Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Espaços Urbanos; Política Cultural; Política Educacional
Limpar filtros
Educação do Campo e Fundeb Permanente em Alegre/ES: desafios contemporâneos para a equidade e justiça social
Política Educacional

Este artigo examina a implementação do Fundeb Permanente na Educação do Campo em Alegre/ES sob a ótica da equidade e da justiça social. Com abordagem qualitativa, que inclui estudo documental, estudo de caso, revisão bibliográfica e entrevistas, a pesquisa revela desafios como infraestrutura precária, falta de recursos pedagógicos, ausência de currículo específico e desconhecimento sobre o Fundeb por parte de educadores e da comunidade. Destaca-se, ainda, o fechamento de 57 escolas rurais entre 2013 e 2024.

A pedagogia do aprender a aprender e a sua relação com as plataformas digitais na educação
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este ensaio discute a relação entre a pedagogia do aprender a aprender e a plataformização do ensino nas redes de Educação Básica. Por meio de uma análise bibliográfica, argumenta-se que essa pedagogia, embora apresente um discurso de autonomia e desenvolvimento de competências, tem contribuído para a inserção de interesses privados na educação pública. Conclui-se que, ao priorizar competências individuais e práticas descontextualizadas, a pedagogia do aprender a aprender fragiliza a formação crítica dos estudantes e favorece a lógica capitalista na educação.

Sequência Fedathi em Estatística Aplicada no Curso Técnico em Administração
Matemática, Educação a Distância, Formação de Professores e Política Educacional

Este artigo propõe uma intervenção pedagógica para o ensino de Estatística Aplicada no Curso Técnico em Administração, integrando a metodologia da Sequência Fedathi à estratégia de projetos de aprendizagem, com a inserção da linguagem R como ferramenta de aprendizagem. Utilizam-se mapas conceituais como recurso para o design da intervenção, abordagem ainda pouco explorada na literatura. A proposta incorpora estratégias ativas e recursos tecnológicos, como ambientes virtuais de aprendizagem e ferramentas em nuvem, visando ao desenvolvimento de competências analíticas, pensamento crítico e autonomia discente.

Cine Campus Cedro: uma experiência com cinema no Instituto Federal de Educação do Ceará
Instituição Escola, Cinema, Teatro e TV, Política Cultural e Política Educacional

Este texto visa resgatar as atividades do projeto Cine Campus Cedro, iniciativa de cinema e educação no espaço do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em um campus no interior do estado entre 2016 e 2024. Seu objetivo principal é sensibilizar os participantes para temas socioculturais por meio de obras cinematográficas. Ao todo, foram exibidos oitenta filmes de vários gêneros e nacionalidades, com média de 40 pessoas por sessão. Cada exibição era seguida de debate conduzido por algum/a professor/a, técnico/a da instituição ou profissional externo.

Antidiálogo e proselitismo: análise do material didático de Ensino Religioso em um município do sertão alagoano
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este trabalho analisa o material didático produzido para a disciplina Ensino Religioso em São José da Tapera/AL. Metodologicamente, a pesquisa se classifica como qualitativa e teve como referência o conceito de diálogo trabalhado nas obras de Paulo Freire e o que está posto em documentos oficiais que tratam da disciplina. Para analisar o material proposto para o campo de conhecimento na Educação do município, foram utilizados os volumes 1, 2 e 3 do Ensino Fundamental I. Dentre os resultados, destaca-se o quanto o material direciona os educandos a uma percepção do fenômeno religioso voltada apenas para o cristianismo e ignora a diversidade religiosa do país.

A desvalorização simbólica da profissão docente no Ensino Básico brasileiro
Instituição Escola e Política Educacional

Este artigo integra uma pesquisa de doutorado em andamento, que investiga os sintomas da síndrome de Burnout em professores da Educação Básica brasileira. Seu objetivo é possibilitar a detecção precoce e a prevenção desse desequilíbrio psíquico decorrente do trabalho. Foram encontradas evidências de que a desvalorização simbólica da função docente constitui um dos principais fatores que contribuem para o Burnout. O artigo busca conscientizar sobre uma forma de desvalorização que ultrapassa as questões salariais, afetando a autoidentidade dos docentes e a percepção de seu papel social.

Os povos indígenas e o uso das tecnologias digitais nas aulas de Arte: preliminar de pesquisa e campo
Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Política Educacional

Este artigo relata experiência de abordagem da temática indígena nas salas de aula e mostra os resultados de uma pesquisa preliminar sobre como educadores integram essa questão em suas aulas. A desconstrução de estigmas e estereótipos, por meio de abordagens críticas, é importante, contando para isso com o auxílio das tecnologias digitais. A pesquisa participante foi a metodologia principal utilizada. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas informais com professores dos primeiros e segundos segmentos da escola, enquanto a análise dos dados ocorreu por meio de uma análise descritiva de conteúdo.

O ensino de Matemática por meio de histórias em quadrinhos
Matemática e Política Educacional

Este artigo discute o emprego das histórias em quadrinhos (HQ) como recurso didático no ensino de Matemática, especialmente na abordagem de números primos e números ondulantes. Considerando os desafios no ensino da disciplina, propõe-se a utilização do aplicativo Pixton para criação de tirinhas que estimulem o raciocínio, a criatividade e a interpretação pelos estudantes. Afinal, o professor deve estimular o desenvolvimento intelectual do discente, possibilitando sua aprendizagem. A proposta tem a finalidade de tornar o estudo mais atrativo e contextualizado, contribuindo assim para uma experiência pedagógica significativa e alinhada às diretrizes da BNCC.

Gestão participativa e a violência simbólica na realidade escolar: desafios à formação de professores na contemporaneidade
Avaliação e Política Educacional

Este estudo objetivou analisar o impacto da gestão participativa na mitigação da violência simbólica na realidade escolar, com foco na formação de professores na contemporaneidade. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Os resultados evidenciaram a estreita relação entre a gestão participativa e a violência simbólica na realidade escolar, destacando a necessidade urgente de reformular as práticas de gestão e promover uma cultura de diálogo na escola. Ficou claro que a violência simbólica, manifestada por meio de estereótipos, preconceitos e hierarquias, exerce impacto no ambiente educacional, afetando não apenas a qualidade do ensino, mas também o bem-estar dos professores.

Multiletramento: os direitos de aprendizagem no processo de alfabetização dos alunos no 2º ano do Ensino Fundamental
Política Educacional

O campo investigativo deste estudo pautou-se no questionamento: como os professores garantem o direito à alfabetização dos alunos no 2º ano do Ensino Fundamental? O objetivo geral foi compreender como os docentes asseguram esse direito. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, realizada por meio de revisão bibliográfica. Os resultados evidenciam que nem todas as crianças são plenamente contempladas, o que reforça a importância de ampliar e implementar políticas públicas que assegurem os direitos de aprendizagem como prioridade social fundamentada na alfabetização.