Biblioteca
Filtrar os artigos
Filtros aplicados:
Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Estrangeira; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtrosCultura, comemorações e tecnologia: estratégias inovadoras para o ensino de Inglês em escolas municipais
Língua EstrangeiraEste trabalho discute o uso de aspectos culturais, datas comemorativas e tecnologia como estratégias para o ensino de Inglês a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A atividade foi realizada em uma escola pública de Juiz de Fora/MG no primeiro trimestre de 2024. Embora o período de fim de ano coincida com férias escolares no Brasil, foi proposta uma tarefa semelhante às resoluções de Ano Novo para incentivar os alunos a se expressarem, o que ocorreu por meio de postagens no Padlet. Integrar cultura e sociedade ao ensino de Língua Estrangeira é fundamental, pois o idioma é uma prática social e a tecnologia enriquece o ensino.
A importância da música na aprendizagem dos alunos da Educação Infantil
Psicologia, Sociologia, Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e MúsicaAo abordar o tema da importância da música na aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, procuramos demonstrar como é fundamental que a aprendizagem nessa fase seja realizada de maneira lúdica, dinâmica e satisfatória para as crianças. O interesse pela temática surgiu na disciplina Música e Educação do curso de licenciatura em Pedagogia. A partir dos estudos realizados, percebemos a relevância da música para a aprendizagem das crianças, o que despertou o interesse em pesquisar o assunto com enfoque na Educação Infantil, uma vez que esta desempenha papel significativo no desenvolvimento da criança.
A relação entre contextos e propósitos comunicativos: uma via para o ensino dos gêneros textuais
Língua Portuguesa e LiteraturaEste texto tem como objetivo analisar a relação entre contexto e propósito comunicativo nos estudos dos gêneros textuais. Para tanto, foi construído um ensaio teórico reunindo pesquisas realizadas em âmbito nacional e internacional, citando autores como Swales, Greenwood, Devitt, Miller, Askehave e Swales, Bezerra, Alves Filho, Bawarshi e Reiff, Belini e Oliveira. O resultado do estudo mostra que o contexto é elemento indissociável dos propósitos comunicativos, sendo necessário seu destaque no ensino dos gêneros textuais em sala de aula.
O encontro das ações de decodificar, compreender e interpretar nos minilivros no Programa Alfa e Beto
Língua Portuguesa e LiteraturaTrês indagações nortearam este estudo: como a leitura é apresentada no Programa Alfa e Beto? Quais capacidades e níveis de leitura podem ser acessados nos minilivros? Quais são as contribuições do uso dos minilivros do Alfa e Beto para a construção do leitor? Este trabalho tem como objetivos verificar de que maneira a leitura é apresentada no Programa Alfa e Beto; identificar as capacidades e os níveis de leitura utilizados no programa; e analisar as contribuições dos minilivros do Alfa e Beto para a formação do leitor. Os resultados indicam que a leitura, no Programa Alfa e Beto, enfatiza capacidades de decodificação e de compreensão.
Poesias musicadas: relato de experiência de musicalização infantil por meio de palavras geradoras
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e MúsicaEste relato apresenta uma prática pedagógica de musicalização voltada para crianças com deficiência visual desenvolvida no Instituto Benjamin Constant durante o retorno pós-pandemia, em 2022. Fundamentada na metodologia interventiva participativa de Paulo Freire, a experiência utilizou palavras geradoras como ponto de partida para a integração entre música, literatura e saberes transversais. Trabalhamos com alunos cegos e com baixa visão do 2º e do 4º anos do Ensino Fundamental, a partir de poesias musicadas, como Se achante, de Manoel de Barros, e do conto A festa no céu, promovendo vivências sensoriais e o desenvolvimento da oralidade.
Ensino de Língua Portuguesa na era digital: a importância do letramento digital na Educação Básica para a construção do sujeito competente linguisticamente
Instituição Escola e Língua Portuguesa e LiteraturaCom o surgimento da internet e das redes sociais, o processo comunicativo assume formas inovadoras, diversificadas e adaptáveis às necessidades do próprio meio digital. O presente estudo tem por objetivo propiciar reflexões acerca da importância do letramento digital para o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na Educação Básica, levando em consideração a diversidade linguística presente no ambiente digital e as necessidades contemporâneas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa por meio de revisão de literatura de teóricos que se afinam à temática.
Não existe jogar fora! Projeto interdisciplinar sobre lixo doméstico e coleta seletiva para turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Ecologia e Meio Ambiente, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e ComportamentoO presente trabalho tem como proposta apresentar a execução de um projeto interdisciplinar aplicável em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental utilizando como tema o lixo doméstico e a coleta seletiva. Neste artigo são descritas todas as etapas a serem percorridas, os diversos recursos didáticos utilizados e alguns possíveis critérios para uma avaliação criteriosa dos alunos. Tal proposta foi elaborada tomando como base a Base Nacional Comum Curricular para a essa etapa do Ensino Básico e o caderno temático Meio Ambiente: Educação Ambiental e Educação para o Consumo.
A literatura e a construção da identidade: das brenhas do regionalismo brasileiro à África portuguesa
Língua Portuguesa e LiteraturaA Literatura permite compreender lutas, questões sociais, pensamentos e a construção identitária de um povo. Este artigo objetiva compreender a construção da identidade no Brasil e na África de língua portuguesa por meio da literatura e de seus autores. Para tanto, faz-se análise bibliográfica e estudo de obras literárias de autores brasileiros e africanos. A literatura pode ser compreendida como tentativa de traduzir verdades e valores que circulam em uma sociedade e em uma época. Isso permite concluir que a literatura brasileira moderna e as africanas de língua portuguesa exerceram papel fundamental na luta contra os moldes impostos pela metrópole.
Ensino de Língua Portuguesa no Proeja: uma experiência no estágio curricular
Língua Portuguesa e LiteraturaEste é um relato de experiência no âmbito do estágio curricular obrigatório do curso de Letras Língua Portuguesa/Literaturas da Universidade Federal de Santa Catarina, realizado no segundo semestre de 2023 no período noturno com uma turma do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) oferecido em uma escola da rede federal de ensino em Santa Catarina. Evidenciamos neste relato o contexto do estágio, em especial a turma em que foi realizada a experiência, assim como o projeto elaborado para a docência e os desafios enfrentados ao longo da experiência docente.
Poesia e poema na sala de aula: uma proposta de gêneros poéticos para o Ensino Médio
Língua Portuguesa e LiteraturaEste trabalho objetiva discutir questões relacionadas ao ensino dos gêneros poéticos no Ensino Médio, com ênfase nos poemas e suas diversas formas de expressão. Intenta contribuir para um ensino mais efetivo de poesia, integrando leitura, fruição literária, discussões temáticas, criação poética e expressão oral de gêneros poéticos. Buscou-se problematizar metodologias arcaicas e destacar abordagens mais eficazes para o ensino de poesia na sala de aula, evocando exemplos dessas estratégias pedagógicas no estágio supervisionado realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).