Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Farmácia; Nutrição e Alimentos; Saúde
Limpar filtros
Os médicos que não lavavam as mãos
Saúde e Biologia e Biociências

O pequeno conto a seguir contém informações retiradas do livro Microbiologia Ambiental, de Maria Carolina Vieira da Rocha, publicado no ano de 2020; essas informações são também encontradas em obras e artigos sobre a História das Ciências. A criação da narrativa tem por objetivo tornar mais acessível, envolvente e lúdico um acontecimento do século XIX, transpondo-o didaticamente para estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Espera-se, assim, despertar o interesse do público-alvo pelos aspectos históricos abordados.

Explorando a interseção entre autismo, tecnologia e ciências: uma revisão bibliográfica
Saúde e Educação Especial e Inclusiva

Atualmente, a educação é reconhecida como uma das estratégias mais eficazes para o desenvolvimento de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), promovendo habilidades sociais, comunicativas, acadêmicas e funcionais essenciais à autonomia e ao bem-estar. Compreender as necessidades específicas desses indivíduos e adaptar práticas pedagógicas são etapas essenciais para ampliar a acessibilidade e o êxito no ensino de Ciências. Recursos tecnológicos educacionais se mostram indispensáveis, uma vez que atendem às particularidades desses estudantes, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais envolvente.

Planejando e refletindo: experiências do projeto de extensão permanente Alimentação Saudável na Escola
Nutrição e Alimentos, Saúde e Educação Infantil

Este relato trata das atividades do projeto de extensão Alimentação Saudável na Escola. Foram construídos materiais educativos para escolares. Ainda devido ao contexto pandêmico, o projeto foi adaptado. A equipe era composta por nove estudantes de Nutrição e Gastronomia e uma nutricionista/docente coordenadora. Os temas escolhidos foram: na, Educação Infantil – De onde vem a comida?; no Ensino Fundamental – grau de processamento de alimentos; no Ensino Médio – redução de resíduos e custo ambiental do consumo. A extensão possibilitou a interação com a comunidade, favorecendo a construção de materiais específicos e adequados.

Bioquímica da ansiedade: uma intervenção pedagógica
Saúde, Química, Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Os transtornos de ansiedade são problemas frequentes na população. Assim, trazendo temas atuais para a Bioquímica, objetivou-se analisar a viabilidade dessa abordagem ao oferecer remotamente um curso para alunos do Ensino Médio Integrado em Química. Aplicaram-se questionários indicando a ansiedade como problemática; mesmo inseguros, os profissionais receberam bem essa estratégia. A proposta foi aprovada pelos estudantes, trazendo ótimos resultados a aprendizagem. Sugere-se a inclusão dessa metodologia na disciplina de Bioquímica e Biotecnologia para um ambiente de aprendizagem mais inclusivo para diálogo.

Reflexão sobre educação de Ciências e Biologia: da monografia Projeto Corpo Humano a seis anos de prática docente
Saúde, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O trabalho busca a construção didática de uma temática transversal acerca do corpo humano que mobilize licenciados de Ciências Biológicas da UFF. O material didático O Corpo Humano em Caixas é composto de vídeos e roteiros de análises atrelados à saúde, à sociedade e à cultura. Partimos de quatro categorias: o meio ambiente e os animais humanos e não humanos; respostas aos preconceitos; os direitos humanos; o gênero e a sexualidade. Por fim, apresentamos a percepção da autora sobre o tratamento da temática em 2018 (após a sua formatura) até 2024, já com seis anos de prática docente.

Proposta de projeto pedagógico utilizando tecnologias digitais de informação e comunicação nas aulas de Educação Física no Ensino Médio
Saúde e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho apresenta a proposta de um projeto pedagógico para as aulas de Educação Física no Ensino Médio voltado para a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação. O projeto objetiva trabalhar com as informações encontradas nas redes sociais sobre atividade física. Os alunos deverão confirmar ou refutar essas informações, objetivando conscientizá-los e capacitá-los para checar a veracidade por meio de fontes confiáveis de pesquisa, estimulando a formação do senso crítico para as informações que acessam na internet.

Vulnerabilidade social e os efeitos da desigualdade: relato e análise dos dados obtidos pela oficina Habilidades Sociais e o Cuidado de Si
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Sociologia, Educação a Distância e Política Educacional

O Projeto Multi-foco ocorre em 62 polos como fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a organização da sociedade civil (OSC) Contato. O Multi-foco oferece qualificação para melhorar a produtividade dos trabalhadores e seus rendimentos. A coleta de dados foi feita por meio de dois formulários, um acerca dos dados sociodemográficos e outro para mensurar a escala de resiliência dos participantes. O levantamento desses dados era um dos objetivos do projeto realizado com cursistas mulheres, jovens, negras e/ou pardas, em sua maioria solteiras.

Trilha de aprendizagem “Transtorno do espectro autista” na formação continuada de professores: um caminho para a inclusão e efetividade educacional
Saúde, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Formação de Professores

Este artigo traz o processo de criação de uma trilha de aprendizagem acerca do transtorno do espectro autista, criada para contribuir na formação dos profissionais que atendem crianças com TEA numa creche em Duque de Caxias/RJ. Ela decorre dos resultados obtidos na pesquisa de mestrado “Crianças com transtorno do espectro autista: o olhar de docentes, agentes de desenvolvimento da Educação Básica e agentes de apoio à inclusão sobre práticas pedagógicas”, cujo resultado inicial mostrou o quanto esses profissionais se sentem inseguros e despreparados para atender essas crianças.

Educação Física e motricidade no contexto escolar infantil
Saúde e Educação Infantil

O estudo teve como objetivo comparar o desenvolvimento motor de crianças da Educação Infantil com e sem aulas de Educação Física, utilizando a bateria psicomotora de Vitor da Fonseca e questionário sociodemográfico. A amostra foi composta majoritariamente por meninas, com 52,5% provenientes de escolas públicas e 60% de privadas. Notou-se correlação positiva entre a prática de exercícios dentro e fora do ambiente escolar. A comparação entre escolas públicas e privadas revelou diferenças nos resultados entre crianças que realizavam atividades apenas fora da escola e as que mantinham práticas dentro e fora do ambiente escolar.

Perspectivas e potencialidades dos saberes populares no ensino de Ciências da Natureza
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Nutrição e Alimentos, Agronomia, Biologia e Biociências, Física, Química e Formação de Professores

O conhecimento popular está permeado por ações empíricas, repleto de potencialidades para o ensino de ciências. Coletamos e analisamos em domínios on-line obras em português referentes aos saberes populares e relacionamos aos conteúdos de Ciências da Natureza. As obras foram mineradas entre outubro de 2021 e março de 2022 e categorizadas. Observamos que há maior associação entre os saberes e currículos de Biologia e Química; essa temática está sendo mais publicada contemporaneamente, corroborando as legislações referentes à história e cultura afro-brasileira e indígena.