Meninas nas Ciências

Temáticas Emergentes em Projetos de Feiras Científicas

Autores

  • Rafaele Rodrigues de Araujo Universidade Federal do Rio Grande
  • Tauana Pacheco Mesquita Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.379

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Gênero, Feira de Ciências

Resumo

Esta investigação buscou problematizar o que emerge dos trabalhos destaques do prêmio "Meninas nas Ciências” no projeto de extensão "Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo". O projeto tem como objetivo a promoção e incentivo à produção de Feiras das Ciências nas escolas de Educação Básica do município do Rio Grande/RS por meio da experimentação e de práticas investigativas, inclusivas e interdisciplinares. O prêmio “Meninas nas Ciências” ocorre desde o ano de 2019, com a finalidade de incentivar o público feminino a participar de ações nas suas escolas voltadas à disseminação do conhecimento científico. Para análise dos trabalhos apresentados nesse destaque, utilizamos como metodologia a Análise de Conteúdo encontrando duas categorias: “Meninas com a Ciência em Ação: Da Natureza às Exatas” e “Meninas que transformam: Desafios e emergências da sociedade”. Com a discussão realizada, significamos a importância das Feiras das Ciências nas escolas, a fim de propiciar o envolvimento dos estudantes, como ativos no planejar, pensar e pesquisar os projetos, incentivando que as meninas sejam protagonistas desse processo. Além disso, que esses espaços sejam potenciais para possibilitar que as estudantes se percebam como futuras cientistas em qualquer área do conhecimento.

Biografia do Autor

Rafaele Rodrigues de Araujo, Universidade Federal do Rio Grande

Professora doutora do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Líder do grupo de pesquisa INTERAÇÃO – Rede de estudos e pesquisas sobre INTERdisciplinaridade na educAÇÃO. Atua na área do ensino de Física e Ciências, interdisciplinaridade, divulgação científica e Feiras de Ciências.

Tauana Pacheco Mesquita, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Referências

ARAUJO, Rafaele Rodrigues de.; GUIDOTTI, Charles dos Santos. Movimentos extensionistas na FURG em formações de professores sobre Feiras e Mostras Científicas. In: SILVEIRA, Daniel da Silva, MORAES, Maritza Costa. (orgs) Formação de professores na extensão universitária: contribuições e desafios a prática docente. (Coleção Ecologia Digital). v. 7. Rio Grande: Editora da FURG, 2020. p. 122-134.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Chamada CNPq/FNDCT/MCTI/MEC/CAPES Nº 37/2024. Feiras de Ciências e Mostras Científicas. 2024.

CRISOSTOMO, Thuany; MIRANDA, Gabriela. In: Transição Energética e Energias Renováveis. In: ARAUJO, Rafaele Rodrigues de; SILVA, Isabella Santos da; PIREZ, Daiane Rattmann Magalhães. (orgs). Registros e relatos 2021 V Feira de Ciências: integrando saberes no cordão litorâneo - 2ª edição virtual. Porto Alegre: Mundo Acadêmico, 2021. p. 61-62.

CUNHA, Eduarda Lima da; RODRIGUES Nicole Corrêa. Ansiedade. In: GUIDOTTI, Charles dos Santos. Et al. (orgs) Caderno de registros e relatos 2020/2021: XII Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha e IV Feira de Ciências: integrando saberes no Cordão Litorâneo. Porto Alegre: Mundo Acadêmico, 2021. p. 61.

CUNHA, Marcia Borin da. Divulgação científica: diálogos com o ensino de ciências. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2019.

BRITO, Carolina; PAVANI, Daniela; LIMA Jr., Paulo. Meninas na Ciência: atraindo jovens Mulheres para Carreiras de Ciência e Tecnologia. Gênero, v.16, n.1, p. 33 – 50, 2015. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~caca/publicacoes/RevistaGenero_Brito2015.pdf. Acesso em: 02 jul 2025.

GALLON, Mônica da Silva; SILVA, Jonathan Zotti da; NASCIMENTO, Silvania Sousa do; ROCHA FILHO, João Bernardes da. Feiras de Ciências: uma possibilidade à divulgação e comunicação científica no contexto da educação básica. Revista Insignare Scientia-RIS. v. 2, n. 4., p. 180- 197, 2019. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11000/7339. Acesso: 10 jul 2025.

GOMES, Tereza Cristina Oliveira; et al. Feiras de ciências e educação inclusiva: formação de professores para a construção de uma cultura inclusiva na escola. Caduernos de Educación y Desarrollo. v. 17, n. 2, p. 01-16, 2025. DOI: 10.55905/cuadv17n2-052. Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/7527/5257. Acesso em: 03 jul 2025.

GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Feiras de ciências e formação e professores. In: PAVÃO, Antônio Carlos; FREITAS, Denise de (org.). Quanta ciência há no Ensino de Ciências. São Carlos, 2022. p. 207-215.

