Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

A infância perdida

Lúcio Alves de Barros

Doutor em sociologia e professor da UEMG

Se existe um grupo de agentes que definitivamente perdeu com a modernidade foi o conjunto das pessoas que fazem parte da fase do ciclo da vida que denominamos infância. É mais do que lamentável o fenômeno em apreço. Não faz muito tempo que a criança era entendida como o futuro de um país e/ou a possibilidade iminente de dias melhores. Ledo engano: hodiernamente, a infância é tratada como algo qualquer, um adulto em miniatura, um proletariado em potencial, uma projeção ininterrupta dos pais e uma fonte de renda para agentes do mercado.

O fenômeno é vergonhoso quando se torna banal e ostensiva a percepção de crianças andando a esmo, pedindo dinheiro e comida nas esquinas e nas ruas das grandes e pequenas cidades. Adultos chegam a mencionar a necessidade de trabalho, à guisa de aprendizagem, e maior tempo nas organizações escolares.

Boa forma de diminuir a responsabilidade em tempos de crise de autoridade e atenção. Lugar de criança é na escola e suas atividades principais são estudar, conhecer e brincar. Ponto final. Perdoem-me os pais que colocam os ainda infantes para laborar na lida diária: que não tivessem filhos ou que se preparassem melhor para tê-los. Pode-se argumentar que o trabalho é bom e crescer rápido é comum em determinadas subculturas. Como tudo na vida, as consequências são imprevistas, e não é por acaso que perdemos um exército de crianças para o tráfico de drogas e para o hedonismo desenfreado da cultura de mercado.

Muitos culpam a família, a escola, o Estado e até Deus pelas condições que perpassam o mundo infantil. Todavia, a questão é simples e está patente para todo mundo ver e se preocupar. Claro, se existir pelo menos a boa vontade para isso. O curioso é que não faltam aqueles que asseveram ser o “dono da criança no banho”, mas não se arriscam a pegar para criar. A começar pelos proprietários dos discursos. Como não é bom dar nomes aos bois, até porque seria difícil, nada como ver o famigerado campo normativo que tenta, através do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), garantir alguns direitos.

Ele pode até funcionar em certos casos, principalmente quando em xeque está o direito das crianças mais abastadas. No entanto, partir do pressuposto de que o término da infância se dá aos 12 anos e após essa idade tem início a adolescência é, além de um precário sinal, é um mau começo de conversa. De qualquer forma não deixa de ser um discurso legitimado pela sociedade e levado a cabo pelos donos da lei.

Na esfera do discurso, é forçoso mencionar aqueles que se apegam ao campo da Psicologia, da Medicina (notadamente a Pediatria) e da Pedagogia para definir infância – um conceito por definição e natureza polissêmico e de difícil manejo. Não raro, muitos profissionais ainda misturam tais esferas ao campo normativo e, nas muitas entrevistas que entopem jornais e outros meios de comunicação, acabam caindo no discurso forense e, por ressonância, criminalizando, culpabilizando, adoecendo ou enlouquecendo as crianças.

De duas, uma: (1) ou desejam notoriedade ou (2) optam por um discurso já legitimado (mas sem fundamentos poderosos), para não correr o risco do debate, da crítica e do contraditório.

Na realidade estamos perdidos: teorias com fortes modelos heurísticos, como a de Jean Piaget (1896-7980), Georg Herbert Mead (1863-1931), ou mesmo de Sigmund Freud (1856-1939) não mais respondem nossas questões. A infância mudou de perfil e não se sabe se é para “melhor” ou para “pior”. O fato é que muitas vezes facilmente somos surpreendidos com adultos exigindo das crianças atitudes que elas não têm competência para tomar. Mais que isso: muitos induzem a criança a tornar-se rapidamente adulta e “produtiva”. Até os marqueteiros já não as deixam em paz, vendo nelas um potente grupo de consumidores.

De consumidoras compulsivas a alienadas obsessivas, não é preciso ir longe para a comprovação de certos “fenômenos infantis”. Lembro-me do fenômeno Xuxa: uma adulta, uma personagem histérica, uma eterna criança que vê gnomos e faz filmes sem o mínimo sentido. Na esteira da sua sempre jovem personagem não é de se esperar outra coisa senão crianças desejando cabelos loiros, silicones salientes, plásticas sem fim e uma possível produção independente no futuro.

