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
  • Rodrigo Felipe Raffa Clube de Astronomia Centauri

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i4.156

Palavras-chave:

Experimento de Eratóstenes, Circunferência da Terra, Educação científica

Resumo

O Brasil é um país de dimensões continentais. A sua superfície é cortada por dois paralelos dos principais círculos de latitude: o Equador e o Trópico de Capricórnio.  Neste ambiente, educadores têm  reproduzido o clássico Experimento de Eratóstenes  que permite estimar o valor da circunferência do planeta Terra. Há alguns anos a ação mundial faz parte do projeto organizado pelo Research and Development Department of Ellinogermaniki Agogi - Grécia, com o apoio da International Astronomical Union (IAU). Nesse sentido, a interação entre educadores de ciências de quatro instituições localizadas  em diferentes regiões do Brasil permitiu reproduzir, simultaneamente, o Experimento de Eratóstenes com toda a atividade experimental transmitida de forma online com o uso da plataforma YouTube, e participação de docentes e estudantes visando contribuir o aprendizado e com o propósito de agregar mais conhecimento junto a comunidade.  Os dados foram coletados nas cidades de Macapá (AP), Imperatriz (MA), Jataí (GO) e Itapetininga (SP) cujas longitudes são muito próximas. O Experimento foi desenvolvido nos anos de 2020 e 2022, durante o solstício de verão e equinócio da primavera no Hemisfério Sul. Os resultados obtidos com este trabalho de engajamento virtual são discutidos em detalhes.

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Publicado

2024-12-28

Edição

Seção

Divulgação Científica e Ensino de Ciências - Fluxo Contínuo