M.E².L. – Um projeto de divulgação científica sobre o consumo de energia elétrica em um ambiente escolar e na comunidade

Autores

  • Willian Vieira de Abreu Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Gabriela Orenbuch Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Daniel Halfim Dal Prá Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Eduardo Sperandio Ribeiro Escola Eliezer Max

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v1i3.43

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Energia Elétrica, Arduino, Kahoot, Agenda 2030

Resumo

O presente artigo apresenta o relato de experiência do projeto M.E².L., desenvolvido nas aulas de Iniciação Científica da Escola [ocultado para avaliação] entre os anos de 2019 e 2020. O tema central do projeto é o desenvolvimento de uma estratégia de divulgação científica dentro do ambiente escolar com o foco na conscientização sobre o crescente consumo de energia elétrica. Para isso, foi construído um medidor de energia elétrica didático e lúdico baseado na plataforma Arduino, que foi utilizado junto com uma ação em turmas da escola. Para medir o potencial de aprendizado dos alunos depois das intervenções, a ferramenta Kahoot foi utilizada, mantendo uma estética lúdica na ação. Foram atendidas três turmas: uma do quarto, uma do sétimo e uma do nono do ano.  Na turma do 4º ano, com 18 alunos, o índice de acerto subiu de 35,25% para 88,89%. Na turma de 7º ano, com 24 alunos, esse índice foi 49,03% para 77,27% e, por fim, a turma de 9º ano, com 18 alunos, passou de 62,22% para 73,23%. Acreditamos que a interação entre alunos de diferentes séries em uma atividade educacional lúdica pode ser uma alternativa viável e produtiva para aumentar a motivação no processo ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Willian Vieira de Abreu, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisador de Pós-Doutorado e Doutor em Engenharia Nuclear (UFRJ/COPPE). Pesquisador do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador de Iniciação Científica Escola Eliezer Max.

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Publicado

2022-11-01

Edição

Seção

Divulgação Científica e Ensino de Ciências - Fluxo Contínuo