Normas de publicação

Normas de publicação na revista Educação Pública

  1. A submissão dos trabalhos se dará por meio do formulário de envio.
  2. Cada trabalho só poderá ser submetido depois do preenchimento prévio do cadastro do autor responsável pelo envio. Esse cadastro poderá ser utilizado posteriormente, quando do envio de novos trabalhos.
  3. A submissão deve obrigatoriamente incluir o título do trabalho (não usar CAIXA ALTA) e pelo menos três palavras-chave.
  4. Serão aceitos trabalhos que abordem temas relacionados à Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio –, preferencialmente relatos de experiência, que é foco de publicações de interesse para o público-alvo da revista.
  5. O autor deve identificar a natureza de seu trabalho, entre:
    1. Relatos de experiência – apresentação de práticas em sala de aula. Deve descrever o público-alvo da atividade, a metodologia e eventuais resultados alcançados.
    2. Artigo – trata de aspectos relevantes de conteúdos trabalhados na Educação Básica. De acordo com suas características, sugere-se que tenha introdução, objetivos, referencial teórico, procedimentos metodológicos, apresentação e discussão dos resultados, considerações finais e referências, sem que tenha que obrigatoriamente utilizar esses subtítulos.
    3. Crônicas, prosa ou poesia – textos sem vinculação específica com atividades ou práticas pedagógicas.
    4. Divulgação científica – trabalhos que versem sobre temas científicos, sem vinculação a práticas pedagógicas.
    5. Entrevistas – transcrição de entrevistas realizadas com pessoas relevantes para a educação.
    6. Resenha – comentários sobre livros, artigos, revistas, filmes, vídeos, músicas, artistas que podem ser interessantes para a Educação Básica.
    7. Atividades educacionais – sugestões de práticas a serem realizadas; deve incluir o tema, a metodologia e os objetivos pretendidos.
    8. Reflexões sobre educação – análise e comentários acerca de teorias, políticas e estudiosos que pensam a educação.
  6. A Revista Educação Pública está especialmente atenta sobre a presença de plágio nos manuscritos submetidos. A Equipe Editorial considera o plágio grave infração ética e recusará o texto que apresente partes copiadas de autores não citados.
  7. O autor, ao preencher o formulário de envio, deve classificar seu trabalho em uma ou mais áreas do conhecimento (e suas subdivisões):
    1. Educação;
    2. Ciências Exatas e da Terra;
    3. Ciências Ambientais;
    4. Ciências da Saúde;
    5. Letras, Artes e Cultura;
    6. Ciências Humanas;
    7. Políticas públicas.
  8. O trabalho anexado no formulário de envio deve ser redigido em português e enviado em formato de editor de texto (.docx, .doc, .odx, .rtf ou .txt).
    1. O arquivo deverá conter o nome, a qualificação acadêmica (incluindo as instituições) e a atuação profissional dos autores (a submissão não é anônima). Sem esses dados, o trabalho não será avaliado.
    2. As tabelas e os quadros devem ser inseridos preferencialmente no corpo do texto, digitados.
    3. As fotografias, as ilustrações e os gráficos devem ser inseridos no corpo do texto em formato de imagem. Devem conter legenda explicativa e a fonte - e o autor deve ter autorização para utilizá-las. Caso a imagem seja feita pelo próprio autor, não é necessário informar a fonte.
    4. Os trabalhos devem ter no máximo 20 páginas, sendo redigidos preferencialmente com a fonte Arial, corpo 12, entrelinha 1,5, alinhado à esquerda; as palavras estrangeiras deverão ser grafadas em itálico. Os títulos e subtítulos das seções internas devem estar em negrito e alinhados à esquerda.
    5. Citações, referências bibliográficas e as legendas das figuras e tabelas devem seguir as normas da ABNT.
    6. Todas as obras mencionadas no corpo do texto deverão ser incluídas nas referências, ao final. Se tal não acontecer, será solicitado ao autor que isso seja providenciado - o que adiará a publicação do trabalho.
    7. A fim de facilitar a fluidez da leitura, as notas de rodapé ou de final do texto devem ser incluídas no corpo do texto; se for endereço da internet, deve ser inserido como hiperlink.
    8. Todos os artigos devem ser iniciados por um resumo que tenha entre 70 e 120 palavras que descreva o trabalho e traga suas linhas gerais.
  9. É obrigatório que o autor concorde com os termos e condições de publicação, assinalando o aceite.
  10. Os trabalhos serão avaliados pelos editores da revista, que poderão emitir os seguintes pareceres:
    1. Aceitação para publicação.
    2. Devolução ao autor para modificações, após as quais o trabalho terá nova avaliação. O autor tem o prazo de 30 dias corridos para reinserir o arquivo corrigido no sistema ou enviá-lo por e-mail para a revista; após esse prazo, o trabalho será considerado Recusado.
    3. Trabalho recusado.
  11. Os autores serão informados quando da publicação on-line na revista Educação Pública.
  12. Não serão aceitos artigos enviados com a formatação da seção Divulgação Científica e Ensino de Ciências.
  13. Qualquer informação adicional pertinente à submissão poderá ser enviada no campo de Comentários para o Editor e, a qualquer tempo, por meio de nosso contato educacaopublica@cecierj.edu.br.

Normas atualizadas em 21/08/2023.