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Categoria de Ensino: Antropologia; Arqueologia; Comunicação; Direito; Economia; Filosofia; Geografia; História; Psicologia; Sociologia; Teologia
Limpar filtrosRepensando o ensino de História a partir de abordagens interdisciplinares e micro-históricas
HistóriaO artigo propõe repensar o ensino de História por meio da integração entre a interdisciplinaridade e a micro-história. Com base em autores como Ginzburg, Bourdieu e Revel, defende-se que a valorização de trajetórias biográficas e narrativas subalternas permite ampliar a compreensão histórica para além das grandes estruturas, aproximando o ensino da realidade dos alunos. A pesquisa, de caráter qualitativo e reflexivo, utilizou estudos de caso, visando construir estratégias aplicáveis ao cotidiano escolar. Os resultados apontam que o uso de biografias em sala de aula potencializa o engajamento dos estudantes a uma leitura mais complexa do social.
Trabalhando as Ciências Humanas no atendimento educacional especializado em Libras
Filosofia, Geografia, História, Sociologia e Educação Especial e InclusivaEste estudo investiga o ensino das Ciências Humanas no contexto do atendimento educacional especializado em Libras para um aluno surdo em uma escola municipal de Uberlândia/MG; descreve estratégias de ensino atualizadas para alunos fluentes em Libras, fundamentado em conceitos como Pedagogia Visual, identidade e cultura surdas, ensino de Libras, AEE, diretrizes municipais e BNCC. Assim, utilizam-se abordagens qualitativas, como: observação participante, análise de materiais didáticos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados destacam o impacto positivo do enfoque na identidade e na cultura surda, com o aluno demonstrando maior interesse, motivação e compreensão das temáticas.
Videoclipe como atividade de multiletramentos: relato de experiência de oficina no Ensino Fundamental
Comunicação, Vivências de Sala de Aula, Língua Estrangeira e Língua Portuguesa e LiteraturaO videoclipe pode ser inserido em práticas na escola de forma interdisciplinar, por meio da construção de uma narrativa que pode ou não estar ligada à narrativa da letra da música. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência do videoclipe como atividade de ensino no Ensino Fundamental. Esse formato audiovisual e midiático foi utilizado em um conjunto de oficinas em uma escola pública e teve como resultado a produção de um videoclipe pelos alunos. A atividade auxiliou no desenvolvimento de habilidades de escuta, interpretação e produção dos registros audiovisuais de forma colaborativa, potencializando o protagonismo e a autonomia dos estudantes.
Figuras de mistério
Filosofia, Teologia e Língua Portuguesa e LiteraturaMediante expressões literárias, torna-se possível confundir experiências individuais e coletivas de tal modo que os seres humanos construam os sentidos de suas existências ao, simultaneamente, aprofundar os horizontes de entendimento em pleno diálogo com as tradições a que todos estamos submetidos. Desse modo, em constantes analogias com a História da Filosofia e da Literatura, nas interfaces entre metáforas e metonímias, apresentam-se sonhos e realidades a partir das entrelinhas da existência humana nas manifestações do ser. Figuras mitológicas e utópicas, poesia e prosa poética estão presentes neste texto.
Cultura de paz nas escolas com base na Comunicação Não Violenta
Comunicação e DireitoA comunicação não violenta (CNV), termo cunhado pelo psicólogo Marshall B. Rosenberg, é fruto de anos de estudos e de pesquisas inspirados nas suas experiências com o clima de violência escolar. Pela relevância da temática e a necessidade de promover uma cultura de paz e de justiça, foi estruturado o Congresso de Cultura de Paz nas Escolas com Base na CNV. O evento capacitou professores de escolas de Uberlândia/MG e região. Promoveram-se debates e trocas de experiências entre profissionais das escolas, além de uma oficina sobre a temática.
Ensino de História: ferrovias em Minas Gerais e direito à cidade, uma reflexão a partir da história local
HistóriaEste texto contribui para reflexões que envolvem o ensino da História na Educação Básica. Ele se articula a partir da associação de saberes e de desafios que o trabalho com a história local, como campo de conhecimento, implica a quem se dedica fazê-lo e suas aproximações às áreas de pesquisa com a ideia de direito à cidade. Propomos a utilização das ferrovias que atravessam grande parte dos municípios mineiros como caminho possível para dar significado ao ensino de História, entendido como a aquisição de parte do direito à cidade. Desenvolvemos essa associação a partir da compreensão de que tanto a aquisição do conhecimento como a compreensão do direito à cidade implicam possibilidades de formação e exercício de cidadania.
Vulnerabilidade social e os efeitos da desigualdade: relato e análise dos dados obtidos pela oficina Habilidades Sociais e o Cuidado de Si
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Sociologia, Educação a Distância e Política EducacionalO Projeto Multi-foco ocorre em 62 polos como fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a organização da sociedade civil (OSC) Contato. O Multi-foco oferece qualificação para melhorar a produtividade dos trabalhadores e seus rendimentos. A coleta de dados foi feita por meio de dois formulários, um acerca dos dados sociodemográficos e outro para mensurar a escala de resiliência dos participantes. O levantamento desses dados era um dos objetivos do projeto realizado com cursistas mulheres, jovens, negras e/ou pardas, em sua maioria solteiras.
A identificação dos estilos de aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental II como possibilidade de potencializar o aprendizado no Ensino Médio
ComunicaçãoO objetivo central foi oferecer a estudantes do 9º ano de uma escola de Salvador/BA oportunidades de aprendizado no Ensino Médio. Alinhando o referencial teórico ao instrumental técnico utilizado para a obtenção dos dados e à posterior partilha dos resultados com os alunos, o estudo aponta que a conscientização sobre seus estilos de aprendizagem amplia as possibilidades de aprendizado. Contudo, isso requer uma postura ativa dos estudantes em relação ao próprio processo de aprendizagem, visto que um dos desafios identificados é o desconhecimento, por parte de muitos professores, da existência desses estilos de aprendizagem.
O gênero como crítica à educação escolar
História, História da Educação e Instituição EscolaO presente artigo tem como objetivo abordar o gênero como uma construção inacabada e inacabável. Argumenta-se que, ao reconhecer o gênero como um “outro”, as políticas inclusivas reforçam hierarquias, legitimando as desigualdades existentes. A educação escolar é apontada neste trabalho como um campo decisivo na reprodução das normas de gênero e sexualidade. A “tolerância” é discutida como uma estratégia de controle que, em vez de ser inclusiva, mantém as exclusões. Por sua vez, o gênero é posicionado e performado dentro de redes de poder e normas históricas que podem nos capturar e limitar nossa liberdade de ação.
Do repolho ao coelho
Psicologia e Formação de ProfessoresApós produções científicas enfocarem apenas um ou outro processo que contribui e ou explica a aprendizagem, este artigo traça um panorama de concepções diversas de como o aprendizado ocorre, mas que, ao invés de concorrerem, complementam-se. Assim, considera-se como problemática a ser discutida a compreensão de como a aprendizagem se consolida e ou é favorecida, entendendo relações de esforços cognitivos e interativos eficazes para o processo de aprender. O presente texto divide-se em seções relacionadas a três vieses analíticos: fenotípicos, emocionais e de experienciações.