Teoria de registros e representações semiótica na transposição didática como estratégia de ensino - Jogo Finantrilha

Autores

  • MAGDA SIMAS UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
  • Marcos Rodrigues UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA - UERR

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i1.199

Palavras-chave:

Matemática Financeira. Educação Financeira. Finatrilha. Ensino Médio.

Resumo

O artigo analisa as contribuições da Teoria de Registros de Representações Semióticas (TRRS) de Duval na organização do ensino e aprendizagem de Matemática Financeira no Ensino Médio. Ele destaca a importância desse conteúdo na educação secundária, como é abordado nos livros didáticos, sua eficácia na cobertura de conteúdos e sua contribuição para o aprendizado dos alunos, alinhando-se com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A TRRS é vista como uma estratégia para melhorar a qualidade do ensino de Matemática, utilizando diferentes formas de representação semiótica. O estudo propõe o uso do Jogo Finantrilha como uma transposição didática para facilitar a compreensão de conceitos e resolver problemas de maneira lúdica. Este jogo de tabuleiro envolve situações de Matemática e Educação Financeira, adaptável tanto para o Ensino Médio quanto para o Fundamental. Além disso, visa promover práticas pedagógicas que incentivem a autonomia dos alunos, investigação e reflexão sobre o gerenciamento de finanças pessoais. O artigo adota uma abordagem metodológica qualitativa, com base na TRRS, para organizar o ensino de Educação Financeira no Ensino Médio.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. PCN, Parâmetros curriculares nacionais: matemática/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. -3. ed.- Brasília: A Secretaria,2001.

MUNIZ, Carlos Magno Oliveira Rodrigues. CHANGKUO, Victor Elvis das Flores. Sugestão de atividades de Educação Financeira para o Ensino Médio. Duque de Caxias. R. J. 2018

SANTOS. Rossiter Ambrosio dos. A implementação do processo de ensino de matemática através de problemas, na base da aprendizagem significativa. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Mato Grosso. REAMEC. Cuiabá – MT, 2016.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da Rosa –Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

2025-04-30

Edição

Seção

Fluxo Contínuo