A Feira de Ciências como espaço colaborativo de investigação, construção e difusão do conhecimento

Autores

  • Francisco Silva de Souza Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Maria Inês Corrêa Marques Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i2.108

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Alfabetização Científica, Feira de Ciências, Divulgação Científica

Resumo

Resumo: A Feira de ciências é um espaço plural de investigação, construção e difusão do conhecimento. Sua existência amplia a vivência de processos cognitivos e promove a alfabetização e educação científica. A organização das etapas que constituem uma feira de ciências requer tempo de planejamento prévio e elaboração de um projeto interdisciplinar efetivo e intencional. Neste contexto, o presente artigo teve como objetivo investigar o percurso de planejamento e execução da IV Feira de Ciências do Colégio Estadual Manoel Benedito Mascarenhas. O presente estudo é uma pesquisa básica, observacional, exploratória, transversal, com abordagem descritiva. Ao examinar a referida Feira de Ciências, sob a perspectiva da análise documental, foi identificado que o planejamento da feira de ciências se iniciou durante a semana pedagógica, em fevereiro de 2019, e contou com as seguintes etapas: I. Discussão colaborativa sobre a feira; II. Criação das comissões de organização de avaliação e lançamento do edital; III. lançamento do concurso de frase e logomarca IV. Socialização dos templates do plano de pesquisa; e V. Oficinas de orientação formativa. Ao final, foram 57 projetos de pesquisa aprovados e 221 estudantes envolvidos na apresentação de pôsteres, número que representa 48,68% dos estudantes regularmente matriculados no colégio.

Biografia do Autor

Francisco Silva de Souza, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Estudante de Doutorado no programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento - PPGDC/DMMDC da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Biodiversidade Vegetal pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Especialista em Tecnologias e Educação Aberta e Digital pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com a Universidade Aberta de Portugal (UAb -Portugal) e especialista em Educação Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - (UNIVASF). Biólogo com graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É instrutor Certificado Google for Education L1; Atua como professor e pesquisador de/em Tecnologias Educacionais, além de liderar o Grupo de Educadores Google Cachoeira (@GEGcachoeira). Tem experiência como professor orientador de Clubes de Ciências do recôncavo baiano, promovendo oficinas sobre cultura digital, iniciação científica e pesquisa para para estudantes da Educação Básica. Tem expertise/interesse nos seguintes temas: Tecnologias aplicadas a Educação, Tecnologias em Ambientes Não Formais; Cibercultura; Iniciação Científica e Pesquisa na Educação Básica. 

Maria Inês Corrêa Marques, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professora Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Departamento de Educação II da Faculdade de Educação (FACED), professora permanente do Programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC). Graduada em História pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestrado e Doutorado na Universidade Federal da Bahia, em ensino de História e História da Educação Superior, respectivamente. Realizou dois estágios de pós doutoramento o primeiro pela Universidade de Valladolid, Espanha, tratando a internacionalização da educação superior europeia. O segundo, pela Universidade do Estado da Bahia, no campo da pesquisa (auto) biográfica, memória e história, ao fim do qual produziu tese para progressão para a classe de titular. Desenvolve projeto de formação pedagógica de professores de História pela pesquisa-formação, em escolas públicas estaduais de Salvador, e de Educação em Direitos Humanos. Orienta e leciona temáticas ligadas ao ensino de História, à difusão e gestão do conhecimento, metodologia da pesquisa, análise sociocognitiva, criatividade, metodologia projetual transdisciplinar de ensino e pesquisa. É pesquisadora, líder do Grupo de Pesquisa em Conhecimento e Tecnologias - REDPECT; que reúne egressos e orientandos com pesquisas em difusão do conhecimento, educação, economia criativa, economia solidária, territórios de desenvolvimento socioeconômico. Assessora a Faculdade de Educação para Assuntos Internacionais e para Assuntos de Direitos Humanos. Criou e coordena os projetos DMMDC UFBA Capes Print.

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Publicado

2024-10-31

Edição

Seção

Dossiê Feiras de Ciências