Biblioteca
Filtrar os artigos
Filtros aplicados:
Categoria de Ensino: Antropologia; Arqueologia; Comunicação; Direito; Economia; Filosofia; Geografia; História; Psicologia; Sociologia; Teologia
Limpar filtrosPercepção de professores de escolas públicas de um município de Sergipe sobre o ensino remoto durante a pandemia da covid-19
Comunicação, Avaliação, Educação a Distância, Educação Infantil e Formação de ProfessoresA pandemia da covid-19 causou mudanças na sociedade brasileira, principalmente para o sistema educacional, que se adequou às novas metodologias de ensino virtual/remoto. O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção de professores de escolas públicas estaduais de Simão Dias/SE quanto às dificuldades e consequências enfrentadas por professores e alunos durante o ensino remoto emergencial. Trata-se de uma pesquisa observacional em que participaram 42 docentes. Identificou-se que instituições de ensino precisam adequar-se à nova era digital e que políticas públicas sejam voltadas para o combate à desigualdade social.
A música como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia: análise do samba-enredo da escola de samba da Mangueira de 2019
GeografiaEste trabalho analisa o potencial do samba-enredo para o enriquecimento do ensino de Geografia, conectando o conhecimento à realidade dos estudantes. Fernandes e Giordani destacam a importância de aproveitar conhecimentos prévios dos alunos e de considerar a escola como espaço produtivo de saberes. O samba-enredo da Mangueira de 2019 exemplifica como a música pode refletir questões sociais e históricas, como colonialismo e desigualdade de gênero. O artigo sugere que a arte musical pode contextualizar e enriquecer o ensino, promovendo abordagem mais inclusiva e interdisciplinar.
Sexualidade: a escola como espaço para reflexão e discussão
Psicologia e Vivências de Sala de AulaEvidenciar a efetividade da abordagem do tema sexualidade no ensino público e analisar a realidade de jovens do Ensino Médio de Cachoeiro de Itapemirim/ES são o cerne deste estudo, que busca sintetizar as demandas dos alunos e os momentos em que a escola enfrenta barreiras para construir um conhecimento aprofundado e saudável sobre o tema. Os resultados apontaram discrepâncias entre diretrizes educacionais e prática escolar, evidenciando barreiras estruturais e culturais e a necessidade de intervenção diante dos impactos da falta de educação sexual na vida desses jovens.
Musicalização como ferramenta pedagógica na Educação Infantil através do uso da tecnologia digital: uma preliminar de pesquisa
Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e MúsicaO presente trabalho apresenta e discute os dados de uma pesquisa preliminar desenvolvida com o objetivo de compreender aspectos mais amplos do campo que, posteriormente, subsidiaram investigação de mestrado sobre a inserção da música como ferramenta pedagógica e facilitadora do desenvolvimento das múltiplas linguagens na Educação Infantil, por meio do uso da tecnologia digital, especificamente o podcast. A pesquisa inicial foi realizada conforme a Resolução nº 510/16 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), envolvendo cinco professoras de diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Roda de conversa na Educação Infantil
História, Psicologia, Educação Infantil, Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalNesta pesquisa, procurou-se refletir sobre a importância da roda de conversa e das brincadeiras na Educação Infantil, compreendendo-as como um espaço rico de articulação entre teoria e prática. O estudo das práticas pedagógicas em uma instituição de Educação Infantil possibilitou socializar o contexto real da sala de aula e repensar tanto a relação entre teoria e prática quanto os referenciais lidos e compartilhados no processo formativo. Para fundamentar a análise, foram utilizados os estudos de autores como Piaget, Vygotsky, Kishimoto e Rousseau, que ofereceram o embasamento teórico do presente trabalho.
A importância da música na aprendizagem dos alunos da Educação Infantil
Psicologia, Sociologia, Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e MúsicaAo abordar o tema da importância da música na aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, procuramos demonstrar como é fundamental que a aprendizagem nessa fase seja realizada de maneira lúdica, dinâmica e satisfatória para as crianças. O interesse pela temática surgiu na disciplina Música e Educação do curso de licenciatura em Pedagogia. A partir dos estudos realizados, percebemos a relevância da música para a aprendizagem das crianças, o que despertou o interesse em pesquisar o assunto com enfoque na Educação Infantil, uma vez que esta desempenha papel significativo no desenvolvimento da criança.
Educação étnico-racial: análise dos livros didáticos adotados pelo Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, de Mossoró/RN
HistóriaEsta pesquisa analisa como a temática das relações étnico-raciais é abordada nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, especificamente nos livros de História, em cumprimento da Lei nº 10.639/03. O trabalho está fundamentado nas obras de Souza e Júnior, Souza e Cipriano, Oliveira e Silva, e Eugênio, Santos e Souzas. Embora a análise do corpus revele uma abordagem tangencial da temática prevista pela lei, ressalta-se sua importância para que as editoras a tratem com mais efetividade, permitindo melhorias ou sugestões nos materiais didático-pedagógicos.
Propostas para o desenvolvimento da integração disciplinar e de uma educação transformadora
Filosofia, História, Formação de Professores, Instituição Escola e Política CulturalEste trabalho visa mostrar a fragmentação de conteúdos e conhecimentos em disciplinas escolares. É uma educação sem comunicação, vista por autores como meio para formação de especialistas, porém quase incultos muitas vezes. Vemos a formação de literatos, humanistas que desconhecem as Ciências Naturais e as suas relações. Estudar propostas de trabalho no contexto escolar, seguindo a perspectiva transdisciplinar, é ideia para discussões do presente e para o futuro. A proposta neste artigo é defender um ensino efetivo, igualitário e prazeroso, espaço no qual alunos e professores possam produzir projetos, propostas e ideias.
Diálogos verdes: conversando sobre Educação Ambiental em uma perspectiva crítica e infancializadora
Ecologia e Meio Ambiente, Filosofia, Sociologia e Educação InfantilVivenciamos hoje uma onda de constante desvalorização e de aversão aos conhecimentos e práticas de preservação ambiental. O presente trabalho visa apresentar o projeto Diálogos Verdes: Conversando sobre Educação Ambiental em uma Perspectiva Crítica e Infancializadora, na cidade de Quixeré/CE. Nele, partimos de uma visão decolonial, pautados teoricamente em escritos derivados das filosofias Ubuntu, africana, e Teko Porã, indígena, para (re)pensar formas de dialogar com e sobre o meio ambiente, colocando as crianças como parte central dos processos de constituição de saberes, partindo de diálogos em rodas de conversa e contação de histórias constituídas nos encontros com elas.
Pibid e processo iniciático: aproximações entre iniciação cultural e iniciação à docência
Filosofia, Formação de Professores e História da EducaçãoO objetivo deste artigo é mostrar a possível inspiração que o processo de “iniciação cultural e religiosa” teve na iniciação à docência, tendo como exemplo o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) realizado na E. E. Benedita de Castro Lima. Para tanto, será retomada a noção de iniciação, a partir do livro Os ritos de passagem, de Arnold Van Gennep. Além disso, será verificado como a vida acadêmica se organiza de modo ritual e processual, possibilitando aos estudantes se submeterem a ritos de passagem sob a guia de um professor, cuja função é ajudar o estudante a adentrar a comunidade acadêmica.