Biblioteca
Filtrar os artigos
Filtros aplicados:
Categoria de Ensino: Espaços Urbanos; Política Cultural; Política Educacional
Limpar filtrosEducação do Campo e Fundeb Permanente em Alegre/ES: desafios contemporâneos para a equidade e justiça social
Política EducacionalEste artigo examina a implementação do Fundeb Permanente na Educação do Campo em Alegre/ES sob a ótica da equidade e da justiça social. Com abordagem qualitativa, que inclui estudo documental, estudo de caso, revisão bibliográfica e entrevistas, a pesquisa revela desafios como infraestrutura precária, falta de recursos pedagógicos, ausência de currículo específico e desconhecimento sobre o Fundeb por parte de educadores e da comunidade. Destaca-se, ainda, o fechamento de 57 escolas rurais entre 2013 e 2024.
A pedagogia do aprender a aprender e a sua relação com as plataformas digitais na educação
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste ensaio discute a relação entre a pedagogia do aprender a aprender e a plataformização do ensino nas redes de Educação Básica. Por meio de uma análise bibliográfica, argumenta-se que essa pedagogia, embora apresente um discurso de autonomia e desenvolvimento de competências, tem contribuído para a inserção de interesses privados na educação pública. Conclui-se que, ao priorizar competências individuais e práticas descontextualizadas, a pedagogia do aprender a aprender fragiliza a formação crítica dos estudantes e favorece a lógica capitalista na educação.
Sequência Fedathi em Estatística Aplicada no Curso Técnico em Administração
Matemática, Educação a Distância, Formação de Professores e Política EducacionalEste artigo propõe uma intervenção pedagógica para o ensino de Estatística Aplicada no Curso Técnico em Administração, integrando a metodologia da Sequência Fedathi à estratégia de projetos de aprendizagem, com a inserção da linguagem R como ferramenta de aprendizagem. Utilizam-se mapas conceituais como recurso para o design da intervenção, abordagem ainda pouco explorada na literatura. A proposta incorpora estratégias ativas e recursos tecnológicos, como ambientes virtuais de aprendizagem e ferramentas em nuvem, visando ao desenvolvimento de competências analíticas, pensamento crítico e autonomia discente.
Cine Campus Cedro: uma experiência com cinema no Instituto Federal de Educação do Ceará
Instituição Escola, Cinema, Teatro e TV, Política Cultural e Política EducacionalEste texto visa resgatar as atividades do projeto Cine Campus Cedro, iniciativa de cinema e educação no espaço do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em um campus no interior do estado entre 2016 e 2024. Seu objetivo principal é sensibilizar os participantes para temas socioculturais por meio de obras cinematográficas. Ao todo, foram exibidos oitenta filmes de vários gêneros e nacionalidades, com média de 40 pessoas por sessão. Cada exibição era seguida de debate conduzido por algum/a professor/a, técnico/a da instituição ou profissional externo.
Antidiálogo e proselitismo: análise do material didático de Ensino Religioso em um município do sertão alagoano
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste trabalho analisa o material didático produzido para a disciplina Ensino Religioso em São José da Tapera/AL. Metodologicamente, a pesquisa se classifica como qualitativa e teve como referência o conceito de diálogo trabalhado nas obras de Paulo Freire e o que está posto em documentos oficiais que tratam da disciplina. Para analisar o material proposto para o campo de conhecimento na Educação do município, foram utilizados os volumes 1, 2 e 3 do Ensino Fundamental I. Dentre os resultados, destaca-se o quanto o material direciona os educandos a uma percepção do fenômeno religioso voltada apenas para o cristianismo e ignora a diversidade religiosa do país.
A desvalorização simbólica da profissão docente no Ensino Básico brasileiro
Instituição Escola e Política EducacionalEste artigo integra uma pesquisa de doutorado em andamento, que investiga os sintomas da síndrome de Burnout em professores da Educação Básica brasileira. Seu objetivo é possibilitar a detecção precoce e a prevenção desse desequilíbrio psíquico decorrente do trabalho. Foram encontradas evidências de que a desvalorização simbólica da função docente constitui um dos principais fatores que contribuem para o Burnout. O artigo busca conscientizar sobre uma forma de desvalorização que ultrapassa as questões salariais, afetando a autoidentidade dos docentes e a percepção de seu papel social.
Os povos indígenas e o uso das tecnologias digitais nas aulas de Arte: preliminar de pesquisa e campo
Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Política EducacionalEste artigo relata experiência de abordagem da temática indígena nas salas de aula e mostra os resultados de uma pesquisa preliminar sobre como educadores integram essa questão em suas aulas. A desconstrução de estigmas e estereótipos, por meio de abordagens críticas, é importante, contando para isso com o auxílio das tecnologias digitais. A pesquisa participante foi a metodologia principal utilizada. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas informais com professores dos primeiros e segundos segmentos da escola, enquanto a análise dos dados ocorreu por meio de uma análise descritiva de conteúdo.
O ensino de Matemática por meio de histórias em quadrinhos
Matemática e Política EducacionalEste artigo discute o emprego das histórias em quadrinhos (HQ) como recurso didático no ensino de Matemática, especialmente na abordagem de números primos e números ondulantes. Considerando os desafios no ensino da disciplina, propõe-se a utilização do aplicativo Pixton para criação de tirinhas que estimulem o raciocínio, a criatividade e a interpretação pelos estudantes. Afinal, o professor deve estimular o desenvolvimento intelectual do discente, possibilitando sua aprendizagem. A proposta tem a finalidade de tornar o estudo mais atrativo e contextualizado, contribuindo assim para uma experiência pedagógica significativa e alinhada às diretrizes da BNCC.
Gestão participativa e a violência simbólica na realidade escolar: desafios à formação de professores na contemporaneidade
Avaliação e Política EducacionalEste estudo objetivou analisar o impacto da gestão participativa na mitigação da violência simbólica na realidade escolar, com foco na formação de professores na contemporaneidade. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Os resultados evidenciaram a estreita relação entre a gestão participativa e a violência simbólica na realidade escolar, destacando a necessidade urgente de reformular as práticas de gestão e promover uma cultura de diálogo na escola. Ficou claro que a violência simbólica, manifestada por meio de estereótipos, preconceitos e hierarquias, exerce impacto no ambiente educacional, afetando não apenas a qualidade do ensino, mas também o bem-estar dos professores.
Multiletramento: os direitos de aprendizagem no processo de alfabetização dos alunos no 2º ano do Ensino Fundamental
Política EducacionalO campo investigativo deste estudo pautou-se no questionamento: como os professores garantem o direito à alfabetização dos alunos no 2º ano do Ensino Fundamental? O objetivo geral foi compreender como os docentes asseguram esse direito. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, realizada por meio de revisão bibliográfica. Os resultados evidenciam que nem todas as crianças são plenamente contempladas, o que reforça a importância de ampliar e implementar políticas públicas que assegurem os direitos de aprendizagem como prioridade social fundamentada na alfabetização.
