Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Agronomia; Astronomia; Biologia e Biociências; Computação e Tecnologias; Física; Geologia; Matemática; Química
Limpar filtros
Manual de confecção de modelos didáticos tridimensionais das moléculas de DNA e mRNA para docentes de Biologia do Ensino Médio
Biologia e Biociências

O manual de modelos didáticos tridimensionais das moléculas de DNA e mRNA foi elaborado para os docentes de Biologia do Ensino Médio, a fim de auxiliá-los ao ministrar aulas como recurso macroscópico do que é molecular. O estudo possui abordagem qualitativa e descritiva, organizado com detalhamento e ilustrações das etapas e o passo a passo dos dois modelos, que possuem algumas partes montáveis/desmontáveis devido à necessidade de tornar as aulas mais interativas e interessantes para os estudantes participarem ativamente. Os materiais selecionados são acessíveis, com custo-benefício significativo e demonstram alta durabilidade, usabilidade e eficiência na dinâmica para sala de aula.

Harmônico-Desarmônico Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

Esta poesia foi criada com o objetivo de introduzir o tema relações ecológicas em turmas de 1ª série do Ensino Médio de Tempo Integral. Buscou-se apresentar, por meio de um texto mais próximo do lúdico, alguns conceitos relacionados à temática, atrair a atenção dos estudantes e demonstrar as possíveis articulações entre Ciência e Arte, sendo esta última um dispositivo que dá novas formas e contornos ao que é científico. Após a apresentação e a discussão da poesia, solicitamos, como atividade do componente curricular, a criação de textos de natureza artística ou cultural, como poesias, contos, canções, histórias em quadrinhos, entre outros.

Alinhando a educação com a Agenda 2030: desenvolvendo práticas didáticas seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Educação a Distância

É de fundamental relevância ensinarmos nossos estudantes sobre a importância da sustentabilidade e dos fundamentos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por intermédio dos conteúdos curriculares de forma interdisciplinar. Temos diversas ferramentas que auxiliam os docentes no processo de ensino, como as tecnologias digitais. Objetivamos aliar tais ferramentas à proposta de desenvolvimento de práticas pedagógicas que trabalhem com os ODS, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e favorecendo a implementação das metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em escala local.

Educação digital e as gerações da web: desdobramentos da Educação a Distância no contexto contemporâneo
Computação e Tecnologias, Educação a Distância, Formação de Professores e História da Educação

Este artigo analisa a relação entre as gerações da web e a evolução da Educação a Distância (EaD), com foco no Ensino Superior brasileiro. Por meio de uma abordagem qualitativa e revisão bibliográfica, examina-se como os avanços tecnológicos — da Web 1.0 à Web 4.0 — influenciam práticas pedagógicas, ambientes virtuais e experiências de aprendizagem. Destacam-se recursos como inteligência artificial, realidade aumentada e internet das coisas na personalização do ensino. Os resultados evidenciam um movimento de transição de modelos transmissivos para abordagens mais interativas e centradas no estudante.

Ensino de transformações químicas por meio de atividades experimentais na Educação Básica
Química e Formação de Professores

A abordagem da Química para o Ensino Médio prioriza o livro didático, a verbalização dos conteúdos e a excessiva aplicação de teorias. Esta pesquisa objetivou investigar a contribuição das atividades experimentais como recurso para o ensino, visando contribuir para o ensino das transformações químicas. A pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva qualitativa, baseada nos três momentos pedagógicos, tendo como participantes estudantes do 1º ano do Ensino Médio do turno noturno de uma escola pública; a coleta de dados foi realizada por meio de questionários. A análise dos dados baseou-se nas respostas e no discurso dos participantes.

Experiência imersiva através de uma sala de aula temática: um estudo sobre o Sistema Solar
Astronomia

Este trabalho é um relato de experiência sobre a implementação da disciplina eletiva Introdução à Astronomia e Astronáutica na Escola Tancredo Nunes de Menezes, com foco na experiência imersiva de uma sala temática sobre o Sistema Solar. O objetivo da prática consistiu em promover a divulgação científica junto à comunidade escolar sobre o nosso lugar no Universo, abordando a consciência ambiental e a necessidade vital de preservar nosso planeta. A sala foi apresentada na exposição dos produtos finais das eletivas, realizada ao final de cada semestre na escola, por meio de uma encenação teatral sobre uma viagem de exploração espacial.

Como tornar o ensino da Matemática mais acessível e interessante: práticas pedagógicas em aulas sobre frações
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho relata uma experiência de ensino de Matemática sobre frações na qual foram adotadas estratégias pedagógicas que conectam os conteúdos a situações cotidianas e profissionais dos estudantes. O objetivo foi tornar o aprendizado mais significativo e envolvente, estimulando a adoção de práticas pedagógicas criativas e lúdicas para promover uma melhor aprendizagem da Matemática com o uso de materiais de fácil acesso. A pesquisa incluiu observação sistemática e aplicação de formulário avaliativo durante três aulas sobre frações conduzidas com uma turma do 6º ano de uma escola pública em Lages/SC.

Bioquímica da ansiedade: uma intervenção pedagógica
Saúde, Química, Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Os transtornos de ansiedade são problemas frequentes na população. Assim, trazendo temas atuais para a Bioquímica, objetivou-se analisar a viabilidade dessa abordagem ao oferecer remotamente um curso para alunos do Ensino Médio Integrado em Química. Aplicaram-se questionários indicando a ansiedade como problemática; mesmo inseguros, os profissionais receberam bem essa estratégia. A proposta foi aprovada pelos estudantes, trazendo ótimos resultados a aprendizagem. Sugere-se a inclusão dessa metodologia na disciplina de Bioquímica e Biotecnologia para um ambiente de aprendizagem mais inclusivo para diálogo.

Aplicação de produtos de divulgação científica na educação formal: análise de percurso formativo utilizando o jogo Ciência e Sustentabilidade
Biologia e Biociências

O conceito de sustentabilidade é constantemente abordado no ambiente escolar, porém ainda é um grande desafio motivar as novas gerações para práticas cidadãs conscientes. A Educação Ambiental e a Educação Científica representam elementos essenciais para a conscientização dos jovens sobre seu papel na sociedade. Observamos o nível de conhecimento prévio de estudantes do 8º ano de uma escola pública carioca acerca do conceito de sustentabilidade e o efeito da utilização de produtos de divulgação científica no processo educativo.

Aprendizagem Baseada em Problemas nas séries iniciais do Ensino Fundamental: possibilidades de ensino da Matemática
Matemática e Vivências de Sala de Aula

A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia ativa que visa ao pleno desenvolvimento de conceitos, de procedimentos e de atitudes dos discentes por meio de trabalhos colaborativos. Este artigo objetiva apresentar possibilidades e práticas de ensino de Matemática entre alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, comparando a metodologia com métodos tradicionais para avaliar sua eficácia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo colaborativa, que busca identificar as mudanças ocorridas na aprendizagem com a aplicação dessa metodologia ativa no 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal.