Panorama Parcial e Desafios das Iniciativas de Divulgação Científica em Biotecnologia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i1.261Palavras-chave:
Divulgação Científica., Biotecnologia., Projetos de Extensão., Ligas acadêmicas.Resumo
A biotecnologia, datada dos primórdios da civilização, representa uma área interdisciplinar essencial para geração de serviços e bens que utilizam de sistemas biológicos em seus processos. Contudo, o reconhecimento desse campo só foi postulado em eventos recentes da história. No Brasil, as últimas duas décadas apresentaram desenvolvimento notável de profissionais e inventos em biotecnologia, porém, o conhecimento corriqueiro deste setor é, por vezes, frívolo e tendencioso. Assim, o presente estudo trata da divulgação científica (DC) como mecanismo imprescindível para a relevância e aproximação da biotecnologia à sociedade. A pesquisa buscou traçar um panorama parcial de iniciativas de DC em biotecnologia no Brasil por meio de um questionário online, no qual foram obtidas 23 respostas de iniciativas e projetos de extensão associados a universidades. Observamos um entrave na busca ativa das ações, devido à limitação de informações nos sites institucionais sobre os projetos. Dos dados levantados, foi possível concluir que as ações de DC são majoritariamente efetuadas de forma híbrida, utilizando das redes sociais como elemento principal de realização das ações. Os colaboradores das ações são, em geral, estudantes de graduação. Por fim, foi denotada comum dificuldade enfrentada pelos projetos em quesito do baixo financiamento das ações e engajamento da população.
Referências
ALVES, L.C.; COSTA, H.S.; LIMA, R.A. Ensino de Biotecnologia para Estudantes no Ensino Fundamental em uma Escola Pública no Sul do Amazonas. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 22, n. 4, p. 451-458, 2021.
AMARAL, F.V.; JULIANI, J.P. Diálogo entre comunicação e divulgação científica: reflexões para o desenvolvimento de habilidades em competência crítica da informação. BIBLOS, v. 34, n. 1, p. 6-18, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CARVALHO, J. Divulgação científica em tempos de pandemia. Jornal Campus, ed. 512, s.p., 2020. Disponível em: https://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2020/10/divulgacao-cientifica-em- tempos-de-pandemia. Acesso em: 25 maio 2024.
CASTRO-SILVA, I.L.; FERREIRA, F.V.; MACIEL, J.A.C. Pesquisas em biotecnologia no Brasil: uma correlação espacial entre índice-H e desenvolvimento social. Research, Society and Development, v. 10, n. 1, p. e29910111807-e29910111807, 2021.
CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS - CGEE. Percepção pública da C&T no Brasil: 2023. Brasília, DF: 2024. 30p. Disponível em: <https://www.cgee.org.br/documents/10195/4686075/CGEE_OCTI_Resumo_Executivo-Perc_Pub_CT_Br_2023.pdf>. Acesso em: 25 de maio de 2023.
DE LIMA, J.R.; SANTOS, LUIS F. M. A Biotecnologia no cotidiano escolar do ensino médio: análise da percepção dos estudantes. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, p. 260-276, 2022.
HÜNEMEIER, A.P. et al. As contribuições da extensão para a formação pessoal e profissional de acadêmicos bolsistas do projeto redes interdisciplinares. Revista Destaques Acadêmicos, v. 8, n. 4, 2016.
IZIQUE, C. “Uma lei Rouanet da pesquisa.” Revista Pesquisa FAPESP digital, ed. 138, 2007. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/uma-lei-rouanet-da-pesquisa/. Acesso em 25 de maio de 2024.
LEÓN-DE LA O, D.I; THORSTEINSDÓTTIR, H.; CALDERÓN-SALINAS, J.V. The rise of health biotechnology research in Latin America: A scientometric analysis of health biotechnology production and impact in Argentina, Brazil, Chile, Colombia, Cuba and Mexico. PloS one, v. 13, n. 2, p. e0191267, 2018.
LOUREIRO, M. et al. Percepção de estudantes do ensino médio e acadêmicos de uma universidade baiana a respeito da biotecnologia. Enciclopédia Biosfera, v. 8, n. 15, 2012.
MARTIN, D.K. et al. A brief overview of global biotechnology. Biotechnology & Biotechnological Equipment, v. 35, n. sup1, p. S5-S14, 2021. doi: 10.1080/13102818.2021.1878933
MASSARANI, L.; CASTRO MOREIRA, I. 1920s: Rádio Sociedade (Society Radio), tuning science into Brazilian homes. Public Understanding of Science, v. 30, n. 2, p. 229-234, 2021.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Universidades Federais. 2024. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/110-prestacao-de-contas-309308339/prestacao-de-contas-2006-1148924624/94-univs-universidades-federais-sp-2113409791. Acesso em: 17 maio 2024.
MORAES, F. N.; NETO, A. L. M.; MORAIS, W. R. O não-lugar da biotecnologia e a pandemia da Covid-19 no Brasil. Gláuks-Revista De Letras E Artes, v. 21, n. 01, p. 303-326, 2021. doi:10.47677/gluks.v21i01.219
PARKER, C.; SCOTT, S.; GEDDES, A. Snowball sampling. SAGE research methods foundations, 2019.
ODA, L.M.; SOARES, B.E.C. Biotecnologia no Brasil. Aceitabilidade pública e desenvolvimento econômico. Parcerias Estratégicas, v. 6, n. 10, p. 162-173, 2010.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Convenção sobre a diversidade biológica. 2015. Disponível em: <http://www.rbma.org.br/anuario/pdf/legislacao_01.pdf>. Acesso em 10 de maio de 2024.
RAU, M.R.; LIMA FILHO, R.O.; VIDEIRA, N.B. Contribuições de experiências em divulgação científica sobre o desenvolvimento profissional. Revista de Educação Pública. Número especial do II Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência. No prelo.
RODRIGUES, T.F. et al. Popularização da biotecnologia: um relato de experiência de 6 anos do Profissão Biotec. In: ARNT, Ana de Medeiros; BENTO, Luiz Fernando Jardim; SATO, Eduardo Akio. Caderno de resumos: I Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciências. 1. ed. São Paulo, SP: Instituto Principia, 2023. p. 164-167.
RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M. SANTOS, C. D. Pandemia do Covid-19 e o ensino remoto emergencial: Mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p. 41-57, 2020.
SANTARELLI, I. S. et al. Cientifi-CIDADE: estimulando a divulgação da Ciência por meio da extensão universitária. 43volume, 2021.
SOUZA FILHO, L. A.; LAGE, D. A. O aporte da alfabetização científica para a divulgação da ciência: tecendo contribuições dessa aproximação. Revista Educação Pública, v. 21, nº 4, 2 fev. 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/4/o-aporte-da-alfabetizacao-cientifica-para-a-divulgacao-da-ciencia-tecendo-contribuicoes-dessa-aproximacao. Acesso em 10 de maio de 2024.
TORRES-FREIRE, C.; GOLGHER, D.; CALLIL, V. Biotecnologia em saúde humana no Brasil: produção científica e pesquisa e desenvolvimento. Novos estudos CEBRAP, p. 69-93, 2014.
VIDEIRA, N.B. et. al. Profissão Biotec: relato de 7 anos de popularização da biotecnologia. Revista de Educação Pública. Número especial do II Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência. No prelo.
ZAVALHIA, L.S.; MARSON, I. C. I.; RANGEL, J. O. Biotecnologia. 1ª ed. Porto Alegre: Sagah, 2018. 221p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação Pública

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.