Contribuições de experiências no grupo de divulgação científica online Profissão Biotec sobre o desenvolvimento profissional de seus integrantes
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i3.236Palavras-chave:
Desenvolvimento de habilidade, Divulgador científico, Biotecnologia, Profissionalização, Profissão BiotecResumo
A divulgação científica tem como propósito democratizar o conhecimento científico. Pode ser realizada tanto por grupos de pesquisa, instituições e jornalistas quanto por divulgadores e grupos independentes, que se beneficiam do uso das redes sociais para ampliar o alcance de seus conteúdos. O projeto Profissão Biotec é um exemplo de grupo que atua no contexto online, compartilhando conteúdos sobre biotecnologia em linguagem acessível produzidos por colaboradores voluntários. Nesse estudo, avaliamos se e como a participação no grupo Profissão Biotec contribui para o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais dos voluntários. Participantes e ex-participantes da iniciativa responderam a um questionário com perguntas fechadas e abertas abordando eixos como habilidades e competências, desenvolvimento profissional e oportunidades e experiências. A maioria dos 38 respondentes é graduado ou graduando do curso de Biotecnologia (63,2%) ou em áreas correlatas, tendo como ocupação principal os estudos (de graduação ou pós-graduação, 52,7%). Durante o voluntariado, as habilidades mais desenvolvidas foram comunicação escrita, acessibilidade linguística, pensamento crítico, criatividade e inovação. Os participantes também destacaram a valorização profissional e as oportunidades proporcionadas pelo Profissão Biotec. Os resultados sugerem que a participação em grupos de divulgação científica contribui para a formação, o desenvolvimento e a valorização profissional dos seus colaboradores.
Referências
AMARAL, F. V.; JULIANI, J. P. Diálogo entre comunicação e divulgação científica: reflexões para o desenvolvimento de habilidades em competência crítica da informação. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 34, n. 1, p. 6-18, jan./jun. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.14295/biblos.v34i1.11284. Acesso em: 01 jun. 2023.
BARBOSA, M. L. O. et al. Contribuições de um curso de formação continuada na inclusão de estudantes com deficiência visual. Debates em Educação, v. 13, n. 31, p. 67-92, 2021. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p67-92. Acesso em: 25 maio. 2023.
BUENO, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. esp, p. 1-12, dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp1. Acesso em: 02 jun. 2023.
COSTA, E. A. A.; GUARIEIRO, L. L. N.; ANDRADE, J. B. Avaliação da divulgação científica em Química através de sítios de Instituições Públicas da Bahia e dos INCTs. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 34., 2011, Florianópolis. Resumos [...]. Sociedade Brasileira de Química, 2011. Disponível em: http://sec.sbq.org.br/cdrom/34ra/resumos/T1417-1.pdf. Acesso em: 4 ago. 2023.
CRUZ, L.; RIBEIRO, A. E. Redação web: novos fluxos editoriais e breve estudo de caso de inbound marketing. In: XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 2016, São Paulo. Anais intercom. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2016. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-0025-1.pdf. Acesso em: 08 maio 2023.
CUSTÓDIO, O. S.; MOHR, A. Compreensões sobre divulgação científica e o papel formativo do projeto de extensão Sporum segundo seus integrantes. Luminária, v. 24, n. 2, p. 17–29, 2022. DOI: https://doi.org/10.33871/23594373.2022.24.02.4683. Acesso em: 2 jun. 2023.
FUSINATTO, L. A. et al. A importância da oferta de disciplinas sobre Divulgação Científica em Programas de Pós-graduação stricto sensu: experiência no PPG em Ecologia e Evolução da UERJ. In: ARNT, Ana de Medeiros; BENTO, Luiz Fernando Jardim; SATO, Eduardo Akio. Caderno de resumos: I Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciências. 1. ed. São Paulo, SP: Instituto Principia, 2023. p. 95-98. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/ebdc/wp-content/uploads/sites/284/2023/05/20.pdf. Acesso em: 31 maio 2023.
GOMES, D. F. O papel do voluntariado jovem nas motivações e desenvolvimento de competências pessoais e sociais. 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu, Portugal, 2021. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/f4851f710d12d391af0f787a21d12601/1. Acesso em: 1 jun. 2023.
HÜNEMEIER, A. P. et al. As contribuições da extensão para a formação pessoal e profissional de acadêmicos bolsistas do projeto redes interdisciplinares. Revista Destaques Acadêmicos, v. 8, n. 4, p. 21-37, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v8i4a2016.1230. Acesso em: 2 jun. 2023.
