Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Botânica; Ecologia e Meio Ambiente; Oceanografia; Zoologia
Limpar filtros
A intersecção da leitura em Ciências: livros paradidáticos como recurso nos anos finais do Ensino Fundamental
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Astronomia, Biologia e Biociências, Física, Matemática, Química, Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Este artigo investiga a construção do conhecimento em Ciências por meio da utilização de livros paradidáticos de histórias infantojuvenis como recurso didático. Seu objetivo principal é analisar os recursos mais empregados por professores de Ciências no Brasil, bem como a lacuna existente na legislação, em documentos e em políticas educacionais relacionadas ao incentivo à leitura na área. A adoção de livros paradidáticos infantojuvenis em Ciências tem se configurado como uma estratégia crescente para despertar o interesse dos alunos pela disciplina e favorecer uma aprendizagem mais significativa.

A Teoria da Complexidade de Edgar Morin: um olhar para o ensino em Biociências
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Oceanografia e Zoologia

O objetivo do presente artigo é discutir os principais pontos da Teoria da Complexidade de Edgar Morin aplicados ao ensino em Biociências, sendo abordados estes principais pontos teóricos: pensamento multidimensional; pensamento dialógico; princípio da incerteza e ambiguidade; e pensamento ecológico. É válido ressaltar que a aplicação da Teoria da Complexidade de Edgar Morin no ensino de Biociências demonstra a importância de uma abordagem holística e interdisciplinar. Ao adotar os princípios da complexidade, é possível transformar a percepção dos alunos em relação aos fenômenos biológicos.

A Floresta: compreendendo a diversidade vegetal a partir de um jogo didático
Botânica

A Botânica é uma ciência ligada a diversas esferas da vida humana, como saúde, bem-estar e sustentabilidade do planeta; todavia, frequentemente os alunos relatam dificuldades e pouca afinidade com o tema. Para tornar a aprendizagem mais lúdica e interativa, desenvolveu-se o jogo A Floresta, que visa à aprendizagem sobre diversidade vegetal. Pode ser utilizado no modo básico ou com regras que permitem maior integração e competitividade. Com o jogo, os alunos respondem a perguntas de verdadeiro ou falso e interagem de modo competitivo e cooperativo, fortalecendo a retenção de informações e o entendimento dos conceitos botânicos.

Do lixo escolar à papelaria artesanal: Educação Ambiental por meio da reciclagem de papel e empreendedorismo sustentável no Ensino Médio
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

Cerca de 10% do lixo descartado no Brasil correspondem a papel e papelão. A escola também contribui com resíduos de atividades pedagógicas e administrativas. Como alternativa, esta pesquisa objetivou instaurar numa instituição de ensino a reciclagem de papel para a produção de materiais de papelaria artesanal. Foram coletados 510kg de papel descartado; parte foi processada em laboratório e transformada em folhas novas e outra parte, vendida a um centro de reciclagem. A partir dessas folhas, foram confeccionados cartões, marca-páginas, caixinhas, cartas, convites, minicadernos, papéis-semente, tags e kits ecológicos.

Alfabetização científica: uso de paradidáticos no ensino de ecologia de anuros
Zoologia e Biologia e Biociências

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as contribuições dos paradidáticos para a desmistificação da ordem Anura e a promoção da alfabetização científica. No percurso metodológico, foram analisados materiais de ensino sobre a ecologia de anuros, sendo os dados submetidos a uma abordagem qualitativa, o que favoreceu a compreensão do uso de paradidáticos no ensino de Ciências e do espaço destinado à ecologia de anuros e à desmistificação das espécies. Os resultados indicam o favorecimento da conscientização ambiental e do engajamento dos estudantes.

Não existe jogar fora! Projeto interdisciplinar sobre lixo doméstico e coleta seletiva para turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Ecologia e Meio Ambiente, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e Comportamento

O presente trabalho tem como proposta apresentar a execução de um projeto interdisciplinar aplicável em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental utilizando como tema o lixo doméstico e a coleta seletiva. Neste artigo são descritas todas as etapas a serem percorridas, os diversos recursos didáticos utilizados e alguns possíveis critérios para uma avaliação criteriosa dos alunos. Tal proposta foi elaborada tomando como base a Base Nacional Comum Curricular para a essa etapa do Ensino Básico e o caderno temático Meio Ambiente: Educação Ambiental e Educação para o Consumo.

Diálogos verdes: conversando sobre Educação Ambiental em uma perspectiva crítica e infancializadora
Ecologia e Meio Ambiente, Filosofia, Sociologia e Educação Infantil

Vivenciamos hoje uma onda de constante desvalorização e de aversão aos conhecimentos e práticas de preservação ambiental. O presente trabalho visa apresentar o projeto Diálogos Verdes: Conversando sobre Educação Ambiental em uma Perspectiva Crítica e Infancializadora, na cidade de Quixeré/CE. Nele, partimos de uma visão decolonial, pautados teoricamente em escritos derivados das filosofias Ubuntu, africana, e Teko Porã, indígena, para (re)pensar formas de dialogar com e sobre o meio ambiente, colocando as crianças como parte central dos processos de constituição de saberes, partindo de diálogos em rodas de conversa e contação de histórias constituídas nos encontros com elas.

A coleta seletiva e a inclusão escolar: uma proposta para alunos com deficiência intelectual
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil

O artigo investiga a integração da Educação Ambiental (EA) e da inclusão escolar, com foco em alunos com deficiência intelectual (DI), alinhando-se aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Realizado na Escola Municipal Manoel Ribas, em Mariluz/PR, o estudo promoveu atividades lúdicas e acessíveis sobre coleta seletiva (CS) baseadas na Pedagogia Histórico-Crítica. Os resultados indicam que metodologias inclusivas e interativas favorecem o aprendizado e o engajamento de todos, reforçando a importância da formação docente e da participação comunitária para uma EA crítica e inclusiva.

A gamificação como ferramenta nas práticas de Educação Ambiental hídrica
Ecologia e Meio Ambiente e Geografia

Os recursos hídricos apresentam caráter essencial para a sociedade, e a Educação Ambiental, por intermédio da gamificação, configura importante ferramenta para ampliar os diálogos e o envolvimento da sociedade frente a essa temática imprescindível. Este estudo visa socializar algumas propostas de atividades gamificadas desenvolvidas com estudantes do Ensino Médio de escola pública. O estudo demonstrou a relevância e o embasamento legal da Educação Ambiental com ênfase nos recursos hídricos, destacou a gamificação como proposta metodológica inovadora e exitosa, ao promover maior atratividade e interação.

Harmônico-Desarmônico Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

Esta poesia foi criada com o objetivo de introduzir o tema relações ecológicas em turmas de 1ª série do Ensino Médio de Tempo Integral. Buscou-se apresentar, por meio de um texto mais próximo do lúdico, alguns conceitos relacionados à temática, atrair a atenção dos estudantes e demonstrar as possíveis articulações entre Ciência e Arte, sendo esta última um dispositivo que dá novas formas e contornos ao que é científico. Após a apresentação e a discussão da poesia, solicitamos, como atividade do componente curricular, a criação de textos de natureza artística ou cultural, como poesias, contos, canções, histórias em quadrinhos, entre outros.