A Divulgação Científica da Educação na Perspectivas de Professores

Autores

  • Natália Quinquiolo Universidade de São Paulo (USP)
  • Wallace Santana da Silva Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v1i3.54

Palavras-chave:

Divulgação científica, Comunicação científica, Professores

Resumo

Atualmente muito se fala em divulgação científica, principalmente em áreas como ciências naturais e exatas. Entretanto, outras áreas do conhecimento têm atuado para desmistificar a ciência, tornando-a cada vez mais acessível, como a educação. Apesar dos diversos esforços da comunidade acadêmica nesse sentido, ainda há uma certa confusão conceitual sobre comunicação e divulgação científica e como cada uma dessas estratégias deve ser feita. O presente trabalho buscou compreender como os professores compreendem os processos que envolvem a divulgação científica na área da educação, atendendo à necessidade de fomentar a discussão acerca da aproximação da educação enquanto ciência da comunidade não científica. Para tal, utilizou-se da aplicação de questionário virtual a professores de todo país, indagando-os sobre seus conhecimentos acerca da comunicação e divulgação científicas dentro do contexto educacional e demonstrando a necessidade de criação de meios de divulgação científica que busquem reforçar e fortalecer a educação enquanto ciência.

Biografia do Autor

Natália Quinquiolo, Universidade de São Paulo (USP)

Professora da Educação Básica e do Ensino Superior e Editora na revista de Divulgação Científica Balbúrdia. Doutoranda em Ensino de Ciências na Universidade de São Paulo (PIEC-USP).

Wallace Santana da Silva, Universidade de São Paulo (USP)

Professor da Educação Básica e do Ensino Superior. Mestrando em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP).

Referências

BUENO, W. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, p. 1-12, 2010.

CALSAMIGLIA, H. Divulgar: itinerários discursivos del saber. Revista Quark, Barcelona, n. 7, p. 1-8, 1997.

CANDOTTI, E. Divulgação e democratização da ciência. Ciência e Ambiente, Santa Maria, v. 23, p. 5-13, 2001.

DAL PIAN, L. F.; ALVES, D. D. P. Pereira. Desafios da divulgação científica em cobertura jornalística de desastre ambiental. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 19, n. 4, p. 929-946, 2013.

DURKHEIM, E. Educação e sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1970.

REGO, A. M. X. Educação: conceitos, finalidades e modalidades. Scientia Cum Industria, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 38-47, 10 fev. 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v6iss1p38>. Acesso em: 10 nov. 2020.

TEIXEIRA, A. Educação e o mundo moderno. São Paulo: Ed. Nacional, 1977.

VIANNA, C. E. S. Educação inclusiva na Constituição Federal de 1988: uma questão ética e jurídica. 2007. 155 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Direito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, São Paulo, 2008. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/7648/1/Carlos%20Eduardo%20Souza%20Vianna.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2022-11-01

Edição

Seção

Divulgação Científica e Ensino de Ciências - Fluxo Contínuo