Divulgação Científica e Educação Ambiental nas Teses e Dissertações: Um Estudo a Partir da Plataforma EArte
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v1i3.52Palavras-chave:
Correntes da Educação Ambiental, Bibliometria, Ecologia, Estado da ArteResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar os trabalhos acadêmicos que se relacionam com a Divulgação Científica e a Educação Ambiental. A Divulgação Científica destaca-se por seu papel na promoção do pensamento crítico e do engajamento público por questões científicas. No intuito de contribuir com os estudos sobre o referido tema, foi realizado um levantamento das teses e dissertações presentes na plataforma do projeto EArte. A metodologia adotada seguiu as etapas de planejamento e execução de Estado da Arte, com construção de um portfólio bibliográfico e elaboração de sínteses a partir dos conteúdos e conceitos identificados. Foram elaboradas seis categorias para análise de vieses técnicos e um para a interpretação da corrente de Educação Ambiental presente em cada trabalho. Dos 23 artigos encontrados, oito seguiam os critérios de inclusão para análise, incluindo o livre acesso virtual. Nos trabalhos as correntes de educação ambiental encontradas foram: holística, naturalista, conservacionista, biorregionalista, crítica e sistêmica. Foi observada a diversidade de abordagens didáticas e enfoques para a promoção da Educação Ambiental, mas ao mesmo tempo notou-se a dificuldade de definir o termo Divulgação Científica e seu uso na Educação Ambiental.
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