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Limpar filtrosProposta de projeto pedagógico utilizando tecnologias digitais de informação e comunicação nas aulas de Educação Física no Ensino Médio
Saúde e Vivências de Sala de AulaEste trabalho apresenta a proposta de um projeto pedagógico para as aulas de Educação Física no Ensino Médio voltado para a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação. O projeto objetiva trabalhar com as informações encontradas nas redes sociais sobre atividade física. Os alunos deverão confirmar ou refutar essas informações, objetivando conscientizá-los e capacitá-los para checar a veracidade por meio de fontes confiáveis de pesquisa, estimulando a formação do senso crítico para as informações que acessam na internet.
Ciências e Artes: Educação Ambiental e interdisciplinaridade na Educação Infantil
Educação InfantilO presente artigo traz reflexões acerca da contribuição da interdisciplinaridade, por meio da Arte e da Ciência, como ferramenta para a Educação Ambiental no Ensino Infantil. A união das disciplinas auxilia o ser humano a compreender o mundo ao seu redor. O tema da interdisciplinaridade nos permite integrar disciplinas com um objetivo comum, facilitando o ensino-aprendizado dos alunos. Cada uma das disciplinas colabora para a valorização da Educação Ambiental junto a crianças, o que poderá fazer com que o mundo se torne um lugar melhor.
A voz do professor como caminho formativo: narrativas, reflexão e supervisão na escola
Formação de Professores e Instituição EscolaEste artigo busca compreender como narrativas (auto)biográficas de professores podem subsidiar práticas de formação continuada mais reflexivas e contextualizadas a partir da atuação do supervisor escolar. Parte-se do pressuposto de que a formação docente é um processo contínuo, coletivo e situado que se constrói baseado em experiências compartilhadas no cotidiano da escola. A pesquisa fundamenta-se em produções acadêmicas acerca da constituição da identidade docente. Dar voz aos docentes fortalece os vínculos profissionais e amplia as possibilidades de transformação da prática pedagógica, contribuindo com a educação democrática.
Ensino de Biologia para estudantes com TEA: os professores e as políticas públicas
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Formação de ProfessoresEste artigo discute o papel do professor de Biologia no ensino de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA), de acordo com as legislações que garantem os direitos desses estudantes. A inclusão deles requer preparação adequada dos professores para lidar com as especificidades. É importante que o professor compreenda as características do TEA para adaptar o processo de ensino de acordo com as suas necessidades individuais. O papel do professor de Biologia é fundamental para a aprendizagem desses estudantes, pois ele é o responsável por criar um ambiente de aprendizagem acolhedor e inclusivo.
Popularizando a evolução e o meio ambiente através do teatro: um passo a passo para reproduzir a peça “O cantarolar de Darwin”
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil, Cinema, Teatro e TV, Espaços Urbanos e Política CulturalRelata-se aqui como reproduzir a peça teatral O cantarolar de Darwin, destacando suas vantagens como ferramenta de educação científica e ambiental em espaços formais e não formais. A peça explora uma visita fictícia de Charles Darwin ao cerrado brasileiro, abordando temas relacionados à BNCC, ao papel do cientista, à importância da conservação e à riqueza da biodiversidade. O objetivo deste trabalho é possibilitar a reprodução da peça e demonstrar que o teatro pode ser uma ferramenta eficaz para introduzir tópicos científicos, aproximando conceitos e sensibilizando em relação a questões sociais e ambientais.
Vulnerabilidade social e os efeitos da desigualdade: relato e análise dos dados obtidos pela oficina Habilidades Sociais e o Cuidado de Si
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Sociologia, Educação a Distância e Política EducacionalO Projeto Multi-foco ocorre em 62 polos como fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a organização da sociedade civil (OSC) Contato. O Multi-foco oferece qualificação para melhorar a produtividade dos trabalhadores e seus rendimentos. A coleta de dados foi feita por meio de dois formulários, um acerca dos dados sociodemográficos e outro para mensurar a escala de resiliência dos participantes. O levantamento desses dados era um dos objetivos do projeto realizado com cursistas mulheres, jovens, negras e/ou pardas, em sua maioria solteiras.
Trilha de aprendizagem “Transtorno do espectro autista” na formação continuada de professores: um caminho para a inclusão e efetividade educacional
Saúde, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Formação de ProfessoresEste artigo traz o processo de criação de uma trilha de aprendizagem acerca do transtorno do espectro autista, criada para contribuir na formação dos profissionais que atendem crianças com TEA numa creche em Duque de Caxias/RJ. Ela decorre dos resultados obtidos na pesquisa de mestrado “Crianças com transtorno do espectro autista: o olhar de docentes, agentes de desenvolvimento da Educação Básica e agentes de apoio à inclusão sobre práticas pedagógicas”, cujo resultado inicial mostrou o quanto esses profissionais se sentem inseguros e despreparados para atender essas crianças.
A importância da Educação Inclusiva no contexto social das escolas públicas
Educação Especial e InclusivaEste artigo explora conceitos sobre a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais em escolas públicas, com foco na integração à sociedade. Destaca-se aqui a necessidade de criar mecanismos eficazes para operacionalizar uma educação abrangente e acolhedora para todos. A inclusão, entendida como interação com o outro, possibilita que indivíduos discriminados em razão de deficiências ocupem seu espaço social, respeitando o processo nos diferentes contextos sociais. Sob a ótica da diversidade, este texto ressalta a relevância de buscar apoio de especialistas e desenvolver trabalhos interdisciplinares.
Conhecendo a cultura surda e as provocações da inclusão
Educação Especial e Inclusiva e Língua Portuguesa e LiteraturaO presente relato visa apresentar a experiência de alfabetização de alunos surdos em Língua Portuguesa escrita, destacando os desafios e os avanços obtidos no contexto educacional inclusivo. O projeto desenvolvido promove o aprendizado do Português como segunda língua (L2), utilizando Libras como primeira língua (L1). A metodologia baseia-se na associação entre sinais e palavras escritas, no reconhecimento de grafemas e na produção textual. Os resultados obtidos evidenciaram avanços na escrita e no vocabulário dos alunos, além do fortalecimento da autoestima e da expressão criativa.
Gerações tecnológicas, uso de novas tecnologias digitais e o Ensino Fundamental I, uma proposta acadêmica para a formação de professores
Computação e Tecnologias, Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaEsta pesquisa foi feita no âmbito do Mestrado em Novas Tecnologias com finalidade de criação de sequências didáticas voltadas para professores que lecionam no Ensino Fundamental I, especificamente no 1º ciclo de alfabetização; foca na elaboração de textos narrativos e no emprego de novas tecnologias para o desenvolvimento dessa construção. A metodologia utilizada foi a abordagem exploratória bibliográfica para criação do material didático e seu uso para professores, o que resultou na criação de uma sequência didática e em um e-book como facilitador da prática docente dentro do 1° segmento do Ensino Fundamental.