O processo criativo de ilustrações digitais para um livro de imagens impresso

Autores

  • Salmo Dansa Escola de Belas Artes EBA-UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i1.270

Palavras-chave:

tecnologia, desenho, Ilustração digital, livro de imagem.

Resumo

Este artigo apresenta o processo de criação de um livro de imagens, abordando especialmente a configuração das ilustrações por meio de ferramentas digitais, tendo em conta o contexto, o projeto, a análise das imagens e da narrativa visual resultante. A partir da compreensão dos sentidos da tecnologia voltada para a produção de imagens, no primeiro bloco apresentamos uma contextualização do tema no início da democratização das tecnologias de produção da imagem digital, nos anos 1990 e, em seguida, algumas distinções entre o projeto e o processo na definição da forma do trabalho apresentado. No último bloco, analisamos o tipo de imagem, sua adequação às ideias iniciais e os fundamentos para organizar a narrativa por imagens para, por fim, identificamos os aspectos éticos relacionados aos métodos do trabalho de ilustração tomando, como referência, as reflexões de Alain Findelli.

Referências

ALENCAR, J. S. D. de. Estudo das dimensões do livro ágrafo. 2018. 200 f. Tese (doutorado em Design) Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro - PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2018.

________. Criação e leitura da imagem linear: Uma análise estética do desenho em livros ágrafos. Revista Brasileira de Expressão Gráfica, [S. l.], v. 7, n. 2, 2019. Disponível em: https://www.rbeg.net/index.php/rbeg/article/view/80. Acesso em: 28 out. 2024.

CULOTTA, Alexis. Preparatory drawing during the Italian renaissance, an introduction. In: Khan Academy. Junho, 2021. Disponível em: https://www.khanacademy.org/humanities/renaissance-reformation/high-ren-florence-rome/beginners-guide-high-ren/a/preparatory-drawing-during-the-italian-renaissance-an-introduction. Acesso em: 03, Out. 2024.

FERREIRA, Adriana. Dados do Livro: Um breve panorama sobre o acesso ao livro infantil e juvenil no Brasil. In Raízes. 31 de out. de 2022. Disponível em: https://www.conteudoraizes.com/post/dados-do-livro-um-breve-panorama-sobre-o-acesso-ao-livro-infantil-e-juvenil-no-brasil#:~:text=Cen%C3%A1rio%20de%20vendas%20do%20livro%20infantil&text=Chegando%20a%20representar%2024%2C8,ao%20livro%20atrav%C3%A9s%20da%20compra. Acesso em: 28 out. 2024.

FINDELI, Alain. Rethinking Design Education for the 21st Century: Theoretical, Methodological, and Ethical Discussion. Massachusetts: Design Issues, 2001 v.17, n.1. p. 5-17.

FLUSSER, Vilém. Mundo codificado - por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify. 2007.

_______. Filosofia da caixa preta. Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec. 1985.

Gomes, Paulo. (não datado) Glossário de técnicas artísticas. Porto Alegre: NAPEAD UFRGS. Disponível em: https://www.ufrgs.br/napead/projetos/glossario-tecnicas-artisticas/metal.php Acesso em: 28 out. 2024.

Hartan, John. The history of the illustrated book – the Western Tradition. London: Thames & Hudson, 1981.

LARIVAILLE, Paul. L’analyse morpho (logique) du récit. Poétique. 1974 n° 19, p. 368-388.

MIRABEAU, A.; LIMA, G. S. C.; LIMA, E. C. Ferramentas, máquinas e aparelhos. Designer gráfico & industria gráfica. In: IX Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010, São Paulo. Anais P&D Design 2010. São Paulo: AEND-Brasil, 2010 v. 1. p. 1-8.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 1991.

WATSON, Charles. Notas sobre o processo criativo. Rio de Janeiro, 2018-2019. Facebook: Charles Watson. Disponível em: https://www.facebook.com/ProcessoCriativoBrasilia. Acesso em 24 mai. 2024.

Downloads

Publicado

2025-04-30

Edição

Seção

Fluxo Contínuo