As superbactérias causadoras da gonorreia: uma oficina de educação sexual

Autores

  • Suellen de Oliveira Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Espaço Ciência Viva (ECV)
  • Lucas Heleno Lopes Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Espaço Ciência Viva (ECV)
  • Pedro Vitiello Espaço Ciência Viva (ECV)
  • Aline Ferreira Tolentino Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Espaço Ciência Viva (ECV)
  • Thamyris Viana dos Santos Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Espaço Ciência Viva (ECV)
  • Eleonora Kurtenbach Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Espaço Ciência Viva (ECV)
  • Robson Coutinho-Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Espaço Ciência Viva (ECV)

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v1i3.83

Palavras-chave:

Ensino não formal, Museus de ciências, Educação em saúde, Aprendizagem significativa, Infecções sexualmente transmissíveis

Resumo

Estratégias de educação museal podem sensibilizar a população acerca do risco de transmissão de microrganismos causadores de infecções sexualmente transmissíveis. Isso é essencial para reduzir a transmissão da bactéria Neisseria gonorrhoeae e, consequentemente, a sua exposição à pressão seletiva dos antimicrobianos e o risco de infecções gonocócicas intratáveis. Neste trabalho, apresentamos uma oficina desenvolvida e conduzida sob a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). Ela consiste em um circuito com quatro atividades sequenciais, o qual 1) possibilita a identificação do conhecimento prévio dos(as) visitantes para desenvolver uma mediação personalizada; 2) proporciona momentos de reconciliação integrativa e diferenciação progressiva e 3) permite a avaliação da aprendizagem por meio da apresentação de novas situações nas quais o conhecimento ali construído poderá ser aplicado. A coleta de dados ocorreu por meio de registro da observação realizada pelos(as) mediadores(as). Nossos resultados indicam ser possível desenvolver uma oficina de educação museal que atue como material potencialmente significativo, ou seja, que facilite a ocorrência da aprendizagem significativa. Em outras palavras, a educação museal pode contribuir com a construção de significados pessoais dos assuntos abordados, permitindo a sua aplicação em diversos contextos, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia dos visitantes e favorecendo a tomada de decisões conscientes.

Downloads

Publicado

2022-11-01

Edição

Seção

Divulgação Científica e Ensino de Ciências - Fluxo Contínuo