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Produção textual em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental
Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

A produção textual autônoma/criativa nos anos finais do Ensino Fundamental tornou-se um trabalho que não tem logrado êxito e vem sendo pauta de intensas discussões. Este trabalho buscou agregar aos debates elementos teóricos substanciais, fomentando o aperfeiçoamento do fazer pedagógico. Como resultado, o estudo demonstrou que há uma ampla bibliografia da temática que garante fundamento aos dispositivos legais que norteiam/normatizam a educação nacional, porém são inutilizados devido a falhas sistêmicas. Os dados comprovam a ineficácia do trabalho com produção textual e a necessidade de ressignificá-lo.

Pelas linhas das escrevivências: do conto “A gente combinamos de não morrer”, de Conceição Evaristo, a uma proposta de sequência básica
Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

A proposta de sequência básica apresentada está respaldada nos quatro passos fundamentais da proposta de letramento literário de Rildo Cosson: motivação, introdução, leitura e interpretação; não se configura como artigo e sim como uma atividade que pode ser desenvolvida por outros profissionais da área de Letras. O objetivo deste trabalho é compartilhar a atividade com esse público e contribuir para o processo de letramento dos indivíduos que tiverem acesso a ela. Estima-se utilizar sete aulas de 50 minutos para a realização da proposta, que foi inicialmente direcionada a alunos do Ensino Médio.

Educação de qualidade: o quarto objetivo da Agenda 2030 como orientador de ações e práticas sustentáveis
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

Este estudo se refere ao quarto dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), que trata das metas a serem alcançadas pela Educação. O objetivo foi investigar ações e práticas pedagógicas sustentáveis desenvolvidas por professores da Educação Básica em uma escola pública de Lavras/MG. A metodologia utilizada foi de caráter descritivo, documental e exploratório, com base na técnica de Análise do Conteúdo. Os resultados indicaram relações com documentos educacionais vigentes e a ausência de políticas públicas específicas acerca da temática, conforme os relatos dos professores.

Ressignificação de objetos: uma proposta de aula de Arte
Vivências de Sala de Aula e Artes Plásticas

O presente relato de experiência contempla uma proposta de aula de Arte em que os alunos experimentaram modificar um objeto do cotidiano deles (xícaras) e lhe dar um novo significado. O trabalho foi desenvolvido com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, com idades entre 10 e 12 anos, da Escola de Ensino Fundamental Doutor Carlos Nelz (CAIC), localizada no município de Gramado/RS, no segundo semestre de 2023. Essa atividade promoveu a criatividade e a expressão individual e estimulou o pensamento crítico e a reflexão acerca de questões importantes da vida contemporânea.

Do necessário ao possível: práticas pedagógicas da Educação Física escolar no ensino remoto emergencial
Educação a Distância, Formação de Professores e Educação Física

Este artigo busca analisar as implicações do ensino remoto da Educação Física na Educação Básica no município de Pelotas/RS. Para tanto, apresentamos um estudo qualitativo descritivo, em que os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com seis docentes da rede pública estadual e municipal. A Análise Textual Discursiva foi utilizada para o tratamento dos dados. Os resultados apresentam as adaptações realizadas por docentes de Educação Física durante o ensino remoto emergencial; os meios e condições oferecidos para essa adaptação; a recepção docente; a organização das diferentes redes e práticas pedagógicas.

A aprendizagem estimulada pela Música - reflexões e propostas para o Ensino Fundamental
Educação Infantil e Música

Este trabalho explora a importância da música no contexto educacional do Ensino Fundamental. Por meio de uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, aborda-se a música como ferramenta fundamental no desenvolvimento humano, destacando seu impacto nas áreas cognitiva, emocional, social e no desenvolvimento das competências dos alunos. São enfatizados os desafios e as responsabilidades do educador musical na promoção da apreciação musical, na estimulação da criatividade e no desenvolvimento integral dos alunos. Por fim, apresentaremos os caminhos e as propostas para a utilização eficaz da música no Ensino Fundamental.

Videoclipe como atividade de multiletramentos: relato de experiência de oficina no Ensino Fundamental
Comunicação, Vivências de Sala de Aula, Língua Estrangeira e Língua Portuguesa e Literatura

O videoclipe pode ser inserido em práticas na escola de forma interdisciplinar, por meio da construção de uma narrativa que pode ou não estar ligada à narrativa da letra da música. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência do videoclipe como atividade de ensino no Ensino Fundamental. Esse formato audiovisual e midiático foi utilizado em um conjunto de oficinas em uma escola pública e teve como resultado a produção de um videoclipe pelos alunos. A atividade auxiliou no desenvolvimento de habilidades de escuta, interpretação e produção dos registros audiovisuais de forma colaborativa, potencializando o protagonismo e a autonomia dos estudantes.

Heróis do Brasil profundo: um projeto didático de Língua Portuguesa
Vivências de Sala de Aula, Folclore e Datas Importantes e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo traz um projeto didático de Língua Portuguesa voltado para estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental a fim de proporcionar o conhecimento de lendas e mitos brasileiros, promovendo o reconhecimento de seu valor histórico e cultural e a identificação dos heróis dessas narrativas e de suas virtudes. O projeto tem como foco a realização de uma exposição sobre esses heróis e prevê etapas a serem desenvolvidas, como rodas de contação de histórias, apreciação de materiais audiovisuais, leitura de livros, produção textual, criação de ilustrações e elaboração de uma instalação artística.

Figuras de mistério
Filosofia, Teologia e Língua Portuguesa e Literatura

Mediante expressões literárias, torna-se possível confundir experiências individuais e coletivas de tal modo que os seres humanos construam os sentidos de suas existências ao, simultaneamente, aprofundar os horizontes de entendimento em pleno diálogo com as tradições a que todos estamos submetidos. Desse modo, em constantes analogias com a História da Filosofia e da Literatura, nas interfaces entre metáforas e metonímias, apresentam-se sonhos e realidades a partir das entrelinhas da existência humana nas manifestações do ser. Figuras mitológicas e utópicas, poesia e prosa poética estão presentes neste texto.

A preferência pelo Inglês no Enem: um estudo de caso no interior do Amazonas
Língua Estrangeira e Política Educacional

O presente artigo é resultado de um projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas, cujo objetivo é ensinar as técnicas de leitura em Língua Inglesa para os alunos do 3º ano do Ensino Médio na Escola CETI de Coari/AM. Aplicou-se um questionário e houve tratamento dos dados à luz da Análise de Conteúdo. Os alunos que optaram por fazer a prova do Enem em Língua Inglesa afirmaram que escolheram essa língua devido ao fato de a professora da disciplina optar por uma metodologia ativa, além de terem facilidade em compreender textos em inglês.