Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
Análise acerca da precarização do trabalho docente
Formação de Professores

Este artigo analisa a precarização do trabalho docente na educação brasileira, com destaque para a desvalorização da profissão. Esse fenômeno intensificou-se a partir da década de 1970 e agravou-se durante a pandemia da covid-19, marcada pela sobrecarga de trabalho e por custos não remunerados aos professores. A pesquisa consistiu em revisão bibliográfica sobre precarização, carreira e remuneração docente. A análise qualitativa identificou causas e impactos da fragilização do trabalho docente no processo educativo. Os resultados apontam para a necessidade de políticas que valorizem a carreira e assegurem condições adequadas de trabalho.

Formação pedagógica para inclusão de alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) no Ensino Médio Integrado
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi desenvolver e aplicar uma proposta de formação continuada para docentes e membros do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), utilizando o Manual Pedagógico Formativo. A iniciativa buscou apoiar a inclusão de alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na Educação Profissional e Tecnológica nos cursos do Ensino Médio Integrado do IFSP – Campus Sertãozinho. De caráter qualitativo, a pesquisa utilizou a Análise de Conteúdo aplicada a dois questionários com o intuito de subsidiar a construção do produto educacional.

O ensino de Matemática atravessado pela Literatura e pelos personagens de uma escola em Contagem/MG
Vivências de Sala de Aula

Diversos textos literários utilizam elementos matemáticos para compor suas narrativas. No presente trabalho, empregamos recursos literários para discutir duas propostas de um professor de Matemática em turmas de 6º ano do Ensino Fundamental. Com isso, objetivamos apresentar práticas pedagógicas em que houve fomento da leitura por meio de histórias que passam por conceitos da Matemática. No texto, são mobilizados autores da Educação Matemática e da Biblioteconomia Escolar para discutir a inserção da Literatura no ensino de Matemática e os diversos desafios envolvidos nesse processo.

Práticas avaliativas com animações infantis: relato de experiência no Ensino Fundamental
Ecologia e Meio Ambiente e Avaliação

Este trabalho investiga a aplicação de questões baseadas em animações infantis em avaliações de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola da Zona Sul do Rio de Janeiro. A pesquisa enfoca práticas avaliativas contextualizadas como estratégia para aumentar o engajamento e aprimorar a aprendizagem. A metodologia incluiu a seleção criteriosa de animações adequadas ao currículo, a formulação de questões que relacionam os conteúdos às temáticas das animações e a análise dos resultados obtidos. Os resultados preliminares indicam maior interesse dos estudantes pelos temas abordados e mais participação nas atividades.

Relação entre currículo e a prática docente nas séries finais do Ensino Fundamental: desafios e perspectivas
Formação de Professores

O presente artigo aborda a relação entre o currículo e a prática docente nas séries finais do Ensino Fundamental focando nos desafios e perspectivas enfrentados pelos professores no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo é destacar as possíveis soluções que otimizem aquele processo, particularmente em escolas públicas nas séries finais do Ensino Fundamental, analisando os desafios enfrentados pelos professores tomando por base o currículo e como são usados nas escolas, adequando-os às suas realidades e considerando-os interligados a BNCC.

Inovação no ensino de Matemática: jogos e interdisciplinaridade como estratégias de aprendizagem ativa
Matemática e Formação de Professores

O presente artigo busca relatar uma ação de formação continuada realizada com professores de Matemática do Ensino Fundamental da rede municipal de Aparecida/SP em abril de 2024. A proposta integrou jogos e práticas interdisciplinares, articulando Matemática e Literatura por meio da produção de cordéis, com foco em metodologias ativas e aprendizagem significativa. Os resultados indicam aumento do envolvimento docente, ampliação do repertório metodológico e fortalecimento do protagonismo na implementação de práticas inovadoras em sala de aula.

Um diálogo reflexivo sobre o ensino de Botânica no contexto da cultura surda
Botânica e Formação de Professores

A escola vem sendo construída ao longo dos últimos anos para reconhecer e atender às necessidades educacionais específicas dos estudantes, promovendo, consequentemente, a efetiva inclusão escolar e social. Diante disso, o presente trabalho apresenta relatos reflexivos sobre o ensino de Biologia, especialmente de Morfologia Vegetal, para alunos surdos de escolas públicas de Fortaleza/CE. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, classificada como estudo de caso, utilizou como método de coleta de dados a observação participante, com registro e análise que foram realizados por meio do diário reflexivo do autor.

História de vida de alunas: da evasão escolar até a Educação de Jovens e Adultos em Ponta Grossa/PR
Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este artigo visa analisar, a partir de suas histórias de vida, os fatores que levaram alunas a recorrer à Educação de Jovens e Adultos no Município de Ponta Grossa/PR após a evasão do ensino regular. Sabendo que a EJA sofre constante desvalorização, a modalidade precisa ser compreendida como ferramenta para reduzir as desigualdades sociais, a fim de construir uma sociedade mais justa. O artigo pautou-se nas categorias bourdieusianas, mais especificamente nas teorias de habitus e campos sociais, que possibilitam uma análise da posição dessas agentes nos campos em que estão inseridas.

A importância do lúdico no ensino de Ciências: trabalhando as fontes de energia renováveis
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

O uso do lúdico no ensino de Ciências não apenas torna o aprendizado mais interessante e motivador para os alunos como também promove uma compreensão mais profunda e duradoura dos conceitos científicos, ao mesmo tempo que desenvolve habilidades importantes para a vida, como colaboração, comunicação e pensamento crítico. O objetivo deste trabalho é averiguar a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizado do conteúdo de fontes de energia renováveis. A bibliografia orientou a aplicação de atividades e a montagem de estrutura em 3D sobre fontes de energia solar e eólica.

O debate como metodologia pedagógica para desenvolvimento do aprendizado
Direito, Filosofia, Avaliação, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Esta pesquisa analisou o uso do debate como metodologia ativa de ensino na disciplina Docência em Ensino Superior, do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult/UFMA). A atividade baseou-se na estratégia Debate Inteligente, em que alunos assumiram o papel de docentes e conduziram discussões sobre ética e direitos dos animais. O tema favoreceu a argumentação, a análise crítica e o diálogo coletivo. Os resultados evidenciaram que o debate promoveu engajamento discente, desenvolveu competências de reflexão e aprimorou a capacidade argumentativa, mostrando-se eficaz para o aprendizado e a formação de futuros docentes.