Normas de publicação
Atenção: A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Normas de publicação na revista Educação Pública
- A submissão dos trabalhos se dará por meio do formulário de envio.
- Cada trabalho só poderá ser submetido depois do preenchimento prévio do cadastro do autor responsável pelo envio. Esse cadastro poderá ser utilizado posteriormente, quando do envio de novos trabalhos.
- A submissão deve obrigatoriamente incluir o título do trabalho (não usar CAIXA ALTA) e pelo menos três palavras-chave.
- Serão aceitos trabalhos que abordem temas relacionados à Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio –, que é o público-alvo da revista.
- O autor deve identificar a natureza de seu trabalho, entre:
- Artigo – trata de aspectos relevantes de conteúdos trabalhados na Educação Básica. De acordo com suas características, sugere-se que tenha introdução, objetivos, referencial teórico, procedimentos metodológicos, apresentação e discussão dos resultados, considerações finais e referências, sem que tenha que obrigatoriamente utilizar esses subtítulos.
- Crônicas, prosa ou poesia – textos sem vinculação específica com atividades ou práticas pedagógicas.
- Divulgação científica – trabalhos que versem sobre temas científicos, sem vinculação a práticas pedagógicas.
- Entrevistas – transcrição de entrevistas realizadas com pessoas relevantes para a educação.
- Relatos de experiência – apresentação de práticas em sala de aula. Deve descrever o público-alvo da atividade, a metodologia e eventuais resultados alcançados.
- Resenha – comentários sobre livros, artigos, revistas, filmes, vídeos, músicas, artistas que podem ser interessantes para a Educação Básica.
- Atividades educacionais – sugestões de práticas a serem realizadas; deve incluir o tema, a metodologia e os objetivos pretendidos.
- Reflexões sobre educação – análise e comentários acerca de teorias, políticas e estudiosos que pensam a educação.
- O autor, ao preencher o formulário de envio, deve classificar seu trabalho em uma ou mais áreas do conhecimento (e suas subdivisões):
- Educação;
- Ciências Exatas e da Terra;
- Ciências Ambientais;
- Ciências da Saúde;
- Letras, Artes e Cultura;
- Ciências Humanas;
- Políticas públicas.
- O trabalho anexado no formulário de envio deve ser redigido em português e enviado em formato de editor de texto (.docx, .doc, .odx, .rtf ou .txt). Esse arquivo deverá conter também os dados de formação acadêmica (incluindo as instituições) e atividade profissional dos autores.
- As tabelas e os quadros devem ser inseridos preferencialmente no corpo do texto, digitados.
- As fotografias, as ilustrações e os gráficos devem ser inseridos no corpo do texto em formato de imagem. Devem conter legenda explicativa e a fonte - e o autor deve ter autorização para utilizá-las. Caso a imagem seja feita pelo próprio autor, não é necessário informar a fonte.
- Os trabalhos devem ter no máximo 20 páginas, sendo redigidos preferencialmente com a fonte Arial, corpo 12, entrelinha 1,5, alinhado à esquerda; as palavras estrangeiras deverão ser grafadas em itálico. Os títulos e subtítulos das seções internas devem estar em negrito e alinhados à esquerda.
- Textos maiores poderão ser segmentados e publicados em duas edições.
- Citações, referências bibliográficas e as legendas das figuras e tabelas devem seguir as normas da ABNT.
- Todas as obras mencionadas no corpo do texto deverão ser incluídas nas referências, ao final. Se tal não acontecer, será solicitado ao autor que isso seja providenciado - o que adiará a publicação do trabalho.
- Deve-se evitar ao máximo o uso de notas de rodapé ou de final do texto, a fim de facilitar a fluidez da leitura.
- Todos os artigos devem ser iniciados por um resumo que tenha entre 70 e 120 palavras que descreva o trabalho e traga suas linhas gerais.
- É obrigatório que o autor concorde com os termos e condições de publicação, assinalando o aceite.
- Os trabalhos serão avaliados pelos editores da revista, que poderão emitir os seguintes pareceres:
- Aceitação para publicação.
- Devolução ao autor para modificações, após as quais o trabalho terá nova avaliação. O autor tem o prazo de 30 dias corridos para reinserir o arquivo corrigido no sistema ou enviá-lo por e-mail para a revista; após esse prazo, o trabalho será considerado Recusado.
- Trabalho recusado.
- Os autores serão comunicados da aprovação pelos editores. Serão informados também quando da publicação on-line na revista Educação Pública.
- Qualquer informação adicional pertinente à submissão poderá ser enviada no campo de Comentários para o Editor e, a qualquer tempo, por meio de nosso contato educacaopublica@cecierj.edu.br.
Normas atualizadas em 11/01/2021.