Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Botânica; Ecologia e Meio Ambiente; Oceanografia; Zoologia
Limpar filtros
O ensino de Microbiologia na Educação Básica: um relato de experiência na interface escola-universidade
Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia, Saúde, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

Neste estudo, trabalhamos o tema "Microrganismos no dia a dia, higiene e saúde na escola” em três momentos: na escola, onde foi realizada uma palestra inicial sobre o tema, com observação em microscópio caseiro de laser montado na sala de aula; coleta de material em diferentes superfícies e armazenamento para cultivo e identificação; e visita à Faculdade de Odontologia da UFRGS, com observação das placas com colônias de microrganismos coletados na escola. Foi possível identificar que muitos dos estudantes tiveram o primeiro contato visual com os microrganismos.

O ensino em Zoologia no período remoto: uma análise do Plano de Estudo Tutorado de Minas Gerais
Zoologia

No período pandêmico de 2020, novas estruturações para o ensino remoto foram criadas. Na tentativa de contemplar os estudantes, o Estado de Minas Gerais desenvolveu o Plano de Estudo Tutorado (PET). Este artigo analisa os PET destinados ao Ensino Fundamental I para o conteúdo de Zoologia, utilizando a metodologia proposta por Vasconcelos e Souto. Os dados apontam para a superestimação das relações morfofisiológicas dos animais em detrimento de demandas atuais, além de baixa qualidade das figuras utilizadas no documento e repetição dos exercícios, sugerindo possível reanálise do conteúdo abordado, conceitual e figurativamente.

Protagonismo dos estudantes na mobilização da comunidade escolar para ações de impacto ambiental positivo na escola
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

A urgência frente às questões climáticas atuais privilegia práticas e reflexões envolvendo a Educação Ambiental na escola. Nesse sentido, um dos desafios do educador é encontrar estratégias pedagógicas que promovam sentidos nos estudantes e os provoquem a propor soluções possíveis para problemas ambientais locais. O estudo de caso aqui apresentado aconteceu em um colégio estadual localizado no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, protagonizado por 21 alunos do 3º Ano do Ensino Médio Integral. Os alunos prepararam três projetos de intervenção.

Construção e interpretação de árvore filogenética usando modelo tridimensional
Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

Este artigo descreve uma experiência de aplicação de sequência didática com discentes de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo da sequência didática foi, por meio de uma atividade investigativa e de construção de modelos tridimensionais de árvores filogenéticas, proporcionar aos alunos a aprendizagem de como interpretar corretamente uma árvore filogenética e identificar que ela expressa uma hipótese evolutiva dos seres vivos que estão nessa árvore. O uso do modelo tridimensional contribuiu para que os alunos pudessem perceber o objetivo de construir uma árvore filogenética.

O uso do fanzine como recurso pedagógico para a produção de conhecimento e divulgação científica do tema água
Ecologia e Meio Ambiente

Esta pesquisa é qualitativa do tipo pesquisa-ação sobre a produção de conhecimento e divulgação científica do tema “água”, a partir da aplicação de uma sequência didática de vivências educativas intitulada “Conhecendo aspectos importantes sobre a água”, desenvolvida como proposta de intervenção pedagógica e discutida na disciplina Divulgação Científica do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima. Foram utilizados como instrumentos de registro a produção escrita das histórias e a confecção dos fanzines relativos ao tema. Participaram da pesquisa 25 alunos de 2° ano do Ensino Fundamental em escola pública de Roraima.

A diversidade pretérita e evolução no ensino de Biociências: uma análise de aplicação do PaleoGame
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Oceanografia e Zoologia

Dentre os conteúdos de Biociências está a Paleontologia, que oferece o conhecimento de tempos pretéritos aos alunos. Logo, questionou-se: como os jogos podem auxiliar no ensino de Paleontologia? Diante dessa narrativa, o relato de experiência discute a aplicação de um jogo didático com a finalidade de oferecer estratégias de ensino do tema, além de promover discussões e relatos durante o decorrer da prática. O jogo foi considerado importante para os processos de ensino, pois contribuiu para três grandes eixos de temas: o jogo, diversidade pretérita, Paleogeografia e tempo geológico.

A importância da literatura articulada ao ensino de Ciências na pré-escola, a partir do lúdico e da contextualização
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

O artigo faz uma análise cronológica das concepções de criança e infância, construindo um paralelo com os avanços desses conceitos até os dias atuais. Em seguida, investiga como a implementação da Literatura, com temáticas voltadas para as Ciências, especialmente a Educação Ambiental, pode incentivar a construção do conhecimento na Educação Infantil de modo a romper com a estrutura do ensino tradicional. A partir de teorias desenvolvidas por diversos autores, observamos que é notória a importância da percepção da criança em seu processo de crescimento, necessitando explorar o meio, descobrir suas curiosidades e caminhar valorizando as ciências experimentais.

Educação Ambiental: plástico como tema norteador para aulas de Química
Ecologia e Meio Ambiente e Química

O uso do plástico convencional vem contribuindo para a poluição ambiental. Com o objetivo de investigar a contribuição de uma aula de Química em nível médio para a Educação Ambiental, com uma sequência didática baseada nos três momentos pedagógicos. Os dados foram coletados por meio de questionários e analisados de forma qualitativa. Os resultados obtidos na participação de estudantes de escola pública reforçam a necessidade da realização de mais aulas sobre EA e maior conscientização sobre a poluição causada pelos plásticos. Esta pesquisa cumpriu três (sensibilização, informação, mobilização) dos quatro níveis de abordagem.

2020 uma odisseia em meu espaço: etnografia, literatura e cinema em meio à pandemia
Ecologia e Meio Ambiente, Agronomia, Antropologia, Comunicação, Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Língua Portuguesa e Literatura

Este é um relato de experiência como discente na disciplina Imagem, Memória e Imaginações Sociais: Antropologia, Literatura e Cinema; Experimentos Etnográficos de Análise e Escrita, no PPGCS/UFRRJ, adaptada ao período emergencial e realizada em 2020 via plataforma Zoom. Seu objetivo foi experimentar a análise e a escrita etnográfica, realizadas a partir de obras cinematográficas e literárias em diálogo com vivências cotidianas ou observações de campo. Foram realizados seminários a respeito de obras de referência, documentários e filmes. Os discentes elaboraram um ensaio ou resenha, contendo uma reflexão a partir dos textos teóricos.

Guia do educador para o filme "Rio"
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho propõe um guia didático para trabalhar o filme Rio com alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, especialmente do 1º ano. Rio é uma animação que conta a história de Blu, uma arara azul domesticada que está em extinção. Ao chegar à cidade do Rio de Janeiro, Blu conhece Jade, a última fêmea de sua espécie. Juntos, vivem uma aventura para se livrar dos contrabandistas de animais silvestres. O guia do educador para esse filme propõe trabalhar de forma didática a fauna brasileira, abordando principalmente os temas “animais em extinção” e o “contrabando de animais”.