Videoanálise e anemocoria: ensinando mecânica Newtoniana com o estudo do movimento de frutos alados

Autores

  • Rafael Henriques Longaresi Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba
  • Giovani Gozzi Univesidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Rio Claro - SP
  • Marcus V Peres Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba
  • Jorge A Lenz Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba
  • Arandi M. Bezerra-Jr

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i4.196

Palavras-chave:

Ensino de Física, Ensino interdisciplinar, Videoanálise, Tracker, Anemocoria

Resumo

O ensino de física na contemporaneidade apresenta possibilidades para conjugar tecnologias de ensino a metodologias inovadoras, visando abordagens interdisciplinares, não segmentadas e com foco nos fundamentos dessa ciência: observação e seleção de fenômenos, realização de experimentos, modelagem matemática e utilização de recursos computacionais. No presente trabalho, apresentamos uma abordagem experimental associada à modelagem científica para o estudo da anemocoria (disseminação de sementes, pólen e frutos pelo vento) no contexto de aulas de física. As atividades de experimentação foram realizadas utilizando a videoanálise por meio do software Traker. A partir da caracterização do movimento de queda dos frutos da espécie Tipuana tipu (Sâmara), foram feitos estudos de cinemática, dinâmica, conservação da energia e trabalho mecânico para descrever o movimento de queda e caracterizar os processos de conservação e transformação de energia. Essas atividades experimentais, foram desenvolvidas em um curso de licenciatura em biologia, abordando os princípios físicos relacionados com a dispersão de frutos e evidenciando o papel da transferência de energia entre o fruto e o ar, possibilitando um ensino integrado de fundamentos da cinemática, da mecânica e correlações entre física e biologia. A proposta apresenta, portanto, caráter interdisciplinar e tem o condão de ser utilizada nos diversos níveis de ensino.

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Publicado

2024-12-28

Edição

Seção

Divulgação Científica e Ensino de Ciências - Fluxo Contínuo