Biblioteca
Filtrar os artigos
Filtros aplicados:
Categoria de Ensino: Agronomia; Astronomia; Biologia e Biociências; Computação e Tecnologias; Física; Geologia; Matemática; Química
Limpar filtrosRotação por Estações: contextualizando o doping no esporte em aulas interdisciplinares de Química e Biologia
Biologia e Biociências e QuímicaEste trabalho explora a relevância do esporte no ensino de Biologia e Química, com foco na metodologia Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). O objetivo foi aplicar a metodologia híbrida de Rotação por Estações junto a alunos da 3ª série do Ensino Médio, contextualizando o tema do doping a partir dos conhecimentos de Biologia e Química. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Com base nos pressupostos do ensino híbrido, os alunos participaram de atividades como leitura de reportagens, quiz online e manipulação de um boneco interativo. Após as estações, responderam a um estudo de caso.
Os Átomos Emitem Luz? - o uso da experimentação para o aprendizado
Química e Vivências de Sala de AulaAs atividades experimentais contextualizadas têm o propósito de superar a mera reprodução do conhecimento, levando o educando a ser sujeito ativo em seu aprendizado. Este trabalho buscou relatar a apropriação do conhecimento por alunos do 1º ano do Ensino Médio por meio da experimentação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo o questionário como instrumento de coleta de dados, respondido por 62 estudantes. A partir da análise deles, percebeu-se que a experimentação desenvolveu o pensamento sistêmico, a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe e permitiu ao estudante tornar-se ativo.
Contribuições da Caixamática no ensino dos fatos básicos da multiplicação nos anos iniciais: relato de experiência
Matemática e Vivências de Sala de AulaEste artigo tem como objetivo descrever as contribuições da aplicação da Caixamática, uma caixa contendo três jogos pedagógicos, no desenvolvimento das habilidades relacionadas à multiplicação. A proposta surgiu a partir da seguinte problemática: como auxiliar os alunos na memorização dos fatos básicos da multiplicação de forma lúdica? A pesquisa adotou abordagem qualitativa, e os dados foram coletados por meio de questionários, diário de bordo e rodas de conversa, durante a oficina de jogos Matemática Fora da Caixa, oferecida a três professoras do 4º ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro/RJ.
O ensino de Matemática por meio de histórias em quadrinhos
Matemática e Política EducacionalEste artigo discute o emprego das histórias em quadrinhos (HQ) como recurso didático no ensino de Matemática, especialmente na abordagem de números primos e números ondulantes. Considerando os desafios no ensino da disciplina, propõe-se a utilização do aplicativo Pixton para criação de tirinhas que estimulem o raciocínio, a criatividade e a interpretação pelos estudantes. Afinal, o professor deve estimular o desenvolvimento intelectual do discente, possibilitando sua aprendizagem. A proposta tem a finalidade de tornar o estudo mais atrativo e contextualizado, contribuindo assim para uma experiência pedagógica significativa e alinhada às diretrizes da BNCC.
Modelagem Matemática e o uso de tecnologias digitais: concepções de professores de Matemática do Ensino Médio
Matemática, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaEste artigo investiga as percepções de professores do Ensino Médio sobre a Modelagem Matemática e tecnologias digitais no ensino da Matemática, focando no 3º ano. A pesquisa incluiu questionário on-line. A Modelagem Matemática é destacada como uma metodologia que conecta a Matemática ao cotidiano dos alunos, incentivando uma abordagem investigativa. Os docentes valorizam essa metodologia por desenvolver pensamento crítico e habilidades sociais, mas há desafios como falta de tempo para planejamento e a necessidade de cumprir o currículo tradicional.
Aprendizagem e animação 3D no Tinkercad: um estudo sobre sólidos geométricos à luz dos critérios de idoneidade didática
MatemáticaO presente estudo analisou o desenvolvimento da percepção dos estudantes ao realizarem tarefas matemáticas elaboradas com base nos critérios de idoneidade didática para serem executadas na plataforma Tinkercad. A atividade foi aplicada no 1° ano C dos Itinerários Formativos de Exatas, na disciplina de Matemática Elementar, no Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinoco. Os dados foram coletados por meio de questionário online e observações durante as aulas. A tarefa digital, elaborada pela professora tutora, foi avaliada com base nos protótipos produzidos pelos estudantes.
O uso da linguagem audiovisual no ensino da Geometria na Educação Básica
Computação e Tecnologias, Matemática, Comunicação e Formação de ProfessoresA presente pesquisa pretende mostrar o desenvolvimento de um produto educacional cujo objetivo foi a elaboração de atividades de Geometria Plana utilizando linguagem audiovisual, com o software Scratch e a metodologia ativa WebQuest para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. As atividades desenvolvidas envolveram classificação de polígonos e cálculo de área e perímetro das principais figuras planas, tendo em vista atributos definidores conforme a BNCC. A pesquisa traz aspectos importantes em sua fundamentação teórica ao usar conceitos do audiovisual e relacioná-los às fases das tecnologias digitais no ensino de Matemática.
Um estudo de caso sobre a implementação e avaliação de uma proposta didática interdisciplinar sobre cor e luz
Física e Vivências de Sala de AulaO presente artigo é um recorte da dissertação Luz e cor: uma proposta didática interdisciplinar, que tinha como objetivo analisar o aprendizado e promover a interação de alunos de uma escola estadual da cidade de Cianorte/PR por meio de atividades teóricas e práticas. O estudo focou em fragmentos que demonstram como a aprendizagem, a interação e a motivação dos estudantes são influenciadas pela prática. O pilar teórico foi a Teoria de Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, que destaca a relevância dos conhecimentos prévios (subsunçores), utilizando o mapa conceitual de Joseph Novak.
O uso da tecnologia como auxílio na educação de alunos com deficiência
Saúde, Computação e Tecnologias e Educação Especial e InclusivaO uso das tecnologias na educação é fundamental para otimizar a aprendizagem, especialmente de alunos com deficiência. O presente trabalho tem como objetivo destacar a importância da tecnologia assistiva como ferramenta facilitadora do ensino inclusivo, bem como ressaltar os desafios enfrentados pelas instituições educacionais. São apresentados também recursos tecnológicos que contribuem para a Educação Inclusiva. Esta pesquisa foi realizada com base em uma abordagem qualitativa, com apoio de revisão bibliográfica de materiais publicados nos últimos cinco anos.
Evoluindo na aprendizagem: o bingo como ferramenta didática para explorar os conceitos de Biologia da Evolução
Biologia e BiociênciasEste trabalho aborda a dificuldade de ensino da evolução na Educação Básica e propõe o uso de metodologias ativas para tornar o aprendizado mais significativo. O objetivo foi apresentar o Jogo do Saber – Evolução, adaptado de jogos já existentes, incorporando conceitos evolutivos para o 9º ano do Ensino Fundamental. O material didático inclui cartelas, fichas de conceitos e bolinhas de isopor, organizados em formato de bingo. Os resultados indicam que a abordagem lúdica aumentou o engajamento, facilitou a compreensão dos conteúdos e favoreceu habilidades cognitivas.
