Sequência didática para o ensino de Arthropoda utilizando o aplicativo TikTok como ferramenta pedagógica

Autores

  • Paulo Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Belém
  • Jedna Kato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Belém
  • Pamela Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Belém

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i4.164

Palavras-chave:

Sequência didática, TikTok, Ensino, Arthropoda

Resumo

O presente estudo trata sobre a sequência didática como alternativa no ensino de Arthropoda utilizando o aplicativo TikTok. Para isso, o objetivo deste trabalho foi construir, aplicar e avaliar uma sequência didática no ensino de Arthropoda por meio da produção de vídeos no TikTok por alunos de uma turma de 3° ano do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA Campus Belém. Realizou-se então, uma pesquisa qualitativa com metodologia baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, sendo fragmentada em quatro momentos constituídos por aulas expositivas, aplicações de questionários-testes e uma atividade para produção de vídeos. Diante disso, verificou-se que após a sua aplicação muitos conhecimentos sobre Filo Arthropoda foram compreendidos, além disso, as experiências dos discentes com a ferramenta TikTok foram consideradas lúdicas, criativas e contribuíram para esta aprendizagem, sendo possível concluir que esta sequência didática pode ser aprimorada e utilizada como proposta de ensino em sala de aula por outros educadores.

Palavras-chave: Sequência didática. TikTok. Ensino. Arthropoda.

Biografia do Autor

Jedna Kato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Belém

É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, ministra aulas de Microbiologia, Imunologia, Prática do Ensino de Ciências e Prática de Ensino de Biologia, Instrumentação e Prática do Ensino de Ciências, Instrumentaçãoe e Prática do Ensino de Biologia,e Biolotecnologia da Reprodução para o Curso de Liecneciatura em Ciências Biológicas e Biologia Geral para os Cursos de Licencatura em Química e Física. Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Federal do Pará (1998) e Mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (2002). Já ministrou aulas em cursos técnicos pelo Centro de Ensino Técnico Especializado de Roraima (2002) e na Universidade Federal do Pará (2004) para os cursos de Biologia, Nutrição, Enfermagem, Odontologia e Medicina. Possui experiência na área de Reprodução Animal, com ênfase em Biotecnologia Reprodutiva, e na área de Laboratório Clínico, com ênfase em Microbiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Produção de Embriões in vitro e Microbiologia.

Pamela Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Belém

Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Belém. Possui doutorado em Ciências Sociais, ênfase em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará. Mestre em Ecologia Aquática e Pesca pela mesma universidade. Graduada em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Atua em áreas multidisciplinares com ênfase em extensão rural (pesqueira e aquícola), antropologia social, manejo de pesca (acordos de pesca e manejo comunitário de pesca), etnoecologia e educação ambiental.

Downloads

Publicado

2024-12-28

Edição

Seção

Fluxo Contínuo