Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Agronomia; Astronomia; Biologia e Biociências; Computação e Tecnologias; Física; Geologia; Matemática; Química
Limpar filtros
Funções quadráticas e o jogo Angry Birds Friends
Matemática

Este trabalho explora uma abordagem gamificada no ensino de funções quadráticas, utilizando o jogo Angry Birds Friends. O objetivo foi elaborar uma sequência didática com a trajetória dos personagens do jogo e o software GeoGebra como apoio na visualização dessas funções. A base teórica enfatizou a importância dos jogos e das tecnologias digitais no processo de aprendizagem, destacando a relevância de estratégias pedagógicas que se baseiam na experiência do aluno. Descreve-se a elaboração e a realização da sequência, buscando compreender como a abordagem gamificada impactou o processo de aprendizagem dos alunos.

A construção do pensamento matemático pelos jogos
Matemática

Esta pesquisa pretende compreender a importância do jogo para a aprendizagem e para a construção do pensamento matemático, dentro do âmbito escolar na etapa de ensino que compreende o Fundamental II, percebendo o jogo como estratégia auxiliadora na superação das dificuldades de aprendizagem dos conceitos matemáticos e na resolução dos problemas apresentados pela disciplina. Trata-se de uma ferramenta que estimula o processo de construção do conhecimento e do raciocínio lógico, uma vez que proporciona situações que exigem pensamento crítico para tomadas de decisões. Para alcançar o intento foram utilizados nesta pesquisa autores que dissertam a respeito das dificuldades de aprendizagem matemática, bem como teóricos que aludem acerca da utilização do jogo como estratégia para a superação dos problemas percebidos na efetivação do ensino-aprendizagem.

A biodiversidade de serpentes sob a ótica de estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública do Rio de Janeiro: o papel da Educação Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia e Biologia e Biociências

Este trabalho analisa a visão de alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública de Seropédica/RJ a respeito da Biologia das serpentes e de seus acidentes ofídicos. Após aplicação e observação do questionário diagnóstico, realizou-se uma palestra de Educação Ambiental voltada à conservação de serpentes. Em seguida, aplicou-se um questionário avaliativo, a fim de verificar a eficácia da atividade. Percebeu-se uma mudança considerável na concepção dos alunos, reconhecendo a importância biológica das serpentes. Esses resultados ressaltam a necessidade da realização de projetos em EA que visem a sensibilização de todos.

Uma proposta experimental na Biologia: a influência de várias temperaturas na atividade fermentativa das leveduras (Saccharomyces cerevisiae)
Biologia e Biociências

A Bioquímica e a Biologia Celular são áreas das Ciências Biológicas que despertam grande interesse, mas seus conteúdos complexos podem dificultar o aprendizado. Assim, professores devem buscar metodologias alternativas que facilitem sua compreensão pelos alunos. O presente artigo tem foco no metabolismo energético, abordando a fermentação alcoólica das leveduras, que são fungos unicelulares (Saccharomyces cerevisiae); usando materiais simples e acessíveis, é proposta uma aula experimental, explorando a influência da temperatura no metabolismo fermentativo.

Visita a uma área devastada como ferramenta de Educação Ambiental: um relato de experiência
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

A escola deve sensibilizar os alunos a buscar princípios que propiciem uma convivência harmoniosa com o meio ambiente e as espécies que habitam o planeta, auxiliando-os a identificar criticamente os princípios que têm levado à destruição inconsequente de recursos naturais e várias espécies. Partindo desse princípio, objetivou-se levar os alunos da Escola Estadual Santa Genoveva a uma visitação a uma área devastada nas proximidades da cidade de Augustinópolis/TO como parte da formação de conhecimento a respeito dos impactos gerados pelas queimadas (ação do homem) ao meio ambiente.

Sustentabilidade em ação: experimentos pedagógicos com energia solar e Robótica
Ecologia e Meio Ambiente, Astronomia, Biologia e Biociências, Computação e Tecnologias, Física, Matemática e Vivências de Sala de Aula

Este artigo apresenta o projeto Sustentabilidade em Ação, realizado com estudantes do Ensino Fundamental em Santos/SP. Focado na construção de protótipos robóticos e casas sustentáveis, utilizou materiais recicláveis e painéis fotovoltaicos para promover a integração de práticas pedagógicas inovadoras baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. As atividades incluíram a criação de sistemas robóticos com kits como WeDo 2.0 e Máquinas Simples, além de objetos movidos a energia solar. O projeto evidenciou como a Robótica Educacional pode consolidar conhecimentos científicos e fomentar a consciência socioambiental.

Abordagem da Educação Financeira em discussões sobre organização e planejamento financeiro com estudantes da EJA
Matemática, Economia e Cidadania e Comportamento

As variações das taxas de juros, a insegurança das fontes de renda informais e a carência de um planejamento financeiro impedem que alguns indivíduos ascendam financeiramente. O presente texto busca apresentar a experiência de desenvolvimento de uma atividade de extensão em Educação Financeira com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em algumas unidades escolares da rede pública de ensino da Educação Básica no município de Feira de Santana/BA, com a finalidade de discutir a organização e o planejamento financeiros individuais e familiares desses indivíduos.

Conhecimento de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre tendências em Educação Matemática
Matemática, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este estudo visa analisar o conhecimento dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca das tendências em Educação Matemática, evidenciando como essas abordagens contribuem para a melhoria do ensino e da aprendizagem de Matemática. Foi elaborado e aplicado um questionário junto a professores de uma escola municipal de Ensino Fundamental do interior de São Paulo. Todos os respondentes demonstraram familiaridade com as abordagens de resolução de problemas e jogos e materiais concretos, e a maioria as utiliza em suas práticas pedagógicas.

Historicidade das mulheres na ciência e os computadores da Nasa: proposta didática para o nível médio
Computação e Tecnologias e Química

A História da Ciência é influenciada por contextos culturais, políticos, econômicos e sociais, moldando e sendo moldada. Ao longo dos séculos, muitas mulheres enfrentaram desafios étnicos e de gênero e contribuíram para o avanço do conhecimento. Este trabalho propõe uma sequência didática interdisciplinar, estruturada nos Três Momentos Pedagógicos, de Delizoicov, Angotti e Pernambuco; buscamos proporcionar aos professores uma abordagem que permita aos alunos compreender e relacionar reações químicas, conceitos químicos e seu impacto cotidiano enquanto valoriza o papel das mulheres no desenvolvimento científico.

Ensinando recursos fitogenéticos por meio de uma sequência didática: construindo um banco didático de sementes de milho (Zea mays L.)
Botânica e Biologia e Biociências

Esta proposta destaca a crescente relevância dos recursos fitogenéticos na Biologia, ressaltando sua importância global para a preservação da vida. Propõe-se uma sequência didática dividida em cinco etapas: apresentação e discussão do tema por meio de vídeos; construção de um banco didático de sementes de milho pelos alunos; exposição e discussão dos bancos; feira de degustação de pratos típicos de milho e avaliação final. Além de abordar essa temática, a atividade oferece oportunidades para explorar temas de Botânica e Fisiologia na disciplina de Biologia, enquanto estimula o paladar dos alunos com degustações de pratos típicos.