JACQUES, Ana Laura Dias de Oliveira; Oliveira, Natiely Martins. Transtorno do Espectro Autista. In: PIREZ, Daiane Rattmann Magalhães. et al. (orgs) Registros e relatos 2023: VII Feira de Ciências: integrando saberes no Cordão Litorâneo. Porto Alegre: Casaletras, 2024. p. 58.

KRUNFLI, Mariana. Professoras Representam o Brasil nas Melhores Universidades do Mundo. 2024. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-mulher/2024/10/professoras-representam-o-brasil-nas-melhores-universidades-do-mundo/. Acesso em: 30 jul 2025.

LIMA, Maria Edite Costa. Feiras de Ciências: o prazer de produzir e comunicar. In: PAVÃO, Antônio Carlos; FREITAS, Denise de (org.). Quanta ciência há no Ensino de Ciências. São Carlos, 2022. p. 195-205.

MANCUSO, Ronaldo. A evolução do Programa de Feiras de ciências do Rio Grande do Sul: Avaliação Tradicional x Avaliação Participativa. Florianópolis: UFSC, 1993. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, 1993.

MARTINS, Ana Caroline Klein; PEREIRA, Maria Clara Oliveira. Espaço e Universo. In: ARAUJO, Rafaele Rodrigues de; LEMOS, Francislene Sampaio de; MACHADO, Emilia de Pinho (Org.). Registros e Relatos 2022 - VI Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo. Porto Alegre: Mundo Acadêmico, 2023. p. 72-73.

MENDES, Michelle; REIS, Rodrigo Arantes; JOUCOSKI, Emerson. As contribuições das feiras de ciências para a promoção do diálogo sobre educação ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo, v. 14, n. 4, p. 296-304, 2019.

MESQUITA, Tauana Pacheco; ARAUJO, Rafaele Rodrigues de Araujo. Planejamento coletivo das Feiras das Ciências na perspectiva interdisciplinar. Horizontes. Itatiba, v. 42, n. 1, p. 1 – 23, 2024. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1725 Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1725. Acesso em: 25 jul 2025.

OLIVEIRA, Leandro. et al. Mulheres nas Ciências como temática para uma Feira de Ciência: investigando perspectivas de estudantes do Ensino Médio relacionadas a algumas pós-verdades. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v. 37, n. 3, p. 1404-1439, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1404. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74502. Acesso em: 12 jul 2025.

PIREZ, Daiane Rattmann Magalhães, et al. (Org.). Registros e relatos 2023: VII Feira de Ciências: integrando saberes no Cordão Litorâneo. Porto Alegre: Casaletras, 2024.

SANTANA, Alex Miranda; ESTABEL, Lizandra Brasil. A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul: um estudo de caso das mostras de pesquisa, ensino e extensão. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. v. 14, n. 2, p. 155-176, 2021. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12696. Acesso: 28 jul 2025.

SANTOS, Adevailton Bernardo. Feiras de Ciência: Um incentivo para desenvolvimento da cultura científica. Revista Ciência em Extensão. v. 8, n. 2, p.155 - 166, 2012. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/717/677. Acesso: 28 jul 2025.

SANTOS, Joyce Pereira dos; SANTANA, Juliana Magalhães Catta Preta de; REZENDE, Sandro Miranda de. Feira de ciências: uma experiência interdisciplinar com trabalhos investigativos no ensino fundamental. Educação Pública - Divulgação Científica e Ensino de Ciências. v. 3, n. 2, p. 1-23, 2024. DOI: https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i2.154. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/index.php/educacaopublica/article/view/154. Acesso em: 20 jul 2025.

SBRISSA, Érica Viera. Roleta Raiz. In: ARAUJO, Rafaele Rodrigues de. et al. (orgs). Registros e Relatos 2019 – III Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo. Porto Alegre: Mundo Acadêmico: 2019. p. 90.

SOUSA JÚNIOR, Francisco Souto de. O papel da divulgação científica no ensino de ciências. Educação Pública - Divulgação Científica e Ensino de Ciências. v. 4, n. 1, 2025. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/index.php/educacaopublica/article/view/273/216. Acesso em: 21 jul 2025.

VALLE, Paulo Roberto Dalla; FERREIRA, Jacques de Lima. Análise de conteúdo na perspectiva de bardin: contribuições e limitações para a pesquisa qualitativa em educação. SciELO Preprints. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.7697. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7697/version/8142. Acesso em: 20 jul 2025.

VELEDA, Brenda Oliveira; GOMES, Laís Montenegro. As raízes do machismo na escola. In: PIREZ, Daiane Rattmann Magalhães, et al. (Org.). Registros e relatos 2023: VII Feira de Ciências: integrando saberes no Cordão Litorâneo. Porto Alegre: Casaletras, 2024. p. 65-66.

Downloads

Publicado

2025-11-28

Edição

Seção

Dossiê Temático Meninas e Mulheres na Ciência