Biblioteca
Filtrar os artigos
Filtros aplicados:
Categoria de Ensino: Espaços Urbanos; Política Cultural; Política Educacional
Limpar filtrosO modelo educacional baseado no sistema econômico capitalista sob as bases do racismo patriarcal: é possível exterminar as opressões?
Política EducacionalEste artigo tem como objetivo analisar as opressões postas pelo racismo patriarcal que criam as desigualdades no modelo educacional capitalista. Tem-se como problemática a seguinte questão: é possível exterminar as opressões advindas do racismo intersectado pelo patriarcado, já que o sistema econômico capitalista usa a escola para manutenção e reprodução das desigualdades que estruturam e influenciam as posições das mulheres e meninas em nossa sociedade? Para tanto, foi realizada pesquisa de campo e bibliográfica, com abordagem metodológica da teoria da interseccionalidade junto à teoria histórica dialética.
Espaços maker: percepções sobre sua efetividade em ambientes escolares
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalA abordagem maker na educação, que promove atividades práticas e colaborativas para a criação de soluções para problemas relevantes ao contexto e ao interesse dos alunos, tem sido discutida como alternativa para novas práticas pedagógicas. Essa abordagem visa proporcionar ao aluno um sentido mais profundo no aprendizado, incentivando uma participação mais ativa no processo educativo. O programa Ginásio Educacional Tecnológico, da Prefeitura do Rio de Janeiro, promove a instalação de espaços maker nas escolas; esta pesquisa identificou os principais desafios para implementar a cultura maker no ambiente escolar.
Análise dos planos de estudos tutorados (PET): considerações sobre as práticas aplicadas à Educação Infantil em Minas Gerais
Educação a Distância e Política EducacionalA Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais criou os planos de estudos tutorados (PET) como ferramentas remotas de manutenção do ensino para estudantes da rede pública estadual. Este trabalho tem como objetivo analisar criticamente três PET da Educação Infantil, os volumes 1, 2 e 3. A presente pesquisa tem abordagem qualitativa. Foi verificado que os documentos analisados são rudimentares, pouco teóricos, incompletos e descontínuos. Apesar de serem importantes, deveriam ser uma política pública consolidada e elaborada com maior atenção aos conteúdos.
A topofilia como estratégia de prevenção de ataques ativos em escolas
Computação e Tecnologias, Geologia, Comunicação, Geografia, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Educação Artística, Outras Mais Específicas e Política EducacionalO estudo investiga a violência nas escolas brasileiras, com foco em ataques ativos, sugerindo que a falta de conexão afetiva dos alunos com o ambiente escolar pode contribuir para esses atos. O projeto (Re)Conexão: Amar e Mudar as Coisas para Construir a Escola dos Sonhos é a estratégia para fortalecer os laços dos estudantes com a escola, utilizando metodologias ativas. Desenvolvido em uma escola pública do Rio de Janeiro, o projeto engaja os alunos na criação de um protótipo da Escola dos Sonhos, com resultados positivos, demonstrando o potencial dos estudantes como agentes de transformação.
Reprovação escolar em uma escola de referência em Ensino Médio: impactos da proposta de ensino integral
Instituição Escola e Política EducacionalA reprovação atualmente é vista como um dos componentes mais importantes do fracasso escolar. Por suas características ambíguas na escola, muitas vezes é vista como punição, em outros momentos é enxergada a partir de um viés mais social, sendo um indicativo para propor mudanças curriculares, de ensino-aprendizagem e questionar a estrutura da Educação Básica brasileira. Neste texto apresentamos os resultados da análise de dados da reprovação escolar de uma escola pública de Recife, sua relação com a proposta de ensino da Educação Integral e o quanto essa nova proposta curricular contribuiu para a redução da reprovação na referida escola.
Reflexões sobre as relações étnico-raciais na Educação Infantil: uma perspectiva a partir da Literatura Infantil
Educação Infantil, Folclore e Datas Importantes e Política EducacionalEste artigo apresenta discussão bibliográfica sobre as relações étnico-raciais na Educação Infantil por meio da perspectiva da Literatura Afro-Brasileira como forma de aplicabilidade da Lei nº 10.639/03. A partir da implementação dessa lei, as escolas de Educação Básica assumiram a responsabilidade de reformular currículos e propor práticas pedagógicas voltadas ao ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. É notória a dificuldade e/ou falta de formação por parte dos professores para a aplicabilidade do que está expresso na lei, e a Literatura Infantil se mostra uma potente ferramenta educativa.
Educação Ambiental e o projeto político-pedagógico na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul
Instituição Escola e Política EducacionalEste artigo objetiva discutir os resultados do levantamento qualitativo da presença da Educação Ambiental (EA) nos projetos político-pedagógicos (PPP) de duas escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. Assim, obteve-se como resultado: das 345 escolas da rede estadual, 41 não possuem nenhum dos termos selecionados em seus PPP; 304 escolas mencionam algum dos termos: Meio Ambiente (339), Educação Ambiental (171), Sustentável (160), Sustentabilidade (134) e Socioambiental (82). Desse modo, ambos os documentos apresentam propostas pouco aprofundadas acerca da temática.
Trajetória do município de Maricá na implementação do sistema de educação na perspectiva inclusiva
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Política EducacionalA história da Educação no Brasil foi marcada pela natureza excludente da escola. Propor uma educação pela perspectiva inclusiva ainda é um desafio para o sistema de ensino. Este estudo tem por objetivo identificar as ações de políticas públicas traçadas pelo município de Maricá a fim de garantir a inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial na escola regular. Temos como parâmetro a Lei Brasileira de Inclusão, a Meta 4 do Plano Nacional de Educação e o Plano Municipal de Educação de Maricá. O método de pesquisa faz análise documental com estudo de caso em uma das unidades de ensino de Educação Infantil da rede.
Como educar seres livres?
Filosofia, História da Educação e Política CulturalEste texto fala dos procedimentos educacionais numa sociedade. A eficácia pedagógica é essencial para capacitar a sociedade diante dos desafios. Com a crescente valorização da liberdade individual, os requisitos educacionais perderam relevância. Reconhecer a liberdade dos indivíduos é fundamental, tornando a educação uma prática condicionada por isso. Essa abordagem é significativa dentro de uma configuração cultural democrática, na qual a educação precisa se adaptar a novas funções para garantir a liberdade. Não é apenas transmitir funções sociais ou mediar diferentes esferas, mas enfrentar os desafios relacionados à promoção da liberdade.
Ressignificando o analfabetismo: algumas considerações sobre o analfabetismo funcional no Brasil
História da Educação, Instituição Escola e Política EducacionalO objetivo do presente artigo é analisar a situação da educação no país no que se refere ao analfabetismo funcional – incapacidade de fazer uso efetivo da leitura e da escrita nas diferentes esferas da vida social tendo como fundamento a perspectiva histórico-cultural. A metodologia se constitui de estudos sobre analfabetismo e analfabetismo funcional, com vistas a compreender a importância do processo de alfabetização e letramento para a formação de sujeitos criticamente letrados, ou seja, sujeitos que possam fazer uso da leitura e da escrita nas mais diferentes situações do cotidiano.