Sobre a Revista
Divulgação Científica e Ensino de Ciências é uma seção da Revista Educação Pública, vinculada à Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, CECIERJ. A seção, associada à vice-presidência científica da instituição, destina-se à publicação de textos elaborados por pesquisadores, divulgadores científicos, docentes e alunos de pós-graduação, voltados às temáticas primárias da divulgação científica e/ou ensino de ciências. Artigos científicos, de revisão e relatos de experiência, seja nos âmbitos teórico ou prático, serão aceitos para avaliação.
Destaca-se a relação cooperativa entre o campo da divulgação científica e o contexto escolar, e destes, por sua vez, com as origens da Fundação CECIERJ. Não por acaso, um dos programas fundadores da instituição, a Praça da Ciência Itinerante, consiste na capacitação continuada de professores. Por meio de dinâmicas que apresentam conteúdos científicos de forma palatável e lúdica, o programa visa ampliar estratégias de atuação em sala de aula, e promover o ensino de Ciências. Nessa perspectiva, estudos sobre o intercâmbio entre ações de divulgação científica e processos de ensino-aprendizagem na escola serão acolhidos. Textos que relacionem múltiplos campos do conhecimento são bem-vindos, dado o caráter interdisciplinar da revista e o ensejo de fomentar a diversidade e o diálogo entre diferentes autores e atores sociais.
Os manuscritos serão recebidos em fluxo contínuo, não sendo cobrada quaisquer taxas para tal. Nesta seção estão previstos três números anuais e as submissões podem ser realizadas, exclusivamente, no portal da Revista Educação Pública: Divulgação Científica e Ensino de Ciências, durante todos os meses do ano. Ressaltamos que os volumes poderão vincular dossiês, ou seja, seções de temáticas especiais, que, eventualmente, podem permitir modalidades de submissão diferentes das rotineiras explicitadas nas Diretrizes para os autores.
ISSN: 1984-6290
B3 em ensino - Qualis, Capes
DOI: 10.18264/REP
Apoio: FAPERJ
Edição Atual

O presente número reúne textos inéditos que abordam temáticas diversas
no âmbito da divulgação científica e ensino de ciências. Esta nova edição de textos
submetidos em fluxo contínuo marca o encerramento do terceiro volume.
O processo de ensino e aprendizagem das crianças é abordado em um dos
artigos deste número, que também possui uma discussão instigante sobre a percepção
infantil acerca de sujeira e limpeza, na perspectiva antropológica.
A percepção dos professores de matemática sobre a educação financeira
nas escolas é trazida para o debate sobre o endividamento das famílias brasileiras,
contribuindo para a divulgação dessa ciência no cotidiano da população.
O livro “O Gene Egoísta”, que pretende ajudar a compreender como espécies
surgem e se diversificam, e como indivíduos se relacionam e colaboram entre si, é
discutido em um artigo que relata a produção de um curso online a respeito desta
obra clássica.
Dois textos instigantes e desafiadores desenvolvidos a partir de conceitos da
física abordam a mecânica newtoniana aplicada à disseminação de sementes, pólen
e frutos pelo vento e a medida da circunferência terrestre com engajamento virtual.
O Tik Tok também pode ser usado como ferramenta pedagógica. Sabe como?
A questão é abordada em um dos artigos deste número que trata de uma sequência
didática como alternativa para o ensino de artrópodes, filo de animais invertebrados
que possuem exoesqueleto rígido e vários pares de apêndices articulados.
Com essa edição, encerramos 2024 e o volume 3, convidando o leitor a desfrutar
de pesquisas sobre diferentes campos do conhecimento que podem gerar conexões e
exercitar a criatividade.
Boa leitura! Feliz 2025!
Comissão Editorial