Este trabalho foi recuperado de uma versão anterior da revista Educação Pública. Por isso, talvez você encontre nele algum problema de formatação ou links defeituosos. Se for o caso, por favor, escreva para nosso email (educacaopublica@cecierj.edu.br) para providenciarmos o reparo.

Site de dicas

Mariana Cruz

Um site com muitas abordagens sobre educação infantil

Imagem da página inicial do site
http://sitededicas.uol.com.br/index.htm

Este site da vez traz tanta coisa que só fuçando muito para ficar por dentro de todo o conteúdo. Trata-se de uma reunião de sites sobre Escola, informática, educação, crianças... Aliás, é este o nome que aparece no alto da página inicial. O nome do site, porém, é Dicas para Pais e Educadores – dicas de Educação infantil e Informática.

Talvez pelo fato de tratar de tantos assuntos, a parte visual do site é um tanto quanto chamativa, colorida e até mesmo um pouco confusa. Isso, porém, não é empecilho para a navegação. De qualquer maneira, o conselho é ir com calma.

Logo abaixo do título estão os itens que podemos pesquisar. Encontramos ali diversos temas relacionados à educação, como: Opinião; Dicas Maternal; Contos Infantis; Dicas de Educação; Educação Integral; Fábulas Ilustradas; Testes Saúde; Boas Ideias; Software Educativo. Ao clicar em cada um desses itens um novo site abre-se. Em Opinião, por exemplo, estão vários artigos, entre os quais A propaganda e as crianças ou A estratégia das falsas verdades, entre outros. Além desses, este tópico traz, na barra de rolamento, uma série de temas que podem ajudar na educação das crianças. Ao clicar em Dicas Educação Primária, encontramos textos que tratam da importância da música e do canto, da música no dia a dia e da iniciação na Matemática.

Na parte sobre Contos Infantis, além dos contos propriamente ditos, estão histórias escritas por escritores infantis e histórias infantis sem texto para interpretação livre. Há também espaço para aquele escritor mirim que deseja enviar seu conto. Em Dicas Atividades, os artigos tratam de diversos assuntos, entre os quais como desenvolver o hábito da leitura nos pequenos e coisas que os pais podem fazer para melhorar o aprendizado do filho. Em Dicas de Educação, encontramos textos que tratam de práticas respiratórias, dos benefícios didáticos do jogo de xadrez e de práticas para harmonizar as pessoas em sala de aula. Na seção Educação Integral as matérias em destaque são: Castigos e Recompensas; A criança e a autoestima; A criança e a vocação e O problema do medo, entre outras.

É possível ver, assim, que a cada clique um novo enfoque relacionado à educação infantil é apresentado, e tal amplitude se justifica, pois, como vem escrito no próprio site, “a diversidade dos temas aqui tratados é intencional. Acreditamos que um debate didático só tem real valor se for amplo em suas abordagens”.

 

O site Dicas para Pais e Educadores – dicas de Educação infantil e Informática é daqueles para se colocar na lista dos favoritos e consultar sempre que estiver à procura de uma inspiração, de tirar uma dúvida, em busca de uma boa reflexão sobre educação infantil.

Publicado em 01 de junho de 2010

Publicado em 01 de junho de 2010

Novidades por e-mail

Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing

Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário

Deixe seu comentário

Este artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.