Sequência didática para o ensino de Arthropoda utilizando o aplicativo TikTok como ferramenta pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i4.164Palavras-chave:
Sequência didática, TikTok, Ensino, ArthropodaResumo
O presente estudo trata sobre a sequência didática como alternativa no ensino de Arthropoda utilizando o aplicativo TikTok. Para isso, o objetivo deste trabalho foi construir, aplicar e avaliar uma sequência didática no ensino de Arthropoda por meio da produção de vídeos no TikTok por alunos de uma turma de 3° ano do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA Campus Belém. Realizou-se então, uma pesquisa qualitativa com metodologia baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, sendo fragmentada em quatro momentos constituídos por aulas expositivas, aplicações de questionários-testes e uma atividade para produção de vídeos. Diante disso, verificou-se que após a sua aplicação muitos conhecimentos sobre Filo Arthropoda foram compreendidos, além disso, as experiências dos discentes com a ferramenta TikTok foram consideradas lúdicas, criativas e contribuíram para esta aprendizagem, sendo possível concluir que esta sequência didática pode ser aprimorada e utilizada como proposta de ensino em sala de aula por outros educadores.
Palavras-chave: Sequência didática. TikTok. Ensino. Arthropoda.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação Pública

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.