Videoanálise e anemocoria: ensinando mecânica Newtoniana com o estudo do movimento de frutos alados
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i4.196Palavras-chave:
Ensino de Física, Ensino interdisciplinar, Videoanálise, Tracker, AnemocoriaResumo
O ensino de física na contemporaneidade apresenta possibilidades para conjugar tecnologias de ensino a metodologias inovadoras, visando abordagens interdisciplinares, não segmentadas e com foco nos fundamentos dessa ciência: observação e seleção de fenômenos, realização de experimentos, modelagem matemática e utilização de recursos computacionais. No presente trabalho, apresentamos uma abordagem experimental associada à modelagem científica para o estudo da anemocoria (disseminação de sementes, pólen e frutos pelo vento) no contexto de aulas de física. As atividades de experimentação foram realizadas utilizando a videoanálise por meio do software Traker. A partir da caracterização do movimento de queda dos frutos da espécie Tipuana tipu (Sâmara), foram feitos estudos de cinemática, dinâmica, conservação da energia e trabalho mecânico para descrever o movimento de queda e caracterizar os processos de conservação e transformação de energia. Essas atividades experimentais, foram desenvolvidas em um curso de licenciatura em biologia, abordando os princípios físicos relacionados com a dispersão de frutos e evidenciando o papel da transferência de energia entre o fruto e o ar, possibilitando um ensino integrado de fundamentos da cinemática, da mecânica e correlações entre física e biologia. A proposta apresenta, portanto, caráter interdisciplinar e tem o condão de ser utilizada nos diversos níveis de ensino.
Referências
Barros, L. G.; Cerqueira Jr, W. & Dutra, G. Física Moderna no Ensino Médio: O que o Projeto Nuffield de Física tem a nos dizer? In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, 2015.
Bordin, G. D.; Peres, M. V.; Florczak, M. A.; Lenz, J. A. & Bezerra Jr, A. G. Uma Revisão Sistemática de Literatura sobre a Utilização do Software de Videoanálise Tracker em Alguns Periódicos Brasileiros. Revista Abakós, v. 10, n. 1, p. 89-116, 2022.
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Hiaverina, C. Teaching PSSC Physics: a remembrance of things past. (American Association Physics Teachers, 2006).
Cupani, A. Filosofia da tecnologia: um convite (Editora da UFSC, Florianópolis, 2011).
De Luca, G.; Dos Santos, S. A.; Del Pino, J. C. & Pizatto, M. C. Experimentação contextualizada e interdisciplinar: uma proposta para o ensino de ciências. Revista Insignare Scientia, v. 1, n. 2, 2018.
Garcia, V. G. A videoanálise como mediadora da modelagem científica no Ensino de Mecânica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia v. 10 (3) (2017).
Goldwasse, E. Reminiscences: PSSC Experiences Revisited (American Association of Physics Teachers, 2006).
Halliday, D.; Resnick, R. & Walker, J. Fundamentos de Física (LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., Rio de Janeiro, 1996), 4a ed., v. 1.
Lenz, J. A.; Saavedra filho, N. C. & Bezerra Jr, A. G. Utilização de TIC para o estudo do movimento: alguns experimentos didáticos com o software Tracker. Revista Abakós, v. 2, n. 2, Belo Horizonte, 2014.
Martins, M. A. G. & Oliveira, D. M. T. Morfo-anatomia e ontogênese do fruto e da semente de Tipuana tipu (Benth.) O. Kuntze (Fabaceae: Faboideae), Revista Brasileira de Botânica, v. 24(1), 109-121, 2001.
Moreira, M. A. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20200451, 2021.
Pacca, J. Análise do Desempenho de Alunos Frente a Objetivos do Projeto de Ensino de Física. In: Pesquisas sobre o Ensino de Física – Resumo das Dissertações de Mestrado em Ensino de Ciências, modalidade Física, apresentadas nos anos de 1976 a 1982, org. Hamburger, Ernst. 1990.
Peres, M. V.; Lenz, J. A.; Bezerra Jr, A. G. & Bordin, G. D. A produção de um material utilizando o software Tracker para abordagem do experimento da difração de elétrons. Revista Comunicações, v. 28, p. 71-93, 2021.
Persson, J. R. & Hagen, J. E. Videos Determine the Moon's" g". Physics Education, v. 46, n. 1, p. 12-13, 2011.
Rangel, F. O.; Dos Santos, L. S. F. & Ribeiro, C. E. Ensino de Física mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação e a literacia científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29 (ed. Especial 1), 2012.
Saavedra Filho, N. C.; Lenz, J. A.; Bezerra Jr A. G.; Florczak, M. A. & Garcia, V. G. A videoanálise como mediadora da modelagem científica no Ensino de Mecânica. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, v. 10, n. 3, Ponta Grossa, 2017.
Silva, J. B.; Sales, G. L. E. & Castro J. B. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41(4), 2019.
Studart, N. Complexidade na Física e seu Ensino: Apresentação da Edição Especial. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20210031, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação Pública

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.