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Poesias musicadas: relato de experiência de musicalização infantil por meio de palavras geradoras
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Música

Este relato apresenta uma prática pedagógica de musicalização voltada para crianças com deficiência visual desenvolvida no Instituto Benjamin Constant durante o retorno pós-pandemia, em 2022. Fundamentada na metodologia interventiva participativa de Paulo Freire, a experiência utilizou palavras geradoras como ponto de partida para a integração entre música, literatura e saberes transversais. Trabalhamos com alunos cegos e com baixa visão do 2º e do 4º anos do Ensino Fundamental, a partir de poesias musicadas, como Se achante, de Manoel de Barros, e do conto A festa no céu, promovendo vivências sensoriais e o desenvolvimento da oralidade.

Metodologias ativas e o uso de ferramentas digitais no ensino: reflexões pedagógicas da aprendizagem
Avaliação e Instituição Escola

Considerando que, atualmente, as pessoas permanecem constantemente conectadas ao mundo digital, esta pesquisa tem como objetivo investigar a importância do uso de metodologias ativas e ferramentas digitais no ensino, seja ele presencial ou a distância, bem como analisar as múltiplas possibilidades pedagógicas que promovem a inovação educacional e a autonomia estudantil. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica, considerando os referenciais teóricos que possibilitam novas interpretações e ressignificações da necessária mediação docente.

As narrativas folclóricas amazônicas e o processo decolonial de aprendizagem da criança: estudo de caso no municipio de Santana/AP
Educação Infantil

O artigo investigou a importância das narrativas culturais na construção literária de crianças na Educação Infantil no contexto amazônico de Santana/AP. O objetivo foi analisar como essas narrativas auxiliam a aprendizagem de forma decolonial. O estudo contribui para a discussão dos processos educacionais na Amazônia amapaense. Os resultados mostraram que a incorporação de narrativas locais, mitos e lendas na Educação Infantil fortalece a conexão das crianças com sua herança cultural e identidade. Isso promove um sentimento de pertencimento e orgulho, tornando o aprendizado mais envolvente.

Dificuldades de aprendizagem em Matemática nas séries iniciais
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O ensino de Matemática é percebido por pais, alunos e professores como um desafio enfrentado nas escolas. Essa dificuldade se deve principalmente à desvinculação entre a Matemática ensinada em sala e a utilizada no cotidiano. Este estudo identifica as principais dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais da escolarização, apresentando uma abordagem informativa sobre a construção do conhecimento lógico-matemático à luz da teoria psicogenética e compara ocorrências de aprendizagem na realidade escolar, numa pesquisa de campo realizada em uma escola da rede municipal de Santa Bárbara/MG.

Do lixo escolar à papelaria artesanal: Educação Ambiental por meio da reciclagem de papel e empreendedorismo sustentável no Ensino Médio
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

Cerca de 10% do lixo descartado no Brasil correspondem a papel e papelão. A escola também contribui com resíduos de atividades pedagógicas e administrativas. Como alternativa, esta pesquisa objetivou instaurar numa instituição de ensino a reciclagem de papel para a produção de materiais de papelaria artesanal. Foram coletados 510kg de papel descartado; parte foi processada em laboratório e transformada em folhas novas e outra parte, vendida a um centro de reciclagem. A partir dessas folhas, foram confeccionados cartões, marca-páginas, caixinhas, cartas, convites, minicadernos, papéis-semente, tags e kits ecológicos.

Física do movimento: explorando os conceitos físicos através do futebol
Física e Formação de Professores

O Brasil é conhecido como o país do futebol, mas esse esporte não é famoso apenas aqui; trata-se de uma prática mundialmente reconhecida, que movimenta o mundo em diversas competições, tanto nacionais quanto internacionais. Pensando nisso, o presente artigo propõe uma sequência didática que conecta o ensino de Física ao futebol. Dessa forma, integra-se o esporte aos conteúdos de Mecânica, como as Leis de Newton, grandezas cinemáticas e unidades de medida. Assim, promove-se uma abordagem interdisciplinar, com uma metodologia holística que incentiva a participação ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

A pesquisa-ação na escola: ações e interações
Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O artigo foi realizado por meio de estudos bibliográficos, tendo como foco a pesquisa qualitativa e a pesquisa-ação. Entre os autores que fundamentam os debates, destacam-se Thiollent, Franco, André, Tripp e Gatti. O objetivo é mostrar a pesquisa qualitativa e a pesquisa-ação como fundamentais para o processo de produção de conhecimentos científicos, de modo a contribuir para detectar problemas e, consequentemente, viabilizar alternativas a partir da interação com o grupo foco. Portanto, os diálogos com o grupo participante da pesquisa e com o pesquisador são necessários e possibilitam a resolução de problemas vivenciados no cotidiano escolar.

Tecnologia digital como apoio pedagógico para alunos com transtorno do espectro autista
Educação Especial e Inclusiva

Este artigo aborda o uso de tecnologias digitais como ferramenta pedagógica no ensino de alunos com transtorno do espectro autista (TEA). A partir de uma revisão bibliográfica, analisa-se como tais recursos podem favorecer a inclusão escolar, promovendo o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. Destaca-se a importância da formação docente para o uso adequado dessas tecnologias e da adaptação curricular às necessidades dos alunos autistas. Embora não resolvam todos os desafios, as tecnologias contribuem significativamente para o protagonismo dos estudantes com TEA no processo de aprendizagem.

Ensino de Língua Portuguesa na era digital: a importância do letramento digital na Educação Básica para a construção do sujeito competente linguisticamente
Instituição Escola e Língua Portuguesa e Literatura

Com o surgimento da internet e das redes sociais, o processo comunicativo assume formas inovadoras, diversificadas e adaptáveis às necessidades do próprio meio digital. O presente estudo tem por objetivo propiciar reflexões acerca da importância do letramento digital para o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na Educação Básica, levando em consideração a diversidade linguística presente no ambiente digital e as necessidades contemporâneas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa por meio de revisão de literatura de teóricos que se afinam à temática.

Proposta de sequência didática com apoio de tecnologias digitais para desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita no 4º ano do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula

Este artigo é um recorte da dissertação Habilidades de leitura e escrita do 4º ano do Ensino Fundamental com apoio de tecnologias educacionais, do programa de pós-graduação stricto sensu da UniCarioca. O trabalho apresenta uma proposta de sequência didática (SD) que será aplicada ao longo da pesquisa, uma SD voltada para o favorecimento da leitura e da escrita por meio do gênero textual tirinhas, com apoio de tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a fim de enfrentar as dificuldades que muitas escolas enfrentam para proporcionar educação de qualidade para todos.