Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Aplicação do modelo rotação por estações como forma de verificação qualitativa de aprendizagem
Matemática, Avaliação, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Este estudo analisa o uso de metodologias ativas no ensino de Matemática, focando na rotação por estações como estratégia recreativa aplicada em uma escola pública de Manaus/AM. As estações incluíram xadrez, dominó de operações, cubo mágico e Kahoot. A pesquisa utilizou a observação participante e a coleta de dados sobre a percepção dos professores. Os resultados indicaram que o modelo é viável no ensino de Matemática, favorecendo a interação natural dos alunos e permitindo o diagnóstico de dificuldades de aprendizagem. A continuidade no estudo de metodologias ativas é essencial, dado o crescente uso de novas ferramentas.

Democracia fragilizada no contexto neoliberal
Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Esta produção consiste em estudar o conceito de democracia. Visto que ela compõe de forma significativa o cenário político, esse sistema de governo ocorre principalmente em países capitalistas. Diante disso, o objetivo desta produção é analisar como os autores dos textos selecionados articulam entre si e discutem a temática. Além do mais, a democracia participativa é a inserção de novos atores numa democracia de fato, não apenas nas discussões dos teóricos, pois o discurso e a prática são indissociáveis para construir uma democracia além das palavras.

A prática da oralidade da língua inglesa no Ensino Médio com o uso das novas tecnologias digitais
Língua Estrangeira

O ensino do Inglês no Brasil sofreu muitas mudanças, sendo excluído e depois reinserido à grade curricular. O problema abordado é a dificuldade da prática da oralidade inglesa pelos estudantes do Ensino Médio da rede estadual do Rio de Janeiro. O objetivo é viabilizá-la por meio de material didático utilizado em sequências didáticas por meio das tecnologias digitais. Os resultados foram positivos, pois há qualidade no serviço de internet para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que correspondem à prática da língua. Espera-se que cada vez mais professores utilizem essas tecnologias para aproximar teoria e prática, escola e vida real.

Utilização de animais de estimação como alternativa de inclusão no processo educacional
Saúde, Biologia e Biociências e Educação Especial e Inclusiva

A Educação Assistida por Animais (EAA) recomenda o uso de animais como recursos didáticos. O presente trabalho consiste em uma análise desenvolvida com base em levantamento bibliográfico que visa discutir o papel e os benefícios do uso de animais de estimação, como cães, para superar as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Levamos em consideração campos de referência composto por diversas áreas de conhecimento (Pedagogia, Psicologia, Medicina Veterinária e Zootecnia) que embasaram o estudo, permitindo destacar os efeitos positivos da Educação Assistida por Animais.

Sobre a chuva e o choro: apontamentos poético-científicos
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Física, Geologia, Química e Língua Portuguesa e Literatura

O presente artigo tem como objetivo, por meio da construção poética, utilizar metáforas e estruturas poéticas para que haja desenvolvimento destacado do letramento e da divulgação científica. Para isso, o autor emprega as palavras de forma a provocar reflexões sobre o fenômeno do ciclo da água e seus processos físico-químicos, bem como suas alegorias e seus simbolismos, relacionando elementos como criação, criatividade, emoção e sentimentos.

Ensino remoto emergencial: estratégias aplicadas à Educação Básica Pública nos Municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro no contexto da pandemia
Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

No contexto da pandemia da covid-19, a estratégia de afastamento social foi empregada no Brasil, criando a necessidade de que as aulas fossem suspensas. As escolas tiveram as atividades presenciais transformadas em atividades virtuais. O objetivo deste trabalho é levantar as estratégias de ensino remoto emergencial adotadas pelos 22 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Buscamos e analisamos a estratégia adotada pela rede em relação à disponibilização de recursos online para alunos, visando refletir aspectos referentes à volta das atividades presenciais.

Sequência didática utilizando plataformas digitais na construção do conhecimento sobre o autocuidado, autoconhecimento e saúde íntima em uma escola estadual de Vitória/ES
Saúde, Computação e Tecnologias, Avaliação, Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e Comportamento

O estudo aborda sequência didática, plataformas digitais e educação sexual com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, avaliando seu nível de conhecimento. Os métodos de pesquisa aplicados foram de natureza quali-quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de diálogos e participação em atividades experimentais. A análise dos dados se deu por meio de contextos histórico, social e cultural. Os resultados evidenciam que os educandos tinham limitados conhecimentos prévios referentes ao tema proposto. No entanto, após a aplicação, observou-se maior aprendizado e entusiasmo por parte dos educandos.

Importância da Língua de Sinais e do intérprete para a aquisição da linguagem: um estudo de caso
Educação Especial e Inclusiva

Este artigo discute como se dá o processo da aquisição da linguagem por uma criança surda, trazendo reflexões a respeito da criança surda que estuda em classe regular, sem conhecer a Língua de Sinais e sem contato com nenhum outro surdo ou intérprete. Dessa forma, a não aquisição de uma língua pode trazer sérias consequências para o surdo em sua vida futura. Viabilizar o contato com a comunidade surda, assim como o seu acesso à Língua de Sinais, pode trazer a aceitação da família e o reconhecimento da surdez como uma diferença cultural, não como uma deficiência.

Olhares interdisciplinares sobre a História e as tecnologias a partir do filme "Blade Runner: o caçador de androides"
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Cinema, Teatro e TV

Este texto apresenta uma análise do filme Blade Runner, o caçador de androides a ser problematizado no contexto da Educação Básica, sobretudo no Ensino Médio. Aqui, refletimos a respeito da obra do diretor Ridley Scott a partir de sua relação com possibilidades históricas, tecnologias e com a educação. Nesse sentido, observamos como o filme se apresenta potente para retratar uma sociedade projetada para o ano de 2019 com as angústias existentes em 1982: naves que sobrevoam uma Terra suja na presença de uma intensa artificialidade que confunde humanos e máquinas.

Jogo de consciência fonológica no processo de alfabetização linguística
Vivências de Sala de Aula

Este trabalho discute o uso de jogos didáticos de consciência fonológica no processo de alfabetização. Em tal processo, o professor propõe aos alunos atividades que ampliem e aprofundem habilidades linguísticas relacionadas à apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. O contexto da investigação foi uma escola municipal de Cachoeira do Arari/PA, com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Foi aplicado o jogo Bingo dos Sons Iniciais, que explora a consciência fonológica. Os resultados indicaram que as atividades lúdicas contribuíram para que as crianças compreendessem o funcionamento do sistema alfabético.