Biblioteca
Filtrar os artigos
Filtros aplicados:
Categoria de Ensino: Espaços Urbanos; Política Cultural; Política Educacional
Limpar filtrosTransformação da Educação Inclusiva na perspectiva da Psicopedagogia educacional
Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalEste trabalho mostra a importância de pensar uma educação em que todos tenham iguais oportunidades de aprendizagem; em que o saber seja o principal elemento da formação do indivíduo num processo iniciado na Educação Infantil, reflexão sobre o papel da escola inclusiva. Diante do exposto, o objetivo geral é avaliar e refletir sobre o papel da escola inclusiva, em que o direito à educação de qualidade seja respeitado, que todas as crianças tenham acesso ao conhecimento e o psicopedagogo como auxiliar na aprendizagem significativa desenvolva no aluno as suas potencialidades diante das adversidades. Como metodologia, foram utilizadas pesquisas bibliográficas em livros, leis, artigos e outros sobre a inclusão na Educação Infantil.
O uso consciente de água em espaços escolares: estudo de caso na Escola Municipal Infantil Mingau
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalO presente trabalho objetiva verificar como se dá o uso da água nos ambientes escolares, em especial na Escola Municipal Infantil Mingau, em Taboão da Serra/SP. Dentre os objetivos específicos estavam a observação do local, se possuía ações e projetos que trabalhassem o uso consciente da água e a identificação das principais necessidades referentes à infraestrutura e aos equipamentos. Como metodologia, usamos a pesquisa de campo (com entrevistas realizadas com a direção e a coordenação da escola) e a pesquisa bibliográfica (com conteúdo envolvendo o tema água como recurso natural esgotável, caso não seja usado de maneira consciente.
O Plano Nacional de Educação (2014-2024) e os desafios de gestão educacional do município de Poção/PE
Política EducacionalO objetivo desta pesquisa foi investigar quais os desafios de gestão educacional são evidenciados para a efetivação do atual Plano Nacional de Educação no Município de Poção/PE, nos anos de 2014 a 2018. A metodologia da investigação baseou-se na pesquisa documental e em dados secundários oriundos da Base de Dados do Estado de Pernambuco e do Ministério da Educação. Concluiu-se que dentre os desafios estão a contração de matrículas, a diminuição do número de unidades escolares, a redução no atendimento do transporte escolar e o drástico declínio no quantitativo de docentes nas escolas rurais.
Educação Ambiental no âmbito da gestão escolar
Geografia, Instituição Escola e Política EducacionalO presente artigo tem como objetivo discutir os problemas ambientais enfrentados pela sociedade, enfatizando o papel transformador da educação e o quanto uma gestão escolar pautada em princípios democráticos e participativos pode trazer avanços significativos na construção de uma sociedade sustentável. Também mostra a sua contribuição para a elaboração de respostas a alguns desafios enfrentados pelas escolas e pela gestão no âmbito da Educação Ambiental e no processo de formação dos alunos. Neste trabalho há o intuito de refletir sobre as questões ambientais partindo da necessidade de uma gestão escolar consistente e transformadora.
Arte e criatividade: um olhar sobre a importância das aulas de Arte nos anos finais do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Política EducacionalDentro do contexto neoliberal, percebe-se que a criatividade não se apresenta como conteúdo relevante nos anos finais do Ensino Fundamental. Assim, o contato com a criatividade, por meio das aulas de Artes Visuais, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, pode ser uma saída possível para propiciar um espaço de desenvolvimento dos alunos consoante à prática educativa pensada. O uso dessa característica humana na formação continuada do docente deve ser um hábito cotidiano, pois o leva a adequar-se à nova realidade. Dessa maneira, a pesquisa proposta, por meio de coleta e análise de dados qualitativos, bibliográficos, reflexivos e críticos, busca compreender as bases teóricas da atuação metodológica do docente em Artes Visuais.
Heranças que recebemos, legados que deixamos
História, Sociologia, Língua Portuguesa e Literatura e Espaços UrbanosPassado, presente e futuro – são momentos que marcam a vida de todos e as perspectivas possíveis. Entre tecidos, escolas e habilidades, o desenvolvimento a cada jornada pelos brasis. O essencial é fazer a roda girar, quase sempre graças à razão. O desenvolver-se transforma-se em empreendimento, valorizando a colaboração, a estratégia, a tática e as operações, exigindo recursos e objetivando finalidades. “Às vezes, os planejamentos deslancham a vida”, escapulindo de viver apenas sonhos. A vida, de uma ponta à outra, vai exigindo uma definição de rumos a tomar. Mas do início ao fim esta poesia dá uma pista: é preciso reagir, sempre.
A leitura na formação dos discentes do curso de Pedagogia de uma instituição pública de Ensino Superior na cidade do Crato/CE
Formação de Professores e Política EducacionalEste trabalho aborda os conceitos de leitura, seus tipos e sua importância para a formação dos discentes. A necessidade de estudar, pesquisar e compreender essa temática se deu a partir da nossa reflexão sobre as exigências do mundo pós-moderno, que requer profissionais qualificados. O objeto do nosso estudo são os discentes concluintes do curso de Pedagogia. Esta pesquisa objetiva identificar e analisar se os discentes de uma universidade pública do município do Crato/CE tiveram hábito da leitura ao longo do curso e qual o contato com essa prática (a leitura) até os dias atuais, visto que a leitura se constitui como peça fundamental para o exercício da docência.
História, cinema e Educação: o Brasil Colonial sob a ótica de "Desmundo"
História, História da Educação, Cinema, Teatro e TV, Outras Mais Específicas, Política Cultural e Política EducacionalA educação é um processo que se realiza na relação entre os sujeitos sociais. A sociedade sempre se organizou a partir de instruções ou regras de aprendizagem que só mais tarde receberam o nome de educação. O interesse por compreender os processos educacionais levou pesquisadores a se debruçar sobre essa temática. Objetivamos no presente estudo dar prosseguimento aos esforços iniciados na década de 1990, ampliando reflexões acerca da Educação, com base no Brasil Colonial como recorte temporal; nosso instrumento de análise partirá do filme Desmundo, de Alain Fresnot, que é uma adaptação para o cinema do romance histórico homônimo de Ana Miranda.
Aproximando Anísio Teixeira e as recentes políticas de gestão na educação
Política EducacionalEste ensaio objetiva aproximar o pensamento de Anísio Teixeira e as recentes políticas públicas voltadas para a gestão escolar. O intuito é analisar, sob a ótica do educador, como a gestão escolar brasileira vem sendo forjada, principalmente a partir da década de 1990. Esse recorte temporal se deve à descentralização administrativa realizada naquela década, que delegou às escolas a responsabilidade pela provisão e pelos resultados dos serviços prestados. No entanto, essa medida não é verificada na realidade das escolas, que devem possuir mais autonomia para atender às demandas locais e contribuir para um projeto democrático de nação.
Avaliação sem reprovação: um estudo sobre a avaliação democrática
Avaliação, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalA avaliação é um desafio para o pensamento pedagógico. Em pleno século XXI, ainda nos deparamos com muitos limites que envolvem os processos de avaliação. Uma questão orienta nossa pesquisa: como os docentes pensam a avaliação? Nesse sentido, é pertinente que tomemos a percepção dos professores em relação a uma avaliação que seja democrática, deixando de ter sua preocupação somente na questão do conteúdo e a avaliação qualitativa. Para a contribuição das pesquisas e dos diálogos, foram utilizados estudos de Hoffmann e Luckesi. O artigo apresenta um breve histórico sobre a avaliação tradicional e um histórico da avaliação sem reprovação.