Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Curiofísica

Mariana Cruz

Rompendo com as barreiras da física

Imagem da página inicial do site
http://curiofisica.com.br

O blog Curiofísica, criado em 2007, tinha o propósito inicial de tratar, obviamente, de Física. Mas deu tão certo que se expandiu e agora trata de diversas ciências. Tal interdisciplinaridade já está presente no próprio perfil dos responsáveis pela manutenção do blog: dois físicos, uma nutricionista, um cientista da computação, uma advogada e uma bióloga. A Física trabalhada no blog, longe de ser um aglomerado de formas ininteligíveis, mostra um universo bem próximo e acessível que faz com que todos entendam não só esta temida disciplina como a química, a medicina, o direito, a tecnologia entre outras. Os exemplos trazidos pelos textos, além de serem de fácil compreensão, acendem nossa curiosidade.

Na seção Aulas, são trabalhadas as partes da Física relativas à mecânica e à termodinâmica. A aula 1, que trata da sensação térmica, é muito clara: com o objetivo de comprovar a imprecisão que nosso tato tem em aferir a temperatura de qualquer coisa, toma como exemplo a sensação de quentura que um chimarrão passa, bem como a do nosso corpo quando estamos com febre. A partir de tais casos e de uma experiência sugerida, certificamo-nos de que para obtermos a temperatura correta dos objetos devemos nos ater em elementos como volume, pressão e resistência elétrica, entre outros.

Na seção Ciências podemos escolher ver temas tratados pela Biologia, Química ou Física e ficar por dentro de assuntos atuais como as causas dos terremotos. O que faz tal assunto sair do lugar-comum é a analogia que é feita no texto. Para imaginar em pequena escala como se dá um terremoto, basta pegar uma régua na mão e curvá-la; tal gesto gera uma tensão (uma força) deste objeto contra seu dedo. Se soltarmos uma das pontas, a tensão fará a régua vibrar. A maioria dos terremotos acontece quando essa tensão é liberada. Na parte de Biologia ficamos sabendo o que é mito ou não em relação à gripe suína; o que é (de uma vez por todas) o glúten e outros temas que fazem parte de nosso dia a dia. Em Química, são mostrados detalhes da estrutura do Astro-Rei e outras curiosidades a seu respeito, como o fato de sua luz demorar cerca de 8 minutos para chegar até nós. Na seção Direito, os temas tratados vão desde infidelidade partidária até os direitos que pessoas idosas e deficientes têm e, muitas vezes, não sabem. Em Saúde são discutidos aspectos da medicina e da nutrição. Há ainda a seção Save my English, que traz trava-linguas e provérbios em inglês. Além de ensinar alguns macetes para se virar no país dos Beatles. E, por fim, na seção Tecnologia são mostradas as novidades na área, como as roupas robóticas criadas pelos japoneses (quem mais?) e curiosidades sobre como funciona o GPS e o que é LCD.

Todas as matérias, aulas, artigos vêm acompanhados de fotos, ilustrações e vídeos, tornando a leitura ainda mais palatável. Devido a essa característica interdisciplinar, pode-se dizer que o blog Curiofísica rompe de fato com as barreiras da Física.

Publicado em 6 de abril de 2010

Publicado em 06 de abril de 2010

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.