Mulheres na Astro & Física
Uma Iniciativa Para Divulgar Cientistas
DOI:
https://doi.org/10.18264/repdcec.v4i2.324Palavras-chave:
Gênero, Mulheres nas ciências, Divulgação científicaResumo
A depender da perspectiva teórica, a educação é fundamental para expandir a visão de mundo dos indivíduos, mas a sub-representação feminina nas ciências, especialmente em Física e Astronomia, perpetua uma visão distorcida da história e das capacidades das meninas e mulheres para as exatas. Livros didáticos e referências em sala de aula focam esmagadoramente em cientistas homens, ignorando as significativas contribuições de mulheres. Essa invisibilidade não se deve à ausência de mulheres na ciência, mas à falta de registro e crédito. Estudos mostram que meninas desenvolvem, desde cedo, a percepção de que "brilhantismo" é uma característica masculina, desestimulando-as a considerar carreiras científicas. Pesquisas em livros didáticos de física revelam que, mesmo quando uma cientista, Marie Curie, é representada visualmente, suas contribuições são omitidas no texto. Diante dessa lacuna, o site "Mulheres na Astro & Física" foi criado em 2024. Este projeto, desenvolvido no contexto de um estágio de docência, visa ser um glossário de mulheres que fizeram contribuições relevantes para a Física e Astronomia, disponibilizado de forma digital e acessível, servindo como recurso para professores e pessoas interessadas no tema. O site organiza as cientistas por linha temporal e disciplina, com informações concisas e visuais, combatendo a invisibilidade e incentivando a inclusão dessas figuras inspiradoras no ensino e na pesquisa. O "Mulheres na Astro & Física" conta atualmente com 60 cientistas e tem caráter dinâmico, buscando expansão contínua para abranger mais cientistas e áreas.
Referências
ALMEIDA, M. K. S. X. et al. Representações de mulheres em livros didáticos de física. Anais das Reuniões Nacionais da ANPEd. XXV EPEN - Reunião Científica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (2020). 2021. Disponível em: https://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/20/7883-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf. Acesso em: 12 jul. 2025.
BIAN, L. et al. Gender stereotypes about intellectual ability emerge early and influence children’s interests. Science, v. 355, n. 6323, p.389–391. 2017.
CANDAU, V. M. A didática em questão. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1983.
CROCKER, D. The stellar history of female ‘human computers’. Cosmos Magazine, [S. l.], 20 mar. 2023. Disponível em: https://cosmosmagazine.com/space/astronomy/the-stellar-history-of-female-human-computers/. Acesso em: 16 jul. 2025.
E-DOCENTE ESCOLA. Importância do livro didático na prática pedagógica. 2021. Disponível em: https://www.edocente.com.br/importancia-do-livro-didatico-na-pratica-pedagogica/. Acesso em: 16 jul. 2025.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FRISON, M. D.; VIANNA, J; CHAVES, J. M.; BERNARDI, F. N. Livro didático como instrumento de apoio para a construção de propostas de ensino de Ciências Naturais. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2009. Studies Publicações. Disponível em: http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/425.pdf. Acesso em: 16 jul. 2025.
LORENZO, A. D. Esta mulher deu origem à palavra "cientista". Olhar Digital, [S. l.], 8 nov. 2024. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2024/11/08/ciencia-e-espaco/esta-mulher-deu-origem-a-palavra-cientista/. Acesso em: 12 jul. 2025.
MATIAS, F. S. et al. Falta espaço e reconhecimento para as mulheres na ciência. Le Monde Diplomatique Brasil, [S. l.], 6 nov. 2020. Disponível em: https://diplomatique.org.br/falta-espaco-e-reconhecimento-para-as-mulheres-na-ciencia/. Acesso em: 12 jul. 2025.
MOREIRA, I. Por que as mulheres desapareceram dos cursos de computação? Jornal da USP, São Paulo, 22 mar. 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/universidade/por-que-as-mulheres-desapareceram-dos-cursos-de-computacao/. Acesso em: 16 jul. 2025.
OGILVIE, M. B. Women in science: antiquity through the nineteenth century : a biographical dictionary with annotated bibliography. Cambridge, Massachusetts: MIT Press. 1986.
PINHEIRO, B. C. S. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Planeta, 2023.
SANTOS, M. L. L. dos .; MALDONADO, M. M. C. .; PERIPOLLI, O. J. A representação das mulheres nos livros didáticos do PNLD Campo e suas possibilidades. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–17, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.62817. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62817. Acesso em: 13 jul. 2025.
SCHIEBINGER, L. Maria Winkelmann at the Berlin Academy: A Turning Point for Women in Science. Isis, v. 78, n. 2, p. 174–200. 1987. JSTOR, http://www.jstor.org/stable/231521. Acesso em: 12 jul. 2025.
SENADO FEDERAL. Lei prorroga vigência do Plano Nacional de Educação até dezembro de 2025. 26 jul. 2024. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/07/26/lei-prorroga-vigencia-do-plano-nacional-de-educacao-ate-dezembro-de-2025. Acesso em: 15 jul. 2025.
SMITH, K. N. These Little-Known Nuns Helped Map the Stars. Smithsonian Magazine, 19 mai. 2016. Disponível em: https://www.smithsonianmag.com/smart-news/these-little-known-nuns-helped-map-stars-180959012/. Acesso em: 16 jul. 2025.
SOUTO, D. C.; SOUTO, R. C. Importância das iniciativas de inserção de meninas e mulheres na área de STEM no Brasil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 10, p. 4319-4333, 2022. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/download/7478/2893/10866. Acesso em: 15 jul. 2025.
TIMELINE OF WOMEN IN SCIENCE. In: Wikipedia, [S. l.], 2025. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Timeline_of_women_in_science. Acesso em: 12 jul. 2025.
UNITED NATIONS. The Sustainable Development Goals Report 2023: Special Edition. Nova Iorque: United Nations, 2023. Disponível em: https://sdgs.un.org/sites/default/files/2023-07/The-Sustainable-Development-Goals-Report-2023_0.pdf. Acesso em: 15 jul. 2025.
VIGOTSKI, L. S. A construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação Pública

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.
