Biblioteca
Filtrar os artigos
Filtros aplicados:
Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Estrangeira; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtrosOs livros infantojuvenis podem ser considerados literatura. Uma proposta de análise do livro ilustrado "Carolina Maria de Jesus"
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaO presente artigo analisa o livro infantojuvenil Carolina Maria de Jesus, visando confirmar seu reconhecimento como obra literária. Para tanto, fundamenta-se nas reflexões de Culler acerca dos artifícios que tornam o texto uma obra literária. Além disso, considerando a importância do livro, propõe-se uma atividade dinâmica para as aulas de Literatura, com a finalidade de agregar conhecimento para o aluno e contribuir em sua formação como leitor crítico. Para atingir esse objetivo, pretende-se utilizar reflexões de Regina Zilberman sobre a relevância da leitura literária emancipatória na formação do jovem leitor.
Promovendo saúde e bem-estar: experiências de Educação Alimentar, Nutricional e atividade física no Ensino Fundamental II
Nutrição e Alimentos, Saúde, Biologia e Biociências, Vivências de Sala de Aula e Educação FísicaA OMS destaca desnutrição e obesidade como problemas globais. No Brasil, a obesidade cresce em todas as idades, enquanto grupos vulneráveis sofrem deficiências nutricionais ligadas a hábitos alimentares inadequados e doenças crônicas. A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é estratégia-chave de prevenção. Em uma escola do Espírito Santo, uma sequência didática sobre alimentação saudável para alunos do 6º ao 9º ano, com atividades práticas e tecnológicas, promoveu protagonismo juvenil, reflexão sobre hábitos e prática de atividade física, aumentando o engajamento e a aprendizagem.
Proposta de ensino de conjunções com o uso da metodologia ativa aprendizagem baseada em problemas
Avaliação, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaO presente artigo avalia a metodologia ativa aprendizagem baseada em problemas (ABP), investigando se ela contribui para a superação das dificuldades de aprendizagem de conjunções em comparação aos métodos tradicionais, apesar de a ABP não ser muito utilizada na área de Língua Portuguesa. A pesquisa, de abordagem qualitativa, aplica a ABP em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Goiânia/GO. O estudo fundamenta-se na perspectiva funcionalista da linguagem e no ensino de gramática proposto por Neves, sob o viés da língua como instrumento de interação social.
Educação Escolar Quilombola e a Educação Física: considerações sobre o impacto do ensino remoto
Educação FísicaO artigo analisa a Educação Escolar Quilombola e os impactos das políticas neoliberais entre 2018 e 2022, no contexto da pandemia da covid-19. Marginalizadas pelo racismo estrutural, as comunidades quilombolas sofreram com falta de infraestrutura, conectividade e políticas públicas. O Governo Federal da época, com agenda neoliberal e negacionista, promoveu cortes na educação, desmonte de políticas sociais e impôs a BNCC e a BNC-Formação sem diálogo, fragilizando o currículo ao priorizar competências técnicas. Na Educação Física, prevalecem práticas eurocêntricas que ignoram saberes afro-brasileiros, reforçando a necessidade de currículos específicos que valorizem práticas culturais e religiosas quilombolas.
Debate regrado: um relato de experiência em uma turma da 1ª série do Ensino Médio da rede pública estadual de São Paulo
Língua Portuguesa e LiteraturaO trabalho relata uma prática de ensino de Língua Portuguesa do gênero debate regrado, trabalhando o eixo da oralidade para desenvolver algumas habilidades definidas pela BNCC em uma turma da 1ª série do Ensino Médio de uma escola do PEI de São Paulo. Trata-se de pesquisa descritiva, ex-post-facto, com dados oriundos do registro do docente e analisados na perspectiva do ensino de Língua Portuguesa em práticas de letramento. Destaca-se o uso da pesquisa sobre o tema em mídias digitais, o planejamento e construção da argumentação, escuta e reflexão a partir da fala do outro para a reformulação de argumentos.
A dança como ferramenta inclusiva: avaliação das práticas de Educação Física para alunos com deficiência sob a perspectiva dos pais
Educação Especial e Inclusiva, Dança e Educação FísicaO presente estudo investiga a dança como uma ferramenta de inclusão na Educação Física escolar, com foco na integração de alunos com deficiência. A pesquisa, de abordagem quantitativa, aplicou survey a alunos e responsáveis, com análise via SmartPLS e modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que a dança favorece o desenvolvimento individual e a interação social, revelando seu potencial inclusivo. Contudo, sua efetividade depende de investimentos em infraestrutura e recursos, ainda insuficientes, o que limita a participação plena de pessoas com deficiência.
A relevância da abordagem crítico-superadora na adesão de alunos do 5° ano às aulas de Educação Física: um relato de experiência
Formação de Professores e Educação FísicaO trabalho foi realizado na perspectiva da utilização da abordagem crítico-superadora nas aulas de Educação Física de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. As experiências foram observadas durante duas semanas de aulas práticas da disciplina, buscando analisar as diferentes possibilidades de trabalhá-la atrelada ao modelo daquela abordagem educacional. Os resultados foram positivos; alunos que apresentam repulsa às aulas de Educação Física, quando compreendidos em seus contextos sociais, emocionais e racionais, se tornam aptos às mudanças e criam interesse.
Literatura de Mulher Preta: uma prática pedagógica na perspectiva da educação antirracista
Outras Mais EspecíficasA educação, mesmo com tantos avanços no currículo, ainda tem sua prática voltada para conteúdos eurocêntricos. Com isso, há negligência das possibilidades de representatividade diversa para alunos e alunas de todas as etnias, especialmente para estudantes negros. Este estudo reflete sobre a importância do olhar para práticas pedagógicas antirracistas na Educação Básica, com base em vivência utilizando o conhecimento sobre histórias e obras de mulheres pretas na literatura em sala de aula. Durante a prática foi observada participação e interação efetiva dos estudantes, além do protagonismo presente durante toda a aula.
A importância do lúdico no ensino-aprendizagem
Educação Infantil, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas e Espaços UrbanosEsta pesquisa objetiva analisar a prática lúdica educativa como método necessário e relevante no processo de ensino-aprendizagem. Busca compreender as contribuições das correntes teóricas sobre a ludicidade e investigar de que forma elementos como jogos, músicas, danças e brincadeiras podem auxiliar no aprendizado de cada educando. Também procura identificar como os educadores podem inserir essa prática em seus planejamentos e realizar aulas pautadas na ludicidade no cotidiano escolar. A metodologia utilizada foi do tipo bibliográfico qualitativo.
Primeiros versos: introduzindo poesia e arte na infância
Educação Infantil, Educação Artística, Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalO presente relato de experiência tem como objetivo compartilhar o desenvolvimento e os impactos de um projeto pedagógico voltado à introdução da poesia e das práticas artísticas na Educação Infantil realizado em uma creche pública de Paulínia/SP. O público foi composto por crianças de 3 a 4 anos em uma turma de maternal. No cotidiano da sala de aula, foram realizadas atividades que integraram leitura de poemas com experiências sensoriais e artísticas, valorizando o contato com diferentes materiais e explorando a expressão corporal, estética e literária na primeira infância.