Educação do Campo e Pedagogia da Alternância – resistência camponesa no campo no amapaense

Autores

  • Iris Costa da Silva UNIVERSIDADE DO FEDERAL DO AMAPÁ
  • Raimunda Kelly Silva Gomes UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i1.265

Palavras-chave:

Educação do Campo; Escola Família; Pedagogia da Alternância.

Resumo

Este artigo apresenta uma interlocução entre a Educação do Campo e Pedagogia da Alternância, assim tem como objetivo central trazer reflexões sobre as contribuições da pedagogia da alternância para o desenvolvimento e construção da educação do campo na Escola Família Agroextrativista do Carvão (EFAC), situada no Distrito do Carvão no município de Mazagão, estado do Amapá.  A escola, implementada no ano de 1997, tem desde sua fundação a pedagogia da alternância como pilar de atuação, construção e manutenção da educação camponesa na região. No que concerne aos aspectos metodológicos ressalta-se que é um estudo de abordagem qualitativa, cuja coleta de dados se fez por meio de pesquisa bibliográfica para ancorar o conceito de território, pedagogia da alternância e educação do campo. Vale destacar que a pesquisa se valeu de análise documental dada a necessidade de analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) da referida EFAC. Como conclusão deste estudo, se pode dizer que a pedagogia da alternância é uma modalidade de ensino que ancora seu tripé de sustentação: na família, na comunidade e nos movimentos sociais.

Biografia do Autor

Raimunda Kelly Silva Gomes, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Colegiado de Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É coordenadora do NUTEX e possui experiência em pesquisas voltadas às questões socioambientais e educação do campo no estado do Amapá.

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Publicado

2025-04-30

Edição

Seção

Fluxo Contínuo