Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Botânica; Ecologia e Meio Ambiente; Oceanografia; Zoologia
Limpar filtros
Popularizando a evolução e o meio ambiente através do teatro: um passo a passo para reproduzir a peça “O cantarolar de Darwin”
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil, Cinema, Teatro e TV, Espaços Urbanos e Política Cultural

Relata-se aqui como reproduzir a peça teatral O cantarolar de Darwin, destacando suas vantagens como ferramenta de educação científica e ambiental em espaços formais e não formais. A peça explora uma visita fictícia de Charles Darwin ao cerrado brasileiro, abordando temas relacionados à BNCC, ao papel do cientista, à importância da conservação e à riqueza da biodiversidade. O objetivo deste trabalho é possibilitar a reprodução da peça e demonstrar que o teatro pode ser uma ferramenta eficaz para introduzir tópicos científicos, aproximando conceitos e sensibilizando em relação a questões sociais e ambientais.

Vulnerabilidade social e os efeitos da desigualdade: relato e análise dos dados obtidos pela oficina Habilidades Sociais e o Cuidado de Si
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Sociologia, Educação a Distância e Política Educacional

O Projeto Multi-foco ocorre em 62 polos como fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a organização da sociedade civil (OSC) Contato. O Multi-foco oferece qualificação para melhorar a produtividade dos trabalhadores e seus rendimentos. A coleta de dados foi feita por meio de dois formulários, um acerca dos dados sociodemográficos e outro para mensurar a escala de resiliência dos participantes. O levantamento desses dados era um dos objetivos do projeto realizado com cursistas mulheres, jovens, negras e/ou pardas, em sua maioria solteiras.

Etnobotânica: resgatando memórias e fortalecendo a identidade da juventude rural por meio do uso de plantas medicinais e religiosas
Botânica e Ecologia e Meio Ambiente

Neste trabalho, resgatam-se as memórias da abordagem etnobotânica acerca do uso de plantas medicinais e de seu uso religioso, a fim de que se compreenda como essas práticas contribuem para a construção da identidade da juventude rural ao conhecer a origem dos saberes e das práticas terapêuticas de plantas medicinais por moradores das comunidades rurais de Filadélfia/BA. A temática está inserida numa discussão que abrange modos de vida e religiosidade, numa diversidade própria, proporcionando a apropriação da diversidade botânica medicinal local no contato com pessoas mais velhas da comunidade.

A biodiversidade de serpentes sob a ótica de estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública do Rio de Janeiro: o papel da Educação Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia e Biologia e Biociências

Este trabalho analisa a visão de alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública de Seropédica/RJ a respeito da Biologia das serpentes e de seus acidentes ofídicos. Após aplicação e observação do questionário diagnóstico, realizou-se uma palestra de Educação Ambiental voltada à conservação de serpentes. Em seguida, aplicou-se um questionário avaliativo, a fim de verificar a eficácia da atividade. Percebeu-se uma mudança considerável na concepção dos alunos, reconhecendo a importância biológica das serpentes. Esses resultados ressaltam a necessidade da realização de projetos em EA que visem a sensibilização de todos.

Visita a uma área devastada como ferramenta de Educação Ambiental: um relato de experiência
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

A escola deve sensibilizar os alunos a buscar princípios que propiciem uma convivência harmoniosa com o meio ambiente e as espécies que habitam o planeta, auxiliando-os a identificar criticamente os princípios que têm levado à destruição inconsequente de recursos naturais e várias espécies. Partindo desse princípio, objetivou-se levar os alunos da Escola Estadual Santa Genoveva a uma visitação a uma área devastada nas proximidades da cidade de Augustinópolis/TO como parte da formação de conhecimento a respeito dos impactos gerados pelas queimadas (ação do homem) ao meio ambiente.

Sustentabilidade em ação: experimentos pedagógicos com energia solar e Robótica
Ecologia e Meio Ambiente, Astronomia, Biologia e Biociências, Computação e Tecnologias, Física, Matemática e Vivências de Sala de Aula

Este artigo apresenta o projeto Sustentabilidade em Ação, realizado com estudantes do Ensino Fundamental em Santos/SP. Focado na construção de protótipos robóticos e casas sustentáveis, utilizou materiais recicláveis e painéis fotovoltaicos para promover a integração de práticas pedagógicas inovadoras baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. As atividades incluíram a criação de sistemas robóticos com kits como WeDo 2.0 e Máquinas Simples, além de objetos movidos a energia solar. O projeto evidenciou como a Robótica Educacional pode consolidar conhecimentos científicos e fomentar a consciência socioambiental.

Ensinando recursos fitogenéticos por meio de uma sequência didática: construindo um banco didático de sementes de milho (Zea mays L.)
Botânica e Biologia e Biociências

Esta proposta destaca a crescente relevância dos recursos fitogenéticos na Biologia, ressaltando sua importância global para a preservação da vida. Propõe-se uma sequência didática dividida em cinco etapas: apresentação e discussão do tema por meio de vídeos; construção de um banco didático de sementes de milho pelos alunos; exposição e discussão dos bancos; feira de degustação de pratos típicos de milho e avaliação final. Além de abordar essa temática, a atividade oferece oportunidades para explorar temas de Botânica e Fisiologia na disciplina de Biologia, enquanto estimula o paladar dos alunos com degustações de pratos típicos.

Breve abordagem sobre o conceito de energia
Ecologia e Meio Ambiente e Física

O tópico energia será abordado neste artigo em alguns subitens: um breve histórico, que parte da etimologia da palavra e sua denominação até uma descrição do princípio da conservação de energia; o desenvolvimento do conceito de energia, que se deu de acordo com estudos envolvendo movimento e calor no decorrer do século XIX, até as formas de energia e os tipos de conversões; as fontes de energia, sua exploração econômica e industrial associada a vários processos, que se modificam conforme a fonte utilizada; energia e sociedade, em que são tratados consumo energético e desenvolvimento econômico.

Arborização no meio escolar: a relação da Educação Ambiental com a cultura étnico-racial no cultivo e preservação de árvores nativas da Caatinga
Ecologia e Meio Ambiente

A arborização proporciona a conservação da identidade biológica de uma região. No âmbito escolar, é de fundamental importância proporcionar melhorias no ambiente de estudo em termos de conscientização aos alunos a respeito do quão significativo é preservar áreas degradadas e florestas. Este trabalho é resultado do desenvolvimento de ações relacionadas à cultura étnico-racial e à arborização com árvores da Caatinga em espaços não construídos na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Simão Ângelo, em Penaforte/CE. O projeto utiliza a sabedoria da cultura popular local.

Promoção da percepção botânica em estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

Este relato de experiência pedagógica foi realizado com estudantes do Ensino Fundamental I abordando Botânica, visando promover o conhecimento em Ciências e despertar a curiosidade sobre as plantas no cotidiano. A pesquisa, de abordagem qualitativa e tipo pesquisa-ação, mostrou, ao final do projeto, o encanto dos estudantes ao reconhecerem plantas que antes passavam despercebidas. Os comentários sobre espécies encontradas no dia a dia enriqueceram as aulas. Dessa forma, percebe-se que o estímulo à percepção botânica contribuiu para formar indivíduos mais atentos ao meio ambiente.