Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Agronomia; Astronomia; Biologia e Biociências; Computação e Tecnologias; Física; Geologia; Matemática; Química
Limpar filtros
Contribuições da monitoria de Biologia na formação dos alunos monitores em uma escola pública de Fortaleza/CE
Biologia e Biociências, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O ensino de Ciências alcança a alfabetização científica ao integrar teoria e prática; um exemplo dessa união é a monitoria acadêmica. O projeto de monitoria foi implementado na escola-campo e apresenta crescente demanda de interessados. Esta pesquisa analisa as contribuições da monitoria de Biologia na formação dos estudantes do Ensino Médio. Percebeu-se que as atividades de investigação e experimentação potencializaram a alfabetização científica e o rendimento acadêmico da maioria. Os monitores consideraram o projeto importante para a carreira científica e apresentaram mudanças em suas perspectivas sociais e profissionais.

Os recursos lúdicos e jogos no ensino e aprendizagem da Matemática
Matemática

Esta pesquisa é voltada para a diversificação das intervenções pedagógicas nas escolas, considerando a já existente deficiência no ensino de Matemática para crianças e adolescentes no sistema educacional brasileiro. Esse déficit acentuou-se durante a pandemia, pela dificuldade de manter o foco no conteúdo em ambiente virtual. Diversos autores defendem o uso de brincadeiras e elementos lúdicos como recurso para facilitar o ensino e a aprendizagem. Com base em pesquisas bibliográficas, este trabalho sustenta que o uso do lúdico pode ser especialmente eficaz no ensino da Matemática.

Dificuldades de aprendizagem em Matemática nas séries iniciais
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O ensino de Matemática é percebido por pais, alunos e professores como um desafio enfrentado nas escolas. Essa dificuldade se deve principalmente à desvinculação entre a Matemática ensinada em sala e a utilizada no cotidiano. Este estudo identifica as principais dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais da escolarização, apresentando uma abordagem informativa sobre a construção do conhecimento lógico-matemático à luz da teoria psicogenética e compara ocorrências de aprendizagem na realidade escolar, numa pesquisa de campo realizada em uma escola da rede municipal de Santa Bárbara/MG.

Um estudo de caso nos anos finais do Ensino Fundamental: a aplicação de jogo no ensino de números inteiros
Matemática

Este estudo surgiu da necessidade de superar as dificuldades dos alunos na compreensão de números inteiros. Objetiva-se analisar uma estratégia de aprendizagem dos números inteiros com o jogo Intege Bank para alunos do Ensino Fundamental. Adotando uma abordagem qualitativa e quantitativa com estudo de caso, desenvolvemos a implementação do jogo de cartas Intege Bank como método principal. Os resultados obtidos durante o jogo e análises de desempenho pré e pós-intervenção revelaram pontos significativamente positivos na aprendizagem com números inteiros.

Física do movimento: explorando os conceitos físicos através do futebol
Física e Formação de Professores

O Brasil é conhecido como o país do futebol, mas esse esporte não é famoso apenas aqui; trata-se de uma prática mundialmente reconhecida, que movimenta o mundo em diversas competições, tanto nacionais quanto internacionais. Pensando nisso, o presente artigo propõe uma sequência didática que conecta o ensino de Física ao futebol. Dessa forma, integra-se o esporte aos conteúdos de Mecânica, como as Leis de Newton, grandezas cinemáticas e unidades de medida. Assim, promove-se uma abordagem interdisciplinar, com uma metodologia holística que incentiva a participação ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

Alfabetização científica: uso de paradidáticos no ensino de ecologia de anuros
Zoologia e Biologia e Biociências

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as contribuições dos paradidáticos para a desmistificação da ordem Anura e a promoção da alfabetização científica. No percurso metodológico, foram analisados materiais de ensino sobre a ecologia de anuros, sendo os dados submetidos a uma abordagem qualitativa, o que favoreceu a compreensão do uso de paradidáticos no ensino de Ciências e do espaço destinado à ecologia de anuros e à desmistificação das espécies. Os resultados indicam o favorecimento da conscientização ambiental e do engajamento dos estudantes.

Interdisciplinaridade: experimentos de Ciências em escola rural do Xingu, no Pará
Biologia e Biociências, Física e Química

A pesquisa examinou a eficácia de abordagens interdisciplinares em Ciências da Natureza no Ensino Fundamental. Conduzida em uma escola rural na cidade de Altamira/PA, a investigação envolveu 25 estudantes do 9º ano que realizaram experimentos de Biologia, Física e Química com materiais acessíveis. A coleta de informações foi feita por meio de testes antes e depois da atividade. Os resultados ressaltaram a relevância de estratégias pedagógicas adaptadas ao ambiente rural para uma educação efetiva, enfatizando a valorização da cultura local e a formação de cidadãos críticos e engajados.

Elaboração de materiais pedagógicos para ensino de crianças com transtorno do espectro autista: um suporte à sala sensorial
Química, Educação Infantil e Formação de Professores

Este relato descreve as ações realizadas no projeto de extensão Elaboração de Materiais Pedagógicos e Desenvolvimento de Oficinas de Artes para Crianças Autistas: um Suporte à Sala Sensorial do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para o Autismo de Ji-Paraná/RO, que visava contribuir com as famílias e os professores do centro, por meio da oferta de materiais pedagógicos voltados ao desenvolvimento sensorial dos estudantes com TEA matriculados. A execução do projeto extensionista pelos acadêmicos contribuiu de forma significativa para sua formação.

A entalpia como um conceito científico: uma temática de ensino de Química inapropriada para o Ensino Médio
Química

A abordagem do conceito de entalpia no Ensino Médio apresenta desafios significativos, especialmente quando se considera sua formulação científica no campo da Termodinâmica. Este artigo discute a inadequação da abordagem do conceito de entalpia no Ensino Médio, destacando os limites epistemológicos e pedagógicos envolvidos. Embora a entalpia figure nos currículos da Educação Básica em conteúdos relacionados à Termoquímica, sua formulação científica exige conhecimentos prévios em Termodinâmica, cálculo diferencial e conceitos físicos avançados que não são trabalhados nesse nível de ensino.

Para além dos números: um novo olhar sobre a alfabetização matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Matemática

O presente trabalho investiga a polarização no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco na integração do letramento matemático ao letramento alfabético; a pesquisa busca responder se existem barreiras estruturais para venha a acontecer essa integração. O objetivo é discutir a importância da alfabetização matemática desde os primeiros anos para o sucesso escolar e o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Além disso, visa analisar práticas pedagógicas eficazes para integrar ambos os tipos de letramento. Vale registrar que esta pesquisa utiliza abordagem qualitativa.