A Feira de Ciências como espaço colaborativo de investigação, construção e difusão do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i2.108Palavras-chave:
Iniciação Científica, Alfabetização Científica, Feira de Ciências, Divulgação CientíficaResumo
Resumo: A Feira de ciências é um espaço plural de investigação, construção e difusão do conhecimento. Sua existência amplia a vivência de processos cognitivos e promove a alfabetização e educação científica. A organização das etapas que constituem uma feira de ciências requer tempo de planejamento prévio e elaboração de um projeto interdisciplinar efetivo e intencional. Neste contexto, o presente artigo teve como objetivo investigar o percurso de planejamento e execução da IV Feira de Ciências do Colégio Estadual Manoel Benedito Mascarenhas. O presente estudo é uma pesquisa básica, observacional, exploratória, transversal, com abordagem descritiva. Ao examinar a referida Feira de Ciências, sob a perspectiva da análise documental, foi identificado que o planejamento da feira de ciências se iniciou durante a semana pedagógica, em fevereiro de 2019, e contou com as seguintes etapas: I. Discussão colaborativa sobre a feira; II. Criação das comissões de organização de avaliação e lançamento do edital; III. lançamento do concurso de frase e logomarca IV. Socialização dos templates do plano de pesquisa; e V. Oficinas de orientação formativa. Ao final, foram 57 projetos de pesquisa aprovados e 221 estudantes envolvidos na apresentação de pôsteres, número que representa 48,68% dos estudantes regularmente matriculados no colégio.
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