Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Agronomia; Astronomia; Biologia e Biociências; Computação e Tecnologias; Física; Geologia; Matemática; Química
Limpar filtros
Análise fílmica à luz da ciência: a sétima arte como potencial no ensino de sistema nervoso
Biologia e Biociências

O presente artigo se configura como uma pesquisa qualitativa e documental, acompanhada por um procedimento de estudo descritivo. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as potencialidades da utilização do filme A teoria de tudo como recurso pedagógico no ensino de Ciências sobre o sistema nervoso. O procedimento de coleta de dados partiu da análise fílmica, bem como da aplicação de um questionário com uma professora que fez uso dele em turma. Considerando o uso do filme como recurso pedagógico, percebe-se que sua inserção na prática pedagógica é um fato a ser considerado.

Lixo eletrônico em Oeiras do Pará/PA: alguns impactos ambientais
Biologia e Biociências e Instituição Escola

Ao longo dos últimos anos, a preservação do meio ambiente se tornou primordial frente às transformações dos ecossistemas locais e globais. Este trabalho surge a partir de indagações acerca da importância de alertar sobre o descarte de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos gerado pelas assistências técnicas de manutenção no município de Oeiras do Pará/PA e reflete sobre os impactos causados no meio ambiente em relação a isso. Utilizou-se abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico por meio de questionários e entrevistas com perguntas abertas e semiestruturadas como metodologia da pesquisa.

"Herança genética: adivinha quem é?": Proposta didática para o ensino-aprendizagem dos mecanismos da hereditariedade
Biologia e Biociências

A aprendizagem de Biologia e Ciências no Ensino Médio se depara com muitos obstáculos de conteúdo. Os jogos didáticos têm sido elaborados como alternativa lúdica para facilitar a aprendizagem. Com base na vivência da sala de aula e na revisão bibliográfica sobre recursos pedagógicos, este trabalho objetiva desenvolver um jogo como proposta didática na área de Genética, a fim de facilitar a aquisição e a aplicação de conhecimentos e/ou habilidades cognitivas, aumentando o interesse, o senso de responsabilidade e a cooperação entre os/as estudantes. O jogo foi testado no Ensino Médio e, segundo avaliações, contribuiu para o aprendizado.

Amor exponencial, vida logarítmica
Matemática

A poesia aborda funções exponenciais e logarítmicas, a função identidade, domínio e imagem de uma função, composição de função; utiliza metáforas matemáticas para descrever um relacionamento, conectando conceitos matemáticos com emoções e experiências humanas. Essa abordagem demonstra como a Matemática pode ser integrada à arte da poesia, tornando os conceitos matemáticos mais acessíveis e interessantes para os alunos. A obra evidencia que as funções exponenciais e logarítmicas são inversas e que a composição delas resulta na função identidade.

O Portal Dia a Dia Educação: um ambiente pedagógico colaborativo para o ensino de Ciências
Biologia e Biociências e Química

Este trabalho busca verificar a existência de recursos didáticos disponibilizados no Portal Dia a Dia Educação (PDDE), integrado ao site da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, e relatar ambientes pedagógicos colaborativos (APC) que envolvam objetivos de aprendizagem de Ciências. Para a produção de dados, detivemo-nos na procura de modelos colaborativos de produção e no uso de APC de conteúdos educacionais no PDDE como subsídios para o ensino de Ciências. Os recursos didáticos do PDDE são importantes no que se refere à facilidade de utilização, pois são bem planejados e bem desenvolvidos.

Ensino de Ciências e sexualidade: razões para a exclusão de termos acerca da sexualidade na BNCC
Biologia e Biociências e Sociologia

O artigo faz revisão de literatura com a finalidade de discutir e analisar a temática da sexualidade, além de termos como gênero e educação sexual na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essas temáticas são pouco abordadas em sala de aula e no âmbito escolar, haja vista ainda serem temas tabus na sociedade. Após a análise da construção das três versões da BNCC e a versão final enviada ao Congresso, verificou-se que realmente a temática sexualidade foi apresentada, porém os termos gênero e orientação sexual foram excluídos, mascarando os estudos referidos à sexualidade em seu contexto mais amplo.

Análise expositiva e crítica do artigo “Marx como referencial para análise de relações entre ciência, tecnologia e sociedade”, de Lima Júnior e colaboradores
Computação e Tecnologias e Filosofia

O artigo analisa as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, dentro do referencial teórico e metodológico encontrado no livro O capital. Também prioriza a desmistificação dos três mitos da neutralidade da ciência, de acordo com a perspectiva marxista; na introdução, o trabalho traz um breve histórico a respeito do enfoque dado a ciência, tecnologia e sociedade (CTS) dentro dos currículos e das práticas de educação científica em países imperialistas; em seguida, aborda diferentes concepções de estudiosos do movimento CTS; por fim, expõe os três mitos apontados por Auler e Delizoicov.

A Educação com Pessoas Jovens, Adultas e idosas (Epjai), a Matemática e o Cordel: a história de um encontro
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O formato do resumo já diz ao que o texto vem:
ele vem escrito em versos não por desprezo ou desdém
das normas da Academia (nós sabemos que ela as tem!);
mas pra adiantar o tema, numa expressão enfática,
que é a articulação literária, política e didática
da Educação com jovens, gente adulta e com mais prática
com a arte do Cordel
e saberes de Matemática.

Genética em Jogo: recurso didático para o aprendizado de conceitos básicos de Genética
Biologia e Biociências

O estudo da Genética no Ensino Médio envolve vários conceitos de Biologia e Estatística que são fundamentais para o aprofundamento de como os genes são transmitidos e para interpretação de dados. Nesse contexto, este material didático apresenta a aplicação de Genética em Jogo para revisar termos abordados em sala de aula sobre como ocorre a transmissão de características de um organismo aos seus descendentes. Alia-se essa metodologia a um exemplo prático que envolve a interação entre estudantes na resolução de perguntas e respostas, relacionando o conhecimento escolar com a Ciência na sociedade.

Contos e microcontos cientificamente proibidos
Astronomia, Física, Matemática e Química

O mundo é um ambiente misterioso. Em tempos pregressos, quando ainda convivíamos em maior proximidade com a natureza, lugares, pedras ou plantas poderiam simbolizar grande poder. O ser humano impregnava a natureza de poderes fantásticos, como deuses animais, forças telúricas e entes diversos inalcançáveis pelos nossos sentidos ordinários. Ao longo do tempo e, especialmente, após o iluminismo, essas associações caíram em desuso, passamos condicionar o nosso entendimento da natureza àquilo que era factualmente demonstrável, enquanto as crenças antigas foram tachadas de retrógadas e primitivas.