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As contribuições da Rede CEJA na formação de seus docentes de Inglês
Formação de Professores e Língua Estrangeira

O presente artigo visa apresentar parte de um estudo e explora perspectivas teóricas sobre o trabalho docente na EJA. O trabalho tem por objetivo demonstrar as contribuições da Rede CEJA na formação de seus professores de Inglês. Quatro docentes da disciplina egressos da FFP/UERJ participaram da pesquisa; seus depoimentos foram analisados à luz da tematização proposta por Fontoura. Os resultados obtidos indicam que a Rede CEJA, principalmente ao promover reuniões virtuais por disciplina e seminários pedagógicos online, tem impactado positivamente a formação de seus professores.

Alfabetização de idosos: com afetividade fica mais fácil
Vivências de Sala de Aula

Este trabalho reflete sobre como a afetividade pode interferir na alfabetização de idosos. A abordagem inclui a escrita do memorial de formação da pesquisadora e as narrativas construídas pelas memórias dos sujeitos envolvidos no processo de alfabetização em uma escola da zona rural de Valença/RJ. Os referenciais teóricos são dos campos da alfabetização na modalidade EJA, como Freire e Soares, e da afetividade na aprendizagem, como Leite e Gazoli. A conclusão aponta para a importância da afetividade na alfabetização de idosos, pois eles demonstram fragilidades que são consequência de anos de exclusão.

Os povos indígenas e o uso das tecnologias digitais nas aulas de Arte: preliminar de pesquisa e campo
Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Política Educacional

Este artigo relata experiência de abordagem da temática indígena nas salas de aula e mostra os resultados de uma pesquisa preliminar sobre como educadores integram essa questão em suas aulas. A desconstrução de estigmas e estereótipos, por meio de abordagens críticas, é importante, contando para isso com o auxílio das tecnologias digitais. A pesquisa participante foi a metodologia principal utilizada. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas informais com professores dos primeiros e segundos segmentos da escola, enquanto a análise dos dados ocorreu por meio de uma análise descritiva de conteúdo.

Os Átomos Emitem Luz? - o uso da experimentação para o aprendizado
Química e Vivências de Sala de Aula

As atividades experimentais contextualizadas têm o propósito de superar a mera reprodução do conhecimento, levando o educando a ser sujeito ativo em seu aprendizado. Este trabalho buscou relatar a apropriação do conhecimento por alunos do 1º ano do Ensino Médio por meio da experimentação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo o questionário como instrumento de coleta de dados, respondido por 62 estudantes. A partir da análise deles, percebeu-se que a experimentação desenvolveu o pensamento sistêmico, a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe e permitiu ao estudante tornar-se ativo.

Brincadeiras tradicionais, memória e experiência: um relato sobre vivências de estágio no Centro Social Reconstruir a Vida, em São Mateus/ES
História da Educação

Este relato descreve experiências vivenciadas durante um estágio em contextos não escolares, realizado no Centro Social Reconstruir a Vida (Cesrevi), localizado no bairro Porto, em São Mateus/ES. O estágio teve como objetivo principal explorar brincadeiras tradicionais e promover a interação entre crianças e as gerações anteriores que colaboram no Centro. Para isso, foram desenvolvidas atividades como entrevistas conduzidas pelas crianças com pessoas mais velhas, focadas nas brincadeiras de suas infâncias, o que visou não apenas a troca de experiências, mas também a preservação de práticas culturais tradicionais.

Contribuições da Caixamática no ensino dos fatos básicos da multiplicação nos anos iniciais: relato de experiência
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Este artigo tem como objetivo descrever as contribuições da aplicação da Caixamática, uma caixa contendo três jogos pedagógicos, no desenvolvimento das habilidades relacionadas à multiplicação. A proposta surgiu a partir da seguinte problemática: como auxiliar os alunos na memorização dos fatos básicos da multiplicação de forma lúdica? A pesquisa adotou abordagem qualitativa, e os dados foram coletados por meio de questionários, diário de bordo e rodas de conversa, durante a oficina de jogos Matemática Fora da Caixa, oferecida a três professoras do 4º ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro/RJ.

As perspectivas e contribuições de Jerome Bruner para o ensino de Ciências na Educação Básica
Psicologia, Formação de Professores, Instituição Escola e Outras Mais Específicas

Este trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo bibliográfico de leituras e análises de obras de Jerome Bruner e alguns pesquisadores da área. Nele fundamentam-se ideias defendidas pelo psicólogo em sua Teoria da Aprendizagem, com destaque para suas concepções sobre modelos de ensino, Aprendizagem por Descoberta, currículo em espiral, desenvolvimento intelectual da criança e resolução de problemas, pelas quais se objetiva relacionar as principais potencialidades que esse embasamento pode oferecer à aprendizagem dos conteúdos na área de Ciências da Natureza.

Fóruns de EJA Brasil e os desafios da Educação de Jovens e Adultos no século XXI
Formação de Professores

O artigo tem por objetivo analisar desafios, possibilidades e propostas temáticas para as políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, com base nas seis cartas-convite elaboradas pelos Fóruns de EJA durante o XVII Encontro Nacional da modalidade (Eneja), realizado em 2022. As cartas, destinadas a diversos segmentos sociais, sintetizam debates sobre o tema Educação, Trabalho e Capitalismo: Impactos, Lutas e Resistências na EJA. Tomando por base dados estatísticos e literatura especializada, o estudo propõe uma leitura crítica dos principais pontos das cartas.

Modelagem Matemática e o uso de tecnologias digitais: concepções de professores de Matemática do Ensino Médio
Matemática, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este artigo investiga as percepções de professores do Ensino Médio sobre a Modelagem Matemática e tecnologias digitais no ensino da Matemática, focando no 3º ano. A pesquisa incluiu questionário on-line. A Modelagem Matemática é destacada como uma metodologia que conecta a Matemática ao cotidiano dos alunos, incentivando uma abordagem investigativa. Os docentes valorizam essa metodologia por desenvolver pensamento crítico e habilidades sociais, mas há desafios como falta de tempo para planejamento e a necessidade de cumprir o currículo tradicional.

Gestão participativa e a violência simbólica na realidade escolar: desafios à formação de professores na contemporaneidade
Avaliação e Política Educacional

Este estudo objetivou analisar o impacto da gestão participativa na mitigação da violência simbólica na realidade escolar, com foco na formação de professores na contemporaneidade. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Os resultados evidenciaram a estreita relação entre a gestão participativa e a violência simbólica na realidade escolar, destacando a necessidade urgente de reformular as práticas de gestão e promover uma cultura de diálogo na escola. Ficou claro que a violência simbólica, manifestada por meio de estereótipos, preconceitos e hierarquias, exerce impacto no ambiente educacional, afetando não apenas a qualidade do ensino, mas também o bem-estar dos professores.