Biblioteca
Filtrar os artigos
Filtros aplicados:
Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Estrangeira; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtrosAs contribuições da Rede CEJA na formação de seus docentes de Inglês
Formação de Professores e Língua EstrangeiraO presente artigo visa apresentar parte de um estudo e explora perspectivas teóricas sobre o trabalho docente na EJA. O trabalho tem por objetivo demonstrar as contribuições da Rede CEJA na formação de seus professores de Inglês. Quatro docentes da disciplina egressos da FFP/UERJ participaram da pesquisa; seus depoimentos foram analisados à luz da tematização proposta por Fontoura. Os resultados obtidos indicam que a Rede CEJA, principalmente ao promover reuniões virtuais por disciplina e seminários pedagógicos online, tem impactado positivamente a formação de seus professores.
Os povos indígenas e o uso das tecnologias digitais nas aulas de Arte: preliminar de pesquisa e campo
Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Política EducacionalEste artigo relata experiência de abordagem da temática indígena nas salas de aula e mostra os resultados de uma pesquisa preliminar sobre como educadores integram essa questão em suas aulas. A desconstrução de estigmas e estereótipos, por meio de abordagens críticas, é importante, contando para isso com o auxílio das tecnologias digitais. A pesquisa participante foi a metodologia principal utilizada. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas informais com professores dos primeiros e segundos segmentos da escola, enquanto a análise dos dados ocorreu por meio de uma análise descritiva de conteúdo.
As perspectivas e contribuições de Jerome Bruner para o ensino de Ciências na Educação Básica
Psicologia, Formação de Professores, Instituição Escola e Outras Mais EspecíficasEste trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo bibliográfico de leituras e análises de obras de Jerome Bruner e alguns pesquisadores da área. Nele fundamentam-se ideias defendidas pelo psicólogo em sua Teoria da Aprendizagem, com destaque para suas concepções sobre modelos de ensino, Aprendizagem por Descoberta, currículo em espiral, desenvolvimento intelectual da criança e resolução de problemas, pelas quais se objetiva relacionar as principais potencialidades que esse embasamento pode oferecer à aprendizagem dos conteúdos na área de Ciências da Natureza.
Estratégias lobatianas para a formação de leitores autônomos
Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo é de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico. O foco do trabalho é demonstrar as estratégias de leitura na obra Dom Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato, na formação de leitores autônomos, visando à transformação das visões de mundo. Para tanto, tomamos como referência o estudo de Isabel Solé acerca das estratégias de leitura. A metodologia foi desenvolvida em duas etapas integradas entre si. Na primeira, realizou-se a seleção da referida obra literária para estudo. Na segunda etapa, por meio da orientação da leitura analítica da obra, foram identificadas passagens na narrativa que oportunizam o desenvolvimento da autonomia leitora.
A formação leitora no espaço escolar por meio do cordel
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Cinema, Teatro e TVO trabalho relata vivências de uma professora iniciante e as contribuições da poesia para a formação leitora dos alunos em uma escola localizada em zona rural, na turma do 1° ano do Ensino Fundamental. Diante do processo complexo que envolve a alfabetização, os alunos estavam apresentando desinteresse nas práticas de leitura, o que despertou a iniciativa da temática. O objetivo principal foi desenvolver o gosto pela leitura, expressividade corporal, autonomia e a formação leitora dos alunos. O projeto desenvolvido na sala de aula promoveu avanços significativos na formação e no gosto pela leitura.
As escrevivências de Conceição Evaristo no Ensino Médio: um olhar sobre as práticas de letramento literário em um contexto de escola pública
Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Política CulturalO artigo tem por objetivo compartilhar experiências de leitura literária a partir da noção de escrevivência, com contos de Conceição Evaristo, junto a alunos do 1º ano do Ensino Médio no itinerário formativo de Língua Portuguesa em uma escola pública estadual. Para tanto, propõe-se a discussão do protagonismo das mulheres negras, evidenciando questões de desigualdades e preconceitos raciais e de gênero. A proposta interventiva aconteceu por meio dos contos Di lixão, Maria, Ana Davenga e Beijo na face, selecionados na coletânea Olhos d’água, de 2020. Amparamo-nos nas contribuições teóricas de Rildo Cosson.
Os livros infantojuvenis podem ser considerados literatura. Uma proposta de análise do livro ilustrado "Carolina Maria de Jesus"
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaO presente artigo analisa o livro infantojuvenil Carolina Maria de Jesus, visando confirmar seu reconhecimento como obra literária. Para tanto, fundamenta-se nas reflexões de Culler acerca dos artifícios que tornam o texto uma obra literária. Além disso, considerando a importância do livro, propõe-se uma atividade dinâmica para as aulas de Literatura, com a finalidade de agregar conhecimento para o aluno e contribuir em sua formação como leitor crítico. Para atingir esse objetivo, pretende-se utilizar reflexões de Regina Zilberman sobre a relevância da leitura literária emancipatória na formação do jovem leitor.
Promovendo saúde e bem-estar: experiências de Educação Alimentar, Nutricional e atividade física no Ensino Fundamental II
Nutrição e Alimentos, Saúde, Biologia e Biociências, Vivências de Sala de Aula e Educação FísicaA OMS destaca desnutrição e obesidade como problemas globais. No Brasil, a obesidade cresce em todas as idades, enquanto grupos vulneráveis sofrem deficiências nutricionais ligadas a hábitos alimentares inadequados e doenças crônicas. A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é estratégia-chave de prevenção. Em uma escola do Espírito Santo, uma sequência didática sobre alimentação saudável para alunos do 6º ao 9º ano, com atividades práticas e tecnológicas, promoveu protagonismo juvenil, reflexão sobre hábitos e prática de atividade física, aumentando o engajamento e a aprendizagem.
Proposta de ensino de conjunções com o uso da metodologia ativa aprendizagem baseada em problemas
Avaliação, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaO presente artigo avalia a metodologia ativa aprendizagem baseada em problemas (ABP), investigando se ela contribui para a superação das dificuldades de aprendizagem de conjunções em comparação aos métodos tradicionais, apesar de a ABP não ser muito utilizada na área de Língua Portuguesa. A pesquisa, de abordagem qualitativa, aplica a ABP em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Goiânia/GO. O estudo fundamenta-se na perspectiva funcionalista da linguagem e no ensino de gramática proposto por Neves, sob o viés da língua como instrumento de interação social.
Educação Escolar Quilombola e a Educação Física: considerações sobre o impacto do ensino remoto
Educação FísicaO artigo analisa a Educação Escolar Quilombola e os impactos das políticas neoliberais entre 2018 e 2022, no contexto da pandemia da covid-19. Marginalizadas pelo racismo estrutural, as comunidades quilombolas sofreram com falta de infraestrutura, conectividade e políticas públicas. O Governo Federal da época, com agenda neoliberal e negacionista, promoveu cortes na educação, desmonte de políticas sociais e impôs a BNCC e a BNC-Formação sem diálogo, fragilizando o currículo ao priorizar competências técnicas. Na Educação Física, prevalecem práticas eurocêntricas que ignoram saberes afro-brasileiros, reforçando a necessidade de currículos específicos que valorizem práticas culturais e religiosas quilombolas.
