O estágio curricular e o uso do quintal de casa para o ensino de Biologia na pandemia de Covid-19

Autores

  • Wellington Farias Licenciado em Ciências Biológicas, mestrando em Biodiversidade e Evolução - Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i1.172

Palavras-chave:

Insetos, Ensino de Biologia, Espaços não formais, Ensino por investigação, Estágio supervisionado

Resumo

O Estágio Supervisionado lll em Ciências Biológicas tem ênfase nos espaços não formais onde o estudante é preparado para trabalhar sob exigências de alternativas didáticas e metodológicas diferentes. Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso sobre o ensino de Artrópodes-hexapoda onde alunos utilizam o quintal como espaço não formal, e não institucional de ensino-aprendizagem durante a pandemia de Covid-19 para observarem e registrarem em um diário de pesquisa as espécies encontradas em casa. Realizou-se um questionário onde os educandos avaliaram o procedimento de aprendizagem, 96% dos estudantes aprovaram a avaliação, 82% alegaram nunca ter usado o quintal para aprender Biologia ou fazer qualquer tipo de avaliação durante a pandemia, com ampla aceitação do método de ensino pelos estudantes, tornando o ensino durante a pandemia mais dinâmico. Conclui-se que espaços não formais e não institucionais de ensino, são uma alternativa a ser explorada pelos professores e licenciandos na pandemia.

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Publicado

2025-04-30

Edição

Seção

Fluxo Contínuo