Aproximando Meninas da Área de STEM:

Um Relato de Experiência

Autores

  • Vanessa Petró Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Isabela Hadres Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sabrina Hahn Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.304

Palavras-chave:

Educação, Computação, Mulheres

Resumo

Este artigo descreve uma ação de extensão proposta para meninas entre o 6º e o 8º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais do município de [omitido para revisão]. O objetivo da ação é contribuir para incentivar o interesse de meninas na área de Computação, por meio da divulgação das contribuições de mulheres para a ciência e para a tecnologia, bem como o desenvolvimento de habilidades na área. O artigo analisa uma das ações promovidas pelo projeto de extensão [omitido para revisão],  que foi um conjunto de quatro encontros com meninas, que focaram no desenvolvimento de habilidades na área de computação e no reconhecimento da contribuição de mulheres para a área de tecnologia. Ao longo dos encontros foram apresentadas as principais contribuições de Ada Lovelace, foram discutidos estereótipos de gênero, e o Scratch foi apresentado para o desenvolvimento de jogos online. As participantes demonstraram interesse pela proposta, pois conheceram uma área do conhecimento a qual não estavam familiarizadas.

Biografia do Autor

Vanessa Petró, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Professora de Sociologia

Isabela Hadres Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda em Psicologia

Sabrina Hahn Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Estudante do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio 

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Publicado

2025-11-28

Edição

Seção

Dossiê Temático Meninas e Mulheres na Ciência

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