Teoria de registros e representações semiótica na transposição didática como estratégia de ensino - Jogo Finantrilha
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i1.199Palavras-chave:
Matemática Financeira. Educação Financeira. Finatrilha. Ensino Médio.Resumo
O artigo analisa as contribuições da Teoria de Registros de Representações Semióticas (TRRS) de Duval na organização do ensino e aprendizagem de Matemática Financeira no Ensino Médio. Ele destaca a importância desse conteúdo na educação secundária, como é abordado nos livros didáticos, sua eficácia na cobertura de conteúdos e sua contribuição para o aprendizado dos alunos, alinhando-se com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A TRRS é vista como uma estratégia para melhorar a qualidade do ensino de Matemática, utilizando diferentes formas de representação semiótica. O estudo propõe o uso do Jogo Finantrilha como uma transposição didática para facilitar a compreensão de conceitos e resolver problemas de maneira lúdica. Este jogo de tabuleiro envolve situações de Matemática e Educação Financeira, adaptável tanto para o Ensino Médio quanto para o Fundamental. Além disso, visa promover práticas pedagógicas que incentivem a autonomia dos alunos, investigação e reflexão sobre o gerenciamento de finanças pessoais. O artigo adota uma abordagem metodológica qualitativa, com base na TRRS, para organizar o ensino de Educação Financeira no Ensino Médio.
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