Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Agronomia; Astronomia; Biologia e Biociências; Computação e Tecnologias; Física; Geologia; Matemática; Química
Limpar filtros
Promovendo saúde e bem-estar: experiências de Educação Alimentar, Nutricional e atividade física no Ensino Fundamental II
Nutrição e Alimentos, Saúde, Biologia e Biociências, Vivências de Sala de Aula e Educação Física

A OMS destaca desnutrição e obesidade como problemas globais. No Brasil, a obesidade cresce em todas as idades, enquanto grupos vulneráveis sofrem deficiências nutricionais ligadas a hábitos alimentares inadequados e doenças crônicas. A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é estratégia-chave de prevenção. Em uma escola do Espírito Santo, uma sequência didática sobre alimentação saudável para alunos do 6º ao 9º ano, com atividades práticas e tecnológicas, promoveu protagonismo juvenil, reflexão sobre hábitos e prática de atividade física, aumentando o engajamento e a aprendizagem.

Inclusão em ação: teorias de Mantoan na Educação Básica
Matemática e Educação Especial e Inclusiva

O artigo analisa os desafios e avanços na implementação das teorias de Maria Teresa Eglér Mantoan na prática pedagógica da Educação Básica, com ênfase na adaptação de metodologias inclusivas ao atendimento de estudantes com necessidades educacionais especiais. A pesquisa fundamenta-se na análise das suas obras sobre práticas inclusivas em escolas brasileiras e destaca barreiras e facilitadores para a consolidação da inclusão escolar. Os resultados evidenciam progressos na formação docente e na sensibilização quanto ao tema, embora persistam entraves ligados à infraestrutura, a recursos pedagógicos e resistência cultural.

Inovação no ensino de Matemática: jogos e interdisciplinaridade como estratégias de aprendizagem ativa
Matemática e Formação de Professores

O presente artigo busca relatar uma ação de formação continuada realizada com professores de Matemática do Ensino Fundamental da rede municipal de Aparecida/SP em abril de 2024. A proposta integrou jogos e práticas interdisciplinares, articulando Matemática e Literatura por meio da produção de cordéis, com foco em metodologias ativas e aprendizagem significativa. Os resultados indicam aumento do envolvimento docente, ampliação do repertório metodológico e fortalecimento do protagonismo na implementação de práticas inovadoras em sala de aula.

Possíveis desafios e dificuldades em criar um jogo didático digital utilizando a plataforma Scratch
Física

Quando o professor de Física opta por utilizar o jogo didático digital como recurso em suas aulas, nem sempre é possível encontrá-lo na internet com todas as informações necessárias. Por isso, criar o próprio jogo didático digital é o melhor caminho para atender às suas exigências. Entretanto, alguns desafios e dificuldades precisam ser enfrentados até a sua finalização. Assim, este trabalho, a partir do jogo didático digital Galileu Galilei no Tabuleiro Digital, tem como objetivo apresentar algumas dessas dificuldades e os desafios que foram superados em sua criação, utilizando a plataforma Scratch.

Trigonometria: aprendizagem significativa com o uso do teodolito no 9º ano do Ensino Fundamental
Matemática

Este artigo apresenta uma pesquisa em Educação Matemática com uma proposta pedagógica inovadora para o ensino de Trigonometria, voltada ao 9º ano do Ensino Fundamental. Baseada nas teorias de Vygotsky e, principalmente, de Ausubel, busca promover um aprendizado lúdico e significativo. A abordagem inclui a História da Trigonometria, suas aplicações no cotidiano e em outras áreas e um referencial pedagógico que valorize o conhecimento prévio dos alunos. Colocar o aprendizado significativo e o desenvolvimento cognitivo no centro das práticas docentes favorece um ensino mais relevante, motivador e conectado à realidade dos estudantes.

Os médicos que não lavavam as mãos
Saúde e Biologia e Biociências

O pequeno conto a seguir contém informações retiradas do livro Microbiologia Ambiental, de Maria Carolina Vieira da Rocha, publicado no ano de 2020; essas informações são também encontradas em obras e artigos sobre a História das Ciências. A criação da narrativa tem por objetivo tornar mais acessível, envolvente e lúdico um acontecimento do século XIX, transpondo-o didaticamente para estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Espera-se, assim, despertar o interesse do público-alvo pelos aspectos históricos abordados.

Acervo de atividades matemáticas para alunos com deficiência intelectual: preliminar de pesquisa
Matemática e Educação Especial e Inclusiva

Este artigo objetiva averiguar a eficácia de um produto educacional destinado a alunos do Ensino Fundamental com deficiência intelectual. A pesquisa seguiu as orientações da Resolução nº 510/16 do Conselho Nacional de Saúde. Foram analisadas conversas realizadas com três professores de escolas públicas que trabalham com crianças do Ensino Fundamental, valendo-se da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os achados sugerem que o produto é relevante, apropriado à prática docente inclusiva e que inovação e ludicidade constituem, hoje, pontos cruciais no processo de ensino-aprendizagem e na Educação Inclusiva.

Genética em áudio: a elaboração de podcasts para o ensino de Genética - uma proposta inclusiva para alunos com deficiência visual
Biologia e Biociências e Educação Especial e Inclusiva

A Biologia recorre a recursos visuais como apoio ao ensino, o que pode representar um obstáculo para a aprendizagem de estudantes com deficiência visual. Um dos principais desafios enfrentados pelos docentes é tornar o ensino de Biologia acessível a esse público. Neste trabalho, investigaram-se materiais produzidos por instituições ou indivíduos com o objetivo de subsidiar a elaboração de podcasts como estratégia didática inclusiva no ensino de Genética. A seleção dos temas baseou-se em conceitos estruturantes; os episódios, com duração máxima de dois minutos, foram gravados por uma das autoras por meio da plataforma Anchor.

A intersecção da leitura em Ciências: livros paradidáticos como recurso nos anos finais do Ensino Fundamental
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Astronomia, Biologia e Biociências, Física, Matemática, Química, Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Este artigo investiga a construção do conhecimento em Ciências por meio da utilização de livros paradidáticos de histórias infantojuvenis como recurso didático. Seu objetivo principal é analisar os recursos mais empregados por professores de Ciências no Brasil, bem como a lacuna existente na legislação, em documentos e em políticas educacionais relacionadas ao incentivo à leitura na área. A adoção de livros paradidáticos infantojuvenis em Ciências tem se configurado como uma estratégia crescente para despertar o interesse dos alunos pela disciplina e favorecer uma aprendizagem mais significativa.

Contribuições da monitoria de Biologia na formação dos alunos monitores em uma escola pública de Fortaleza/CE
Biologia e Biociências, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O ensino de Ciências alcança a alfabetização científica ao integrar teoria e prática; um exemplo dessa união é a monitoria acadêmica. O projeto de monitoria foi implementado na escola-campo e apresenta crescente demanda de interessados. Esta pesquisa analisa as contribuições da monitoria de Biologia na formação dos estudantes do Ensino Médio. Percebeu-se que as atividades de investigação e experimentação potencializaram a alfabetização científica e o rendimento acadêmico da maioria. Os monitores consideraram o projeto importante para a carreira científica e apresentaram mudanças em suas perspectivas sociais e profissionais.