Contribuições de experiências no grupo de divulgação científica online Profissão Biotec sobre o desenvolvimento profissional de seus integrantes

Autores

  • Mariana Ritter Rau Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Romério de Oliveira Lima Filho Universidade Federal do Delta do Parnaíba
  • Natalia Bernardi Videira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.18264/repdcec.v3i3.236

Palavras-chave:

Desenvolvimento de habilidade, Divulgador científico, Biotecnologia, Profissionalização, Profissão Biotec

Resumo

A divulgação científica tem como propósito democratizar o conhecimento científico. Pode ser realizada tanto por grupos de pesquisa, instituições e jornalistas quanto por divulgadores e grupos independentes, que se beneficiam do uso das redes sociais para ampliar o alcance de seus conteúdos. O projeto Profissão Biotec é um exemplo de grupo que atua no contexto online, compartilhando conteúdos sobre biotecnologia em linguagem acessível produzidos por colaboradores voluntários. Nesse estudo, avaliamos se e como a participação no grupo Profissão Biotec contribui para o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais dos voluntários. Participantes e ex-participantes da iniciativa responderam a um questionário com perguntas fechadas e abertas abordando eixos como habilidades e competências, desenvolvimento profissional e oportunidades e experiências. A maioria dos 38 respondentes é graduado ou graduando do curso de Biotecnologia (63,2%) ou em áreas correlatas, tendo como ocupação principal os estudos (de graduação ou pós-graduação, 52,7%). Durante o voluntariado, as habilidades mais desenvolvidas foram comunicação escrita, acessibilidade linguística, pensamento crítico, criatividade e inovação. Os participantes também destacaram a valorização profissional e as oportunidades proporcionadas pelo Profissão Biotec. Os resultados sugerem que a participação em grupos de divulgação científica contribui para a formação, o desenvolvimento e a valorização profissional dos seus colaboradores.

Referências

AMARAL, F. V.; JULIANI, J. P. Diálogo entre comunicação e divulgação científica: reflexões para o desenvolvimento de habilidades em competência crítica da informação. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 34, n. 1, p. 6-18, jan./jun. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.14295/biblos.v34i1.11284. Acesso em: 01 jun. 2023.

BARBOSA, M. L. O. et al. Contribuições de um curso de formação continuada na inclusão de estudantes com deficiência visual. Debates em Educação, v. 13, n. 31, p. 67-92, 2021. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p67-92. Acesso em: 25 maio. 2023.

BUENO, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. esp, p. 1-12, dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp1. Acesso em: 02 jun. 2023.

COSTA, E. A. A.; GUARIEIRO, L. L. N.; ANDRADE, J. B. Avaliação da divulgação científica em Química através de sítios de Instituições Públicas da Bahia e dos INCTs. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 34., 2011, Florianópolis. Resumos [...]. Sociedade Brasileira de Química, 2011. Disponível em: http://sec.sbq.org.br/cdrom/34ra/resumos/T1417-1.pdf. Acesso em: 4 ago. 2023.

CRUZ, L.; RIBEIRO, A. E. Redação web: novos fluxos editoriais e breve estudo de caso de inbound marketing. In: XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 2016, São Paulo. Anais intercom. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2016. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-0025-1.pdf. Acesso em: 08 maio 2023.

CUSTÓDIO, O. S.; MOHR, A. Compreensões sobre divulgação científica e o papel formativo do projeto de extensão Sporum segundo seus integrantes. Luminária, v. 24, n. 2, p. 17–29, 2022. DOI: https://doi.org/10.33871/23594373.2022.24.02.4683. Acesso em: 2 jun. 2023.

FUSINATTO, L. A. et al. A importância da oferta de disciplinas sobre Divulgação Científica em Programas de Pós-graduação stricto sensu: experiência no PPG em Ecologia e Evolução da UERJ. In: ARNT, Ana de Medeiros; BENTO, Luiz Fernando Jardim; SATO, Eduardo Akio. Caderno de resumos: I Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciências. 1. ed. São Paulo, SP: Instituto Principia, 2023. p. 95-98. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/ebdc/wp-content/uploads/sites/284/2023/05/20.pdf. Acesso em: 31 maio 2023.

GOMES, D. F. O papel do voluntariado jovem nas motivações e desenvolvimento de competências pessoais e sociais. 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu, Portugal, 2021. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/f4851f710d12d391af0f787a21d12601/1. Acesso em: 1 jun. 2023.

HÜNEMEIER, A. P. et al. As contribuições da extensão para a formação pessoal e profissional de acadêmicos bolsistas do projeto redes interdisciplinares. Revista Destaques Acadêmicos, v. 8, n. 4, p. 21-37, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v8i4a2016.1230. Acesso em: 2 jun. 2023.

