O PAPEL DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i1.273Palavras-chave:
Divulgação científica; Literacia científica; Educação científicaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar o papel da divulgação científica no ensino de ciências, investigando sua aplicação como recurso pedagógico para promover uma aprendizagem significativa e contextualizada. Por meio de uma revisão bibliográfica narrativa qualitativa, foram selecionados estudos que discutem as estratégias pedagógicas relacionadas à divulgação científica e seus impactos no desenvolvimento da literacia científica dos alunos. A pesquisa destaca a importância de integrar conteúdos de divulgação científica no ambiente escolar, aproximando os estudantes de debates científicos atuais e contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico e do interesse pela ciência. Os resultados sugerem que a divulgação científica pode tornar o ensino de ciências mais dinâmico e relevante, incentivando uma maior participação dos alunos nas discussões sobre ciência e sociedade, além de preparar cidadãos mais informados e engajados. A divulgação científica, quando bem integrada ao ensino de ciências, pode não apenas tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo e contextualizado, mas também estimular o interesse dos alunos por carreiras científicas e pela participação em discussões públicas sobre ciência e tecnologia.
Referências
ALMEIDA, M. C.; SOUSA, L. A. Formação docente e os desafios do uso da divulgação científica no ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 97-111, 2020.
ALMEIDA, T. S.; NASCIMENTO, P. A. Clubes de ciências: espaços extracurriculares de aprendizagem científica. Revista Brasileira de Educação Científica, v. 9, n. 2, p. 45-58, 2021.
COSTA, F. J.; FERREIRA, M. A. Feiras de ciências como incentivo ao ensino de divulgação científica. Educação em Ciências, v. 14, n. 4, p. 189-203, 2022.
COSTA, P. J.; SILVA, R. B. Alfabetização científica e o uso de materiais de divulgação no ensino médio. Ensino de Ciências, v. 12, n. 3, p. 87-101, 2021.
FERREIRA, L. M.; SANTOS, J. A. Tecnologias digitais no ensino de ciências: desafios e oportunidades. Revista de Educação e Tecnologia, v. 11, n. 2, p. 221-236, 2021.
GONÇALVES, C. S.; MORAIS, L. A. Desinformação e ensino de ciências: a divulgação científica no combate às fake news. Revista Brasileira de Ensino de Ciências, v. 12, n. 1, p. 101-122, 2020.
GONÇALVES, L. F.; OLIVEIRA, T. A. Divulgação científica e educação: desafios e possibilidades no ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Ciências, v. 13, n. 1, p. 110-127, 2022.
LIMA, C. R.; SOUZA, E. F. Divulgação científica em redes sociais: um estudo sobre a participação de jovens no ensino médio. Educação em Debate, v. 19, n. 2, p. 58-73, 2023.
LOPES, A. B.; ROCHA, M. D. Debates científicos no ensino médio: promovendo o pensamento crítico por meio da divulgação científica. Educação & Reflexão, v. 7, n. 1, p. 44-62, 2022.
LOPES, J. G.; SOUZA, A. D. Estudos de caso no ensino de ciências: uma estratégia de divulgação científica. Ensino em Foco, v. 18, n. 3, p. 67-83, 2021.
LUZ, M. A.; GUIMARÃES, F. Divulgação científica e educação: desafios e possibilidades. Ciência e Educação, v. 21, n. 2, p. 345-362, 2015.
MARTINS, F. J.; OLIVEIRA, R. M. Projetos de pesquisa e divulgação científica no ensino de ciências. Revista Ensino e Pesquisa, v. 8, n. 1, p. 121-138, 2020.
MARTINS, G. T.; SILVA, P. R. Ferramentas digitais e o ensino de ciências: inovação e divulgação científica. Revista de Ensino e Tecnologia, v. 15, n. 2, p. 45-59, 2023.
PEREIRA, M. G.; COSTA, J. S. O currículo de ciências no ensino médio: desafios e a inclusão de novas práticas pedagógicas. Revista Educação e Sociedade, v. 10, n. 4, p. 89-102, 2019.
PEREIRA, S. L.; ALMEIDA, C. F. A divulgação científica no ensino de ciências: estratégias para o engajamento dos alunos. Revista Brasileira de Ensino de Ciências, v. 11, n. 1, p. 91-106, 2020.
RIBEIRO, P. M. A importância da divulgação científica para o ensino de ciências. Revista Educação em Foco, v. 9, n. 2, p. 99-115, 2019.
ROCHA, F. A.; CARVALHO, L. H. Divulgação científica no ensino médio: uma abordagem interdisciplinar. Educação em Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 2, p. 77-93, 2021.
SANTOS, D. A.; BARROS, V. F. Debates temáticos em ciências: uma ferramenta para desenvolver o pensamento crítico. Revista Ensino em Debate, v. 9, n. 1, p. 29-43, 2023.
SANTOS, R. P.; SILVA, A. C. Divulgação científica e ensino: um diálogo necessário. Educação em Perspectiva, v. 8, n. 3, p. 45-67, 2018.
SILVA, A. C.; ROCHA, J. P.; COSTA, D. M. Divulgação científica digital: democratização do acesso ao conhecimento científico em escolas públicas. Educação e Tecnologia, v. 20, n. 1, p. 211-227, 2022.
SILVA, M. E.; BARROS, T. S. Projetos interdisciplinares e o uso de divulgação científica no ensino de ciências. Educação e Ciência em Foco, v. 14, n. 3, p. 99-114, 2022.
SOUZA, M. J.; LIMA, R. P. A influência da divulgação científica no interesse por carreiras científicas no ensino médio. Revista de Educação Científica e Tecnológica, v. 17, n. 1, p. 37-52, 2023.
SOUZA, M. J.; MORAES, R. S. A ciência na escola: contribuições da divulgação científica para o ensino de ciências. Revista de Educação e Pesquisa, v. 15, n. 4, p. 75-93, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação Pública

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.