O PAPEL DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Francisco Souto de Sousa Júnior Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i1.273

Palavras-chave:

Divulgação científica; Literacia científica; Educação científica

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o papel da divulgação científica no ensino de ciências, investigando sua aplicação como recurso pedagógico para promover uma aprendizagem significativa e contextualizada. Por meio de uma revisão bibliográfica narrativa qualitativa, foram selecionados estudos que discutem as estratégias pedagógicas relacionadas à divulgação científica e seus impactos no desenvolvimento da literacia científica dos alunos. A pesquisa destaca a importância de integrar conteúdos de divulgação científica no ambiente escolar, aproximando os estudantes de debates científicos atuais e contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico e do interesse pela ciência. Os resultados sugerem que a divulgação científica pode tornar o ensino de ciências mais dinâmico e relevante, incentivando uma maior participação dos alunos nas discussões sobre ciência e sociedade, além de preparar cidadãos mais informados e engajados. A divulgação científica, quando bem integrada ao ensino de ciências, pode não apenas tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e contextualizado, mas também estimular o interesse dos alunos por carreiras científicas e pela participação em discussões públicas sobre ciência e tecnologia.

Referências

ALMEIDA, M. C.; SOUSA, L. A. Formação docente e os desafios do uso da divulgação científica no ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 97-111, 2020.

ALMEIDA, T. S.; NASCIMENTO, P. A. Clubes de ciências: espaços extracurriculares de aprendizagem científica. Revista Brasileira de Educação Científica, v. 9, n. 2, p. 45-58, 2021.

COSTA, F. J.; FERREIRA, M. A. Feiras de ciências como incentivo ao ensino de divulgação científica. Educação em Ciências, v. 14, n. 4, p. 189-203, 2022.

COSTA, P. J.; SILVA, R. B. Alfabetização científica e o uso de materiais de divulgação no ensino médio. Ensino de Ciências, v. 12, n. 3, p. 87-101, 2021.

FERREIRA, L. M.; SANTOS, J. A. Tecnologias digitais no ensino de ciências: desafios e oportunidades. Revista de Educação e Tecnologia, v. 11, n. 2, p. 221-236, 2021.

GONÇALVES, C. S.; MORAIS, L. A. Desinformação e ensino de ciências: a divulgação científica no combate às fake news. Revista Brasileira de Ensino de Ciências, v. 12, n. 1, p. 101-122, 2020.

GONÇALVES, L. F.; OLIVEIRA, T. A. Divulgação científica e educação: desafios e possibilidades no ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Ciências, v. 13, n. 1, p. 110-127, 2022.

LIMA, C. R.; SOUZA, E. F. Divulgação científica em redes sociais: um estudo sobre a participação de jovens no ensino médio. Educação em Debate, v. 19, n. 2, p. 58-73, 2023.

LOPES, A. B.; ROCHA, M. D. Debates científicos no ensino médio: promovendo o pensamento crítico por meio da divulgação científica. Educação & Reflexão, v. 7, n. 1, p. 44-62, 2022.

LOPES, J. G.; SOUZA, A. D. Estudos de caso no ensino de ciências: uma estratégia de divulgação científica. Ensino em Foco, v. 18, n. 3, p. 67-83, 2021.

LUZ, M. A.; GUIMARÃES, F. Divulgação científica e educação: desafios e possibilidades. Ciência e Educação, v. 21, n. 2, p. 345-362, 2015.

MARTINS, F. J.; OLIVEIRA, R. M. Projetos de pesquisa e divulgação científica no ensino de ciências. Revista Ensino e Pesquisa, v. 8, n. 1, p. 121-138, 2020.

MARTINS, G. T.; SILVA, P. R. Ferramentas digitais e o ensino de ciências: inovação e divulgação científica. Revista de Ensino e Tecnologia, v. 15, n. 2, p. 45-59, 2023.

PEREIRA, M. G.; COSTA, J. S. O currículo de ciências no ensino médio: desafios e a inclusão de novas práticas pedagógicas. Revista Educação e Sociedade, v. 10, n. 4, p. 89-102, 2019.

PEREIRA, S. L.; ALMEIDA, C. F. A divulgação científica no ensino de ciências: estratégias para o engajamento dos alunos. Revista Brasileira de Ensino de Ciências, v. 11, n. 1, p. 91-106, 2020.

RIBEIRO, P. M. A importância da divulgação científica para o ensino de ciências. Revista Educação em Foco, v. 9, n. 2, p. 99-115, 2019.

ROCHA, F. A.; CARVALHO, L. H. Divulgação científica no ensino médio: uma abordagem interdisciplinar. Educação em Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 2, p. 77-93, 2021.

SANTOS, D. A.; BARROS, V. F. Debates temáticos em ciências: uma ferramenta para desenvolver o pensamento crítico. Revista Ensino em Debate, v. 9, n. 1, p. 29-43, 2023.

SANTOS, R. P.; SILVA, A. C. Divulgação científica e ensino: um diálogo necessário. Educação em Perspectiva, v. 8, n. 3, p. 45-67, 2018.

SILVA, A. C.; ROCHA, J. P.; COSTA, D. M. Divulgação científica digital: democratização do acesso ao conhecimento científico em escolas públicas. Educação e Tecnologia, v. 20, n. 1, p. 211-227, 2022.

SILVA, M. E.; BARROS, T. S. Projetos interdisciplinares e o uso de divulgação científica no ensino de ciências. Educação e Ciência em Foco, v. 14, n. 3, p. 99-114, 2022.

SOUZA, M. J.; LIMA, R. P. A influência da divulgação científica no interesse por carreiras científicas no ensino médio. Revista de Educação Científica e Tecnológica, v. 17, n. 1, p. 37-52, 2023.

SOUZA, M. J.; MORAES, R. S. A ciência na escola: contribuições da divulgação científica para o ensino de ciências. Revista de Educação e Pesquisa, v. 15, n. 4, p. 75-93, 2021.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Edição

Seção

Fluxo Contínuo