Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Antropologia; Arqueologia; Comunicação; Direito; Economia; Filosofia; Geografia; História; Psicologia; Sociologia; Teologia
Limpar filtros
Promovendo uma educação humanizadora: a integração da Filosofia, da Ética, da Arte, da Ciência e da Política como pilares na formação do estudante
Filosofia, Psicologia, Sociologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este estudo visa fomentar uma reflexão crítica e encontrar estratégias para superar o apedeutismo, ou seja, a falta de aprendizado substancial que permeia os ambientes educacionais no Brasil. Tal fenômeno é frequentemente observado em contextos em que a educação é reduzida a uma ferramenta para atender às exigências do mercado, em vez de priorizar conteúdos epistemológicos robustos. O propósito central deste trabalho é explorar como ações educativas críticas, enraizadas na ética e na estética, podem ser desenvolvidas por meio de diálogos que integram a arte e a filosofia. A metodologia adotada consistiu em pesquisa bibliográfica.

Debatendo a cultura alimentar na escola
Nutrição e Alimentos, Saúde, Psicologia, Sociologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Política Cultural e Política Educacional

No mundo industrializado, a alimentação passou a ser regida pelo consumo de alimentos ultraprocessados em detrimento de uma alimentação caseira in natura, modificando os hábitos alimentares seculares. Isso fez surgir várias doenças, como obesidade, cardiopatias e esteatose, dentre outras. A apropriação da cultura alimentar pelo sujeito reforça sua identidade regional, nacional e cultural, em associação à história de seu país. Este artigo buscou relatar as ações desenvolvidas junto a estudantes da rede pública de ensino na cidade de Assis-SP, embasadas nos aportes teóricos da Psicologia Histórico-cultural.

Ensino de Ciências e sexualidade: razões para a exclusão de termos acerca da sexualidade na BNCC
Biologia e Biociências e Sociologia

O artigo faz revisão de literatura com a finalidade de discutir e analisar a temática da sexualidade, além de termos como gênero e educação sexual na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essas temáticas são pouco abordadas em sala de aula e no âmbito escolar, haja vista ainda serem temas tabus na sociedade. Após a análise da construção das três versões da BNCC e a versão final enviada ao Congresso, verificou-se que realmente a temática sexualidade foi apresentada, porém os termos gênero e orientação sexual foram excluídos, mascarando os estudos referidos à sexualidade em seu contexto mais amplo.

Conflitos entre irmãos: contribuições da Psicologia no contexto intrafamiliar
Saúde, Direito, Filosofia, Psicologia, Educação Artística e Política Educacional

Desde os primórdios da humanidade, a rivalidade entre irmãos pode acontecer e ser considerada uma situação inevitável. O foco principal do presente estudo é a investigação das manifestações de conflitos entre irmãos durante a infância e/ou adolescência, bem como a caracterização das manifestações de agressividade física e/ou psicológica comuns praticadas por meninos e meninas. As questões norteadoras deste trabalho são: por que existe violência relacionada a alguns conflitos entre irmãos? Por que a sociedade negligencia a violência física e/ou psicológica entre irmãos?

Interdisciplinaridade e escolarização: o lugar da História na Educação Contemporânea
História

Esta reflexão versa acerca da inserção da interdisciplinaridade com o processo de escolarização dos indivíduos. O estudo tem como objetivo demonstrar quais são os resultados positivos possíveis a partir da consolidação de um ensino interdisciplinar, da mesma forma que busca assinalar os caminhos e métodos para que essa implementação se solidifique. O arcabouço teórico-metodológico consiste na consulta a autores que discorrem acerca da temática, tais como Azevedo, Fazenda e Gadotti. Ao final, destaca o papel da escola no processo de inserção da interdisciplinaridade no processo de escolarização.

Análise expositiva e crítica do artigo “Marx como referencial para análise de relações entre ciência, tecnologia e sociedade”, de Lima Júnior e colaboradores
Computação e Tecnologias e Filosofia

O artigo analisa as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, dentro do referencial teórico e metodológico encontrado no livro O capital. Também prioriza a desmistificação dos três mitos da neutralidade da ciência, de acordo com a perspectiva marxista; na introdução, o trabalho traz um breve histórico a respeito do enfoque dado a ciência, tecnologia e sociedade (CTS) dentro dos currículos e das práticas de educação científica em países imperialistas; em seguida, aborda diferentes concepções de estudiosos do movimento CTS; por fim, expõe os três mitos apontados por Auler e Delizoicov.

Intersecções histórico-literárias: Literatura como ferramenta de ensino de História
História

O trabalho explora a convergência entre História e Literatura como possibilidade de estratégia educacional enriquecedora. O artigo destaca a capacidade da Literatura em proporcionar uma compreensão mais profunda de eventos históricos, ao incorporar narrativas que refletem contextos e experiências humanas. O presente estudo ressalta a importância de utilizar ferramentas literárias como recursos pedagógicos, promovendo uma abordagem interdisciplinar que estimule o interesse dos alunos e amplie sua compreensão histórica por meio da empatia e da identificação com personagens e cenários.

A Educação do Campo como espaço de aprendizagem coletiva, resistência e fortalecimento identitário
Ecologia e Meio Ambiente, Antropologia, Geografia, História, Sociologia, História da Educação, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

Este artigo tem como objetivo analisar a contribuição da Educação do Campo para o processo de aprendizagem, por meio de práticas coletivas que envolvem não apenas os estudantes, mas também toda a comunidade. Inicialmente, são apresentados os contextos políticos em que esses espaços se inserem. Em seguida, os conceitos e o desenvolvimento da Educação do Campo e das escolas rurais. Logo, são consideradas as relações com a coletividade e os impactos nas regiões onde essas escolas estão inseridas, destacando seu papel no desenvolvimento da consciência histórica e geográfica.

Políticas educacionais e o ensino de Sociologia: a reforma do Ensino Médio de 2017 e o cenário de consequências para o pós-ensino remoto
Sociologia, História da Educação, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

A emergência de uma política conservadora pós-impeachment de Dilma Rousseff trouxe consigo uma agenda neoliberal. Em razão dos múltiplos impactos à sociedade pelas outorgas de um programa de governo ferino, figurado na Lei nº 13.415/17, foi realizada uma análise situacional e foram tratados os possíveis futuros impactos dessa norma por meio de revisões bibliográficas em caráter exploratório. Apresenta-se neste trabalho uma reflexão histórica da disciplina Sociologia em razão dos lastros de uma política pública educacional impregnada de pensamento colonialista e classista.

A ansiedade entre jovens estudantes: uma análise situacional em escola de Ensino Médio no interior cearense
Psicologia e Vivências de Sala de Aula

O presente estudo tratou da saúde mental de adolescentes do Ensino Médio, tendo como objetivo geral verificar a interface entre o nível de ansiedade dos estudantes e seu desempenho acadêmico/escolar. Para tal fim, reservou-se ao uso da abordagem quantitativa de caráter exploratório-descritivo, a partir do estudo de caso baseado em revisões, observação e coleta de dados com foco na mensuração e descrição do nível de ansiedade entre adolescentes das três séries do Ensino Médio. Para a coleta e levantamento de dados, fez uso da Escala de Autoavaliação da Ansiedade de Zung e das notas dos alunos no 1º semestre letivo de 2022.