Biblioteca
Filtrar os artigos
Filtros aplicados:
Categoria de Ensino: Antropologia; Arqueologia; Comunicação; Direito; Economia; Filosofia; Geografia; História; Psicologia; Sociologia; Teologia
Limpar filtrosAbordagem da Educação Financeira em discussões sobre organização e planejamento financeiro com estudantes da EJA
Matemática, Economia e Cidadania e ComportamentoAs variações das taxas de juros, a insegurança das fontes de renda informais e a carência de um planejamento financeiro impedem que alguns indivíduos ascendam financeiramente. O presente texto busca apresentar a experiência de desenvolvimento de uma atividade de extensão em Educação Financeira com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em algumas unidades escolares da rede pública de ensino da Educação Básica no município de Feira de Santana/BA, com a finalidade de discutir a organização e o planejamento financeiros individuais e familiares desses indivíduos.
Mapas mentais e a imaginação espacial na sala de aula de Geografia
GeografiaApresentamos uma breve reflexão acerca da educação geográfica considerando a importância do reconhecimento da multiplicidade do lugar a partir da produção e interpretação de mapas mentais elaborados por alunos do 6°ano de uma escola pública do município de Macaé/RJ. Essa experiência e o material fruto dela foram produzidos a partir de uma aula de Geografia realizada no ensino remoto em junho de 2021, durante a pandemia da covid-19. Esses materiais podem ajudar na análise das subjetivações e nas formas como se apresentam no espaço escolar e nas imbricações da autonomia, da cidadania e da imaginação espacial nos lugares.
A importância da afetividade no desenvolvimento da criança com TEA na Educação Infantil
Comunicação, Psicologia, Sociologia e Educação Especial e InclusivaEste artigo discute a importância do desenvolvimento da afetividade e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem da criança com transtorno do espectro autista (TEA) na Educação Infantil. Este estudo bibliográfico tem como bases principais as contribuições teóricas de Henri Wallon e Carl Rogers. Para tanto, temos como objetivo compreender como a relação da afetividade entre crianças com TEA e professor de referência podem potencializar as aprendizagens escolares e contribuir com o processo de desenvolvimento da comunicação e interação social do educando.
Carnaval e ensino de História: instrumentalização dos sambas de enredo como ferramenta pedagógica para compreensão crítica de processos históricos
HistóriaEste artigo propõe uma discussão acerca da prática pedagógica de História a partir da reflexão da instrumentalização e da utilização dos sambas de enredo como ferramentas pedagógicas. Assumimos como premissa os pressupostos historiográficos e metodológicos da história cultural que identificam na linguagem e nas práticas discursivas a constituição da substância da vida social. Apoiamo-nos em concepções pedagógicas transformadoras e entendemos a práxis educacional como importante mecanismo de desconstrução de discursos; propomos uma reflexão a fim de promover um ensino de História crítico e transformador.
A indignidade como política pública: o último ciclo histórico de política pública de formação de leitores/as na pesquisa Retratos da Leitura 6
Comunicação, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e LiteraturaA pesquisa Retratos da Leitura de 2023 registra a perda de 11,3 milhões de leitores/as no Brasil em oito anos (de 2015 a 2022). Há diversas causas que podem explicar essa queda: uma ação deliberada em destruir os caminhos que formam leitores/as e a falta de políticas públicas de livro, leitura, literatura e bibliotecas. O artigo apresenta vários dados referentes a isso, destacando a redução da leitura entre alunos do Ensino Fundamental e de leitores/as entre 5 e 10 anos. Entre as várias razões para valorizar a formação de leitores/as está a conjuntura em que vivemos, de predominância de fake news, e a necessidade superar a violência e a instabilidade permanentes.
Uma atividade com estudantes de Ensino Médio sobre ética e suas correntes
FilosofiaEste escrito tem por objetivo apresentar um minicurso do significado da ética, suas correntes e implicações práticas. A atividade foi realizada no Instituto Federal do Amazonas – câmpus Manaus/Centro em 2023. Por meio dessa atividade, buscou-se conhecer as principais correntes éticas do Ocidente, discutindo os valores que permeiam o mundo moral e refletindo a respeito das principais questões éticas do cotidiano. Trabalhar temas ligados à ética em atividades educativas contribui para desenvolver o senso crítico, fundamental ao educando para ser capaz de elaborar juízos e realizar escolhas coerentes e autônomas.
A Educação Empreendedora no século XXI: desafios e perspectivas no processo pedagógico criativo
Comunicação, Formação de Professores e Política EducacionalO direito à educação, estabelecido pela Constituição Federal de 1988, visa promover o desenvolvimento integral dos cidadãos. Este estudo foca em habilidades empreendedoras e no uso de recursos tecnológicos em ambientes educacionais, onde os professores medeiam o aprendizado. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza o empreendedorismo como ferramenta para o desenvolvimento de competências, incluindo atitudes sustentáveis. A pesquisa explora como a integração entre tecnologia e empreendedorismo pode promover o desenvolvimento integral dos estudantes.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de São Paulo
História, Sociologia, História da Educação, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste artigo foi realizado a partir do ensino-aprendizado construído em sala de aula na disciplina Educação de Jovens e Adultos no curso de Pedagogia em uma instituição particular de Ensino Superior em São Paulo/SP. O objetivo é explicar a importância da valorização das especificidades do público estudantil, problematizando as razões que conduzem esse público a abandonar os estudos. Pesquisaram-se os professores da EJA, como interagem com seus alunos e alunas e quais papéis desempenham para concretizar o ensino-aprendizagem, mensurando o apoio que recebem da gestão escolar para que se preparem para lidar com adversidades e desafios.
Letramento linguístico: desenvolvendo competências essenciais na era da informação
Comunicação e Língua Portuguesa e LiteraturaO letramento linguístico é uma habilidade na sociedade contemporânea que vai além da simples leitura e escrita. Este artigo explorou suas diversas dimensões, incluindo funcionalidade, criticidade, digitalização e literatura. Destaca-se a importância do letramento na participação cidadã, na inclusão social e no empoderamento pessoal. Diante dos desafios, propõem-se estratégias como integração curricular, uso da tecnologia, promoção da leitura criativa e avaliação formativa. Investir no letramento linguístico é investir na formação de cidadãos críticos e comunicativos. Estratégias inovadoras moldam não apenas leitores proficientes, mas agentes de mudanças capazes de contribuir para uma sociedade mais inclusiva e dinâmica.
A Interdisciplinaridade no Ensino de Biologia a partir da obra “Quarto de despejo: diário de uma favelada”
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Sociologia, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaNeste trabalho apresentamos um relato de experiência acerca de questões étnico-raciais associadas ao ensino de Biologia, de acordo com a Lei n° 10.639/03. A atividade é vinculada ao subprojeto de Biologia do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá. A proposta consiste na estratégia interdisciplinar de ensino de Biologia a partir da obra Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus. O relato aborda diálogos étnico-raciais associados a dimensões científicas de conhecimentos biológicos, históricos, culturais e socioambientais presentes na obra.