Biblioteca
Filtrar os artigos
Utilização de animais de estimação como alternativa de inclusão no processo educacional
Saúde, Biologia e Biociências e Educação Especial e InclusivaA Educação Assistida por Animais (EAA) recomenda o uso de animais como recursos didáticos. O presente trabalho consiste em uma análise desenvolvida com base em levantamento bibliográfico que visa discutir o papel e os benefícios do uso de animais de estimação, como cães, para superar as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Levamos em consideração campos de referência composto por diversas áreas de conhecimento (Pedagogia, Psicologia, Medicina Veterinária e Zootecnia) que embasaram o estudo, permitindo destacar os efeitos positivos da Educação Assistida por Animais.
Sequência didática utilizando plataformas digitais na construção do conhecimento sobre o autocuidado, autoconhecimento e saúde íntima em uma escola estadual de Vitória/ES
Saúde, Computação e Tecnologias, Avaliação, Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e ComportamentoO estudo aborda sequência didática, plataformas digitais e educação sexual com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, avaliando seu nível de conhecimento. Os métodos de pesquisa aplicados foram de natureza quali-quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de diálogos e participação em atividades experimentais. A análise dos dados se deu por meio de contextos histórico, social e cultural. Os resultados evidenciam que os educandos tinham limitados conhecimentos prévios referentes ao tema proposto. No entanto, após a aplicação, observou-se maior aprendizado e entusiasmo por parte dos educandos.
A aprendizagem acerca da alimentação saudável e sustentabilidade nas aulas de Inglês por meio de encartes de supermercado
Nutrição e Alimentos, Vivências de Sala de Aula e Língua EstrangeiraO propósito deste trabalho é demonstrar o desenvolvimento de um projeto realizado em uma escola municipal do Rio de Janeiro/RJ, como foi o processo de aprendizagem e como se deu a percepção dos alunos no decorrer das atividades. O projeto foi realizado em duas aulas de Língua Inglesa, identificadas como aula 1 e aula 2. Cada uma teve duração de 1 hora e 40 minutos. Ao final do projeto, foi possível observar que, embora os alunos não tenham como hábito a rotina de alimentação saudável, eles entendem a importância dela para que haja o bom funcionamento do corpo humano.
Guia do educador para o filme "Miss Evers’ Boys"
Saúde, Biologia e Biociências e Cinema, Teatro e TVO guia foi elaborado com o intuito de utilizar o filme Miss Evers’ Boys como material de apoio para o educador ao abordar a sífilis e o tema de Bioética. O filme relata o experimento realizado em Tuskegee, no qual homens negros foram diagnosticados com sífilis sem o conhecimento de sua condição. A utilização do filme como material didático levanta questões sobre conceitos de Biologia relacionados à sífilis, podendo servir como ponto de partida para discutir outras IST importantes, além de proporcionar melhor compreensão das questões éticas associadas ao desenvolvimento de pesquisas.
Água: uso consciente e consumo inteligente
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas e Espaços UrbanosEste trabalho relata a experiência de elaboração de uma sequência didática interdisciplinar baseada na abordagem de ensino CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) de mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão (Ufcat), a partir da proposta avaliativa de uma disciplina eletiva do respectivo Programa. A sequência didática elaborada abordou a temática água por meio da problemática: "Como contribuir para a (in)formação de cidadãos conscientes/aptos para decidir e atuar diante da realidade da poluição e da escassez de água?”
Resenha para a obra "Vacinação, vida e saúde de montão": uma aproximação entre as histórias em quadrinhos e o ensino de Ciências
Saúde e Educação InfantilEsta resenha tem o intuito de promover a conscientização dos educandos, de forma lúdica, interativa e reflexiva acerca da importância da vacinação e de seu benefício coletivo para a erradicação das doenças. Para isso, utiliza-se a HQ Vacinação, vida e saúde de montão, que trata do episódio em que um dos personagens é acometido por uma suposta gripe e é necessário que ele seja vacinado para disputar uma partida de futebol com seus amigos. Com isso, compreende-se a relevância da temática abordada no gibi, principalmente para se contrapor à onda negacionista que assola o nosso país.
Dieta sem glúten e sem caseína para crianças com TEA: revisão literária
Nutrição e Alimentos, Saúde, Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalO transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do desenvolvimento que exerce impacto significativo no desenvolvimento cognitivo infantil; sua etiologia permanece desconhecida, embora seja objeto de diversas hipóteses multifacetadas. O propósito deste estudo é explorar e analisar as mais recentes produções científicas relacionadas à nutrição, especificamente a dieta sem glúten e sem caseína (dieta SGSC), no contexto do tratamento de crianças com TEA. Além disso, busca-se fornecer informações e orientações essenciais para profissionais da Educação, cuidadores e pais e responsáveis para um adequado suporte nutricional durante o período escolar.
Uma oficina em Parasitologia Aplicada no Programa Ciências & Arte nas Férias, da Unicamp
Saúde, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaNa oficina O Papel de Vetores na Transmissão de Doenças de Relevância Nacional e Internacional foram discutidas as interações vetor-patógeno da doença de Chagas, da esquistossomose, da febre maculosa e da leishmaniose. Participaram 91 estudantes da rede pública de ensino do Estado de São Paulo; a motivação da maioria foi a aquisição de conhecimento e a possibilidade de conhecer a Unicamp. No início da atividade, poucos alunos identificaram os vetores como transmissores de patógenos; todavia, com uma metodologia ativa de ensino aliada à prática, houve assimilação e compreensão significativa do conteúdo apresentado.
Funções executivas e indisciplina escolar: um estudo de caso
Saúde, Educação Especial e Inclusiva e Educação InfantilEste estudo analisa como as funções executivas podem minimizar a indisciplina escolar, contribuindo para o desenvolvimento da criança em sua aprendizagem e na interação social, no caso de uma criança cursando o 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola de Duque de Caxias/RJ, com queixa inicial relacionada à indisciplina, à falta de atenção e às dificuldades em memorizar e aprender os conteúdos das disciplinas. Neste caso, as habilidades das funções executivas, aplicadas por meio da intervenção, foram suficientes para trabalhar a dificuldade de atenção e a celeridade com que a criança queria fazer várias atividades ao mesmo tempo.
Super Dentinho em uma aventura pela saúde bucal: uma proposta de jogo para ensino do autocuidado bucal
SaúdeO presente artigo tem o intuito de abordar questões relacionadas à promoção e à prevenção da saúde bucal, com a finalidade de facilitar o processo de trabalho do cirurgião-dentista na estratégia da saúde da família (ESF), proporcionando maior envolvimento dos alunos com o autocuidado oral. O jogo elaborado funciona como ferramenta facilitadora para o aumento da adesão, compreensão e fixação do aprendizado, o que por consequência se reflete na manutenção e na recuperação da saúde bucal de estudantes, o que certamente levará ao alcance de melhores resultados biopsicossociais.