Revista Periferia

Alexandre Alves

Um olhar acadêmico sobre a periferia

Imagem da página inicial do site

A UERJ mantém, em Duque de Caxias, a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense; essa faculdade possui um programa de pós-graduação que, por sua vez, edita uma revista semestral: Periferia.

O objetivo da publicação é discutir educação, cultura e comunicação com o olhar das “populações das periferias urbanas das grandes metrópoles”, a fim de ampliar a compreensão dos fenômenos que as afetam. Já foram publicados dois números, e esta página tem o objetivo de colocar à disposição seus artigos e resenhas.

Visualmente, à esquerda da tela estão as seções da revista: links para a página inicial das duas edições; para a relação dos membros do conselho editorial e do comitê científico; para as orientações de publicação e formas de contato, além de um link para a página do programa que coordena a publicação, o que inclui notícias, áreas e linhas de pesquisa e pareceres dos órgãos avaliadores, entre outros assuntos.

Quer dizer, o essencial do site é a revista, que tem artigos de docentes e alunos da própria FEBC e de seu programa de pós-graduação, além de textos de professores de universidades brasileiras e do exterior que abordam temas como cinema, globalização, história, redes colaborativas, cuidados com o meio ambiente nas periferias, rádios comunitárias. Todos eles com o ponto de vista de quem está à margem, de quem não vem recebendo atenção nem é valorizado pela mídia em geral.

A abrangência dos assuntos tratados – combinando com seu foco em educação, comunicação e periferia – faz com que esta revista eletrônicatorne-se uma referência para aqueles que se interessam por esses temas mas que estão cansados de vê-los com os olhos “civilizados” da zona sul. Como lembra Milton Nascimento, para fazer deste país uma nação melhor, às vezes é preciso ficar de costas para o mar, de frente para o Brasil.

Citando outra música de Milton, é a academia indo aonde o povo está.

Publicado em 20 de abril de 2010.

Publicado em 20 de abril de 2010