As superbactérias causadoras da gonorreia: uma oficina de educação sexual
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v1i3.83Palavras-chave:
Ensino não formal, Museus de ciências, Educação em saúde, Aprendizagem significativa, Infecções sexualmente transmissíveisResumo
Estratégias de educação museal podem sensibilizar a população acerca do risco de transmissão de microrganismos causadores de infecções sexualmente transmissíveis. Isso é essencial para reduzir a transmissão da bactéria Neisseria gonorrhoeae e, consequentemente, a sua exposição à pressão seletiva dos antimicrobianos e o risco de infecções gonocócicas intratáveis. Neste trabalho, apresentamos uma oficina desenvolvida e conduzida sob a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). Ela consiste em um circuito com quatro atividades sequenciais, o qual 1) possibilita a identificação do conhecimento prévio dos(as) visitantes para desenvolver uma mediação personalizada; 2) proporciona momentos de reconciliação integrativa e diferenciação progressiva e 3) permite a avaliação da aprendizagem por meio da apresentação de novas situações nas quais o conhecimento ali construído poderá ser aplicado. A coleta de dados ocorreu por meio de registro da observação realizada pelos(as) mediadores(as). Nossos resultados indicam ser possível desenvolver uma oficina de educação museal que atue como material potencialmente significativo, ou seja, que facilite a ocorrência da aprendizagem significativa. Em outras palavras, a educação museal pode contribuir com a construção de significados pessoais dos assuntos abordados, permitindo a sua aplicação em diversos contextos, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia dos visitantes e favorecendo a tomada de decisões conscientes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.