Uma Didática Sensível para Despertar a Responsabilidade e Respeito Pelos Animais em Crianças: um Relato de Experiência

Autores

  • Danielle Ribeiro Rocha Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Gabriele Marisco Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v1i3.28

Palavras-chave:

Didática Sensível, Arte e Ciência, Educação Ambiental, Saúde Única, Educação não formal

Resumo

O presente relato de experiência descreve a realização de oficinas didáticas que foram realizadas com crianças em um ambiente não formal de ensino, visando o respeito pelos animais. As oficinas foram baseadas na didática sensível, onde foram pontuadas quatro fases relevantes para as práticas educativas no contexto em questão: sentir, contemplar, imaginar e, por último, criar. Sendo assim, foram desenvolvidas atividades lúdicas e artísticas com potencial para despertar a criatividade e o interesse das crianças. Ao final das oficinas, evidenciou-se que abordar temas voltados para os animais não-humanos dentro da proposta da Educação ambiental visando a Saúde Única, englobando Ciência e Arte, traz elementos que são contribuintes para estabelecer boas relações das crianças com os animais, sendo possível reforçar o pertencimento do coletivo, o cuidado e o respeito.

Downloads

Publicado

2022-11-01

Edição

Seção

Divulgação Científica e Ensino de Ciências - Fluxo Contínuo