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A importância do lúdico no ensino-aprendizagem
Educação Infantil, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas e Espaços Urbanos

Esta pesquisa objetiva analisar a prática lúdica educativa como método necessário e relevante no processo de ensino-aprendizagem. Busca compreender as contribuições das correntes teóricas sobre a ludicidade e investigar de que forma elementos como jogos, músicas, danças e brincadeiras podem auxiliar no aprendizado de cada educando. Também procura identificar como os educadores podem inserir essa prática em seus planejamentos e realizar aulas pautadas na ludicidade no cotidiano escolar. A metodologia utilizada foi do tipo bibliográfico qualitativo.

Primeiros versos: introduzindo poesia e arte na infância
Educação Infantil, Educação Artística, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

O presente relato de experiência tem como objetivo compartilhar o desenvolvimento e os impactos de um projeto pedagógico voltado à introdução da poesia e das práticas artísticas na Educação Infantil realizado em uma creche pública de Paulínia/SP. O público foi composto por crianças de 3 a 4 anos em uma turma de maternal. No cotidiano da sala de aula, foram realizadas atividades que integraram leitura de poemas com experiências sensoriais e artísticas, valorizando o contato com diferentes materiais e explorando a expressão corporal, estética e literária na primeira infância.

A intersecção da leitura em Ciências: livros paradidáticos como recurso nos anos finais do Ensino Fundamental
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Astronomia, Biologia e Biociências, Física, Matemática, Química, Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Este artigo investiga a construção do conhecimento em Ciências por meio da utilização de livros paradidáticos de histórias infantojuvenis como recurso didático. Seu objetivo principal é analisar os recursos mais empregados por professores de Ciências no Brasil, bem como a lacuna existente na legislação, em documentos e em políticas educacionais relacionadas ao incentivo à leitura na área. A adoção de livros paradidáticos infantojuvenis em Ciências tem se configurado como uma estratégia crescente para despertar o interesse dos alunos pela disciplina e favorecer uma aprendizagem mais significativa.

Do pensar ao fazer nas relações pedagógicas entre os profissionais da Educação e os estudantes surdos: estudo de caso na escola de Cachoeiro de Itapemirim/ES
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Esta pesquisa analisa as relações pedagógicas entre profissionais da Educação de Surdos e estudantes surdos, destacando a precariedade dessas interações. O objetivo é identificar aspectos centrais dessas relações e compreender a contribuição da articulação pedagógica para a aprendizagem. Baseado na perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, o estudo qualitativo de caso utilizou entrevistas individuais. Os resultados apontaram fragilidades na mediação pedagógica, comunicação em Libras e adaptação curricular, evidenciando a necessidade de formação continuada dos educadores.

Roda de conversa na Educação Infantil
História, Psicologia, Educação Infantil, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Nesta pesquisa, procurou-se refletir sobre a importância da roda de conversa e das brincadeiras na Educação Infantil, compreendendo-as como um espaço rico de articulação entre teoria e prática. O estudo das práticas pedagógicas em uma instituição de Educação Infantil possibilitou socializar o contexto real da sala de aula e repensar tanto a relação entre teoria e prática quanto os referenciais lidos e compartilhados no processo formativo. Para fundamentar a análise, foram utilizados os estudos de autores como Piaget, Vygotsky, Kishimoto e Rousseau, que ofereceram o embasamento teórico do presente trabalho.

Estratégias de permanência diante da evasão escolar no Ensino Médio nas redes públicas de ensino
Política Educacional

Este artigo examina as estratégias de permanência escolar no Ensino Médio público brasileiro, com foco em mitigar as severas consequências da evasão escolar para os adolescentes. A investigação enfatiza a importância de analisar o fenômeno da permanência escolar, considerando o papel crucial das políticas públicas e estratégias pedagógicas adaptadas às particularidades da adolescência, um período de incertezas, mudanças de interesse e desafios de autoafirmação que frequentemente conduzem à desmotivação e ao baixo engajamento escolar. O objetivo foi examinar as estratégias implementadas por entidades públicas para promover a permanência dos alunos.

Propostas para o desenvolvimento da integração disciplinar e de uma educação transformadora
Filosofia, História, Formação de Professores, Instituição Escola e Política Cultural

Este trabalho visa mostrar a fragmentação de conteúdos e conhecimentos em disciplinas escolares. É uma educação sem comunicação, vista por autores como meio para formação de especialistas, porém quase incultos muitas vezes. Vemos a formação de literatos, humanistas que desconhecem as Ciências Naturais e as suas relações. Estudar propostas de trabalho no contexto escolar, seguindo a perspectiva transdisciplinar, é ideia para discussões do presente e para o futuro. A proposta neste artigo é defender um ensino efetivo, igualitário e prazeroso, espaço no qual alunos e professores possam produzir projetos, propostas e ideias.

O brincar na escola do campo: reflexões sobre Ludopedagogia na Educação Infantil
Educação Infantil, Instituição Escola e Política Educacional

Esta pesquisa tem por objetivo analisar como a Ludopedagogia pode enriquecer a Educação Infantil na escola do campo, considerando as especificidades culturais, sociais e econômicas das populações rurais. O brincar na educação do campo reflete as particularidades das comunidades rurais, considerando não apenas sua diversidade cultural, mas também a complexidade das relações sociais presentes nessas localidades. Ao participarem de atividades ludopedagógicas, as crianças estabelecem laços importantes com sua comunidade e promovem um senso de pertencimento e valorização do meio rural.

O lúdico nas séries iniciais
Educação Infantil e Política Educacional

Podemos entender o lúdico, no contexto deste trabalho, como brincadeiras que podem ser desenvolvidas dentro ou fora da sala de aula. O ato de brincar é uma maneira pela qual as crianças conseguem interagir e expressar seus pensamentos e sentimentos. Com base em uma revisão estritamente bibliográfica, o desenvolvimento deste estudo buscou examinar, ainda que de forma superficial, o desenvolvimento das atividades lúdicas nas primeiras séries do Ensino Fundamental. Esta investigação tem como principal objetivo ressaltar a importância do lúdico nessas séries iniciais como desenvolvedor da formação da criança.

Formação humana integral, na perspectiva da educação politécnica no âmbito da Educação Profissional na Rede Federal de Ensino
Ecologia e Meio Ambiente, Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Avaliação, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa da dissertação de mestrado intitulada “Difusão do conceito de politecnia para os educadores atuantes no câmpus avançado do IFFluminense em São João da Barra”. Por meio de revisão bibliográfica, buscamos compreender a dualidade histórica presente na Educação Profissional, discutindo conceitos, contradições e disputas, bem como debates acerca de uma perspectiva de formação que rompe com o paradigma de preparação de mão de obra qualificada aos interesses capitalistas de produção, rumo a uma formação humana integral.