Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
Promovendo uma educação humanizadora: a integração da Filosofia, da Ética, da Arte, da Ciência e da Política como pilares na formação do estudante
Filosofia, Psicologia, Sociologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este estudo visa fomentar uma reflexão crítica e encontrar estratégias para superar o apedeutismo, ou seja, a falta de aprendizado substancial que permeia os ambientes educacionais no Brasil. Tal fenômeno é frequentemente observado em contextos em que a educação é reduzida a uma ferramenta para atender às exigências do mercado, em vez de priorizar conteúdos epistemológicos robustos. O propósito central deste trabalho é explorar como ações educativas críticas, enraizadas na ética e na estética, podem ser desenvolvidas por meio de diálogos que integram a arte e a filosofia. A metodologia adotada consistiu em pesquisa bibliográfica.

A atuação do orientador educacional frente à indisciplina escolar
Formação de Professores

Este projeto discute o papel do orientador educacional no combate à indisciplina escolar, uma vez que o comportamento inadequado de muitos alunos é um desafio a ser enfrentado. Mediante o estudo bibliográfico de autores como Aquino, Grinspun e Vasconcelos, foi possível discutir acerca da ocorrência da indisciplina no ambiente escolar, evidenciando as causas que levam os alunos a condutas inadequadas. O artigo permitiu compreender a importância da intervenção do orientador educacional, juntamente com a escola e a família, propondo soluções para combater essa problemática que prejudica a aprendizagem do aluno e as relações interpessoais.

Lixo eletrônico em Oeiras do Pará/PA: alguns impactos ambientais
Biologia e Biociências e Instituição Escola

Ao longo dos últimos anos, a preservação do meio ambiente se tornou primordial frente às transformações dos ecossistemas locais e globais. Este trabalho surge a partir de indagações acerca da importância de alertar sobre o descarte de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos gerado pelas assistências técnicas de manutenção no município de Oeiras do Pará/PA e reflete sobre os impactos causados no meio ambiente em relação a isso. Utilizou-se abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico por meio de questionários e entrevistas com perguntas abertas e semiestruturadas como metodologia da pesquisa.

Reflexões acerca do professor de Educação Física na Educação Infantil: experiências e vivências
Educação Infantil e Educação Física

O objetivo deste estudo é narrar experiências vivenciadas por um professor de Educação Física com turmas da Educação Infantil IV e V em uma escola da rede municipal de Fortaleza/CE. Essas experiências trazem à tona um processo renovador na formação lúdica, cognitiva e motora das crianças, por meio de diversas atividades, em que elas aprendem por meio de movimentos corporais. Nesse processo, envolvemos diversos sentimentos, como o afeto, o medo e a aceitação do novo. O processo metodológico se deu por meio de um relato de experiência vivido pelo autor.

A formação do leitor na Educação Infantil na perspectiva de professoras
Educação Infantil

Esta pesquisa objetivou compreender a contação de histórias como estímulo ao interesse pela leitura, a partir das contribuições dos professores, buscando responder: “De que forma os professores podem usar a contação de histórias para estimular as crianças da Educação Infantil a obter o interesse pela leitura?”. A partir de uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, realizou-se um questionário aberto a professoras da Educação Infantil. As fundamentações teóricas baseiam-se em autores como Abramovich, Busatto e Coelho.

Ideias sobre formação inicial e continuada de professores
Formação de Professores

A metodologia adotada no processo de ensino-aprendizagem é influenciada pela formação inicial do professor, preparando-o para atuar no futuro, enquanto a formação continuada impulsiona-o a exercer a profissão respeitando a realidade que o rodeia e utilizando práticas pedagógicas adequadas que proporcionam um ensino de qualidade. O objetivo deste trabalho é identificar como ocorre a formação inicial e continuada do professor no Brasil e sua importância para a prática docente. O trabalho está sustentado na Legislação Brasileira de Educação e em referenciais de estudiosos do tema em tela.

Debatendo a cultura alimentar na escola
Nutrição e Alimentos, Saúde, Psicologia, Sociologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Política Cultural e Política Educacional

No mundo industrializado, a alimentação passou a ser regida pelo consumo de alimentos ultraprocessados em detrimento de uma alimentação caseira in natura, modificando os hábitos alimentares seculares. Isso fez surgir várias doenças, como obesidade, cardiopatias e esteatose, dentre outras. A apropriação da cultura alimentar pelo sujeito reforça sua identidade regional, nacional e cultural, em associação à história de seu país. Este artigo buscou relatar as ações desenvolvidas junto a estudantes da rede pública de ensino na cidade de Assis-SP, embasadas nos aportes teóricos da Psicologia Histórico-cultural.

O suporte dos recursos humanos como garantia de um contexto educacional de qualidade: uma análise em Sobral/CE
Instituição Escola e Política Cultural

Este artigo discorre acerca do suporte dos recursos humanos como garantia de um contexto educacional de qualidade na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental, pensando a importância do setor responsável por organizar processos administrativos que garantam todos os direitos dos servidores. Os recursos humanos são fundamentais na gestão de instituições educacionais, pois a escola não se faz apenas de corpo docente. Autores como Barreto e Lopes discutem a presença dos recursos humanos na educação pública, enquanto Urpia et al. e Silva Moreira et al. analisam a atuação desse profissional na educação.

Aprendizagem colaborativa e Taxonomia de Bloom em sala de aula
Formação de Professores

Este texto reflete sobre a aprendizagem colaborativa aliada à Taxonomia de Bloom. Seu objetivo está na definição desses conceitos, buscando alinhá-los à prática do uso das tecnologias como auxílio para os estudos na sala de aula. Utilizou-se pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Seu referencial teórico aporta-se em pesquisadores que buscam definir os conceitos de forma objetiva e com precisão. Apresentando uma prática colaborativa embasada nesses conceitos, o texto propõe-se a pensar a escola como espaço de ensino e de aprendizagens para melhorar competências e habilidades para o desenvolvimento cognitivo e afetivo.

Os jogos didáticos no ensino da Micologia: percepção dos alunos de licenciatura em Ciências Biológicas
Botânica e Formação de Professores

Os fungos são organismos complexos de morfologia variada e de importância ambiental e econômica. A utilização de jogos está aliada ao sucesso do ensino, visto que trata a teoria e estimula a criatividade, a socialização e o desenvolvimento do trabalho em equipe. Tendo essa percepção, foram elaborados três diferentes jogos didáticos com intuito de contribuir com o ensino-aprendizagem de Micologia. Os jogos foram confeccionados com materiais de fácil acesso aos alunos; como resultados tivemos: Baralho Fungi, Tabuleiro Fungi e Fungos Crosswords, que englobaram conteúdo dos principais grupos de fungos.