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Harmônico-Desarmônico Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaEsta poesia foi criada com o objetivo de introduzir o tema relações ecológicas em turmas de 1ª série do Ensino Médio de Tempo Integral. Buscou-se apresentar, por meio de um texto mais próximo do lúdico, alguns conceitos relacionados à temática, atrair a atenção dos estudantes e demonstrar as possíveis articulações entre Ciência e Arte, sendo esta última um dispositivo que dá novas formas e contornos ao que é científico. Após a apresentação e a discussão da poesia, solicitamos, como atividade do componente curricular, a criação de textos de natureza artística ou cultural, como poesias, contos, canções, histórias em quadrinhos, entre outros.
Gestão participativa e democrática em prol de uma educação de qualidade
Instituição EscolaA gestão democrática participativa visa fomentar a cidadania e melhorar a prática pedagógica. Contudo, nem todos os líderes estão capacitados para guiar e lidar com pessoas, gerenciando conflitos e buscando soluções de forma colaborativa. Essa experiência originou-se da narrativa dos pesquisadores, que compartilharam vivências em uma escola. Além disso, realizou-se análise documental dos relatórios de diagnóstico dos alunos das turmas de 2º ano, a fim de confrontar as informações com os resultados subsequentes e se utilizou pesquisa bibliográfica com autores que abordam o objeto de pesquisa.
Alinhando a educação com a Agenda 2030: desenvolvendo práticas didáticas seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Educação a DistânciaÉ de fundamental relevância ensinarmos nossos estudantes sobre a importância da sustentabilidade e dos fundamentos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por intermédio dos conteúdos curriculares de forma interdisciplinar. Temos diversas ferramentas que auxiliam os docentes no processo de ensino, como as tecnologias digitais. Objetivamos aliar tais ferramentas à proposta de desenvolvimento de práticas pedagógicas que trabalhem com os ODS, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e favorecendo a implementação das metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em escala local.
O papel da biblioteca na construção do pensamento crítico sob a perspectiva docente: um estado do conhecimento
Instituição EscolaO presente artigo traz um estado do conhecimento sobre o papel da biblioteca na construção do pensamento crítico de acordo com a perspectiva docente. Esta pesquisa analisou produções científicas brasileiras stricto sensu coletadas em bases como o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e a BDTD/IBICT. A análise revelou uma lacuna significativa: a ausência de estudos que enfoquem especificamente a visão dos professores sobre como a biblioteca contribui para o pensamento crítico. Essa constatação orienta futuras investigações e sinaliza a relevância do tema para práticas pedagógicas.
Formação humana integral, na perspectiva da educação politécnica no âmbito da Educação Profissional na Rede Federal de Ensino
Ecologia e Meio Ambiente, Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Avaliação, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento e Política EducacionalO presente artigo apresenta os resultados de pesquisa da dissertação de mestrado intitulada “Difusão do conceito de politecnia para os educadores atuantes no câmpus avançado do IFFluminense em São João da Barra”. Por meio de revisão bibliográfica, buscamos compreender a dualidade histórica presente na Educação Profissional, discutindo conceitos, contradições e disputas, bem como debates acerca de uma perspectiva de formação que rompe com o paradigma de preparação de mão de obra qualificada aos interesses capitalistas de produção, rumo a uma formação humana integral.
O processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual numa escola estadual de Manaus/AM
Psicologia e Vivências de Sala de AulaEste estudo objetivou investigar o processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual na Escola Estadual Diofanto Vieira Monteiro. Utilizou-se o método qualitativo, com enfoque fenomenológico, contendo entrevistas semiestruturadas. A análise indicou a valorização da interação pedagógica por meio de projetos desenvolvidos nas oficinas pedagógicas e nos processos de letramento e alfabetização. Os dados também evidenciaram alinhamento entre as práticas observadas e a missão da escola, que visa garantir aprendizagem de qualidade, respeitando as individualidades na diversidade e valorizando as habilidades de cada educando.
Hein, é de bebês que estamos falando! Experiências pedagógicas de uma professora em um berçário
Educação Infantil, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaEste artigo é fruto de um esforço de aproximação com minha pesquisa de mestrado, as experiências docentes em berçários no município de Witmarsum. Nele exploro minhas experiências docentes em uma creche como fio condutor para um diálogo com a bibliografia especializada sobre a Educação Infantil. Parafraseando Paulo Freire, na formação permanente dos professores o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática. Este apresenta alguns anseios que permeiam minha experiência como professora de bebês e questionamentos que me incentivam.
Trabalhando os gêneros textuais no atendimento educacional especializado em Libras
Filosofia, Geografia, História, Sociologia e Educação Especial e InclusivaNeste estudo, investiga-se o ensino dos gêneros textuais no contexto do atendimento educacional especializado. Consideram-se as diretrizes municipais, a BNCC, o AEE, a Identidade e Cultura Surda, o ensino de Libras e a Pedagogia Visual. Utilizam-se métodos qualitativos, como observação participante, análise de materiais didáticos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam o impacto positivo do enfoque na Identidade e Cultura Surda, com o aluno demonstrando maior interesse e aprimoramento na interpretação das temáticas abordadas. Este estudo contribui para a Educação de Surdos, oferecendo percepções cruciais sobre estratégias pedagógicas centradas no aluno.
Escola verde é escola segura: construindo um futuro sustentável
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho descreve a aplicação da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos com alunos do 3º ano do Ensino Médio, a fim de promover a conscientização sobre sustentabilidade e segurança no ambiente de trabalho, visto que, ao longo do tempo, tornou-se mais evidente e preocupante o aumento dos impactos ambientais e dos riscos à saúde. Os alunos foram desafiados a encontrar maneiras de sensibilizar a comunidade escolar e elaborar propostas concretas para melhorias nessas áreas. Os resultados foram positivos, evidenciando o impacto da Educação Ambiental na formação de cidadãos conscientes e responsáveis.
A experiência de aplicação do jogo Onde Sou? no desenvolvimento da alfabetização cartográfica inclusiva
Geografia, Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalO presente artigo apresenta o relato de experiência da aplicação do jogo Onde Sou?, desenvolvido segundo os princípios do Design Universal para Aprendizagem. O objetivo da atividade era desenvolver a alfabetização cartográfica inclusiva. O público-alvo deste estudo é de alunos de uma turma regular do 7º ano do Ensino Fundamental; alguns têm distorção idade-série e outros, dificuldades de aprendizagem. Os resultados constataram que o uso do jogo estimulou a alfabetização cartográfica de forma inclusiva, oportunizando a participação de todos os alunos durante o processo de aprendizagem.