Nada contra a figura em si, mas tudo contra a disseminação de uma cultura perversa do consumo infantil. E é de causar perplexidade a conveniência dos pais que, no desejo de se livrar da garotada consumidora e cheia de energia, não poupa recursos para ir às compras de brinquedos, utensílios, sapatos e roupas que praticamente sexualizam a criança, dando margem para desejos e perversões do mundo adulto.

Não estou exagerando, e para colocar mais fogo no debate sugiro aos leitores que façam viagens ao litoral brasileiro no intuito de verificar adultos – muitos “gringos” – de olhos bem abertos sobre a carne nova que está à solta a pedir esmolas nas esquinas, praças e praias da cidade. Se não existe uma grave crise no campo do que se convencionou chamar “infância”, não sei do que podemos chamar isso.

Em algum lugar na história perdemos a capacidade de entender o ser que ainda “não sabe perfeitamente o que faz”. É isso mesmo: em uma livre enquete em salas de aula perguntei aos meus alunos de Pedagogia o que entendiam sobre a infância. As respostas foram as mesmas dos meus alunos de Direito e Administração: “é inocência”, “é brincadeira”, “é curiosidade”, “é ignorância”, “é beleza”, “é carinho”, “é busca de conhecimento”, “é medo”, “é insegurança”, “é transparência”, e “é um ser que precisa de respeito”.

Pois bem, temos as respostas – e estão na ponta da língua. Contudo, da teoria à prática e da fala à ação a distância é enorme. Não creio que seja por pura ignorância; é por covardia, cansaço e falta de entendimento do fenômeno que estamos perdendo o que realmente está ocorrendo com nossos infantes.

E não venham com o livro do historiador Philippe Ariès, História Social da Criança e da Família, o qual marcou uma série de estudos apontando para a acepção da existência de “infâncias” e idades socialmente construídas através do tempo. Infelizmente, a Historia também é utilizada para legitimar discursos, mas nada como o aqui e o agora.
Neste momento rascunho o presente texto sentado em um ponto de ônibus e vejo duas crianças a esmolar. Um pouco mais cedo, três passaram a correr descalças atrás de um coletivo urbano. E não longe, no carnaval de três capitais brasileiras, eram observáveis crianças jogadas em carros alegóricos com poucas roupas a sambar como mulatas, sem falar das constantes investidas do senhor Sílvio Santos contra uma menor na TV.

Se criança é respeito, sinceramente, não o vejo nem percebo uma política pública nesse sentido. E não seria uma má ideia. Imaginem secretarias e ministérios responsáveis somente pelo “ser criança”. Já passou da hora de o tema “infância” sair do quintal das organizações (públicas e privadas), bem como do consciente e do inconsciente das autoridades para se transformar em uma poderosa máquina de política pública.

Faz tempo que deixamos de ouvir a voz dos pequenos. Quando escutamos, por vezes atrapalhamos e caminhamos em sentidos duvidosos. A criança não escapou nem da politização e dos interesses escusos de muitos adultos. Crianças produzem cultura. Forjam aqui e ali subculturas e funcionam como elos fortes de cadeias sociais. Suas representações encantam o mundo adulto. E se estamos carentes de saída para o vazio existencial, erro pouco em afirmar que ela está na nossa frente, carregada de inocência, esperança, perseverança e ações que podem modificar a realidade.

Finalmente, vale uma sugestão: há tempos perguntamos e acreditamos no mundo adulto. Sugiro perguntar e observar o mundo da criança, deixando espaços para que elas possam encantar o coração já falido, a ideia já morta, a escola sem autoridade, a política já corrupta e a família desestruturada. Talvez, diante dos acontecimentos modernos, fosse melhor para elas. (Não) Tenho ciência absoluta da sugestão, mas, diante do quebra-cabeça familiar, da “salada mista” da televisão, dos bandidos e policiais da política e das bruxas e gnomos das escolas, seria bom nos divertirmos com brincadeiras de verdade, das quais saibamos as regras, principalmente quando do início, do meio e do fim.

Publicado em 20 de abril de 2010.

Publicado em 20 de abril de 2010

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.