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Educação étnico-racial: análise dos livros didáticos adotados pelo Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, de Mossoró/RN
História

Esta pesquisa analisa como a temática das relações étnico-raciais é abordada nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, especificamente nos livros de História, em cumprimento da Lei nº 10.639/03. O trabalho está fundamentado nas obras de Souza e Júnior, Souza e Cipriano, Oliveira e Silva, e Eugênio, Santos e Souzas. Embora a análise do corpus revele uma abordagem tangencial da temática prevista pela lei, ressalta-se sua importância para que as editoras a tratem com mais efetividade, permitindo melhorias ou sugestões nos materiais didático-pedagógicos.

Propostas para o desenvolvimento da integração disciplinar e de uma educação transformadora
Filosofia, História, Formação de Professores, Instituição Escola e Política Cultural

Este trabalho visa mostrar a fragmentação de conteúdos e conhecimentos em disciplinas escolares. É uma educação sem comunicação, vista por autores como meio para formação de especialistas, porém quase incultos muitas vezes. Vemos a formação de literatos, humanistas que desconhecem as Ciências Naturais e as suas relações. Estudar propostas de trabalho no contexto escolar, seguindo a perspectiva transdisciplinar, é ideia para discussões do presente e para o futuro. A proposta neste artigo é defender um ensino efetivo, igualitário e prazeroso, espaço no qual alunos e professores possam produzir projetos, propostas e ideias.

Diálogos verdes: conversando sobre Educação Ambiental em uma perspectiva crítica e infancializadora
Ecologia e Meio Ambiente, Filosofia, Sociologia e Educação Infantil

Vivenciamos hoje uma onda de constante desvalorização e de aversão aos conhecimentos e práticas de preservação ambiental. O presente trabalho visa apresentar o projeto Diálogos Verdes: Conversando sobre Educação Ambiental em uma Perspectiva Crítica e Infancializadora, na cidade de Quixeré/CE. Nele, partimos de uma visão decolonial, pautados teoricamente em escritos derivados das filosofias Ubuntu, africana, e Teko Porã, indígena, para (re)pensar formas de dialogar com e sobre o meio ambiente, colocando as crianças como parte central dos processos de constituição de saberes, partindo de diálogos em rodas de conversa e contação de histórias constituídas nos encontros com elas.

Pibid e processo iniciático: aproximações entre iniciação cultural e iniciação à docência
Filosofia, Formação de Professores e História da Educação

O objetivo deste artigo é mostrar a possível inspiração que o processo de “iniciação cultural e religiosa” teve na iniciação à docência, tendo como exemplo o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) realizado na E. E. Benedita de Castro Lima. Para tanto, será retomada a noção de iniciação, a partir do livro Os ritos de passagem, de Arnold Van Gennep. Além disso, será verificado como a vida acadêmica se organiza de modo ritual e processual, possibilitando aos estudantes se submeterem a ritos de passagem sob a guia de um professor, cuja função é ajudar o estudante a adentrar a comunidade acadêmica.

Explorando a tecnodocência diante dos desafios na Educação no contexto do paradigma capitalista
Geografia e Vivências de Sala de Aula

A educação inserida na espacialidade do capitalismo impõe desafios ao aprendizado. O presente estudo buscou explorar as mudanças na percepção socioespacial decorrentes de uma abordagem educacional fundamentada em ciência e tecnologia e conduzido com base em uma abordagem exploratória e em revisão bibliográfica. Os resultados alcançados derivam de uma prática pedagógica conhecida como tecnodocência, fundamentada nos princípios da ciência, tecnologia e sociedade (CTS), culminando na elaboração de uma sequência didática destinada ao 6º ano do Ensino Fundamental.

Caminhos metodológicos para a montagem de rodas de conversa sobre escola e bullying a partir de preliminar de pesquisa
Comunicação, Sociologia, Instituição Escola e Cidadania e Comportamento

Este estudo questiona a necessidade de reflexão a respeito do bullying e as várias formas de violência presentes no contexto escolar entre adolescentes do Ensino Médio e apresenta dados de uma pesquisa que buscou averiguar as possibilidades de realização de pesquisa de campo, que ocorreu em uma escola estadual localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro no dia 14 de outubro de 2022. Essa preliminar foi basilar para a definição de assuntos a serem tratados nas rodas de conversa que seriam realizadas na sequência, bem como critérios de inclusão para a participação às rodas e cuidados práticos.

A gamificação como ferramenta nas práticas de Educação Ambiental hídrica
Ecologia e Meio Ambiente e Geografia

Os recursos hídricos apresentam caráter essencial para a sociedade, e a Educação Ambiental, por intermédio da gamificação, configura importante ferramenta para ampliar os diálogos e o envolvimento da sociedade frente a essa temática imprescindível. Este estudo visa socializar algumas propostas de atividades gamificadas desenvolvidas com estudantes do Ensino Médio de escola pública. O estudo demonstrou a relevância e o embasamento legal da Educação Ambiental com ênfase nos recursos hídricos, destacou a gamificação como proposta metodológica inovadora e exitosa, ao promover maior atratividade e interação.

Trabalhando a Literatura Surda no atendimento educacional especializado em Libras
Filosofia, Geografia, Sociologia e Educação Especial e Inclusiva

Este estudo trata do ensino de Literatura Surda no atendimento educacional especializado, descrevendo estratégias didático-pedagógicas utilizadas com um aluno surdo fluente em língua de sinais. A pesquisa fundamenta-se em conceitos de AEE, Identidade e Cultura Surda, ensino de Libras, Pedagogia Visual, diretrizes municipais e BNCC. Foram utilizados métodos qualitativos, como observação participante, análise de materiais didáticos e entrevistas semiestruturadas. O estudo reforça a importância de valorizar a Identidade e Cultura Surda no processo de ensino-aprendizagem de educandos surdos.

Formação humana integral, na perspectiva da educação politécnica no âmbito da Educação Profissional na Rede Federal de Ensino
Ecologia e Meio Ambiente, Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Avaliação, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa da dissertação de mestrado intitulada “Difusão do conceito de politecnia para os educadores atuantes no câmpus avançado do IFFluminense em São João da Barra”. Por meio de revisão bibliográfica, buscamos compreender a dualidade histórica presente na Educação Profissional, discutindo conceitos, contradições e disputas, bem como debates acerca de uma perspectiva de formação que rompe com o paradigma de preparação de mão de obra qualificada aos interesses capitalistas de produção, rumo a uma formação humana integral.

O processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual numa escola estadual de Manaus/AM
Psicologia e Vivências de Sala de Aula

Este estudo objetivou investigar o processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual na Escola Estadual Diofanto Vieira Monteiro. Utilizou-se o método qualitativo, com enfoque fenomenológico, contendo entrevistas semiestruturadas. A análise indicou a valorização da interação pedagógica por meio de projetos desenvolvidos nas oficinas pedagógicas e nos processos de letramento e alfabetização. Os dados também evidenciaram alinhamento entre as práticas observadas e a missão da escola, que visa garantir aprendizagem de qualidade, respeitando as individualidades na diversidade e valorizando as habilidades de cada educando.