O Uso do Instagram na Divulgação Científica para Botânica

Autores

  • Carolina Urman Vieira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carla Y Gubáu Manão Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Diego Edon Alurintino dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i1.197

Palavras-chave:

Instagram, Projeto de extensão, Impercepção botânica., Herbário RFA.

Resumo

A divulgação científica, atualmente, tem como principal ferramenta as redes sociais, especialmente após o período pandêmico do Sars-Cov-2. Com isso, aliado ao fato que a divulgação científica voltada à área da botânica apresenta um maior desafio por ser negligenciada, o Instagram se torna um veículo de informações contra a invisibilidade botânica. Neste sentido, além das redes sociais, o Herbário RFA também publica revistinhas informativas sobre botânica com o objetivo de reduzir a impercepção botânica. Portanto, o objetivo deste estudo é avaliar a eficiência do uso de mídias sociais na divulgação científica voltada à área da Botânica. A eficiência foi medida a partir da verificação do engajamento, ou seja, impressão, alcance, curtidas, comentários e posts salvos feitos pelo público, além da soma de todos esses atributos para chegar na “interação total”. Foi encontrado que o engajamento varia de acordo com o tipo de postagem, sendo eventual ou recorrente, devido às necessidades do uso de comentários e compartilhamento das postagens eventuais. Além disso, há uma preferência por postagens, informativas ou de atividades, que abordam plantas do cotidiano. Com isso, o uso de mídias sociais torna possível atrair a atenção do público geral através de postagens que abordam a botânica de forma efetiva.

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Publicado

2025-04-30

Edição

Seção

Fluxo Contínuo