BALBÚRDIA de quem?
Um estudo sobre gênero e raça em uma revista de divulgação de pesquisas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i3.228Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Divulgação Científica, Diversidade, RepresentatividadeResumo
Pode-se considerar a divulgação científica como um instrumento para construção democrática, uma vez que uma de suas atribuições é popularizar os saberes e valores de ciência e democracia. Contudo, a ciência moderna é forjada na noção de poder europeu sobre o mundo na forma de homens cisgêneros, heterossexuais e brancos. Portanto, devemos nos perguntar se há democracia na divulgação científica quando dissemina essa disputa de poder, cuja marca é o apagamento de grupos e sujeitos marginalizados (negras(os), mulheres, povos indígenas). Criada pelos discentes do PIEC-USP em um contexto de enfrentamento às pautas reacionárias no Ministério da Educação do governo Bolsonaro, a Revista BALBÚRDIA se preocupa com a divulgação da cultura científica, mais especificamente, relacionada à Educação e ao Ensino de Ciências, realizada de forma intrínseca a pautas políticas progressistas. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é lançar um olhar autoavaliativo para desvelar a representatividade de raça e gênero na BALBÚRDIA - Revista de Divulgação Científica dos Discentes do PIEC-USP. Como conclusão do trabalho, temos que o universo do PIEC-USP ecoa na BALBÚRDIA e explica o sucesso na representatividade de gênero e a limitação na representatividade racial de negros(as).
Referências
AGOSTINI, Renata. MEC cortará verba de universidade por 'balbúrdia' e já enquadra UnB, UFF e UFBA. Estadão, Brasília, 30 mai. 2019. Educação. Disponível em: https://www.estadao.com.br/educacao/mec-cortara-verba-de-universidade-por-balburdia-e-ja-mira-unb-uff-e-ufba/. Acesso em: 4 jun. 2023.
ALBAGLI, Sarita. Divulgação científica: Informação científica para cidadania. Ciência da Informação, v. 25, n. 3, 1996. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/639. Acesso em: 27 jul. 23.
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Polén, 2019.
BARROS, Henrique Gomes de Paiva Lins. de. Quatro cantos de origem. Perspicillum, v. 6, n. 1, p. 57-74, 1992.
CALDAS, Graça. Divulgação científica e relações de poder. Informação & Informação, v. 15, n. 1esp, p. 31–42, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp31 Acesso em: 4 jun. 2023.
CUNHA, Ulisses Franklin Carvalho da; MIRANDA, Cynthia Mara; RAMBO, Magale Karine Diel. Mulheres nas ciências exatas e tecnologias: um olhar para a Universidade Federal do Tocantins - UFT na perspectiva de gênero. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 2, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1754 Acesso em: 03 jun. 23.
FAIAD, Caio Ricardo; LIMA, Gabriela Aparecida de; REZENDE, Daisy de Brito. A representação étnico-racial nos cadernos de ciências da natureza das redes municipal e estadual de São Paulo. Revista da ABPN, v. 11, Ed. Especial, p. 90-108, dez. 2019. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/775 Acesso em: 03 jun. 23.
FAIAD, Caio Ricardo; REZENDE, Daisy de Brito. Análise descritiva dos autores de obras literárias das pesquisa em ensino do enpec (2003-2019). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 13, 2021. [evento virtual]. Anais… Campina Grande: Realize Editora, 2021, p. 1-9. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/76104. Acesso em: 27 jul. 23.
FARIA, Carlos Aurelio Pimenta de. o Movimento das Políticas Públicas Baseadas em Evidências: uma radiografia crítica. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, n. 97, p. 1-14, 2022. Disponível em: https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/577. Acesso em: 27 jul. 23.
FERREIRA, Edimara Maria; TEIXEIRA, Karla Maria Damiano; FERREIRA, Marco Aurelio Marques. Prevalência racial e de gênero no perfil de docentes do ensino superior. Revista Katálysis, v. 25, n. 2, p. 303-315, maio-ago. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0259.2022.e84603 Acesso em: 03 jun. 23.
FONTANETTO, Renata Maria Borges. Divulgação científica e gênero: o olhar de jovens mulheres para a temática mulheres nas ciências em vlogs. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica, Tecnologia e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Caca de Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, p. 238, 2021. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50592 Acesso em: 03 jun. 2023.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Características gerais dos domicílios e dos moradores 2019. PNAD Contínua. 26 mai. 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101707_informativo.pdf
LEHER, Roberto. Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da Educação pública. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, Expressão Popular, 2019.
PINHEIRO, Bárbara Carine Soares; OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de. Divulgação... De qual ciência? Diálogos com epistemologias emergentes. In: ROCHA, Marcelo Borges; OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de (orgs). Divulgação científica: textos e contextos. São Paulo: Editora Livraria da Física, p. 1-11, 2019.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina,CES, 2010, p. 84-130.
RAMALHO, Teodorico de Castro. A importância da comunicação e divulgação científica. Ciência em Prosa, p. 8-9, 2018. Disponível em: https://ciencia.ufla.br/todos-livros/566-a-importancia-da-comunicacao-e-divulgacao-da-ciencia. Acesso em: 27 jul. 23.
VALÉRIO, Marcelo; BAZZO, Walter Antonio. O papel da divulgação científica em nossa sociedade de risco: em prol de uma nova ordem de relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Revista de Ensino de Engenharia, v. 25, n. 1, p. 31-39, 2006. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/legado/arquivos/14/artigos/SC-10-29987920900-1117474585219.pdf Acesso em: 4 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.