Biblioteca
Filtrar os artigos
Filtros aplicados:
Categoria de Ensino: Agronomia; Astronomia; Biologia e Biociências; Computação e Tecnologias; Física; Geologia; Matemática; Química
Limpar filtrosContribuições da monitoria de Biologia na formação dos alunos monitores em uma escola pública de Fortaleza/CE
Biologia e Biociências, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaO ensino de Ciências alcança a alfabetização científica ao integrar teoria e prática; um exemplo dessa união é a monitoria acadêmica. O projeto de monitoria foi implementado na escola-campo e apresenta crescente demanda de interessados. Esta pesquisa analisa as contribuições da monitoria de Biologia na formação dos estudantes do Ensino Médio. Percebeu-se que as atividades de investigação e experimentação potencializaram a alfabetização científica e o rendimento acadêmico da maioria. Os monitores consideraram o projeto importante para a carreira científica e apresentaram mudanças em suas perspectivas sociais e profissionais.
Os recursos lúdicos e jogos no ensino e aprendizagem da Matemática
MatemáticaEsta pesquisa é voltada para a diversificação das intervenções pedagógicas nas escolas, considerando a já existente deficiência no ensino de Matemática para crianças e adolescentes no sistema educacional brasileiro. Esse déficit acentuou-se durante a pandemia, pela dificuldade de manter o foco no conteúdo em ambiente virtual. Diversos autores defendem o uso de brincadeiras e elementos lúdicos como recurso para facilitar o ensino e a aprendizagem. Com base em pesquisas bibliográficas, este trabalho sustenta que o uso do lúdico pode ser especialmente eficaz no ensino da Matemática.
Dificuldades de aprendizagem em Matemática nas séries iniciais
Matemática e Vivências de Sala de AulaO ensino de Matemática é percebido por pais, alunos e professores como um desafio enfrentado nas escolas. Essa dificuldade se deve principalmente à desvinculação entre a Matemática ensinada em sala e a utilizada no cotidiano. Este estudo identifica as principais dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais da escolarização, apresentando uma abordagem informativa sobre a construção do conhecimento lógico-matemático à luz da teoria psicogenética e compara ocorrências de aprendizagem na realidade escolar, numa pesquisa de campo realizada em uma escola da rede municipal de Santa Bárbara/MG.
Um estudo de caso nos anos finais do Ensino Fundamental: a aplicação de jogo no ensino de números inteiros
MatemáticaEste estudo surgiu da necessidade de superar as dificuldades dos alunos na compreensão de números inteiros. Objetiva-se analisar uma estratégia de aprendizagem dos números inteiros com o jogo Intege Bank para alunos do Ensino Fundamental. Adotando uma abordagem qualitativa e quantitativa com estudo de caso, desenvolvemos a implementação do jogo de cartas Intege Bank como método principal. Os resultados obtidos durante o jogo e análises de desempenho pré e pós-intervenção revelaram pontos significativamente positivos na aprendizagem com números inteiros.
Física do movimento: explorando os conceitos físicos através do futebol
Física e Formação de ProfessoresO Brasil é conhecido como o país do futebol, mas esse esporte não é famoso apenas aqui; trata-se de uma prática mundialmente reconhecida, que movimenta o mundo em diversas competições, tanto nacionais quanto internacionais. Pensando nisso, o presente artigo propõe uma sequência didática que conecta o ensino de Física ao futebol. Dessa forma, integra-se o esporte aos conteúdos de Mecânica, como as Leis de Newton, grandezas cinemáticas e unidades de medida. Assim, promove-se uma abordagem interdisciplinar, com uma metodologia holística que incentiva a participação ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.
Alfabetização científica: uso de paradidáticos no ensino de ecologia de anuros
Zoologia e Biologia e BiociênciasO presente artigo tem por objetivo refletir sobre as contribuições dos paradidáticos para a desmistificação da ordem Anura e a promoção da alfabetização científica. No percurso metodológico, foram analisados materiais de ensino sobre a ecologia de anuros, sendo os dados submetidos a uma abordagem qualitativa, o que favoreceu a compreensão do uso de paradidáticos no ensino de Ciências e do espaço destinado à ecologia de anuros e à desmistificação das espécies. Os resultados indicam o favorecimento da conscientização ambiental e do engajamento dos estudantes.
Interdisciplinaridade: experimentos de Ciências em escola rural do Xingu, no Pará
Biologia e Biociências, Física e QuímicaA pesquisa examinou a eficácia de abordagens interdisciplinares em Ciências da Natureza no Ensino Fundamental. Conduzida em uma escola rural na cidade de Altamira/PA, a investigação envolveu 25 estudantes do 9º ano que realizaram experimentos de Biologia, Física e Química com materiais acessíveis. A coleta de informações foi feita por meio de testes antes e depois da atividade. Os resultados ressaltaram a relevância de estratégias pedagógicas adaptadas ao ambiente rural para uma educação efetiva, enfatizando a valorização da cultura local e a formação de cidadãos críticos e engajados.
Elaboração de materiais pedagógicos para ensino de crianças com transtorno do espectro autista: um suporte à sala sensorial
Química, Educação Infantil e Formação de ProfessoresEste relato descreve as ações realizadas no projeto de extensão Elaboração de Materiais Pedagógicos e Desenvolvimento de Oficinas de Artes para Crianças Autistas: um Suporte à Sala Sensorial do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para o Autismo de Ji-Paraná/RO, que visava contribuir com as famílias e os professores do centro, por meio da oferta de materiais pedagógicos voltados ao desenvolvimento sensorial dos estudantes com TEA matriculados. A execução do projeto extensionista pelos acadêmicos contribuiu de forma significativa para sua formação.
A entalpia como um conceito científico: uma temática de ensino de Química inapropriada para o Ensino Médio
QuímicaA abordagem do conceito de entalpia no Ensino Médio apresenta desafios significativos, especialmente quando se considera sua formulação científica no campo da Termodinâmica. Este artigo discute a inadequação da abordagem do conceito de entalpia no Ensino Médio, destacando os limites epistemológicos e pedagógicos envolvidos. Embora a entalpia figure nos currículos da Educação Básica em conteúdos relacionados à Termoquímica, sua formulação científica exige conhecimentos prévios em Termodinâmica, cálculo diferencial e conceitos físicos avançados que não são trabalhados nesse nível de ensino.
Para além dos números: um novo olhar sobre a alfabetização matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
MatemáticaO presente trabalho investiga a polarização no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco na integração do letramento matemático ao letramento alfabético; a pesquisa busca responder se existem barreiras estruturais para venha a acontecer essa integração. O objetivo é discutir a importância da alfabetização matemática desde os primeiros anos para o sucesso escolar e o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Além disso, visa analisar práticas pedagógicas eficazes para integrar ambos os tipos de letramento. Vale registrar que esta pesquisa utiliza abordagem qualitativa.