Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Botânica; Ecologia e Meio Ambiente; Oceanografia; Zoologia
Limpar filtros
Dialogando com temas ambientais em Ciências Naturais: relato de experiência no ensino remoto
Ecologia e Meio Ambiente

O ensino de Ciências deve ser respaldado na compreensão de fenômenos de forma integral, de modo que esteja atrelado às mudanças temporais e inserção de processos crítico-reflexivos. O presente trabalho objetivou relatar experiências vivenciadas durante uma prática pedagógica em turma do Ensino Fundamental II de escola pública na cidade de Cajazeiras/PB. O desenvolvimento da ação ocorreu durante o período de pandemia do vírus SARS-Cov-2, sucedendo-se, então, de forma remota.

Utilizando a raiz tuberosa de mandioca em aulas práticas de Biologia para estudantes do Ensino Médio
Botânica e Biologia e Biociências

A mandioca é uma planta dicotiledônea pertencente à família Euphorbiaceae, de grande importância; sua raiz tuberosa serve como sustentáculo energético para mais de 700 milhões de pessoas no planeta, além de diversas outras utilidades na alimentação animal e na indústria. O trabalho possui como principal objetivo facilitar e motivar a aprendizagem dos alunos na disciplina de Biologia, no Ensino Médio, no que tange à área de Bioquímica por meio de duas atividades experimentais, utilizando como principal espécie a raiz tuberosa da mandioca.

Ensino investigativo de Botânica em livros didáticos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental a partir da BNCC
Botânica, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

A BNCC destaca o letramento científico como mecanismo para tornar os alunos ativos no processo de ensino-aprendizagem em ciências. O objetivo desta pesquisa foi analisar a abordagem investigativa de Botânica em livros didáticos do Ensino Fundamental com base na BNCC. Dentre os problemas identificados destaca-se a falta de atividades práticas, a falta de perspectiva evolutiva que favoreça a compreensão das características de cada grupo e seus processos adaptativos e a falta de contextualização do conteúdo, que o aproxime da realidade do aluno.

Terrário de samambaias: análise do desenvolvimento da planta e do ciclo da água
Ecologia e Meio Ambiente e Educação a Distância

Além de espécie pioneira, a samambaia é responsável pela nutrição do solo e pelo surgimento de seres. Por sua importância ecológica, este projeto traz a montagem de terrários, suas funcionalidades e necessidades. O estudo tem o objetivo de discutir o ciclo da água, relações abióticas e a importância ecológica da samambaia. A metodologia selecionada foi um modelo didático que reproduzisse a realidade. O período de análise foi de 38 dias, capturando fotos e observando o ciclo da água. O intuito é representar o ecossistema natural, concluindo que o terrário é uma ótima proposta de aprendizado, até mesmo em pandemia.

Levantamento de concepções, abordagens e vertentes em Educação Ambiental com professores de uma unidade escolar do Ensino Médio
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Considerando a variedade de discursos em Educação Ambiental e os desafios para sua implementação em âmbito escolar, o presente estudo visa a promover reflexões, analisar e identificar vertentes pedagógicas predominantes sobre o tema em uma unidade escolar. O estudo ocorre a partir de pesquisa documental e aplicação de questionário junto ao corpo docente da unidade, utilizando como modelo político-pedagógico para a Educação Ambiental as vertentes: conservadora, pragmática e crítica. Diante da análise proposta, constatam-se relatos de ausência de disciplinas relacionadas à Educação Ambiental durante a graduação dos professores.

Educação e saúde: identificação morfológica e a importância médica dos escorpiões para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental
Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

Os acidentes com animais peçonhentos apresentam importância médica por causarem risco de vida às pessoas. E, entre os animais peçonhentos, os escorpiões se destacam pela quantidade de acidentes que causam anualmente e por sua letalidade em determinados casos. Um fator que favorece a disseminação dos escorpiões é a sua capacidade de se adaptar a viver nos centros urbanos, acentuando assim os riscos de envenenamento de seres humanos. Objetivando ensinar as características morfológicas e como se prevenir de possíveis acidentes, o presente trabalho atuou junto a estudantes do 7º ano, ensinando aspectos biológicos e de importância médica desses animais.

Green Day: o despertar da consciência ambiental no CEFET/RJ - câmpus Maria da Graça
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Química, Geografia e Vivências de Sala de Aula

Pensar Educação Ambiental em um país como o Brasil é uma atividade complexa. Trazer à luz do conhecimento os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) é atividade imperativa, pois tais objetivos impactam diretamente a qualidade de vida das pessoas. Estão relacionados e correlacionados a temas que são indissociáveis, como saúde, meio ambiente e gênero. Dessa forma, anualmente, desde 2016, temos desenvolvido um trabalho que engloba toda a comunidade escolar de forma a conscientizar e sensibilizar para o tema da Educação Ambiental, seguindo os preceitos da Agenda 2030.

Educação Ambiental no Ensino Fundamental: dificuldades, desafios, recursos didáticos e percepções
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Educação a Distância

Este trabalho teve como objetivo analisar como a Educação Ambiental é trabalhada no Ensino Fundamental no município de São Mateus/ES e sugerir novos métodos de ensino. Devido ao cenário pandêmico vivenciado, o trabalho foi realizado de forma virtual. Os professores foram convidados a responder um questionário e, com os resultados obtidos, surgiu a ideia de preparação de uma cartilha que ajudasse os professores a trabalhar o assunto de forma interdisciplinar e transversal.

O Jogo da Terra Feliz: um instrumento lúdico que promove a Educação Ambiental na Educação Infantil
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

A Educação Ambiental, pode-se dizer, tem sido amplamente discutida em vários âmbitos sociais. Essa temática ocupa espaço em salas de aula, debates, discussões políticas e conferências em âmbito mundial. Também a mídia e as diferentes formas de comunicação atuais possuem papel importante na difusão do conhecimento da Educação Ambiental, juntamente com diversas instituições escolares, docentes, grupos e ONGs que espalham mensagens de preservação dos recursos naturais e da vida animal.

Modelo didático tridimensional aplicado ao ensino sobre os besouros (Insecta: coleóptera)
Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

O ensino sobre os coleópteros na disciplina de Ciências possui barreiras de aprendizado, uma vez que geralmente as aulas estão vinculadas apenas aos livros didáticos. Como alternativa para um ensino lúdico sobre estes artrópodes, esta pesquisa propôs a utilização de modelos didáticos tridimensionais no ensino da ordem Coleóptera a estudantes de uma escola pública localizada no município de Santana/AP. Inicialmente foi aplicado um questionário para se obter o conhecimento prévio dos estudantes, logo após foi ministrada uma aula teórica mostrando as principais características dos besouros e seus hábitos.