Descargas Elétricas Atmosféricas: uma aplicação da sequência didática dos três momentos pedagógicos

Autores

  • Cleber de Jesus Santos Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Fábio Togneri Telles Instituto Federal Fluminense (IFF)
  • Neila Ferreira da Silva de Jesus Instituto Federal Fluminense (IFF)
  • Cassiana Barreto Hygino Machado Instituto Federal Fluminense (IFF)
  • Cristine Nunes Ferreira Instituto Federal Fluminense (IFF)

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v1i3.56

Palavras-chave:

Ensino de Física, Eletricidade, Três Momentos Pedagógicos

Resumo

A presente pesquisa consiste na aplicação da sequência didática pautada nos Três Momentos Pedagógicos para o estudo introdutório da eletricidade. A referida sequência didática foi aplicada em uma turma de 3° ano do ensino médio, do IFFluminense campus Cambuci-RJ. A sequência é composta por três etapas, a saber: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. No primeiro momento pedagógico, foram apresentadas questões relacionadas ao cotidiano dos alunos, no que se refere ao conhecimento sobre descargas elétricas. No segundo momento, organização do conhecimento, foram abordados de forma sistemática os conhecimentos sobre a temática proposta, analisando e interpretando o conhecimento adquirido pelo aluno, a partir dos problemas iniciais e das novas concepções que surgiram por meio de aulas interativas e, também, com a utilização do quiz para avaliação conceitual. No terceiro momento, aplicação do conhecimento, foram retomadas as questões iniciais sobre os fenômenos associados aos raios e a outros fenômenos elétricos. A análise de conteúdo aplicada na avaliação da sequência didática identificou resultados satisfatórios na aprendizagem dos conceitos introdutórios de eletricidade pelos alunos. Entende-se que a estratégia pedagógica adotada pode colaborar nas discussões acerca das alternativas de ensino voltadas para o alcance das metas de aprendizagem na Física.

Downloads

Publicado

2022-11-01

Edição

Seção

Divulgação Científica e Ensino de Ciências - Fluxo Contínuo