KIRSCH, A. L. C. A influência do voluntariado no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais nos indivíduos. 2020. 67 f. Dissertação (Mestrado) - Gestão de Recursos Humanos, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, Gambelas, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.1/15387. Acesso em: 29 maio 2023.
MALHOTRA, N K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 720 p.
MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C. A divulgação científica no Rio de Janeiro: um passeio histórico e o contexto atual. Revista Rio de Janeiro, v. 11, p. 38-69, 2003. Disponível em: http://www.forumrio.uerj.br/documentos/revista_11/11-Massarani.pdf. Acesso em: 31 maio 2023.
MASSARANI, L.; ROCHA, M. Ciência e mídia como campo de estudo: uma análise da produção científica brasileira. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 41, n. 3, p. 33-49, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1809-5844201832. Acesso em: 2 jun. 2023.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2020.
PINTO, A. P. C. A Importância do Voluntariado no Desenvolvimento de Competências Profissionais. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e das Organizações) - Escola de Ciências Sociais e Humanas, Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10071/13014. Acesso em: 31 maio 2023.
PIRES, G. P. Entre o Blog e a Revista Impressa: Diferenças e Semelhanças entre duas Mídias Diferentes. Tuiuti: Ciência e Cultura (Online), v. 4, p. 101-113, 2015. Disponível em: https://revistas.utp.br/index.php/h/article/view/922. Acesso em: 31 maio 2023.
PRUDÊNCIO, C. A. V. Perspectiva CTS em estágios curriculares em espaços de divulgação científica: contributos para a formação inicial de professores de Ciências e Biologia. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2332. Acesso em: 31 maio 2023.
RODRIGUES, T. F. et al. Popularização da biotecnologia: um relato de experiência de 6 anos do Profissão Biotec. In: ARNT, Ana de Medeiros; BENTO, Luiz Fernando Jardim; SATO, Eduardo Akio. Caderno de resumos: I Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciências. 1. ed. São Paulo, SP: Instituto Principia, 2023. p. 164-167. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/ebdc/resumos-2022/. Acesso em: 29 maio. 2023.
SANTOS FILHO, C. A. S.; WENZEL, J. S. Textos de divulgação científica na formação de professores de ciências: uma revisão. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 2, e22042, 2022. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v10i2.13453. Acesso em: 28 maio. 2023.
SANTOS, P.; SILVA, M.; GUEDES, A. O voluntariado como elemento de aprendizagem e de empregabilidade. In: JORNADAS INTERNACIONAIS “EMPREENDEDORISMO, ENSINO E VOLUNTARIADO”, 4., 2011, Viseu. Actas [...]. Viseu, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.19/978. Acesso em: 28 maio 2023.
SOUSA, R. R. R. M. B. Potencialidades educacionais do ciberespaço: uma reflexão sobre a utilização das redes sociais virtuais em práticas de ensino. Revista Educação Pública, v. 20, n. 45, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/45/potencialidades-educacionais-do-ciberespaco-uma-reflexao-sobre-a-utilizacao-das-redes-sociais-virtuais-em-praticas-de-ensino. Acesso em: 31 maio 2023.
SOUZA FILHO, L. A.; LAGE, D. A. O aporte da alfabetização científica para a divulgação da ciência: tecendo contribuições dessa aproximação. Revista Educação Pública, v. 21, n. 4, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/4/o-aporte-da-alfabetizacao-cientifica-para-a-divulgacao-da-ciencia-tecendo-contribuicoes-dessa-aproximacao. Acesso em: 3 jun. 2023.
TARGINO, M. G.; TORRES, N. H. Comunicação Científica Além da Ciência. Ação midiática: estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, n. 7, 2014. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/36899/22924. Acesso em: 15 jul. 2020.
TÔZO, C. O. O jornalismo científico produzido em ambientes universitários: a experiência da Universidade Federal do Pará e Universidade Estadual de Londrina. In: 45º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 45., 2022, João Pessoa. Anais intercom. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2022. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2022/resumo/0704202210311962c2eba79860b. Acesso em: 4 ago. 2023.
VALERIO, P. M.; PINHEIRO, L. V. R. Da comunicação científica à divulgação. Transinformação, Campinas, v. 2, n. 20, p. 159-169, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tinf/v20n2/04.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.
VIDEIRA, N.; RODRIGUES, T.F.; GIMENES, I.; LOPES, B.P. Profissão Biotec: relato de 7 anos de popularização da biotecnologia. Revista Educação Pública. (no prelo)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação Pública
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.