KIRSCH, A. L. C. A influência do voluntariado no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais nos indivíduos. 2020. 67 f. Dissertação (Mestrado) - Gestão de Recursos Humanos, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, Gambelas, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.1/15387. Acesso em: 29 maio 2023.

MALHOTRA, N K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 720 p.

MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C. A divulgação científica no Rio de Janeiro: um passeio histórico e o contexto atual. Revista Rio de Janeiro, v. 11, p. 38-69, 2003. Disponível em: http://www.forumrio.uerj.br/documentos/revista_11/11-Massarani.pdf. Acesso em: 31 maio 2023.

MASSARANI, L.; ROCHA, M. Ciência e mídia como campo de estudo: uma análise da produção científica brasileira. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 41, n. 3, p. 33-49, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1809-5844201832. Acesso em: 2 jun. 2023.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2020.

PINTO, A. P. C. A Importância do Voluntariado no Desenvolvimento de Competências Profissionais. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e das Organizações) - Escola de Ciências Sociais e Humanas, Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10071/13014. Acesso em: 31 maio 2023.

PIRES, G. P. Entre o Blog e a Revista Impressa: Diferenças e Semelhanças entre duas Mídias Diferentes. Tuiuti: Ciência e Cultura (Online), v. 4, p. 101-113, 2015. Disponível em: https://revistas.utp.br/index.php/h/article/view/922. Acesso em: 31 maio 2023.

PRUDÊNCIO, C. A. V. Perspectiva CTS em estágios curriculares em espaços de divulgação científica: contributos para a formação inicial de professores de Ciências e Biologia. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2332. Acesso em: 31 maio 2023.

RODRIGUES, T. F. et al. Popularização da biotecnologia: um relato de experiência de 6 anos do Profissão Biotec. In: ARNT, Ana de Medeiros; BENTO, Luiz Fernando Jardim; SATO, Eduardo Akio. Caderno de resumos: I Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciências. 1. ed. São Paulo, SP: Instituto Principia, 2023. p. 164-167. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/ebdc/resumos-2022/. Acesso em: 29 maio. 2023.

SANTOS FILHO, C. A. S.; WENZEL, J. S. Textos de divulgação científica na formação de professores de ciências: uma revisão. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 2, e22042, 2022. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v10i2.13453. Acesso em: 28 maio. 2023.

SANTOS, P.; SILVA, M.; GUEDES, A. O voluntariado como elemento de aprendizagem e de empregabilidade. In: JORNADAS INTERNACIONAIS “EMPREENDEDORISMO, ENSINO E VOLUNTARIADO”, 4., 2011, Viseu. Actas [...]. Viseu, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.19/978. Acesso em: 28 maio 2023.

SOUSA, R. R. R. M. B. Potencialidades educacionais do ciberespaço: uma reflexão sobre a utilização das redes sociais virtuais em práticas de ensino. Revista Educação Pública, v. 20, n. 45, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/45/potencialidades-educacionais-do-ciberespaco-uma-reflexao-sobre-a-utilizacao-das-redes-sociais-virtuais-em-praticas-de-ensino. Acesso em: 31 maio 2023.

SOUZA FILHO, L. A.; LAGE, D. A. O aporte da alfabetização científica para a divulgação da ciência: tecendo contribuições dessa aproximação. Revista Educação Pública, v. 21, n. 4, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/4/o-aporte-da-alfabetizacao-cientifica-para-a-divulgacao-da-ciencia-tecendo-contribuicoes-dessa-aproximacao. Acesso em: 3 jun. 2023.

TARGINO, M. G.; TORRES, N. H. Comunicação Científica Além da Ciência. Ação midiática: estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, n. 7, 2014. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/36899/22924. Acesso em: 15 jul. 2020.

TÔZO, C. O. O jornalismo científico produzido em ambientes universitários: a experiência da Universidade Federal do Pará e Universidade Estadual de Londrina. In: 45º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 45., 2022, João Pessoa. Anais intercom. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2022. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2022/resumo/0704202210311962c2eba79860b. Acesso em: 4 ago. 2023.

VALERIO, P. M.; PINHEIRO, L. V. R. Da comunicação científica à divulgação. Transinformação, Campinas, v. 2, n. 20, p. 159-169, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tinf/v20n2/04.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.

VIDEIRA, N.; RODRIGUES, T.F.; GIMENES, I.; LOPES, B.P. Profissão Biotec: relato de 7 anos de popularização da biotecnologia. Revista Educação Pública. (no prelo)

Downloads

Publicado

2024-11-15

Edição

Seção

Número especial do II Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência