Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Farmácia; Nutrição e Alimentos; Saúde
Limpar filtros
Funções executivas e indisciplina escolar: um estudo de caso
Saúde, Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil

Este estudo analisa como as funções executivas podem minimizar a indisciplina escolar, contribuindo para o desenvolvimento da criança em sua aprendizagem e na interação social, no caso de uma criança cursando o 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola de Duque de Caxias/RJ, com queixa inicial relacionada à indisciplina, à falta de atenção e às dificuldades em memorizar e aprender os conteúdos das disciplinas. Neste caso, as habilidades das funções executivas, aplicadas por meio da intervenção, foram suficientes para trabalhar a dificuldade de atenção e a celeridade com que a criança queria fazer várias atividades ao mesmo tempo.

Super Dentinho em uma aventura pela saúde bucal: uma proposta de jogo para ensino do autocuidado bucal
Saúde

O presente artigo tem o intuito de abordar questões relacionadas à promoção e à prevenção da saúde bucal, com a finalidade de facilitar o processo de trabalho do cirurgião-dentista na estratégia da saúde da família (ESF), proporcionando maior envolvimento dos alunos com o autocuidado oral. O jogo elaborado funciona como ferramenta facilitadora para o aumento da adesão, compreensão e fixação do aprendizado, o que por consequência se reflete na manutenção e na recuperação da saúde bucal de estudantes, o que certamente levará ao alcance de melhores resultados biopsicossociais.

Debatendo a cultura alimentar na escola
Nutrição e Alimentos, Saúde, Psicologia, Sociologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Política Cultural e Política Educacional

No mundo industrializado, a alimentação passou a ser regida pelo consumo de alimentos ultraprocessados em detrimento de uma alimentação caseira in natura, modificando os hábitos alimentares seculares. Isso fez surgir várias doenças, como obesidade, cardiopatias e esteatose, dentre outras. A apropriação da cultura alimentar pelo sujeito reforça sua identidade regional, nacional e cultural, em associação à história de seu país. Este artigo buscou relatar as ações desenvolvidas junto a estudantes da rede pública de ensino na cidade de Assis-SP, embasadas nos aportes teóricos da Psicologia Histórico-cultural.

Conflitos entre irmãos: contribuições da Psicologia no contexto intrafamiliar
Saúde, Direito, Filosofia, Psicologia, Educação Artística e Política Educacional

Desde os primórdios da humanidade, a rivalidade entre irmãos pode acontecer e ser considerada uma situação inevitável. O foco principal do presente estudo é a investigação das manifestações de conflitos entre irmãos durante a infância e/ou adolescência, bem como a caracterização das manifestações de agressividade física e/ou psicológica comuns praticadas por meninos e meninas. As questões norteadoras deste trabalho são: por que existe violência relacionada a alguns conflitos entre irmãos? Por que a sociedade negligencia a violência física e/ou psicológica entre irmãos?

Envelhecimento ativo e formação profissional em Educação Física: experiências em Sobral/CE
Saúde

A formação do profissional de Educação Física historicamente é associada à saúde, independentemente de qual seja a visão de saúde. Tal associação vem ocorrendo a despeito dos diferentes tipos de formação no Ensino Superior, da regulamentação da profissão e das mudanças epidemiológicas que tem acompanhado. O objetivo foi analisar o processo formativo dos profissionais de Educação Física e suas experiências com grupos de envelhecimento ativo. Foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 20 profissionais atuantes em Sobral/CE.

Workshop como metodologia para o ensino técnico em enfermagem: relato de experiência
Saúde

O uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, utilizando experiências reais do cotidiano no cuidado em saúde, favorece a motivação autônoma dos profissionais. O objetivo do relato é descrever a experiência da realização de um workshop com estudantes do curso Técnico em Enfermagem. Participaram do workshop 30 estudantes de enfermagem em cinco estações de trabalho com duração média de 30 minutos cada. O relato visa contribuir para a ampliação das discussões sobre o tema, oferecendo subsídios para repensar o processo de ensino-aprendizagem e as possíveis iniciativas.

Higiene corporal: relato de experiência de uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental II
Saúde, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

A proposta apresentada neste trabalho abordou em uma sequência didática os cuidados básicos com a saúde relacionados à higiene corporal. O objetivo foi sensibilizar os estudantes quanto à importância de hábitos de higiene adequados e sua implicação na saúde com base no conhecimento científico e em metodologias ativas. Priorizando o uso das tecnologias, foi elaborada uma sequência de atividades a serem realizadas pelos estudantes. A aplicação da sequência didática impactou positivamente no engajamento e na motivação dos alunos para sua participação nas atividades.

Profissão ensinar: identidade e saúde do “Eu educador”
Saúde, Psicologia, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola e Política Educacional

Este artigo reflexivo lança um olhar à questão crucial, já sistematizada, ignorada pelas administrações públicas: a precarização da qualidade de saúde mental e emocional dos professores brasileiros. Em face à realidade salarial da categoria, muitos são levados a ministrar elevado número de horas-aula semanais em condições de trabalho por vezes insatisfatórias, em função da falta de material didático e da violência nas escolas (refletida em agressões verbais, morais e até mesmo físicas contra alunos e professores), além de fatores antagônicos de outras ordens, como o difícil acesso ao local de trabalho e as fragilidades na formação acadêmica.

Do conceitual à prática: Pibid de Educação Física
Saúde, Vivências de Sala de Aula e Educação Física

O presente estudo diz respeito a experiências de aula de ginástica aplicada por alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto de Educação Física da Universidade Federal do Acre (UFAC) no ano de 2019. O objetivo deste trabalho é relatar uma das experiências vivenciadas pelos acadêmicos participantes do projeto e expor como o Pibid pode auxiliar na formação profissional. É possível concluir que o Pibid influencia de forma direta a formação acadêmica dos bolsistas, pois foi possível lidar com turmas de estudantes, retirando o receio de lecionar.

Super Trunfo Microbiológico: a proposta de um jogo para facilitar a aprendizagem de Microbiologia e Imunologia no Ensino Médio
Saúde e Biologia e Biociências

O presente artigo possui como principal objetivo a proposta de um jogo aos alunos do Ensino Médio, com a temática de Microbiologia, seguindo o modelo do jogo de cartas Super Trunfo na versão original britânica denominada Top Trumps, distribuída no Brasil pela Grow. No jogo, os alunos têm acesso a um repertório de cartas com informações valiosas acerca dos microrganismos patogênicos, que poderão ser conquistadas pelos jogadores por meio de informações comparativas. Vence o jogo a equipe que conseguir conquistar o maior número de cartas. O jogo poderá servir como valioso meio educativo.