Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Antropologia; Arqueologia; Comunicação; Direito; Economia; Filosofia; Geografia; História; Psicologia; Sociologia; Teologia
Limpar filtros
Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na Educação Básica para um currículo emancipador
História e Formação de Professores

O presente artigo analisa, tomando por base uma abordagem teórico-conceitual, os limites e as possibilidades de implementação das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na Educação Básica. O objetivo do trabalho é refletir sobre como essas normativas podem contribuir para a valorização de novas epistemologias e subjetividades no ambiente escolar. Os resultados apontam que, apesar dos avanços legais, persistem silenciamentos curriculares e práticas pedagógicas eurocentradas, marcadas por epistemicídios.

A Psicopedagogia baseada em evidências: narrativas de vivências a partir do estágio clínico psicopedagógico
Saúde, Psicologia e Educação Especial e Inclusiva

O artigo apresenta as vivências do estágio clínico em Psicopedagogia, destacando a importância da adoção de práticas baseadas em evidências para a efetividade das intervenções. Essa abordagem considera fatores cognitivos, emocionais, sociais e pedagógicos e utiliza metodologias como entrevistas diagnósticas, testes psicomotores, atividades lúdicas, tecnologia educacional e terapia assistida. Os resultados indicaram avanços significativos nas habilidades cognitivas, emocionais e sociais dos alunos atendidos, apesar de desafios como a resistência inicial e a escassez de recursos.

Potencialidades do podcast educativo no Ensino Fundamental
Comunicação

O uso de podcasts como ferramenta pedagógica no Ensino Fundamental tem se destacado como estratégia inovadora para promover uma aprendizagem mais dinâmica, acessível e personalizada. Este artigo investiga as potencialidades deles na Educação, destacando sua eficácia em engajar os alunos, melhorar a retenção de informações e estimular a aprendizagem autônoma. Os podcasts, ao oferecer conteúdos em formato auditivo, atendem a diferentes estilos de aprendizagem e possibilitam a revisão contínua do material, o que favorece uma maior assimilação dos conceitos abordados.

A Educação para o pensar e o fazer pedagógico e filosófico
Filosofia

O ato de ensinar envolve grande cumplicidade entre todos os envolvidos no processo, especialmente o professor, desde o planejamento de suas decisões até suas interações na busca da compreensão por parte de quem aprende. O pensamento e o processo de pensar precisam, cada vez mais, ser incentivados, valorizados e estimulados; o mundo não está atrás da tela do celular, e nossos aprendentes precisam se dar conta disso. O fazer pedagógico, amparado no fazer filosófico, pode contribuir para o alcance desse objetivo, preparando nossos aprendentes, em todos os níveis de escolarização, para que estejam mais preparados para os desafios dos códigos da modernidade.

As perspectivas e contribuições de Jerome Bruner para o ensino de Ciências na Educação Básica
Psicologia, Formação de Professores, Instituição Escola e Outras Mais Específicas

Este trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo bibliográfico de leituras e análises de obras de Jerome Bruner e alguns pesquisadores da área. Nele fundamentam-se ideias defendidas pelo psicólogo em sua Teoria da Aprendizagem, com destaque para suas concepções sobre modelos de ensino, Aprendizagem por Descoberta, currículo em espiral, desenvolvimento intelectual da criança e resolução de problemas, pelas quais se objetiva relacionar as principais potencialidades que esse embasamento pode oferecer à aprendizagem dos conteúdos na área de Ciências da Natureza.

O uso da linguagem audiovisual no ensino da Geometria na Educação Básica
Computação e Tecnologias, Matemática, Comunicação e Formação de Professores

A presente pesquisa pretende mostrar o desenvolvimento de um produto educacional cujo objetivo foi a elaboração de atividades de Geometria Plana utilizando linguagem audiovisual, com o software Scratch e a metodologia ativa WebQuest para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. As atividades desenvolvidas envolveram classificação de polígonos e cálculo de área e perímetro das principais figuras planas, tendo em vista atributos definidores conforme a BNCC. A pesquisa traz aspectos importantes em sua fundamentação teórica ao usar conceitos do audiovisual e relacioná-los às fases das tecnologias digitais no ensino de Matemática.

A importância do estágio supervisionado para a formação do professor de Geografia: reflexões sobre a regência
Geografia

Este relato de experiência descreve e analisa as atividades do estágio supervisionado em Geografia realizadas em duas escolas públicas estaduais de Coari/AM. Refletimos sobre suas contribuições para a formação docente e o desenvolvimento de habilidades necessárias ao ensino de Geografia. Reconhecemos que o ambiente escolar propicia ao professor em formação a vivência da realidade e a interlocução de saberes entre escola e universidade. Diante da importância da regência nesse processo, descrevemos as atividades realizadas no 9º ano do Ensino Fundamental e no 2º ano do Ensino Médio, reafirmando a relevância do estágio supervisionado para a formação do professor.

A EaD nas prisões do Maranhão
Antropologia, História, Psicologia, Sociologia, Educação a Distância e Política Educacional

Este estudo analisa o uso das tecnologias na promoção da Educação a Distância (EaD) nas unidades prisionais de ressocialização do Maranhão. O objetivo é compreender como o Plano Estadual de Educação nas Prisões (2020-2024) concebe a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação nas práticas educativas e de ressocialização. Os resultados indicam que o uso de tecnologias na EaD é limitado, mas o plano aponta perspectivas de expansão, prevendo investimentos e ações voltadas à aquisição e implementação de recursos tecnológicos. O estudo evidencia os desafios e as potencialidades para a efetivação da EaD no contexto prisional.

A Geografia no contexto inclusivo: abordagens para o ensino de estudantes com deficiência intelectual
Geografia

Este estudo analisou a inclusão educacional de uma aluna com deficiência intelectual no 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Porto Alegre/RS. Com abordagem qualitativa e utilizando o método de estudo de caso, foram examinadas as práticas pedagógicas e as adaptações no ensino de Geografia. Os resultados mostraram que recursos concretos, como quebra-cabeças e imagens, foram eficazes para auxiliar na compreensão dos conceitos geográficos, e a estudante apresentou maior envolvimento em atividades práticas e visuais.

O debate como metodologia pedagógica para desenvolvimento do aprendizado
Direito, Filosofia, Avaliação, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Esta pesquisa analisou o uso do debate como metodologia ativa de ensino na disciplina Docência em Ensino Superior, do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult/UFMA). A atividade baseou-se na estratégia Debate Inteligente, em que alunos assumiram o papel de docentes e conduziram discussões sobre ética e direitos dos animais. O tema favoreceu a argumentação, a análise crítica e o diálogo coletivo. Os resultados evidenciaram que o debate promoveu engajamento discente, desenvolveu competências de reflexão e aprimorou a capacidade argumentativa, mostrando-se eficaz para o aprendizado e a formação de futuros docentes.